Terça-feira, 13 de Fevereiro de 2018


00:00

Villa-Lobos E Os Quartetos De Cordas - Episódio Villa Lobos e a Educação Musical

Documentário201326minBrasilLivre


De Luis Fernando Goulart

As crianças e o universo infantil são parte indissociável do universo de Villa Lobos. Autor do maior projeto de Educação Musical no Brasil, ele instituiu o Canto Orfeônico nas escolas e o método da manosolfa para auxiliar os professores no ensino da música. Neste Programa: Hino à Bandeira, Canção da Cordialidade (Villa-Lobos), Quarteto nº12/1ºmov, Quarteto nº11/4ºmov e Quarteto nº1/4ºmov.


00:30

Blues - Episódio Piano Blues

Documentário200392minEstados UnidosLivre


De Clint Eastwood

Clint Eastwood faz uma homenagem ao piano blues, estilo que usa o piano como principal instrumento musical. O renomado diretor conta como a música desempenha um papel importante em seus filmes. Ele ainda conversa com verdadeiras lendas do blues como Ray Charles, que revela como se interessou pela música e confessa sua paixão pelo boogie-woogie.


02:10

Nelson Cavaquinho

Documentário196914minBrasilLivre


De Leon Hirszman Com Nelson Cavaquinho

O cotidiano do sambista Nelson Cavaquinho. Sua casa, sua família e sua música melancólica no bairro da Lapa, Rio de Janeiro.


02:10

Nelson Cavaquinho

Documentário196914minBrasilLivre


De Leon Hirszman Com Nelson Cavaquinho

O cotidiano do sambista Nelson Cavaquinho. Sua casa, sua família e sua música melancólica no bairro da Lapa, Rio de Janeiro.


02:30

Continuação

Documentário200971minBrasilLivre


De Rodrigo Pinto Com Lenine

A intimidade da criação do compositor brasileiro Lenine. As incertezas que a era dos downloads e do vinil trouxe para seu trabalho. A reunião de três gerações em torno de sua música. Um documentário sobre olhares, encontros, criação e tecnologia a serviço da paixão pela arte.


04:00

Ofício da Palavra - Episódio Cristóvão Tezza

Documentário201726minBrasilLivreMG


De Rodolfo Magalhães Com Cristóvão Tezza

Este episódio fala sobre a carreira e a obra do romancista e professor Cristóvão Tezza, que nasceu em Lages, SC. Catarinense de nascimento e curitibano por opção, fez da capital paranaense o pano de fundo ideal para seus romances. Escritor "tardio", seus livros são marcados pela sobriedade da escrita e pelas tramas criativas e têm ganhado diversos elogios da crítica. Ao longo do episódio Cristovão Tezza fala sobre o ofício da palavra, o primeiro romance - "Gran Circo das Américas" - a publicado em 1979 em uma edição regional, a profissão de professor de língua portuguesa como ganha pão que o permitiu escrever livros, a literatura se fundamenta na própria experiência, o processo criativo que começou aos 15 anos de idade, a busca pelo humor e pela ironia, As fontes em Júlio Verne, Monteiro Lobato, literatura inglesa, sul africana, Milton Hatoume Bernardo Carvalho, temas como família e solidão como fantasmas que o perseguem ao longo da vida, a literatura urbana, a influência do filho com síndrome de down em sua vida, a influência da internet e das novas mídias na palavra escrita, além de litura de trechos de seu livro "O Filho Eterno".


04:30

A Vida Começa aos... - Episódio Samuel

Ficção201515minBrasil16 anosSP


De Azul Serra, Bianca Turner, Claudia Schapira, Tatiana Lohmann Com Bri Fiocca, Helena Ignez, Danilo Grangheia, Flavio Porto, Bete Dorgan

Samuel descobre que Helena, a mulher com quem viveu por 50 anos, sempre teve amantes. Enraivecido e desesperado, é obrigado a se reinventar. E é Jonas quem vai ajudá-lo a encontrar o caminho. Samuel se propõe a seduzir uma mulher para cada ano que passou com Helena. Mas a desforra acaba se tornando algo mais: uma descoberta da vida, do amor e do prazer.


04:50

Quem se Importa - Episódio CIES

Documentário201730minBrasilLivreSP


De Mara Mourão

Médico, Roberto Kikawa teve a ideia de um sistema móvel para exames preventivos. Nascia assim o projeto Cies (Centro de Integração de Educação e Saúde). Antes do trabalho, o Cies avisa à subprefeitura local onde vai estacionar e pede a ela que agende as consultas de acordo com a lista de espera. Numa carreta, o paciente é atendido e passa por exames médicos de média complexidade em dez especialidades, como endoscopia, mamografia, ultrassonografia e até pequenas cirurgias, como a de catarata. Se necessário, ele é encaminhado a hospitais parceiros. Os atendimentos são autossustentáveis e baseados na tabela do SUS. O Projeto CIES (Centro de Integração de Educação e Saúde) nasce de um cenário carente onde o poder público sozinho encontra dificuldade em suprir todas as áreas de uma das necessidades básicas do cidadão brasileiro e garantida pela Constituição: a saúde. Todas as unidades móveis do CIES são equipadas com aparelhos de diagnóstico de última geração e consultórios para o atendimento da população de alta vulnerabilidade social. Associado aos exames, o CIES está trabalhando na conscientização da população sobre a própria saúde principalmente no que diz respeito a cuidados básicos e prevenção de doenças, bem como utilizar de maneira consciente os serviços médicos públicos. O CIES Global (Centro de Integração de Educação e Saúde) é uma organização sem fins lucrativos inovadora de saúde integrada à educação, destinado à população de alta vulnerabilidade social com um método inovador pela gestão compartilhada, que envolve e mobiliza governo, empresas, sociedade civil e comunidades.


05:25

Mestres da Literatura - Episódio José de Alencar

Documentário200128minBrasilLivre


De Luiz Fernando Ramos

Vida e obra de José de Alencar, o primeiro grande escritor brasileiro.


06:00

Retrato de Carmem D.

Documentário201522minBrasilLivreRJ


De Isabel Monteiro Joffily

Carmem Dametto tem 72 anos e é psiquiatra. Atende os seus pacientes no consultório localizado no térreo de sua ampla casa, onde também vive Marcela, sua filha, que sempre nadou na piscina do jardim.

Próximas Exibições:
Sáb, 24 fev às 00:47h
Sáb, 24 fev às 00:47h
Sáb, 24 fev às 00:47h


06:30

Retornados - Episódio Origens

Documentário201730minBrasilLivreRJ


De Simplício Neto, Maria Pereira

No primeiro episódio da série, conheceremos as origens do fenômeno do retorno dos escravos libertos à África, e levaremos mensagens de famílias baianas a seus parentes retornados à Nigéria.

Próximas Exibições:
Sáb, 24 fev às 00:47h
Sáb, 24 fev às 00:47h
Sáb, 24 fev às 00:47h


07:00

Filmes que Marcaram Época - Episódio Roma, Cidade Aberta

Documentário201352minFrança10 anos


De Marie Genin

Roberto Rossellini escreveu e filmou ´Roma, Cidade Aberta´ em 1944. Enquanto parte da Itália ainda estava ocupada pelo exército alemão, ele fala sobre o sofrimento de Roma, desde a queda de seu ditador, Mussolini. Ao transformar a narração cinematográfica em sua cabeça, ele transformaria este filme no manifesto do Neorealismo. Com arquivos e entrevistas recém descobertos dos amigos e família do diretor, esse documentário é o retrato de um filme feito em um momento essencial da história do cinema. Um retrato de um diretor e de uma época excepcional, quando, ao final da Segunda Guerra Mundial, a segunda metade do século XX se reinventou.

Próximas Exibições:
Sáb, 24 fev às 00:47h
Sáb, 24 fev às 00:47h
Sáb, 24 fev às 00:47h


08:00

Pra Onde Corre o Rio - Episódio Rios do Rio de Janeiro - A água que chega nas nossas torneiras

Documentário201632minBrasilLivreRJ


De Paula Fiuza

Os rios do Rio de Janeiro, nossas fontes de água potável, na verdade não têm mais água potável. Nossa cultura de descaso com os rios e o saneamento básico por séculos a fio transformou as fontes de abastecimento da cidade, desde os primórdios com o Rio Carioca até a bacia do Guandú, em valas de esgoto e lixo. É necessária uma alquimia complexa para tratar a água poluída dos rios e transformá-la em própria para consumo. A Cedae afirma que a água que chega às nossas torneiras é excelente. Já a pesquisadora da UFRJ que treinou os técnicos da Cedae para analisar a qualidade das águas diz que não convém arriscar beber o que vem do Guandú - estação que abastece 85% da região metropolitana do Rio de Janeiro. Nem com filtro.

Próximas Exibições:
Sáb, 24 fev às 00:47h
Sáb, 24 fev às 00:47h
Sáb, 24 fev às 00:47h


08:35

Arqueologias, em Busca dos Primeiros Brasileiros - Episódio Engenharia

Documentário201745minBrasilLivre


De Ricardo Azoury

Na história da nossa civilização, sempre houve quem se dedicasse a redesenhar o mundo e, já há milênios, nossos antepassados deixaram suas marcas na terra. Com barro, palha ou pedra dura eles ergueram e organizaram seus espaços - seja para abrigar as famílias, celebrar a vida ou cultuar os mortos -, em obras impressionantes que atiçam a imaginação coletiva: Muralhas defensivas? Calendário astronômico? Palcos religiosos? Eis o enigma da engenharia ancestral brasileira.

Próximas Exibições:
Sáb, 24 fev às 00:47h
Sáb, 24 fev às 00:47h
Sáb, 24 fev às 00:47h


09:30

Fim do Silêncio

Documentário200952minBrasil14 anos


De Theresa Jessouroun

O aborto inseguro é um grave problema para a saúde pública do país, levando milhares de mulheres a situações de risco, sequelas físicas e psicológicas e à morte. Este documentário, de 2009, traz o depoimento dessas mulheres, que falam abertamente como e por que fizeram aborto.

Próximas Exibições:
Sáb, 24 fev às 00:47h
Sáb, 24 fev às 00:47h
Sex, 6 abr às 20:30h


10:35

Mexeu com uma, mexeu com todas

Documentário201771minBrasil12 anosRJ


De Sandra Werneck Com Luiza Brunet, Alessandra Silva Souza, Aline Matias Azevedo, Clara Averbuck, Delcimar dos Santos Nascimento

Mexeu com uma Mexeu com todas é um dos gritos de protesto das mulheres que tomaram conta das ruas no Brasil e se organizaram em redes sociais para fazer frente ao machismo e ao conservadorismo. Através de depoimentos de mulheres públicas ou não que passaram por situações de violência, o documentário revela que, apesar de conquistas legais, a mulher ainda permanece em situação de vulnerabilidade. E contra isso mostram a cara com coragem de relatar experiências próprias, rompendo com a tendência anterior de se esconderem por vergonha ou medo de desaprovação social. Depoentes como a farmacêutica Maria da Penha - que empresta o nome à lei de 2006 que criminaliza a violência contra a mulher -; a nadadora Joanna Maranhão, que deu nome à Lei de 2012 que mudou o prazo de prescrição nos crimes contra dignidade sexual praticados contra crianças e adolescentes; a ex-modelo Luíza Brunet; a escritora Clara Averbuck e várias outras mulheres constroem suas narrativas.

Próximas Exibições:
Sáb, 24 fev às 00:47h
Sáb, 24 fev às 00:47h
Sáb, 24 fev às 00:47h


12:00

Ofício da Palavra - Episódio Cristóvão Tezza

Documentário201726minBrasilLivreMG


De Rodolfo Magalhães Com Cristóvão Tezza

Este episódio fala sobre a carreira e a obra do romancista e professor Cristóvão Tezza, que nasceu em Lages, SC. Catarinense de nascimento e curitibano por opção, fez da capital paranaense o pano de fundo ideal para seus romances. Escritor "tardio", seus livros são marcados pela sobriedade da escrita e pelas tramas criativas e têm ganhado diversos elogios da crítica. Ao longo do episódio Cristovão Tezza fala sobre o ofício da palavra, o primeiro romance - "Gran Circo das Américas" - a publicado em 1979 em uma edição regional, a profissão de professor de língua portuguesa como ganha pão que o permitiu escrever livros, a literatura se fundamenta na própria experiência, o processo criativo que começou aos 15 anos de idade, a busca pelo humor e pela ironia, As fontes em Júlio Verne, Monteiro Lobato, literatura inglesa, sul africana, Milton Hatoume Bernardo Carvalho, temas como família e solidão como fantasmas que o perseguem ao longo da vida, a literatura urbana, a influência do filho com síndrome de down em sua vida, a influência da internet e das novas mídias na palavra escrita, além de litura de trechos de seu livro "O Filho Eterno".

Próximas Exibições:
Sáb, 24 fev às 00:47h


12:30

A Vida Começa aos... - Episódio Samuel

Ficção201515minBrasil16 anosSP


De Azul Serra, Bianca Turner, Claudia Schapira, Tatiana Lohmann Com Bri Fiocca, Helena Ignez, Danilo Grangheia, Flavio Porto, Bete Dorgan

Samuel descobre que Helena, a mulher com quem viveu por 50 anos, sempre teve amantes. Enraivecido e desesperado, é obrigado a se reinventar. E é Jonas quem vai ajudá-lo a encontrar o caminho. Samuel se propõe a seduzir uma mulher para cada ano que passou com Helena. Mas a desforra acaba se tornando algo mais: uma descoberta da vida, do amor e do prazer.

Próximas Exibições:
Sáb, 24 fev às 00:47h


12:50

Quem se Importa - Episódio CIES

Documentário201730minBrasilLivreSP


De Mara Mourão

Médico, Roberto Kikawa teve a ideia de um sistema móvel para exames preventivos. Nascia assim o projeto Cies (Centro de Integração de Educação e Saúde). Antes do trabalho, o Cies avisa à subprefeitura local onde vai estacionar e pede a ela que agende as consultas de acordo com a lista de espera. Numa carreta, o paciente é atendido e passa por exames médicos de média complexidade em dez especialidades, como endoscopia, mamografia, ultrassonografia e até pequenas cirurgias, como a de catarata. Se necessário, ele é encaminhado a hospitais parceiros. Os atendimentos são autossustentáveis e baseados na tabela do SUS. O Projeto CIES (Centro de Integração de Educação e Saúde) nasce de um cenário carente onde o poder público sozinho encontra dificuldade em suprir todas as áreas de uma das necessidades básicas do cidadão brasileiro e garantida pela Constituição: a saúde. Todas as unidades móveis do CIES são equipadas com aparelhos de diagnóstico de última geração e consultórios para o atendimento da população de alta vulnerabilidade social. Associado aos exames, o CIES está trabalhando na conscientização da população sobre a própria saúde principalmente no que diz respeito a cuidados básicos e prevenção de doenças, bem como utilizar de maneira consciente os serviços médicos públicos. O CIES Global (Centro de Integração de Educação e Saúde) é uma organização sem fins lucrativos inovadora de saúde integrada à educação, destinado à população de alta vulnerabilidade social com um método inovador pela gestão compartilhada, que envolve e mobiliza governo, empresas, sociedade civil e comunidades.

Próximas Exibições:
Sáb, 24 fev às 00:47h


13:25

Mestres da Literatura - Episódio José de Alencar

Documentário200128minBrasilLivre


De Luiz Fernando Ramos

Vida e obra de José de Alencar, o primeiro grande escritor brasileiro.

Próximas Exibições:
Sáb, 24 fev às 00:47h


14:00

Villa-Lobos E Os Quartetos De Cordas - Episódio Villa Lobos e a Educação Musical

Documentário201326minBrasilLivre


De Luis Fernando Goulart

As crianças e o universo infantil são parte indissociável do universo de Villa Lobos. Autor do maior projeto de Educação Musical no Brasil, ele instituiu o Canto Orfeônico nas escolas e o método da manosolfa para auxiliar os professores no ensino da música. Neste Programa: Hino à Bandeira, Canção da Cordialidade (Villa-Lobos), Quarteto nº12/1ºmov, Quarteto nº11/4ºmov e Quarteto nº1/4ºmov.

Próximas Exibições:
Sáb, 24 fev às 00:47h


14:30

Blues - Episódio Piano Blues

Documentário200392minEstados UnidosLivre


De Clint Eastwood

Clint Eastwood faz uma homenagem ao piano blues, estilo que usa o piano como principal instrumento musical. O renomado diretor conta como a música desempenha um papel importante em seus filmes. Ele ainda conversa com verdadeiras lendas do blues como Ray Charles, que revela como se interessou pela música e confessa sua paixão pelo boogie-woogie.

Próximas Exibições:
Sáb, 24 fev às 00:47h


16:10

Nelson Cavaquinho

Documentário196914minBrasilLivre


De Leon Hirszman Com Nelson Cavaquinho

O cotidiano do sambista Nelson Cavaquinho. Sua casa, sua família e sua música melancólica no bairro da Lapa, Rio de Janeiro.

Próximas Exibições:
Sáb, 24 fev às 00:47h


16:10

Nelson Cavaquinho

Documentário196914minBrasilLivre


De Leon Hirszman Com Nelson Cavaquinho

O cotidiano do sambista Nelson Cavaquinho. Sua casa, sua família e sua música melancólica no bairro da Lapa, Rio de Janeiro.

Próximas Exibições:
Sáb, 24 fev às 00:47h


16:30

Continuação

Documentário200971minBrasilLivre


De Rodrigo Pinto Com Lenine

A intimidade da criação do compositor brasileiro Lenine. As incertezas que a era dos downloads e do vinil trouxe para seu trabalho. A reunião de três gerações em torno de sua música. Um documentário sobre olhares, encontros, criação e tecnologia a serviço da paixão pela arte.

Próximas Exibições:
Sáb, 24 fev às 00:47h


18:00

Arquitetura da Destruição - Episódio Parte 3

Documentário198940minSuécia14 anos


De Peter Cohen

"Architecture of Doom" acompanha a trajetória de Hitler e de alguns de seus mais próximos colaboradores, com a arte. Muito antes de chegar ao poder, o líder nazista sonhou em tornar-se artista, tendo produzido várias gravuras, que posteriormente foram utilizadas como modelo em obras arquitetônicas. Destaca ainda a importância da arte na propaganda, que por sua vez teve papel fundamental no desenvolvimento do nazismo em toda a Alemanha. Numa época de grave crise, no período entre guerras, a arte moderna foi apresentada como degenerada, relacionada ao bolchevismo e aos judeus. Para os nazistas, as obras modernas distorciam o valor humano e na verdade representavam as deformações genéticas existentes na sociedade em oposição defende o ideal de beleza como sinônimo de saúde e consequentemente com a eliminação de todas as doenças que pudessem deformar o "corpo" do povo. Nasce assim uma "medicina nazista" que valoriza o corpo, o belo e estará disposta a erradicar os males que possam afetar essa obra.


19:00

Memórias do Brasil - Episódio Gerson King Combo - No rastro do futuro

Documentário201745minBrasilLivreBA


De Diogo Oliveira Com Black Alien, BNegão, Getúlio Côrtes, Thaíde, BNegão

Cantor. Compositor. Filho de um policial militar. Gerson King Combo tem 54 anos de carreira. Já atuou como dançarino e coreógrafo e lançou-se como cantor, inspirado na música negra americana, apresentando-se com a banda Fórmula 7 nos bailes cariocas. Considerado um dos principais nomes da música negra brasileira, juntamente com Tim Maia, Hyldon e Cassiano, King Combo comenta sua própria obra e as impressões que as pessoas têm dele. Este episódio de Memórias do Brasil, faz uma reflexão sobre a conscientização da postura do negro em meio a uma ditadura militar; e mergulha na história, vocação, representatividade e arte de Gerson King Kombo.


20:00

Estados da Arte - Episódio Feminismo

Documentário201726minBrasil14 anosRJ


De Eduardo Goldenstein

Para além das questões de gênero, o desejo de libertação. A conflituosa relação entre arte e moral. Mariana Guimarães se utiliza da tradição do bordado para romper padrões estabelecidos. Carol Valansi faz um releitura da pornografia. Fabiana Faleiros e Mulheres de Buço afirmam a liberdade feminina através da música e da performance. Marie Carangi promove a marcha das cem tetas, e Laura Lima revela a potência da arte através da ornamentação, da beleza e do corpo.


20:35

J.Carlos - O Cronista do Rio

Documentário201426minBrasilLivreRJ


De Norma Bengell, Silvio Tendler

Em parceria com Norma Bengell. Um filme sobre J. carlos, chargista, ilustrador e designer considerado um dos maiores representantes do estilo art déco no design gráfico brasileiro. Sua obra contempla esculturas, peças de teatro de revista e letras de samba.

Próximas Exibições:
Qua, 21 mar às 20:21h


21:10

Testemunha 4

Documentário201165minBrasil10 anosRJ


De Marcelo Grabowsky Com Carla Ribas

Uma personagem, uma atriz e o passar das horas em um interrogatório do Holocausto. O documentário acompanha a atriz Carla Ribas em uma apresentação teatral que durou 24 horas. O filme transita pelos ecos do real: a ficção, a representação, o relato, o testemunho, a memória, e investiga os limites entre atriz e personagem.


22:30

Rodin em seu tempo

Documentário201652minFrançaLivre


De Claire Duguet, Leslie F. Grunberg

Parte importante da efervescência cultural e intelectual da belle époque, Auguste Rodin concebeu obras envolvidas pela ousadia e genialidade de seu tempo. O filme traz não apenas a história do escultor, mas o espírito permanente que suas criações deixaram na sociedade.


23:30

Caçadores da Alma - Episódio Arte e Valor

Documentário201726minBrasilLivre


De Silvio Tendler Com Ricardo Azoury, Gal Oppido, Bob Wolfenson, Cássio Vasconcellos, Custódio Coimbra

Neste episódio, a série discute a valorização da fotografia como objeto final de arte. A Fine Art ganha espaço em museus e galerias, mas ainda é vista com reserva. Mostramos que não há um consenso sobre o significado da expressão, mas a maioria acredita que não é o suporte - jato de tinta e papel de algodão - que define uma fotografia Fine Art, mas se o fotógrafo tem um corpo de exposições, publicações em livros e um pensamento consolidado por trás da obra. Outro tema do episódio é a precificação da fotografia no mercado de arte. Enquanto alguns lutam por espaço em galerias, outros recusam o convite de curadores: referem dar seus trabalhos para amigos do que valer um cifrão na parede.