6 Episódios | Duração média dos eps. 26 min.

A série de TV foi produzida em 6 capítulos de 26 minutos, com direção de Eryk Rocha. Em janeiro de 2007, um grupo de brasileiros viaja em dois jipes partindo do Rio de Janeiro atravessando a floresta brasileira em direção ao Peru e à Bolívia. Integra a viagem um grupo multidisciplinar formado por historiadores, cientistas políticos e mecânicos. O cineasta brasileiro Eryk Rocha segue em um dos jipes, com uma câmera na mão. Começa uma odisseia de trinta dias pela realidade amazônica e andina. Da selva à cordilheira quer abrir uma discussão sobre os possíveis caminhos da tão sonhada integração sul americana. Para tanto torna-­- se necessário repensar o Brasil, neste contexto. Depois de múltiplos alardes midiáticos entorno da figura de Evo Morales e de líderes nacionalistas peruanos, achamos que é chegado o momento de ouvir a gente comum - todos aqueles que sempre consideramos sem voz na história.

Compartilhar
Trecho disponível
Do Brasil profundo rumo aos países andinos | 1
O Brasil se sente integrado ao nosso continente? Até que ponto o processo histórico nos separam? O 1º capitulo abarca nosso percurso que vai do Rio de Janeiro até a tríplice fronteira amazônica com o Peru e a Bolívia.
Trecho disponível
Entre a Selva e a Cordilheira | 1
Viajamos e registramos o interior do Peru e comprovamos que é um continente endêmico. Atravessamos a selva amazônica peruana. Subimos os Andes, com o seu ambiente bucólico, que nos faz lembrar uma sociedade distinta.
Trecho disponível
Machu Picchu e a Civilização Inca Em Busca de Pachamama | 1
Subindo os Andes e nos deparamos com a beleza mágica do Nevado Ausengate com seus 6384 metros de altura. Abordamos a cultura milenar inca.O relato do Xamã nos transportou a Cuzco, em quéchua, "o umbigo do mundo".
Trecho disponível
Bolívia e as Veias Abertas do Continente | 1
Seguimos até Potosí, uma das cidades mais altas da América do Sul, onde a plasticidade encobre rusticamente a história de contrastes entre riqueza e pobreza, alegria e desagrado, do passado e do presente respectivamente.
Trecho disponível
Bolívia em Transe | 1
Tudo indica que a Bolívia, após ter eleito o primeiro presidente indígena, jamais será a mesma. La Paz é uma metrópole repleta de tensões e contrastes.Em El Alto, acompanhamos uma assembleia da Fejuve.
Trecho disponível
A Bolívia Indígena e a Bolívia Espanhola | 1
De um lado vimos diversas alusões de apoio a Evo Morales e aos movimentos populares. Do outro lado: a Bolívia, branca, espanhola que durante muito tempo esteve incomunicada e quer autonomia de seus estados.