7 Episódios | Duração média dos eps. 30 min.

O seriado "Pensamento Contemporâneo" é composto de sete documentários, abordando temas filosóficos, sociais, antropológicos, psíquicos, ambientais, artísticos, entre outros, sempre com a participação dos mais importantes especialistas da USP e UNICAMP e de outras partes do mundo.

Compartilhar
Trecho disponível
A Invenção de um Novo Modo de Viver | 1
A sustentabilidade é o tema central deste documentário sobre a sociedade na crise global recente, denunciando a verdadeira crise por que passa o planeta.
Próxima Exibição:
Segunda-feira, 1/04/2019 às 19:30 [daqui a 72 dias]
Trecho disponível
Ecos de Maio de 1968 | 1
Este documentário faz uma avaliação do que restou do pensamento francês de vanguarda do final do séc. XX como instrumento de explicação e intervenção na realidade social.
Trecho disponível
Evolução nas Artes | 1
Documentário sobre a evolução das artes, através das características das obras literárias, das obras cinematográficas e das pinturas.
Trecho disponível
O Sofrimento do Brasil | 1
Um diagnóstico social do sofrimento do Brasil a partir da metáfora "vida em forma de condomínio", vista pelo foco da psicanálise de Sigmund Freud e Jacques Lacan.
Próxima Exibição:
Segunda-feira, 21/01/2019 às 03:00 [daqui a 33 hora(s)]
Trecho disponível
Pensamento Rebelde e Loucura | 1
O documentário mostra como a experiência dos anos 1960 levou à invenção de uma cultura de libertação estética e moral em diferentes dimensões.
Próxima Exibição:
Quarta-feira, 23/01/2019 às 18:30 [daqui a 4 dias]
Trecho disponível
Raízes da Democracia | 1
O documentário resgata a história da democracia a partir das ideias de Rousseau, Hobbes e John Locke, as mudanças recentes e o futuro da democracia.
Próxima Exibição:
Quarta-feira, 30/01/2019 às 18:30 [daqui a 11 dias]
Trecho disponível
Sob o Domínio do Vício | 1
Sinopse: O uso do álcool representa um hábito milenar, sendo uma substância lícita, capaz de circular entre os mais diversos grupos sociais e situações, e algumas vezes gera prejuízos a quem o consome, como explica o psiquiatra Arthur Guerra. O psiquiatra Hercílio de Oliveira esclarece os benefícios e prejuízos da utilização da maconha, conhecida em todo o mundo ha´ milhares de anos, e presente em nossa cultura atualmente com a discussão calorosa sobre sua possível legalização. O uso milenar das folhas de coca originou a descoberta da cocaína, que expandiu-se de maneira rápida e intensa, mas, hoje em dia, como analisa o psiquiatra Paulo Cunha, com a expansão do crack, são maiores ainda os perigos desta droga. O psiquiatra João Maurício Maia percorre a história do tabaco, a sua transformação de símbolo de glamour para a discriminação, passando por temas como cinema e propaganda.
Próxima Exibição:
Quarta-feira, 6/02/2019 às 18:30 [daqui a 18 dias]