7 Episódios | Duração média dos eps. 26 min.

A série "Ofício da Palavra" tem como base o projeto homônimo, realizado no Museu de Artes e Ofícios, em Belo Horizonte/MG, que convida escritores, dramaturgos, poetas, jornalistas ou outros profissionais que tenham como ofício a escrita, para falarem de sua obra, suas inspirações e formas de expressões no ato de escrever. Através de entrevista com o autor e trechos de seus trabalhos em literatura e outras artes, a série oferece ao público a possibilidade de entrar em contato com o universo de escritores de estilos, influências e gerações diversas. A série foi produzida pela Quarteto Filmes, com direção e roteiro de Rodolfo Magalhães.

Compartilhar
Trecho disponível
Ignácio de Loyola Brandão
Loyola Brandão fala sobre a prática do jornalismo simultânea à literatura, a relação com o cinema, o processo de buscar temas nas ruas, a importância dos educadores.
Próxima Exibição:
Segunda-feira, 23/07/2018 às 18:00 [daqui a 4 hora(s)]
Trecho disponível
Marçal Aquino
O contista, romancista, jornalista e roteirista Marçal Aquino fala da trajetória como roteirista de filmes, sua visão realista do submundo, com abordagem original de temas como sexo, crime, violência e corrupção.
Próxima Exibição:
Segunda-feira, 30/07/2018 às 18:00 [daqui a 7 dias]
Trecho disponível
Lourenço Mutarelli
O quadrinista, escritor, desenhista, dramaturgo e ator Lourenço Mutarelli fala sobre o ofício da palavra, seu método de trabalho e as dificuldades e peculiaridades de transitar entre as linguagens escrita e ilustrada.
Próxima Exibição:
Segunda-feira, 6/08/2018 às 18:00 [daqui a 14 dias]
Trecho disponível
Cristóvão Tezza
Cristóvão Tezza fundamenta a literatura na própria experiência, seu processo criativo, a busca pelo humor e pela ironia, a literatura urbana e a influência da internet e das novas mídias na palavra escrita.
Próxima Exibição:
Segunda-feira, 13/08/2018 às 18:00 [daqui a 21 dias]
Trecho disponível
Bartolomeu Campos de Queirós
Autor de mais de 40 livros, Bartolomeu Campos A poeta Adélia Prado fala sobre o ofício da palavra, seus hábitos de leitura, o processo de criação, as experiências como motivação para a escrita.
Trecho disponível
Adélia Prado
Adélia Prado fala sobre o ofício da palavra, seus hábitos de leitura, o processo de criação, as experiências como motivação para a escrita e o sofrimento humano como condição para criar consciência e transformação.
Trecho disponível
Marcelino Freire
O contista Marcelino Freire fala sobre a escrita para teatro, o processo desorganizado da escrita, a influência dos grandes artistas, a admiração por escritores jovens e o lugar do escritor como agente transformador.