Terça-feira, 8 de Setembro de 2020


00:00

As Canções da Minha Vida - Episódio Daniel

Documentário201526minBrasilLivreRJ


De Bruno Levinson

"A música chegou muito cedo na minha vida. Senti os primeiros acordes na barriga da minha mãe. Tenho uma família muito ligada à música. Minha mãe, meu pai, que foi meu primeiro professor", já sai contando Daniel. Continua falando de sua infância com o irmão que tem paralisia cerebral e que sempre teve a música como aliada, das aulas de violão na boleia do caminhão com seu pai e por aí vai nos seus mais de 30 anos de história na música. Assim, faz todo sentido ele abrir cantando "O Menino da Porteira". No repertório do programa ainda faz todo sentido ele cantar "Romaria", mas depois foi só surpresa com Daniel cantando "Será", da Legião Urbana, e "Tantinho", do Carlinhos Brown. Do seu repertório nos brinda com o sucesso "Adoro amar você".


00:30

Os Ímpares - Episódio Sérgio Sampaio - Tulipa Ruiz e Negro Leo

Documentário201727minBrasilLivre


De Henrique Alqualo, Isis Mello

Tulipa Ruiz é a convidada do episódio para reler Não Tenha Medo Não do álbum Eu Quero É Botar Meu Bloco na Rua de Sérgio Sampaio. Negro Leo faz sua versão para a faixa Eu Quero É Botar Meu Bloco na Rua. Renato Piau, grande amigo de Sérgio, visita a gravação e conta um pouco sobre a produção do disco e o contexto histórico da época.


01:00

Álbuns Clássicos - Episódio Classic Albums - Lou Reed – Transformer

Documentário199750minInglaterra12 anos


De Bob Smeaton

O episódio aborda a produção do "Transformer" de Lou Reed - o álbum que levou Lou Reed do herói cult de The Velvet Underground ao superstar solo internacional.


02:00

Presença de Villa-Lobos - Episódio Villa, Um Brasileiro

Documentário201826minBrasilLivre


De Liloye Boubli Com Hugo Pilger, Lucia Barrenechea

ocando o violoncelo de Villa-Lobos, Hugo Pilger apresenta as melodias da Bachina N°2 em contraponto ao vigoroso piano de Lucia Barrenechea. Os quatro movimentos desta Bachiana desenham na partitura o retrato do Brasil.


02:30

Clementina

Documentário201975minBrasilLivreRJ


De Ana Rieper Com Alcione, Nelson Sargento, Hermí­nio Bello de Carvalho, Ney Lopes, Tantinho da Mangueira

O documentário faz uma viagem através das músicas e da história de Clementina de Jesus. Os sambas mais poéticos, o batuque cheio de balanço, os cantos religiosos que revelam uma comunicação forte com o mundo sagrado, vão nos levando para o profundo mundo de Quelé. Marcada na história da MPB pela sua voz excepcional e repertório de música afro brasileira, essa neta de escravos trouxe com o seu canto a alegria, a potência e o drama da condição do negro no Brasil. Considerada por muitos o elo perdido entre a cultura brasileira e as raízes africanas.


04:00

O Milagre de Santa Luzia – Cultura Popular - Temporada 2 - Episódio Bule Bule

Documentário201425minBrasilLivreSP


De Sérgio Roizenblit

Antônio Ribeiro da Conceição, o Bule Bule, nasceu na Cidade de Antônio Cardoso, Bahia, é músico, escritor, compositor, poeta, cordelista, repentista, ator e cantador. Ao longo dos seus mais de trinta e oito anos de carreira gravou seis Cd’s, editou quatro livros, e possui mais de oitenta cordéis escritos. No episódio em sua homenagem, artistas como Xangai discutem a importância de Bule Bule na música popular brasileira e como sua figura simboliza um povo, um vaqueiro, um agricultor. O artista contou ainda a origem de seu nome artístico e entre sambas e repentes, conhecemos melhor Bule Bule, sua música e sua história.


04:30

No Caminho do Bem - Episódio Dinheiro e Consumo

Documentário201652minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca, Bárbara Kahane Com Sérgio Besserman

Este episódio de "No Caminho do Bem" aborda a visão religiosa acerca do dinheiro. Representantes do Judaísmo, do Protestantismo, do Taoísmo e da Física Quântica debatem como a prática espiritual pode nos conduzir a uma relação mais harmônica com o material.


05:30

Intérpretes do Brasil - Episódio O Candomblé do Brasil, por Mãe Stela 

Documentário200120minBrasilLivreSP


De Isa Grinspum Ferraz

Mãe Stella de Oxossi nos introduz no complexo e sofisticado universo do candomblé, sua origem e significado profundo. Fala dos povos africanos, da escravidão, dos Orixás e da recriação desse universo no Brasil.


05:55

Momento Porta Curtas - Finalistas Grande Prêmio 2020

Jornalismo20201minLivre


Peça de jornalismo cultural produzida pelo Canal Curta!


06:00

Arquitetos Brasileiros - Episódio Roberto Loeb

Documentário201452minBrasilLivreSP


De Diego Romero de Godoy

O caos criativo de São Paulo é fermento para que o arquiteto assuma o papel de reconstruir ou construir uma nova paisagem. A veia experimentalista é evidente em diversos projetos de Loeb e faz parte da sua trajetória desde o tempo em que montava exposições para o Itamarati, na década de 1970.

Próximas Exibições:
Sáb, 19 set às 09:17h
Sáb, 19 set às 09:17h
Sáb, 19 set às 09:17h


07:00

O Pessoal é Político

Documentário201753minBrasilLivreRJ


De Vanessa de Araújo Souza

Elas nasceram para cuidar do lar e dos filhos. Tornaram-se mulheres guerreiras e politizadas, capazes de se apoderar de todas as armas na luta pelo retorno à democracia e contra as estruturas sexistas de poder. O documentário “O pessoal é político” retrata a Segunda Onda Feminista no Brasil, com destaque para os anos de 1975 a 1985, período instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) como a Década Internacional da Mulher. Na obra, são evocados fatos e acontecimentos, como: a participação das mulheres nas organizações políticas de esquerda e na luta armada contra o regime militar; a participação brasileira na Primeira Conferência Mundial sobre as Mulheres, na Cidade do México, e os eventos nacionais que a sucederam; a fundação do Centro da Mulher Brasileira, nossa primeira ONG feminista; a publicação dos primeiros periódicos feministas em contraponto ao machismo do jornal Pasquim; a militância de mães e esposas no Movimento Feminino pela Anistia; as contradições ideológicas entre o catolicismo e o feminismo, que provocaram o atraso na entrada de assuntos como violência doméstica e controle da sexualidade e reprodução na pauta feminista; e, por fim, o legado que essas mulheres corajosas e precursoras deixaram para os dias atuais, como a Lei do Divórcio, o novo Código Civil e a reforma da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Próximas Exibições:
Sáb, 19 set às 09:17h
Sáb, 19 set às 09:17h
Sáb, 19 set às 09:17h


08:00

Fronteiras Fluidas - Episódio O Sol Brilha Fraco

Documentário201926minBrasil14 anosMG


De Mariana Fagundes Com Ehuana Yanomami, Otoniel Ricardo, Valdomiro Osvaldo Aquino, Roseli Concianza Jorge, Ester Ricardo

Os Guarani-Kaiowá lutam pela demarcação de suas terras em meio à expansão do agronegócio no Estado do Mato Grosso do Sul. À frente das negociações está Otoniel, liderança indígena que circula no chamado “mundo dos brancos”. Após o assassinato de um indígena na região de Caarapó, surgem novos conflitos com os fazendeiros, e Otoniel faz a ponte de diálogo entre os representantes do agronegócio e os indígenas que fazem a retomada.

Próximas Exibições:
Sáb, 19 set às 09:17h
Sáb, 19 set às 09:17h
Sáb, 19 set às 09:17h


08:30

Imagens do Estado Novo 1937-45 - Versão seriada - Episódio Imagens do Estado Novo 1937-45 - Episódio 1

Documentário201552minBrasilLivre


De Eduardo Escorel

Imagens oficiais e registros de família, o diário de Getúlio Vargas e músicas de época são as fontes históricas usadas na série “Imagens do Estado Novo - 1937-45”. O primeiro episódio narra a consolidação do regime autoritário até as vésperas do golpe que dá início ao Estado Novo, com a suspensão dos direitos constitucionais, censura à imprensa e intensificação do anticomunismo no Brasil e no mundo.

Próximas Exibições:
Sáb, 19 set às 09:17h
Sáb, 19 set às 09:17h
Sáb, 19 set às 09:17h


09:30

Soldados do Araguaia

Documentário201772minBrasil14 anosRJ


De Belisario Franca

Soldados do Araguaia é um documentário que se propõe a dar voz às memórias e traumas de recrutas de baixa patente do Exército Brasileiro que combateram na sangrenta e nebulosa Guerrilha do Araguaia. Marginalizados pela historiografia oficial por sua filiação ao Exército e pelo próprio Exército por suas denúncias contra a corporação, esses personagens encontram aqui uma oportunidade inédita de compartilhar sua versão dos fatos. Da convocação junto às comunidades ribeirinhas e rurais até a dispensa após o extermínio da guerrilha comunista, os relatos dos ex-soldados compõem uma narrativa em que recrutas e guerrilheiros se confundem debaixo da opressão militar. No Vietnã brasileiro, os vencedores retornam apenas como fantasmas: mesmo aqueles capazes de ultrapassar a psicose, o alcoolismo, o desejo de suicídio e inúmeras manifestações de estresse pós-traumático precisam lutar até hoje para superar os episódios de abuso e violência que sofreram e testemunharam.

Próximas Exibições:
Sáb, 19 set às 09:17h
Sáb, 19 set às 09:17h
Sáb, 19 set às 09:17h


11:00

O Movimento Negro nos Estados Unidos desde Martin Luther King - Episódio Saindo das Sombras

Documentário201960minEstados UnidosLivre


De Leslie Asako Gladsjo, Talleah Bridges McMahon, Sabin Streeter, Leah Williams

A série começa em um ponto de virada na história americana: as marchas de Selma e os tumultos de Watts que marcaram uma nova fase na luta dos negros. Gates explora a crescente demanda por Black Power, redefinindo a cultura, a política e a sociedade americanas.

Próximas Exibições:
Sáb, 19 set às 09:17h
Sáb, 19 set às 09:17h
Sex, 20 nov às 14:00h


12:00

O Milagre de Santa Luzia – Cultura Popular - Temporada 2 - Episódio Bule Bule

Documentário201425minBrasilLivreSP


De Sérgio Roizenblit

Antônio Ribeiro da Conceição, o Bule Bule, nasceu na Cidade de Antônio Cardoso, Bahia, é músico, escritor, compositor, poeta, cordelista, repentista, ator e cantador. Ao longo dos seus mais de trinta e oito anos de carreira gravou seis Cd’s, editou quatro livros, e possui mais de oitenta cordéis escritos. No episódio em sua homenagem, artistas como Xangai discutem a importância de Bule Bule na música popular brasileira e como sua figura simboliza um povo, um vaqueiro, um agricultor. O artista contou ainda a origem de seu nome artístico e entre sambas e repentes, conhecemos melhor Bule Bule, sua música e sua história.

Próximas Exibições:
Sáb, 19 set às 09:17h


12:30

No Caminho do Bem - Episódio Dinheiro e Consumo

Documentário201652minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca, Bárbara Kahane Com Sérgio Besserman

Este episódio de "No Caminho do Bem" aborda a visão religiosa acerca do dinheiro. Representantes do Judaísmo, do Protestantismo, do Taoísmo e da Física Quântica debatem como a prática espiritual pode nos conduzir a uma relação mais harmônica com o material.

Próximas Exibições:
Sáb, 19 set às 09:17h


13:30

Intérpretes do Brasil - Episódio O Candomblé do Brasil, por Mãe Stela 

Documentário200120minBrasilLivreSP


De Isa Grinspum Ferraz

Mãe Stella de Oxossi nos introduz no complexo e sofisticado universo do candomblé, sua origem e significado profundo. Fala dos povos africanos, da escravidão, dos Orixás e da recriação desse universo no Brasil.

Próximas Exibições:
Sáb, 19 set às 09:17h


14:00

As Canções da Minha Vida - Episódio Daniel

Documentário201526minBrasilLivreRJ


De Bruno Levinson

"A música chegou muito cedo na minha vida. Senti os primeiros acordes na barriga da minha mãe. Tenho uma família muito ligada à música. Minha mãe, meu pai, que foi meu primeiro professor", já sai contando Daniel. Continua falando de sua infância com o irmão que tem paralisia cerebral e que sempre teve a música como aliada, das aulas de violão na boleia do caminhão com seu pai e por aí vai nos seus mais de 30 anos de história na música. Assim, faz todo sentido ele abrir cantando "O Menino da Porteira". No repertório do programa ainda faz todo sentido ele cantar "Romaria", mas depois foi só surpresa com Daniel cantando "Será", da Legião Urbana, e "Tantinho", do Carlinhos Brown. Do seu repertório nos brinda com o sucesso "Adoro amar você".

Próximas Exibições:
Sáb, 19 set às 09:17h


14:30

Os Ímpares - Episódio Sérgio Sampaio - Tulipa Ruiz e Negro Leo

Documentário201727minBrasilLivre


De Henrique Alqualo, Isis Mello

Tulipa Ruiz é a convidada do episódio para reler Não Tenha Medo Não do álbum Eu Quero É Botar Meu Bloco na Rua de Sérgio Sampaio. Negro Leo faz sua versão para a faixa Eu Quero É Botar Meu Bloco na Rua. Renato Piau, grande amigo de Sérgio, visita a gravação e conta um pouco sobre a produção do disco e o contexto histórico da época.

Próximas Exibições:
Sáb, 19 set às 09:17h


15:00

Álbuns Clássicos - Episódio Classic Albums - Lou Reed – Transformer

Documentário199750minInglaterra12 anos


De Bob Smeaton

O episódio aborda a produção do "Transformer" de Lou Reed - o álbum que levou Lou Reed do herói cult de The Velvet Underground ao superstar solo internacional.

Próximas Exibições:
Sáb, 19 set às 09:17h


16:00

Presença de Villa-Lobos - Episódio Villa, Um Brasileiro

Documentário201826minBrasilLivre


De Liloye Boubli Com Hugo Pilger, Lucia Barrenechea

ocando o violoncelo de Villa-Lobos, Hugo Pilger apresenta as melodias da Bachina N°2 em contraponto ao vigoroso piano de Lucia Barrenechea. Os quatro movimentos desta Bachiana desenham na partitura o retrato do Brasil.

Próximas Exibições:
Sáb, 19 set às 09:17h


16:30

Clementina

Documentário201975minBrasilLivreRJ


De Ana Rieper Com Alcione, Nelson Sargento, Hermí­nio Bello de Carvalho, Ney Lopes, Tantinho da Mangueira

O documentário faz uma viagem através das músicas e da história de Clementina de Jesus. Os sambas mais poéticos, o batuque cheio de balanço, os cantos religiosos que revelam uma comunicação forte com o mundo sagrado, vão nos levando para o profundo mundo de Quelé. Marcada na história da MPB pela sua voz excepcional e repertório de música afro brasileira, essa neta de escravos trouxe com o seu canto a alegria, a potência e o drama da condição do negro no Brasil. Considerada por muitos o elo perdido entre a cultura brasileira e as raízes africanas.

Próximas Exibições:
Sáb, 19 set às 09:17h


18:00

Estados da Arte - Episódio Natureza

Documentário201726minBrasilLivreRJ


De Eduardo Goldenstein

Da intimidade do corpo-casa em Brígida Baltar à imensidão dos processos geológicos em Thiago Rocha Pitta. As relações da arte com a biologia segundo Daniel Steegman Mangrané. João Modé e o tempo na gênese da obra. Afonso Tostes revela o afeto pela madeira e traz a floresta para dentro do museu.


18:30

Arqueologias, em Busca dos Primeiros Brasileiros - Episódio Sambaquis

Documentário201745minBrasilLivreRJ


De Ricardo Azoury

Vistos de longe, eles não passam de grandes montes de terra e conchas que irrompem aleatoriamente pela praia, sem qualquer desenho ou propósito evidente. Mas para quem rastreia os caminhos dos primeiros povos da nossa terra, o sambaqui é uma obra engenhosa e de feitura colossal. Compreender a arquitetura monumental que se esconde debaixo das conchas é a senha para conhecer esse povo desconhecido - e toda uma cultura que se perdeu nas areias do tempo.


19:30

Grandes Mitos: A Ilíada - Episódio A Hora dos Sacrifícios

Documentário201926minFrançaLivre


De Sylvain Bergere

Todos os Reis gregos e seus exércitos responderam ao chamado de Agamenon. Todos, exceto dois: Odisseu, que finge estar louco para evitar ter que travar uma guerra na qual não acredita e Aquiles, o maior guerreiro grego de todos.


20:00

As Aventuras da Arte Moderna - Episódio Meia Noite em Paris

Documentário201552minFrançaLivre


De Amélie Harrault, Valerie Loiseleux

Irrompe a II Guerra Mundial e a França mobiliza os seus meios de guerra. Após o fiasco do mês de junho de 1940 e da ocupação da Alemanha nazista, a Europa está em farrapos e os artistas e intelectuais fogem em massa. Quando a guerra termina, Paris desperta para uma obra surpreendente que se criou a partir dos horrores da guerra: o filme "Filhos do Paraíso ", uma homenagem à liberdade escrito por Jacques Prevert e magistralmente dirigido por Marcel Carné.


21:00

Inhotim, Arte Natureza - Episódio Curadoria

Documentário201852minBrasil14 anosRJ


De Pedro Urano

Como surgiu a coleção Inhotim e a instituição construída para abrigá-la? Que ideias nortearam a escolha de obras e artistas? Como abordar a produção contemporânea na atualidade? Conversamos com o idealizador do Inhotim, Bernardo Paz, e alguns dos curadores que atuaram no lugar – Ricardo Sardenberg, Allan Schwarzman, Jochen Volz e Marta Mestre.


22:00

Caixas Mágicas - Episódio Olhar Obs-ceno: Hilda Hilst além da cena em ´O Verdugo´

Documentário202026minBrasil12 anosPE


De Rodrigo Campos Com Bruno Parmera, Ceronha Pontes, Erivaldo Oliveira, Lucas Torres, Mario Sergio Cabral

Para Anatol Rosenfeld, importante crítico e teórico do teatro brasileiro, “é raro encontrar no Brasil e no mundo escritores, ainda mais nestes tempos de especializações, que experimentam cultivar os três gêneros fundamentais (eu diria quatro, pois Hilda também foi cronista) da literatura – a poesia lírica, a dramaturgia e a prosa narrativa – alcançando resultados notáveis nos três campos. A este pequeno grupo pertence Hilda Hilst.” A dramaturgia de Hilst, precursora no Brasil de uma escritura teatral feminina, se concentra no poder subversivo que a palavra oferece em contato com o ato da força cênica. Palavra de força política, empregada para contar os debates sociais de urgência, no período em que escreve suas oito peças, entre 1967 e 1969. Período este que marca o país como o início da fase mais violenta da repressão exercida pela ditadura militar. Mas, sobretudo, um teatro impregnado pela sua poesia.


22:35

Guarnieri

Documentário201771minBrasil12 anosSP


De Francisco Guarnieri

Gianfrancesco Guarnieri foi ator de grande sucesso na televisão, autor fundamental na história do teatro brasileiro e imagem síntese do artista engajado. Figura pública excepcional, em relação a seus dois filhos mais velhos, sua figura paterna estava mais para ausente. Contrariando os caminhos do pai, Flávio e Paulo, também atores, assumiram um total distanciamento entre arte, trabalho e política, privilegiando a esfera da família. A partir desses retratos geracionais, o diretor Francisco Guarnieri procura reconstruir a figura de seu avô distante. Valendo-se de materiais de arquivo íntimos e públicos, entrevistas e reencenações, o filme pretende refletir sobre um passado ao mesmo tempo nacional e privado, e sobre o papel do indivíduo na sociedade, na arte e na família.


23:55

Momento Porta Curtas - Finalistas Grande Prêmio 2020

Jornalismo20201minLivre


Peça de jornalismo cultural produzida pelo Canal Curta!