5 Episódios | Duração média dos eps. 52 min.

O documentário “Alma Imoral”, dirigido pelo cineasta Silvio Tendler, reflete sobre os conceitos de corpo e alma, tradição e transcendência, obediência e ruptura, através do livro “A Alma Imoral”, publicado pelo rabino Nilton Bonder. O filme questiona o que acontece quando o “corpo moral” - normalmente apontado como instrumento importante para a preservação da espécie humana - se torna estreito e passa a ser um obstáculo ao futuro da humanidade. Como se dá esse processo imoral de transcendência, de transgressão, para que fronteiras sejam ampliadas? Capaz de romper com os padrões e com a moral, a alma é o componente consciente da necessidade de evolução e resgata a verdadeira possibilidade de imortalidade. Vamos estabelecer pontes entre histórias de personagens da Bíblia que romperam com as tradições em busca de uma nova ordem - como Eva, Abraão, Moisés - e transgressores do nosso tempo em vários campos, como comportamento, ciência, política. Entrevistamos israelenses que lutam pela paz ao lado de palestinos, rabinos gays, cientistas que defendem teorias controversas, entre outras histórias que expandem as fronteiras da nossa consciência e produzem a possibilidade de evolução.

Compartilhar
Trecho disponível
Ruptura e Continuidade | 1
O episódio começa com Adão e Eva, primeira desobediência registrada na consciência humana. Passamos para histórias contemporâneas de transgressões no campo familiar, que mostram rompimentos com tradições milenares.
Trecho disponível
Ruptura e Gênero | 1
Abrimos o episódio com Abraão, que não cumpre as ordens de Deus e se torna um modelo na arte de se reinventar e evoluir. Vamos acompanhar depoimentos carregados de transgressão no campo da sexualidade e gênero.
Trecho disponível
Ruptura e Política | 1
Quem inspira este episódio é o patriarca Moisés, que conduziu a fuga dos hebreus do Egito para deixar a escravidão rumo a liberdade. O episódio é dedicado às tensões israelo-palestinas e aos que transgridem pela paz.
Trecho disponível
Ruptura e Território | 1
O quarto episódio mostra que a linhagem feminina - Eva, Sara, Rute e as filhas de Lote - rompe com as tradições para perpetuar a espécie. Aqui transitamos no campo das transgressões através da arte e da espiritualidade.
Trecho disponível
Ruptura e Tradição | 1
O episódio sublinha o caráter transgressivo de Jesus Cristo, que não seria o filho de pedigree castiço, mas um ser mutante e ilícito.