27 Episódios | Duração média dos eps. 27 min.

A série Expresso Brasil, uma série de documentários gravados em vários Estados brasileiros, revela um novo país sob a ótica de uma personalidade, que pode ser escritor, músico, cineasta,artista plástico, ator, todos com trabalhos representativos na cultura nacional.

Compartilhar
Trecho disponível
O Rio de Janeiro de Carla Camurati | 1
Sinopse: Com muito samba e imagens estimulantes, o Rio de Janeiro é mostrado em sua forma mais óbvia - e linda - e, ao mesmo tempo, sob uma ótica diferente. Tudo porque a cineasta Carla Camurati é uma excelente anfitriã. Cartola, Noel Rosa, Maracanã, favelas, Zé Carioca, Nelson Rodrigues e Jardim Botânico. Todos os ícones são abordados com informações curiosas e sob a perspectiva de quem nasceu, viveu e estudou na cidade. Carla comenta o passado da segunda capital do Brasil, passeia pelas ruas do centro, entra no Copacabana Palace e explica sua relação pessoal com o local, o maior símbolo da elegância carioca na década de 50. É na estrada entre Teresópolis e Petrópolis que ela mostra um pouco do interior do Estado, com a cadeia de montanhas verdes que abriga o Dedo de Deus.
Trecho disponível
A Roraima de Davi Yanomami
Sinopse: Um povo antigo, que ainda vive como seus ancestrais. Assim o líder indígena Davi Yanomami define sua tribo, uma das últimas no mundo a ser contatada pelo homem branco. O documentário é uma viagem cultural. Davi conta como nasceu e cresceu em Roraima e como vive e organiza sua comunidade no presente. Explica, ainda, a importância da preservação do idioma nativo e o significado das pinturas no corpo.
Trecho disponível
O São Paulo de Haroldo de Campos | 1
Sinopse: As lembranças da infância do poeta paulistano Haroldo de Campos chamam atenção e agonizam pela efêmera mutação da maior metrópole brasileira. Bravo resistente aos apelos da voraz construção civil, ele se recusa a sair da casa onde morou a vida toda, agora rodeada por altíssimos arranha-céus. Do último andar do edifício Itália, passando pela Basílica de São Bento, Haroldo discorre sobre a "desmemória criativa" da cidade, que não preserva lugares ou edifícios históricos. As opiniões controversas dos paulistanos, o convívio harmônico de grupos etnicamente rivais e um gostoso bate papo com Arnaldo Antunes dão uma dimensão da dificuldade em se definir a cidade, algo só feito na canção "Sampa", de Caetano Veloso.
Trecho disponível
As Minas Gerais de Ziraldo | 1
Sinopse: Para o menino Ziraldo, o mundo não existia além de suas Minas Gerais. Foi longe do mar, separado pelas cadeias de montanhas, que o jornalista, desenhista e escritor passou sua infância. Para ele, a geografia local interfere muito na personalidade dos mineiros, mais fechada e introspectiva, que "tem de se olhar para cima" para enxergar além das montanhas. O universo boêmio das "repúblicas estudantis" é retratado na bela cidade colonial de Ouro Preto. Durante sua visita, ele cita e homenageia a memória de poetas, heróis e escritores. A intensa religiosidade do Estado bastante católico e a culinária característica também são apreciadas.
Trecho disponível
O Maranhão de Ferreira Gullar | 1
Sinopse: O jornalista, roteirista e poeta Ferreira Gullar nasceu em São Luís do Maranhão e é apaixonado pela cidade. Tanto que escreveu um poema com mais de cem páginas dedicado a ela, mas ainda assim acredita não conseguir descrever o que sente quando está lá. Na fonte do Ribeirão, monumento histórico, ele entra na rede subterrânea de águas e desvenda as lendas que giravam em torno do local quando criança. Mostra a arquitetura preservada da cidade e chama a atenção para o Teatro Arthur de Azevedo, o segundo mais antigo do Brasil, moderníssimo após uma reforma. Gullar fala sobre o transe que sente quando escuta os tambores de crioula, ritmo tradicional do Estado, além de retratar o reggae da "Jamaica brasileira", como o Estado é conhecido. Em Alcântara, ele se impressiona com o contraste entre uma cidade em ruínas e a base militar ali instalada.
Trecho disponível
O Distrito Federal de João Almino
Sinopse: Um dos milhares de brasileiros que adotaram Brasília para viver, o escritor e diplomata João Almino apresenta o Distrito Federal além das curvas de Niemeyer. Mais do que História e os tradicionais pontos turísticos - com entrevista do pioneiro Geraldo Soares da Costa, passagens com Juscelino Kubistcheck e depoimentos do arquiteto que projetou Brasília - o documentário fala do presente. A intenção é identificar os rumos sinuosos que a capital "artificial" do Brasil toma quatro décadas depois de implantada. A diversidade trazida pelos migrantes, as cores do cerrado em contraste com o mapeamento racional das ruas, a firmação como capital nacional do Chorinho e até a pobreza de suas cidades satélites são mostradas de maneira real e descontraída.
Trecho disponível
O Amazonas de Márcio de Souza
Sinopse: A viagem do escritor Márcio de Souza por seu Estado começa pela Manaus de sua infância, onde a imponência arquitetônica do século XIX convivia com a falta de energia elétrica pós declínio do Ciclo da Borracha. Ele relembra a instalação da Zona Franca, a construção do Teatro Amazonas e mostra a natureza exuberante, os maiores cartões postais em sua opinião. O escritor aborda ainda a forte influência nordestina na cultura amazonense: a tradição do boi-bumbá, incorporado a elementos indígenas, se transformou no espetáculo mais aclamado da região, o Festival de Parintins.
Trecho disponível
O Pernambuco de Antônio Carlos Nóbrega | 1
Sinopse: O multiinstrumentista Antônio Carlos Nóbrega percorre Pernambuco apresentando as belezas naturais e particularidades da cultura popular do Estado. Nóbrega, que só veio a conhecer Recife na pré-adolescência, visita o interior, de onde guarda suas primeiras recordações. Na capital, ele apresenta a estrada Real do Poço, situada às margens do rio Capibaribe, que preserva construções coloniais, como o pátio da Igreja de São Pedro, onde realizou seu primeiro concerto de violino. No centro da cidade, o artista encontra a dupla de repentistas Pinto e Beija Flor. Nóbrega comenta aspectos da literatura pernambucana, destacando as obras do poeta Ascenso Ferreira e do escritor Ariano Suassuna. Homenageia Manuel Salustiano, diretor do Maracatu Piaba de Ouro, quando se apresenta ao lado de grupos de maracatu, além de dançar frevo e beber seu maltado preferido.
Trecho disponível
O Amapá de Hermano Araújo e Verônica dos Tambores
Sinopse: O casal Hermano e Verônica apresenta o Estado do Amapá bem à mescla das etnias locais. Hermano, historiador, é caboclo, descendente de índios. Verônica, negra, traz dos ancestrais africanos a força de seus tambores. A viagem mostra peculiaridades de uma área isolada pela floresta amazônica, e que por isso ainda mantém as tradições locais bem preservadas. Interessante ver como o extinto extrativismo mineral deu lugar ao desenvolvimento sustentável, onde a industrialização da castanha surge como importante alavanca na economia amapaense. Nesse contexto, crianças ribeirinhas aprendem na escola como utilizar as plantas nativas e como é o trabalho das parteiras. O vídeo apresenta ainda particularidades pouco conhecidas da região "onde o Brasil começa", como os índios Anhembi e o estádio de futebol Zerão, em Macapá. Dividido pela linha do Equador, cada lado do campo fica em um hemisfério.
Trecho disponível
O Rio Grande do Norte de Tom Cajueiro | 1
Sinopse: Antônio Isaías de Souza começou cedo na batalha pela sobrevivência. Aos oito anos de idade era guia-mirim e explicava aos turistas, com palavras que ele mesmo não entendia, as origens da grande árvore frutífera que mais tarde lhe daria o apelido: Tom do Cajueiro. As dunas do município de Genipabu são um espetáculo entre muitos que a natureza criou no Rio Grande do Norte. Bem ao lado está Natal, uma das cidades mais antigas do Brasil, com sua Fortaleza dos Reis Magos e seus bairros tradicionais, por onde Tom passeava quando criança.

Páginas: 1 2 3