7 Episódios | Duração média dos eps. 26 min.

"Há Muitas Noites na Noite" traça um panorama sobre o período de exílio do poeta Ferreira Gullar, inspirada na obra "Poema Sujo". Com direção de Sílvio Tendler, o programa mescla animações, músicas, leituras, documentos e ilustrações. Em sete episódios, a produção registra a trajetória pessoal e política do escritor desde 1964, quando integrou o Centro Popular de Cultura da UNE, passando pelas resistências artísticas no Brasil, com o Grupo Opinião e o Teatro de Arena, além do exílio na Rússia e em países da América Latina. Ainda recorda todas as dificuldades e tristezas decorrentes da distância da família e amigos, até a volta ao Brasil. "Há Muitas Noites na Noite" conta com a participação de intelectuais, artistas e amigos que utilizavam a arte para transmitir suas ideias políticas.

Compartilhar
Trecho disponível
De volta à América do Sul | 1
No Peru, com a perseguição a exilados brasileiros, sem esperança e com o risco da morte, o poeta escreve o que seria seu poema final, e tornou-se um dos mais importantes poemas da literatura brasileira.
Próxima Exibição:
Terça-feira, 16/10/2018 às 19:20 [daqui a 28 hora(s)]
Trecho disponível
Poema Sujo - Parte 1 | 1
A primeira parte de "Poema Sujo" apresenta uma leitura da obra por diversos artistas e intelectuais e uma série de imagens e animações criadas especialmente para o poema.
Próxima Exibição:
Terça-feira, 23/10/2018 às 19:25 [daqui a 8 dias]
Trecho disponível
Poema Sujo - Parte 2 | 1
A segunda parte de "Poema Sujo" apresenta uma leitura da obra por diversos artistas e intelectuais e uma série de imagens e animações criadas especialmente para o poema.
Próxima Exibição:
Terça-feira, 30/10/2018 às 19:20 [daqui a 15 dias]
Trecho disponível
Poema Sujo - Parte 3 | 1
A terceira e última parte de "Poema Sujo" apresenta uma leitura da obra por diversos artistas e intelectuais e uma série de imagens e animações criadas especialmente para o poema.
Próxima Exibição:
Terça-feira, 6/11/2018 às 19:30 [daqui a 22 dias]
Trecho disponível
De volta para casa | 1
Com a situação política brasileira demonstrando melhora e com saudade do Brasil, Gullar retorna ao país e logo é avisado que deve comparecer ao DOPS, onde é submetido a um interrogatório de 72 horas sob torturas físicas.
Próxima Exibição:
Terça-feira, 13/11/2018 às 19:30 [daqui a 29 dias]
Trecho disponível
O Poeta: da resistência cultural a Moscou | 1
Neste episódio, uma viagem à década de 1960, a fundação do CPC (centro popular de Cultura da une), a filiação ao Partido Comunista, a criação do Grupo Opinião e o exílio durante a ditadura.
Trecho disponível
Um Poeta entre Marx e a Kalashinikov | 1
Neste episódio, o exílio na URSS e o retorno à América Latina pelo Chile durante o eminente golpe de estado que o leva ao Peru.