30 Episódios | Duração média dos eps. 26 min.

Em cada episódio, "Impressões do Brasil" irá abordar um grande escritor contemporâneo, ainda em atividade. O conjunto deles representa as cinco regiões brasileiras, com trabalhos nos gêneros romance, poesia, conto, crônica e memória. Formam, portanto, um painel representativo da produção contemporânea brasileira e da diversidade de origens, gêneros e estilos dos principais criadores.

Compartilhar
Trecho disponível
Luiz Fernando Veríssimo | 1
Sinopse: Ele sempre foi um apaixonado pela música é um dos mais brilhantes escritores brasileiros mas confessa que sua maior vocação é ser aposentado. Em nosso programa de estréia, o entrevistado é luis fernando veríssimo. Nascido em porto alegre em 1937, luis fernando veríssimo é um dos mais lidos autores brasileiros. Seus 60 livros já venderam mais de 5 milhões de exemplares. É muita coisa para quem sempre achou não ter nenhuma aptidão.
Trecho disponível
Lira Neto | 1
Sinopse: O que poderia existir de comum entre um general conspirador que se tornou o primeiro presidente da ditadura... Uma cantora com a vida marcada pelas desilusões amorosas e o alcoolismo... E um padre expurgado pela igreja, amado por seus romeiros fiéis, e que foi também prefeito e coronel do sertão? Seu biógrafo, lira neto, que formado em topografia, exerceu a profissão por dois longos dias, tentou a poesia e tornou-se jornalista, sem nunca imaginar que anos depois ganharia o prêmio jabuti de literatura.
Trecho disponível
Martha Medeiros | 1
Sinopse: Porto alegre, cosmopolita e conservadora tradicional e moderna cenário de lutas e de resistência política e cultural porto alegre de quintana, veríssimo, caio fernando abreu, joão gilberto noll. Porto alegre, de martha medeiros. Frustrada com a carreira de publicitaria, martha foi para o chile tomar outros ares e escrever poesia. E não parou mais. Livros de crônicas, romances, adaptações para teatro, televisão e cinema fazem de martha medeiros uma das escritoras mais celebradas e populares da atualidade.
Trecho disponível
Milton Hatoun | 1
Sinopse: Ele já foi chamado "o escritor que coleciona prêmios", mas assegura que não escreve para ganha-los. Nascido em manaus, filho de um imigrante do líbano com uma brasileira descendente de libaneses, miltom hatoum sintetiza em sua literatura a exuberância da região amazônica com a cultura libanesa milenar, fazendo disso um painel que o faz ser considerado um dos grandes escritores vivos do brasil.
Trecho disponível
Ziraldo | 1
Sinopse: Ele queria ser paraquedista militar. Acabou preso no quartel, onde nem chegou a servir. Nasceu em minas, formou-se em direito e se tornou um dos mais criativos ilustradores brasileiros. Pintor, chargista, jornalista, teatrólogo e escritor, da combinação do nome de sua mãe, zizinha, com o de seu pai, geraldo, surgiu ziraldo, um dos mais aclamados artistas do brasil.
Trecho disponível
Alice Ruiz | 1
Sinopse: Ela nasceu em curitiba e mora em são paulo. Começou a escrever aos nove anos de idade, mas publicou seu primeiro livro aos 34 anos. A poeta, letrista, tradutora e publicitária alice ruiz já publicou 20 livros e gravou mais de 50 músicas com vários artistas. Concisa como um hai kai, ela diz que não sabe o que é poesia, mas sabe o que não é.
Trecho disponível
Carlos Heitor Cony | 1
Sinopse: Ele foi mudo até os cinco anos de idade. Entrou no seminário para tornar-se padre. Estudou filosofia e hoje, com mais de 80 anos, carlos heitor cony é um dos mais respeitados escritores brasileiros, cadeira número 3 da academia brasileira de letras.
Trecho disponível
Ferreira Gullar | 1
Sinopse: Poeta, pensador, crítico de arte, tradutor e memorialista, o maranhense ferreira gullar ganhou centenas de prêmios com livros de poesia, teatro, ensaios, é um dos fundadores do neoconcretismo e ainda muito criativo nos seus 81 anos. Em 2010 recebeu o prêmio camões, o mais importante da língua portuguesa.
Trecho disponível
Marçal Aquino | 1
Sinopse: Violência, sexo e corrupção são temas constantes na literatura do jornalista, escritor e roteirista marçal aquino. Escreveu os roteiros dos aclamados filmes o invasor e o cheiro do ralo, teve contos adaptados ao cinema, escreveu livros infanto-juvenis, ganhou prêmios e afirma: "a literatura é a minha cachaça".
Trecho disponível
Ruy Castro | 1
Sinopse: Vencedor de quatro prêmios jabuti e outras honrarias, o jornalista, tradutor e escritor ruy castro, escreveu importantes biografias sobre nelson rodrigues, garrincha, carmem miranda e chega de saudade, onde conta a história da bossa nova. Escreve também colunas e crônicas para jornais. A cidade maravilhosa é o palco principal dos textos do mineiro de caratinga.

Páginas: 1 2 3