4 Episódios | Duração média dos eps. 52 min.

Esta é a história de um mundo cujos territórios e fronteiras foram construídos pelo tráfico de escravos. Um mundo onde a violência, a subjugação e o lucro impunham os caminhos. A história da escravidão não começou nos campos de algodão. É uma tragédia muito mais antiga que vem acontecendo desde os primórdios da humanidade. A partir do século VII, e por mais de 1.200 anos, a África foi o epicentro de um gigantesco trânsito de seres humanos atravessando todo o globo. Mais de 20 milhões de africanos foram deportados, vendidos e escravizados. Esse fato levanta uma questão fundamental: como e por que a África virou o coração das rotas da escravidão?

Compartilhar
Trecho disponível
476 - 1375: Além do Deserto
O primeiro episódio da série conta 700 anos de história e revela como as populações subsaarianas se tornaram, ao longo dos séculos, a principal “matéria-prima” do tráfico de escravos da história.
Trecho disponível
1375 - 1620: Por todo o Ouro do Mundo
A Europa descobriu a principal área de geração de riqueza do planeta: a África. Os primeiros a explorarem o continente foram os portugueses, que voltaram não só com o ouro da região, mas também com milhares de escravos.
Trecho disponível
1620-1789: Do Açúcar à Revolta
Século XVII: o Atlântico tornou-se o campo de batalha da guerra açucareira. Franceses, ingleses, holandeses e espanhóis lutavam pelo Caribe para cultivar cana-de-açúcar.
Trecho disponível
1789-1888: Novas Fronteiras da Escravidão
Em Londres, Paris e Washington, o movimento abolicionista ganhou força. As principais potências européias aboliram o comércio transatlântico em 1807.