33 Episódios | Duração média dos eps. 26 min.

A dança tem muitas histórias, e para revelar um pouco delas a Companhia São Paulo de Dança criou a série de documentários Figuras da Dança, que traz para você essa arte contada por quem a viveu.

Compartilhar
Trecho disponível
Antonio Carlos Cardoso | 1
Antonio Carlos Cardoso iniciou-se na dança em Porto Alegre (RS), sua cidade natal. Em 1960, iniciou-se como profissional, no Corpo de Baile do Theatro Municipal, Rio de Janeiro. Trabalhou em companhias europeias.
Trecho disponível
Hulda Bittencourt | 1
Fundadora da Cisne Negro Cia. de Dança (SP), em 1977, Hulda Bittencourt , atuou como bailarina, coreógrafa, professora, fundadora de escola e Cia de dança. Destaca-se, também, pela montagem anual de O Quebra-Nozes.
Trecho disponível
Luis Arrieta | 1
Luis Arrieta, de Buenos Aires , chegou ao Brasil, em 1974, a convite de Marilena Ansaldi para integrar o Ballet Stagium (SP). Em mais de 40 anos de trajetória , teve papel decisivo na história de importantes companhias.
Trecho disponível
Ruth Rachou | 1
Ruth Rachou iniciou, em 1954, sua carreira no histórico Ballet do IV Centenário (SP) e influenciou toda uma geração da dança. Tem uma extensa carreira profissional como bailarina, coreógrafa e professora.
Trecho disponível
Tatiana Leskova | 1
Tatiana Leskova nasceu em Paris e chegou ao Brasil em 1942, com a companhia Original Ballet Russes do Coronel de Basil e fixou residência no país em 1944. Esteve à frente do Balé do Teatro Municipal do Rio (RJ) por anos.
Trecho disponível
Angel Vianna | 1
Angel Vianna, casada com Klauss Vianna, fundaram uma escola em Belo Horizonte onde começaram a pesquisar o movimento. Influenciou toda uma geração com seu conhecimento sobre o corpo.Tem uma faculdade que leva seu nome.
Trecho disponível
Carlos Moraes | 1
Carlos Moraes iniciou no Rio Grande do Sul e se profissionalizou no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, na década de 1960. Chegou a Salvador, nos anos 1970 para dar aulas na Escola de Ballet do Teatro Castro Alves.
Trecho disponível
Décio Otero | 1
Décio Otero, foi um dos responsáveis pela guinada da dança brasileira no início da década de 1970 ao fundar o Ballet Stagium (SP). Com a companhia percorreu o Brasil com coreografias que retratassem as situações do país.
Trecho disponível
Márcia Haydée | 1
Sinopse: Márcia Haydée é a bailarina brasileira de consagração mundial, conhecida como a "Callas da dança", por sua grande força interpretativa. Em sua carreira, atuou no Balé do Marquês de Cuevas (FRA), mas foi no Stuttgart Ballet, na Alemanha, sob a direção de John Cranko (1927-1973), que no início dos anos 1960, ela se tornou musa do coreógrafo e foi revelada como grande intérprete e bailarina. Na década de 1970, após a morte de Cranko, Márcia assume a direção da companhia e fica à frente durante 20 anos. Trabalhou ao lado de grandes nomes da dança como Richard Cragun (1945-2012), Rudolf Nureyev (1938-1993), Jorge Donn (1947-1992), Maurice Bejárt (1927-2007), John Neumeier.
Trecho disponível
Sônia Mota | 1
Sônia Mota foi uma das figuras mais atuantes da dança paulista na década de 1970. Depois de quatro anos na Bélgica, voltou ao Brasil e participou da renovação do Corpo de Baile Municipal (SP) e do Teatro Galpão (SP).

Páginas: 1 2 3 4