6 Episódios | Duração média dos eps. 60 min.

Celebrando a natureza em constante movimento e nosso relacionamento com os mais belos sistemas fluviais do planeta, 'Os Rios e a Vida' revela como a cultura e a vida de milhões de pessoas é moldada pelas águas que as cercam. Conheceremos seis dos mais icônicos rios do mundo: o Rio Amazonas, o Nilo, o Mississippi, o Ganges, o Yang-tse e o Reno.

Compartilhar
Trecho disponível
Amazonas | 1
Sinopse: O Amazonas é o rio que menos sofreu com a ação predadora do homem, mas até quando isso será possível? O crescimento das fazendas de gado e de soja ameaça a floresta, colocando em risco a fauna e a flora local. O surgimento de pequenas cidades densamente populosas às margens do rio ameaça a paz no Amazonas. Por suas dimensões, o rio permite a navegação de embarcações oceânicas e serve de rota para o comércio na floresta.
Trecho disponível
Nilo | 1
Sinopse: Esse episódio discorre acerca do rio mais extenso do mundo, o Nilo, o qual flui do coração da África. É considerado a força vital de uma das maiores civilizações da Terra, a egípcia. Apesar de perpassar vários países, o Egito tem a posse da maior parte de suas águas em virtude de um acordo colonial realizado em 1929. Diante disso, vislumbra-se a ocorrência de conflitos e guerras pelo direito de usufruto de suas águas.
Trecho disponível
Mississipi | 1
Sinopse: Episódio que mostra o Mississippi, um rio cheio de vida, música e história. É um ícone norte-americano, lar dos paddle-steamers (embarcações conhecidas como vapor de rodas) e o favorito do escritor Mark Twain. Na história, teve papel fundamental no desenvolvimento do sistema escravista nos EUA. Em 2005, por conta da tragédia do furacão Katrina, mostrou ao mundo o poder de suas águas e deixou claro o abismo social existente na nação mais rica do planeta.
Trecho disponível
Ganges | 1
Sinopse: Esse episódio trata do rio mais venerado da Terra: o Ganges. Esse rio localiza-se no norte da Índia e possui 2.500 km de extensão. Sustenta metade da população indiana, pois nutre o gado e fertiliza as terras, haja vista a grande quantidade de sedimentos que carrega. Visto pelos hindus como a forma terrena da deusa Ganga, é considerado fonte de purificação da alma, apesar da pés-sima qualidade de suas águas.
Trecho disponível
Yang-Tsé | 1
Sinopse: Esse episódio trata do rio Yang-Tsé. Localizado na China, é a via navegável mais utilizada no mundo. Em contrapartida, sua correnteza é motivo de preocupação em virtude das milhares de mortes que causou no último século. Para conter suas águas, construiu-se a Barragem das Três Gargantas, a qual desempenha papel fundamental no desenvolvimento socioeconômico do país. Todavia, essa construção vem causando diversos impactos que podem resultar em um desastre ambiental.
Trecho disponível
Reno | 1
Sinopse: O episódio apresenta o Rio Reno que, com seus 1300 km de jornada, da nascente até o mar, é considerado o rio mais importante e simbólico da Europa. Rota vital de comércio, liga culturas e países. Atualmente, se encontra sob forte ameaça em virtude das alterações climáticas causadas pelo aquecimento global.