5 Episódios | Duração média dos eps. 52 min.

Recorrendo a vasto material de arquivo, entre cine-jornais, fotografias, cartas, filmes familiares e de ficção, trechos de diário e canções populares, o documentário reavalia a herança do período ditatorial de Getúlio Vargas (1937-1945). Através da comparação e análise desses registros heterogêneos, produzidos para fins diversos, da propaganda política à celebração familiar, o filme explora as diversas camadas da trama política do regime do Estado Novo, expondo suas fontes de inspiração externas, sua forma de funcionamento e contradições.

Compartilhar
Trecho disponível
Imagens do Estado Novo 1937-45 - Episódio 1 | 1
O primeiro episódio narra a consolidação do regime autoritário até as vésperas do golpe que dá início ao Estado Novo, com a suspensão dos direitos constitucionais, censura à imprensa e intensificação do anticomunismo.
Trecho disponível
Imagens do Estado Novo 1937-45 - Episódio 2 | 1
O segundo episódio narra os bastidores do golpe que dá início ao Estado Novo, em 10 de novembro de 1937, desencadeado pelo chamado Plano Cohen.
Trecho disponível
Imagens do Estado Novo 1937-45 - Episódio 3 | 1
s vésperas da II Guerra Mundial, Getúlio decreta a neutralidade do país, mas não esconde a simpatia pelo nazismo.
Trecho disponível
Imagens do Estado Novo 1937-45 - Episódio 4 | 1
O Brasil rompe relações com o Eixo e a Alemanha ataca navios brasileiros. O país se aproxima dos EUA e autoriza a construção de uma base militar no NE.
Trecho disponível
Imagens do Estado Novo 1937-45 - Episódio 5 | 1
Em 1945 a luta por eleições diretas ganha força e Vargas influencia o processo de redemocratização com a criação do PSD e do PTB. A oposição liberal se une na UDN.