42 Episódios | Duração média dos eps. 26 min.

Ao longo de 42 episódios, a série Imortais da Academia faz um passeio pelo presente e pelo passado da Academia Brasileira de Letras. Essa caminhada por entre as eternizadas cadeiras de uma das mais respeitada instituições culturais do país é conduzida pelos próprios acadêmicos e também por estudiosos de diferentes áreas. Os episódios mostram o espectro multifacetado que compõe a Academia e, por meio da genealogia de cada uma de suas quarenta cadeiras, contam a história não só da literatura nacional, mas do Brasil e de seu tempo. Isso porque a série revela a casa de Machado de Assis para além da congregação de ilustres pensadores brasileiros: também como um agente enraizado no tempo e no espaço, reflexo e propositor de transformações socioculturais em um país em constante transformação.

Compartilhar
Trecho disponível
Cadeira 1: Abaixo o tatibitati | 1
Dedicado à cadeira 1 da Academia Brasileira de Letras, o episódio costura alguns dos destaques da vida e da obra de nomes como Ana Maria Machado, atual ocupante, Luís Murat, Adelino Fontoura e Bernardo Élis.
Trecho disponível
Cadeira 2: Filosofar é aprender a viver | 1
Em um passeio pela cadeira 2 da Academia Brasileira de Letras, o episódio mergulha em discussões filosóficas que perpassam a vida e a obra de acadêmicos como Guimarães Rosa, Álvares de Azevedo e Tarcísio Padilha.
Trecho disponível
Cadeira 3: Um anarquista inofensivo | 1
O episódio traz curiosidades e características marcantes daqueles que emprestaram seus nomes à cadeira 3 da Academia Brasileira de Letras, como Carlos Heitor Cony, Artur de Oliveira, Filinto de Almeida, entre outros.
Trecho disponível
Cadeira 4: Um respirar épico | 1
O episódio sobre a cadeira de número 4 da Academia Brasileira de Letras fala sobre a literatura dos pampas. Alguns nomes de destaque são Carlos Nejar, Alcides Maya e Basílio da Gama.
Trecho disponível
Cadeira 5: Há pó de estrelas pelas estradas | 1
A cadeira 5 da Academia Brasileira de Letras é repleta de "estrelas", como o poeta Raimundo Correa, a escritora Rachel de Queiroz, a primeira mulher a se tornar acadêmica, e o historiador José Murilo de Carvalho.
Trecho disponível
Cadeira 6: A palavra move a terra | 1
O episódio mostra como alguns expoentes da cadeira 6 da Academia Brasileira de Letras moveram a realidade por meio da palavra, com destaque para três imortais: Cícero Sandroni, Barbosa Lima Sobrinho e Casimiro de Abreu.
Trecho disponível
Cadeira 7: Letras e imagens em movimento | 1
Dedicado à cadeira 7 da Academia Brasileira de Letras, o episódio transita entre o cinema e a literatura. Figuram nele o cineasta Nelson Pereira dos Santos, Castro Alves, Euclides da Cunha e Dinah Silveira de Queiroz.
Trecho disponível
Cadeira 8: Mestre dos mestres | 1
O episódio sobre a cadeira 8 da Academia Brasileira de Letras traz como destaques Cleonice Berardinelli, Antonio Olinto, Antonio Callado e Austregésilo de Athayde.
Trecho disponível
Cadeira 9: A saudade imortal de um sol de estio | 1
O episódio sobre a cadeira 9 da Academia Brasileira de Letras traz como destaques Gonçalves de Magalhães, Marques Rebelo e o atual ocupante da poltrona, Alberto da Costa e Silva.
Trecho disponível
Cadeira 10: Exilados na multidão | 1
Este episódio se volta para a cadeira 10 da Academia Brasileira de Letras. Os nomes destacados são o do fundador da poltrona, Rui Barbosa, do poeta Ledo Ivo e da atual ocupante, Rosiska Darcy de Oliveira.

Páginas: 1 2 3 4 5