20 Episódios | Duração média dos eps. 26 min.

A série de documentários "Grandes Mitos Gregos" busca recontar essas antigas histórias através de animações e ilustrações escolhidas da história da arte. Esta mistura dinâmica - uma ponte entre a modernidade e a história, narrativas ancestrais e a contemporânea arte dramática - é uma nova forma de descobrir ou redescobrir parte de nossa herança universal.

Compartilhar
Trecho disponível
Zeus - A Conquista do Poder | 1
Sinopse: Sua história é a de uma incrível conquista de poder, que data de tempos imemoriais, do surgimento do mundo. Nascida do Caos, Gaia - a mãe terra - juntou-se com Urano, o céu. Essa união gerou muitos filhos, como os Titãs e os Ciclopes. O mais jovem dos Titãs, Cronos, voltou-se contra o pai, que tinha sufocado a mãe e os filhos deles. Após derrotar o pai, resolveu engolir os próprios filhos para evitar que um deles viesse a lhe roubar o poder. Mas o filho mais jovem sobreviveu e travou uma guerra contra Cronos, os titãs e muitas outras criaturas. Este deus era ninguém menos do que Zeus.
Próxima Exibição:
Quinta-feira, 13/09/2018 às 18:00 [daqui a 28 dias]
Trecho disponível
Os Amores de Zeus | 1
Sinopse: Após se tornar mestre do Olimpo, o grande sedutor Zeus investiu-se em muitas conquistas românticas, reforçando o próprio poder com o número de filhos que gerou. Sua primeira esposa foi Metis. A segunda, que era conhecida como sua esposa no Olimpo, era a ciumenta Hera. Mas havia também Têmis, a deusa da Justiça, com quem ele gerou as Horas, as Moiras e Mnemósine - que significa "memória" - que deu à luz as nove Musas. Para conseguir o que queria, Zeus se metamorfoseava. Ele era especialista em mudar de formas. Ele se transformou em um príncipe encantador para seduzir Sêmele, filha do rei de Tebas, que deu à luz o deus Dionísio. Ele também se transformou em uma chuva de ouro, um touro e até em outro deus. Para seduzir a ninfa Calisto, seguidora de Ártemis, a deusa da caça, Zeus se transformou na própria Ártemis.
Próxima Exibição:
Quinta-feira, 20/09/2018 às 18:00 [daqui a 35 dias]
Trecho disponível
Hades - Um Rei Relutante | 1
Sinopse: Sozinho, em um lugar que ele não tinha escolhido, Hades era o senhor das pessoas das sombras e das criaturas que o cercavam. Um dia, após sair de seu reino para respirar um pouco na superfície, ele encontrou a linda Perséfone, por quem se apaixonou - e a sequestrou. A mãe dela, Deméter, deusa da agricultura e da colheita, sofreu muito. Quando soube que a filha fora sequestrada, ameaçou deixar a terra estéril e os campos incultiváveis. Preso entre o desejo e o amor de Hades pela jovem e a resolução e tristeza de Deméter, Zeus tinha que resolver o dilema rapidamente.
Próxima Exibição:
Quinta-feira, 27/09/2018 às 18:00 [daqui a 42 dias]
Trecho disponível
Orfeu - O Amor Impossível | 1
Sinopse: Tendo recebido os cuidados das musas desde o nascimento, o talento de Orfeu encantava a natureza, tanto as árvores quanto os animais. Jovem corajoso, Orfeu embarcou com a tripulação de Jasão no Argo em busca do velocino de ouro. Mas aquilo que poetas e artistas mais se lembram sobre o mito de Orfeu foi sua história de amor com a linda Eurídice. Após ser mordida por uma cobra, Eurídice foi condenada a descer ao reino dos mortos. Triste, Orfeu foi atrás dela, e, graças à sua lira, conseguiu convencer os senhores do mundo dos mortos, Hades e Perséfone, a lhe devolverem sua esposa. Eles aceitaram com uma condição: que Orfeu deixasse o mundo dos mortos seguido por Eurídice, mas sem olhar para a moça. Um suplício sem igual.
Trecho disponível
Teseu | 1
Sinopse: Quando ele tinha idade para lutar, decidiu ir para Creta enfrentar o terrível Minotauro, que devorava 14 jovens atenienses por ano, entregues a Minos, rei de Creta. O Minotauro, uma das figuras mais famosas da mitologia grega, era um monstro de verdade, nascido da união proibida entre Pasífae, esposa de Minos, e um touro branco. Ele ficava preso em um labirinto construído pelo inventor Dédalo. Teseu matou o Minotauro graças à sua coragem - mas também graças a Ariadne, filha do rei Minos, que o ajudou a sair do labirinto seguindo um fio de lã. Mas a grande coragem de Teseu não o impediu de ser omisso com seus deveres. Motivado pela vitória, ele cometeu erros irreversíveis, o que levaram à tragédia.
Trecho disponível
Prometeu - A Revolta do Olimpo | 1
Sinopse: Prometeu e seu irmão Epimeteu eram filhos do titã Jápeto. Jápeto lutou contra Zeus na Titanomaquia, enquanto Prometeu - que significa "previsão" - imaginou que Zeus venceria e se aliou a ele. Apesar de Zeus e Prometeu serem astutos e inteligentes, eles brigavam muito entre si. Prometeu queria ajudar a humanidade e convenceu Zeus a lhes dar o fogo. Mas, quando Zeus decidiu relegar os humanos a seus lugares e criar uma hierarquia entre os deuses e os homens, Prometeu se opôs...
Trecho disponível
Apolo - A Sombra e a Luz | 1
Sinopse: Apolo era um deus errante, que não cresceu no Olimpo. Ele era músico e um arqueiro excelente, e ao mesmo tempo delicado e cruel. Ele também era muito bonito, mas isso não o impediu de se decepcionar no amor. A serviço do pai, ele criou o primeiro lugar sagrado em Delfos, aonde mortais do mundo todo iam fazer perguntas à pítia. Mas Apolo também irritou Zeus inúmeras vezes, colocando a si mesmo em perigo, e quase foi parar nas profundezes do Tártaro.
Trecho disponível
Dioniso - Um Estrangeiro na Cidade | 1
Sinopse: Dioniso foi criado por ninfas. Um dia ele descobriu o vinho e decidiu viajar o mundo ensinando à humanidade a arte de produzi-lo. Ele era um deus errante, frequentemente considerado marginal. Ele foi para a Trácia e depois para a Índia, acompanhado por uma procissão barulhenta de mênades e Sileno. Ele deixava as pessoas com suspeitas, e elas às vezes o rejeitavam. Em Tebas, sua cidade natal, ele queria ser ouvido, como o "outro", o diferente. Sua mensagem de tolerância e franqueza, seu incentivo à poesia, ao teatro, ao travestismo e às festividades acabou criando um culto - o do deus Dioniso.
Trecho disponível
Dédalo e Ícaro - Um Sonho Partido | 1
Sinopse: Para se vingar, Poseidon enfeitiçou a pobre Pasífae. Seguindo ordens, Dédalo encontrou uma solução para a rainha cruzar com o animal. A união deles gerou o Minotauro, um monstro que o rei Minos escondeu em um labirinto construído por Dédalo. Infelizmente, quando o rei Minos soube que Dédalo ajudara o jovem Teseu a sair do labirinto, prendeu Dédalo e Ícaro, filho dele, lá. O astuto Dédalo encontrou um jeito de escapar - mas o método colocou em risco a vida do filho.
Trecho disponível
Atena - Sabedoria Armada | 1
Ela nasceu do crânio de Zeus, vestindo um capacete e segurando uma lança. Defensora dos heróis, do Estado, da humanidade, a quem ofereceu muitas invenções, ela também era uma mulher linda que chamava muita atenção.

Páginas: 1 2