3 Episódios | Duração média dos eps. 30 min.

Os números primos são os átomos da matemática. Já em 300 AC, Euclídes provou que existia uma quantidade infinita de números primos. E a dica para um padrão no aparecimento é uma obsessão para alguns gigantes da Matemática. Um problema tão difícil que atormentou os matemáticos que se atreveram a solucioná-lo. Alguns desistiram em desespero. Outros enlouqueceram. Nesta série o matemático Marcus du Sautoy apresenta a história e o enigma dos números primos - essas teimosas figuras que recusam a divisão inteira.

Compartilhar
Trecho disponível
Como tudo Começou | 1
Sinopse: Como Tudo Começou revela a complexidade dos números primos e apresenta a visão de matemáticos que vêm tentando decifrar quais são esses números e como se organizam.
Trecho disponível
As Hipóteses Continuam | 1
Sinopse: O ano era 1859 e se tornou único para a história da matemática, Bernhard Riemann estava trabalhando em uma forma matemática conhecida como "função zeta", Riemann percebeu que poderia usar essa função para construir uma paisagem matemática tridimensional. Como uma lente mágica a função colocou-o frente a um velho universo de números contra o estranho e novo mundo da geometria.
Trecho disponível
O Advento da Computação | 1
Sinopse: Em 08 de junho de 1954, um dos matemáticos mais importantes do mundo tomou sua própria vida. Ele era Alan Turing, conhecido como pai da ciência da computação, Alan ficou famoso como o matemático que decifrou o enigma da máquina de criptografia Alemã, acelerando a queda do nazismo. Um fato pouco conhecido é como a hipótese de Riemann ajudou-o a decifrar esse código.