16 Episódios | Duração média dos eps. 22 min.

Um escritor viaja para uma cidade do outro lado do mundo. Escreve uma história. Um romance. Isso vira um livro. E por que não, um filme. Amores Expressos é um projeto em que 16 renomados escritores brasileiros, de diferentes gerações, foram enviados por um mês para 16 cidades do mundo. O objetivo do projeto foi criar 16 histórias de amor que se passem ao redor do planeta, inspiradas pela experiência dos escritores em suas cidades destino.

Compartilhar
Trecho disponível
Daniel Pellizzari (Irlanda - Dublin)
Neste episódio, o escritor, tradutor e editor Daniel Pellizzari, visita Dublin, na Irlanda. Daniel Pellizzari participou de diversas antologias desde o início dos anos 1990 e foi um dos pioneiros no uso da internet.
Trecho disponível
André de Leones (Brasil - São Paulo)
Sinopse: André de Leones nasceu em Goiânia, Goiás, em 1980, e foi criado em Silvânia, no interior do estado. Em 2005, venceu o Prêmio SESC de Literatura na categoria
Trecho disponível
Reinaldo Moraes (México - Cidade do México)
Sinopse: Reinaldo Moraes nasceu em São Paulo, 60 anos, dois meses e três dias depois da proclamação da República. Publicou "Tanto Faz" (romance), pela Brasiliense em 1981, reeditado pela Azougue em 2003; "Abacaxi" (romance), pela L&PM, em 1985; "A Órbita Dos Caracóis" (romance de humor e aventura), pela Companhia das Letras em 2003; "Estrangeiros Em Casa" (relato de viagem), em parceria com o fotógrafo Roberto Linsker, pela National GeographicAbril em 2004; "Umidade" (contos), pela Companhia das Letras, 2005; "Barata!" (novela infanto-juvenil), pela Companhia das Letras em 2007. Fez várias traduções de romances e peças teatrais, e publicou contos e ensaios variados em coletâneas e revistas. Colaborou em telenovelas na Globo, Manchete, Bandeirantes e SBT.
Trecho disponível
Sérgio Sant´Anna (República Tcheca - Praga)
Sinopse: Sérgio Sant´anna nasceu no Rio de Janeiro em 1941. Publicou, entre outros livros, "O Concerto De João Gilberto No Rio De Janeiro" (Ática, 1982), "A Senhora Simpson" (Companhia das Letras, 1994) e "O Vôo da Madrugda" (Companhia das Letras, 2003). Recebeu por quatro vezes o prêmio Jabuti, obtendo o primeiro lugar, respectivamente, nas categories conto, novela e romance, nos anos de 1983, 1986 e 1998, e novamente na categoria conto em 2004. Recebeu o prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte, 2003, categoria contos, por "O Vôo Da Madrugada" e, com o mesmo livro, o segundo lugar no prêmio Portugal Telecom. Tem contos traduzidos e publicados em mais de dez países. Seu livro "Um crime delicado" foi filmado por Beto Brant, tendo recebido diversos prêmios. O mesmo livro foi publicado em Buenos Aires com tradução para o castelhano de César Aira. A Companhia das Letras acaba de lançar a antologia "50 Contos e 3 Novelas de Sérgio Sant´anna". Por uma feliz coincidência, terá uma antologia de contos lançada na República Tcheca, sua cidade-destino, ainda no outono europeu de 2007, com tradução de Pavla Lidmilová e Lada Weissová.
Trecho disponível
Adriana Lisboa (França - Paris)
A escritora Adriana Lisboa nasceu no Rio de Janeiro. Doutora em Literatura Comparada pela Uerj. No Brasil, morou ainda em Brasília e Teresópolis. Na França, em Paris e Avignon. Vive hoje em Denver, nos EUA.
Trecho disponível
Amilcar Bettega (Turquia - Istambul)
Sinopse: Amilcar Bettega nasceu em São Gabriel (RS), é autor de "O Voo da Trapezista" (Movimento), "Deixe o Quarto Como Está" (Companhia das Letras) e "Os Lados do Círculo" (Companhia das Letras), livro vencedor do Prêmio Portugal Telecom de Literatura 2005. Vive na França desde 2002.
Trecho disponível
Luiz Ruffato (Portugal - Lisboa)
Luiz Ruffato é mineiro. Formou-se em Comunicação Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Nesta profissão, em São Paulo, fez carreira no Jornal da Tarde. Como escritor, publicou seu primeiro livro em 1998,
Trecho disponível
Antonia Pellegrino (Índia - Bombaim)
Sinopse: Antonia Pellegrino, formada em ciências sociais, é escritora e roteirista. Organizadora do volume "Lucidez Embriagada" com textos de Hélio Pellegrino. Está presente nas antologias "Dentro de um livro", "Paralelos", "Prosas Cariocas". Escreve para as revistas TPM, Vogue e Piauí. Foi colaboradora de texto em duas novelas da Rede Globo, roteirista da série "Alice", uma produção da HBO.
Trecho disponível
Lourenço Mutarelli (Estados Unidos - New York)
Lourenço Mutarelli é reconhecido por sua obra em quadrinhos. Estreou em literatura com "Cheiro do Ralo", que virou filme premiado. Publicou "Casa de Areia", "Jesus Kid" e "O Natimorto", em adaptação para os cinemas.
Trecho disponível
Bernardo Carvalho (Rússia - São Petersburgo)
Bernardo Carvalho, nascido em 1960. É escritor e jornalista. Assina uma coluna na Folha de São Paulo. Em 1993, publicou o livro de contos "Aberração" e, em seguida, diversos romances , todos pela Companhia das Letras.

Páginas: 1 2