8 Episódios | Duração média dos eps. 20 min.

Onze programas de 20 minutos cada apresentando idéias de importantes intelectuais brasileiros acerca de temas da nossa cultura.

Compartilhar
Trecho disponível
Portugal, Brasil, por Judith Cortesão | 1
Sinopse: Judith Cortesão fala do mundo português anterior à aventura dos descobrimentos, do significado profundo, para os portugueses, das viagens ao desconhecido, e da chegada às costas brasileiras, com seus mistérios e maravilhas.
Trecho disponível
Viva o Sertão, por Antonio Risério | 1
Sinopse: Antonio Risério fala sobre o sertão, pedaço do Brasil que manteve fortes tradições ibéricas medievais, e que, ao mesmo tempo, deu lugar à invenção de fatos culturais da dimensão do baião de Luiz Gonzaga, da prosa de João Guimarães Rosa, do cinema de Glauber Rocha, e da música de João Gilberto.
Trecho disponível
Vontade de Beleza, por Washington Novaes | 1
Sinopse: Washington Novaes fala sobre o complexo universo dos povos indígenas que habitam o território brasileiro como alguém que compreende e valoriza a singularidade de um modo de vida tão diferente do nosso.
Trecho disponível
O Sonho Português, por Roberto Pinho | 1
Sinopse: Roberto Pinho fala com maestria da enorme complexidade da formação cultural do povo português, fruto de uma mistura muito antiga de povos milenares.
Trecho disponível
O Candomblé do Brasil, por Mãe Stela  | 1
Sinopse: Mãe Stella de Oxossi nos introduz no complexo e sofisticado universo do candomblé, sua origem e significado profundo. Fala dos povos africanos, da escravidão, dos Orixás e da recriação desse universo no Brasil.
Trecho disponível
Presença Africana, por Carlos Serrano | 1
Sinopse: Carlos Serrano fala da sofisticada organização social e administrativa dos povos africanos que, com o tráfico negreiro, vieram para o Brasil. Identifica raízes que, até hoje, estão muito presentes na cultura brasileira.
Trecho disponível
Notas sobre o Brasil, por Darcy Ribeiro | 1
Sinopse: Darcy Ribeiro fala das suas várias tentativas de compreender o Brasil, e dos livros que escreveu na busca de respostas à pergunta que sempre se fez: "Por que o Brasil não deu certo?".
Trecho disponível
Os Caipiras, por Antonio Candido | 1
Sinopse: Antonio Candido de Mello e Souza fala sobre a sociedade caipira, com base na pesquisa que ele desempenhou na década de 1940, para a elaboração de sua tese, publicada em livro, "Parceiros do Rio Bonito", acerca dos modos de produção da sociedade rural da região denominada Paulistânia daquela época.