13 Episódios | Duração média dos eps. 26 min.

Desde os primórdios da humanidade as pessoas constroem abrigos, casas e edifícios para satisfazerem diferentes funções em suas vidas. Da necessidade de sobrevivência ao prazer de aliar tecnologia, utilidade e beleza numa criação. Em cada período histórico da nossa civilização a arte de construir foi se moldando aos hábitos e costumes próprios daqueles tempos e espaços.A arte de projetar e organizar espaços internos e externos de acordo com critérios de estética, conforto e funcionalidade dá-se o nome de arquitetura. São os arquitetos que elaboram as plantas, definem os materiais que serão utilizados nas obras, escolhem a disposição de objetos que determinam a ventilação e a iluminação de cada ambiente. Considerada uma das mais antigas formas de ciência e arte, a arquitetura no século XX mergulhou num profundo movimento renovador incorporando novos conceitos e técnicas. Historicamente, a produção arquitetônica brasileira é expoente mundial. É precursora em soluções técnicas e fortemente representativa em nossa cultura. Nos últimos anos à luz das mudanças sócio econômicas e dos grandes eventos programados para 2014 e 2016, que atraem atenções e capitais, a arquitetura brasileira floresceu ainda mais. Nossa série destaca arquitetos renomados cujos projetos atraem a atenção do mundo. Profissionais que entendem a sociedade e suas necessidades, assim como as transformações dinâmicas por que passamos quase diariamente. Com conhecimentos sólidos, eles projetam, constroem, reformam edificações dos mais diversos portes.; trabalham nas áreas de desenvolvimento e planejamento urbano, preservação e restauro de patrimônio histórico; atuam em arquitetura de interiores, exercem tarefas de consultoria, assessoria e gerenciamento de obras; realizam vistorias, laudos, avaliações e pareceres e ainda dedicam-se ao ensino e à pesquisa. Cada um tem seu estilo e especialidade. Em comum eles têm a sensibilidade artística, a consciência sócio ambiental, o primor estético e a fundamentação técnica.

Compartilhar
Trecho disponível
MMBB | 1
MMBB é um escritório de São Paulo que tem tido uma atuação destacada desde a sua origem, no início ligada a certos mestres da arquitetura paulista, como Eduardo de Almeida e Paulo Mendes da Rocha.
Próxima Exibição:
Terça-feira, 23/07/2019 às 20:00 [daqui a 32 hora(s)]
Trecho disponível
Mapa
Mapa é nome de uma associação que se dá a uma espécie de escritório virtual entre dois escritórios, um no Brasil, sediado em Porto Alegre e outro no Uruguai, em Montevidéu.
Próxima Exibição:
Terça-feira, 30/07/2019 às 20:00 [daqui a 8 dias]
Trecho disponível
Tacoa | 1
Tacoa é um escritório de São Paulo que pensa a arquitetura na fronteira com as artes plásticas de uma forma muito interessante e importante no nosso cenário atual.
Próxima Exibição:
Terça-feira, 6/08/2019 às 20:00 [daqui a 15 dias]
Trecho disponível
Vigliecca
Héctor Vigliecca é um arquiteto uruguaio, radicado no Brasil. Teve, desde que chegou, um papel muito importante na renovação do nosso panorama arquitetônico.
Próxima Exibição:
Terça-feira, 13/08/2019 às 20:00 [daqui a 22 dias]
Trecho disponível
Eduardo de Almeida | 1
No meio da chamada arquitetura brutalista de São Paulo, que é muito mais lastreada na influência de Le Corbusier, Eduardo de Almeida traz as referências norte americanas através do estudo da obra de Frank Lloyd Wright.
Próxima Exibição:
Terça-feira, 20/08/2019 às 20:00 [daqui a 29 dias]
Trecho disponível
Bucci | 1
Angelo Bucci é um arquiteto que se destaca no panorama da arquitetura contemporânea brasileira tanto como um arquiteto de projeto, muito experimental nas suas obras, quanto como um docente.
Trecho disponível
Penna
Gustavo Penna é um arquiteto de Minas Gerais que carrega a marca de ser um arquiteto mineiro, isto é, a sua produção dialoga muito fortemente com a paisagem e com o ambiente cultural de Minas.
Trecho disponível
Thiago Bernardes
Thiago Bernardes é um arquiteto carioca que talvez seja um dos herdeiros da tradição do pensamento sobre a casa brasileira, isto é, a casa que vem desde os tempos coloniais.
Trecho disponível
Metro
Metro é um escritório de São Paulo que tem tido uma atuação bastante diversificada e consistente. Eles têm feito edifícios de grande porte mas também se notabilizaram por projetos museográficos na interface com a arte.
Trecho disponível
MGS
MGS é um escritório de Brasília formado por um grupo de arquitetos que são funcionários públicos da Câmara dos Deputados e que se reúnem eventualmente para fazer projetos juntos.

Páginas: 1 2