6 Episódios | Duração média dos eps. 45 min.

República da poesia traça um panorama da diversidade da literatura poética brasileira, com autores que representam as várias fases da poesia nacional. Cada escritor é situado no seu tempo e espaço, a fim de estabelecer conexões com sua vida e obra, buscando entender, sob quais influências seu trabalho foi desenvolvido.

Compartilhar
Trecho disponível
Murilo Mendes | 1
A partir da cronologia do poeta mineiro somos levados a mergulhar nas pistas que desvendam e revelam um dos mais instigantes poetas da língua portuguesa.
Trecho disponível
Ferreira Gullar | 1
A partir de depoimentos recentes e materiais de arquivo, o filme constrói um retrato caleidoscópico e metalinguístico sobre a obra poética, o engajamento político e o pensamento do poeta.
Trecho disponível
Antônio Cicero
Poeta, filósofo e compositor de canções, Cícero transita entre o mundo pop e o erudito, do grego antigo à modernidade, colocando à mostra suas convicções e dúvidas num elo entre a razão, a poesia e a clareza.
Trecho disponível
Pagu
Pagu Musa-Medusa, narra a trajetória de Patrícia Galvão (1910-62), poeta, jornalista, crítica de literatura, escritora e tradutora.
Trecho disponível
Ana Cristina César | 1
Ana Cristina Cesar é uma aproximação à escritora carioca através de seu poema Samba-Canção. Em uma viagem através de suas cartas íntimas, o programa tece um caminho afetuoso entre poética e vida.
Trecho disponível
Solano Trindade
Solano Trindade fazia dos seus versos uma arma contra as injustiças do mundo. Francisco Solano Trindade foi poeta, ativista político e artista múltiplo.