10 Episódios | Duração média dos eps. 26 min.

Misch Masch - a presença judaica no Brasil é uma série que a cada episódio apresenta dois personagens de origem judaica, suas histórias e contribuições profissionais para o país. Mostra o que representa a identidade judaica para cada um, seus antepassados, e principalmente, seus legados nas áreas de arquitetura, artes, ciência, educação, economia, história, gastronomia, música, psicanálise e teatro. As narrativas são centradas nos personagens, acompanham suas rotinas diárias, utilizam imagens de arquivos pessoais e públicos com apoio de recursos gráficos, que dão unidade e visão dinâmica a cada trajetória.

Compartilhar
Trecho disponível
Educação | 1
Dois intelectuais de origem judaica, Eva Blay e Arnaldo Niskier são nomes de destaque em suas áreas. Neste episódio, resgatam a trajetória de seus familiares imigrantes, falam de vida, trabalho e identidade judaica.
Próxima Exibição:
Sábado, 29/09/2018 às 06:30 [daqui a 3 dias]
Trecho disponível
Artes | 1
A contribuição de mulheres judias para a arte brasileira. Anna Bella Geiger é artista visual premiada dentro e fora do país. A carioca Deborah Colker é bailarina, diretora e coreógrafa, reconhecida internacionalmente.
Próxima Exibição:
Segunda-feira, 1/10/2018 às 18:00 [daqui a 5 dias]
Trecho disponível
Teatro | 1
Dois atores de lugares e gerações distintas, que têm em comum o judaísmo. Ambos descobriram a vocação a partir de grupos da comunidade judaica. E, ao longo de suas carreiras, se reencontraram com suas raízes culturais.
Próxima Exibição:
Segunda-feira, 8/10/2018 às 18:00 [daqui a 12 dias]
Trecho disponível
História e Memória | 1
Duas mulheres dedicadas à preservação da memória, ao registro de histórias individuais e coletivas. Karen Worcman decidiu fundar o Museu da Pessoa e Tânia Kaufman assumiu o compromisso de resgatar suas próprias origens.
Próxima Exibição:
Segunda-feira, 15/10/2018 às 18:00 [daqui a 19 dias]
Trecho disponível
Psicanálise | 1
O psiquiatra Samuel Hulak é filho de imigrantes que integraram a comunidade judaica do Recife. Outro personagem do episódio, o psicanalista Renato Mezan resgata a saga da sua família, que São Paulo para seguir a vida.
Próxima Exibição:
Segunda-feira, 22/10/2018 às 18:00 [daqui a 26 dias]
Trecho disponível
Literatura | 1
A escritora judia Noemi Jaffe, filha de pais iugoslavos, resgata a história de sua família, que sobreviveu aos horrores da Segunda Guerra.
Próxima Exibição:
Quinta-feira, 22/11/2018 às 18:30 [daqui a 57 dias]
Trecho disponível
Arquitetura | 1
Arquitetos de origem judaica que ajudam a transformar cidades brasileiras. Ex-governador do Paraná, Jaime Lerner, e a pioneira na arquitetura da paisagem, Rosa Kliass, são referências mundiais em planejamento urbano.
Próxima Exibição:
Quinta-feira, 29/11/2018 às 18:30 [daqui a 64 dias]
Trecho disponível
Música | 1
Maestro de origem polonesa, Henrique Morelenbaum escapou da guerra e chegou aos três anos ao Rio de Janeiro. Já no navio, encantou-se com o som dos violinos, era o início de sua relação com a música.
Trecho disponível
Ciência | 1
Dois médicos resgatam a trajetória de suas famílias que cruzaram oceanos em busca de uma vida melhor. Sergio Simon e Salmo Raskin defendem que ser judeu é muito mais que ter marcas no DNA, é um sentimento.
Trecho disponível
Gastronomia | 1
A comida como elemento de preservação de tradições, fator de integração e ponte entre os povos. O pesquisador e escritor Breno Lerner resgata a história por trás da cozinha judaica