Segunda-feira, 10 de Agosto de 2020


00:00

Musicalmente na América Latina - Episódio Milton Nascimento

Documentário197855minBélgicaLivre


De Sandro Pedrazzetti

1980: entrevista e performance do artista brasileiro Milton Nascimento. O repertório veio do álbum “Clube da Esquina”.


01:00

Cineastas - Episódio Tata Amaral

Documentário201645minBrasilLivreRJ


De Hermes Leal

Diretora paulistana, Tata Amaral enfoca, em seus filmes, a figura da mulher, em suas diferentes fases de vida, e em épocas marcantes de nossa história, como a ditadura. O roteirista Jean-Claude Bernardet e o escritor Fernando Bonassi contam como é o processo de criação dos roteiros junto com a diretora, além de relatos do cineasta Francisco César Filho, Caru Alves de Souza, das atrizes Leona Cavalli, Denise Fraga e Negra Lee.


02:00

Karingana - Licença para contar

Documentário201873minBrasilLivreDF


De Mônica Monteiro

Maria Bethânia leva, pela primeira vez, seu ensaio poético até Moçambique. A intérprete apresenta trechos de obras conectadas com diferentes formas de expressão em língua portuguesa. Com depoimentos de Mia Couto, José Agualusa e de diversos escritores e críticos literários moçambicanos e angolanos, o documentário apresenta o desenvolvimento da literatura em Moçambique e Angola. Trata de temas como a importância da literatura na resistência à colonização, a conexão com idiomas nativos e tradições orais e a influência de escritores brasileiros em Angola e Moçambique.

Próximas Exibições:
Seg, 10 ago às 09:30h


03:20

Pedro Luis - Vale Quanto Pesa - Episódio Estácio, Holly Estácio

Documentário20194minBrasilLivreRJ


De Pedro Tré Hansen

Pedro Luis interpreta canções de Luiz Melodia.

Próximas Exibições:
Ter, 11 ago às 09:00h


03:30

O Milagre de Santa Luzia – Cultura Popular - Temporada 1 - Episódio Família Jeneci

Documentário201125minBrasilLivreSP


De Sergio Roizenblit

Seu Manoel Jeneci gosta de fazer, inventar e mexer em tudo por conta própria. Entre as “engenhocas” que a equipe do Milagre de Santa Luzia pôde ver visitando sua casa, destacam-se as caixas de som de fita que ele mesmo fabricou, um excelente projetor de cinema (sua grande paixão), que ele montou para poder ver filmes em altíssima qualidade sem ter que sair de casa, e seu carro, pintado e todo mexido por ele mesmo. Mas sua maior invenção, que garante seu ganha pão há décadas, é um sistema próprio de amplificação de sanfonas, considerado por muitos o melhor do Brasil. Os maiores instrumentistas do país, como Dominguinhos, o falecido Sivuca, Toninho Ferragutti, entre muitos outros, frequentam há anos sua casa em Guaianazes, zona leste de São Paulo, em busca de seus serviços. Foi nesse contexto que cresceu seu filho, Marcelo Jeneci, que desde pequeno conviveu com os músicos e suas sanfonas, sempre mostrando interesse e talento com o instrumento. Não demorou para que aparecesse uma chance para Marcelo mostrar-se para o Brasil e para o mundo. Aos 17 anos, saiu em turnê com Chico César, e a partir daí sua carreira deslanchou. Já tocou com nomes importantíssimos da música brasileira, e recentemente lançou um disco de canções próprias muito aclamado por público e crítica. No bate-papo com Dominguinhos e seu pai, em gravação para a série O Milagre de Santa Luzia, Marcelo fez questão de deixar claro serem eles seus grandes mestres, e que está seguindo um caminho começado por Seu Manoel, que sempre gostou de música mas não pôde ser músico, e inspirado pela simplicidade e genialidade de Dominguinhos.


04:00

Intérpretes do Brasil - Episódio Os Caipiras, por Antonio Candido

Documentário200120minBrasilLivreSP


De Isa Grinspum Ferraz

Antonio Candido de Mello e Souza fala sobre a sociedade caipira, com base na pesquisa que ele desempenhou na década de 1940, para a elaboração de sua tese, publicada em livro, "Parceiros do Rio Bonito", acerca dos modos de produção da sociedade rural da região denominada Paulistânia daquela época.


04:35

Grandes Mitos Gregos - Episódio Hércules - O Homem que Virou Deus

Documentário201526minFrançaLivre


De François Busnel

Nascido da união entre Zeus e Alcmena, Hércules foi vítima do ciúme de Hera, esposa de Zeus, que enviou serpentes para matá-lo enquanto ele ainda estava no berço. Hera manipulou Hércules mais uma vez quando matou Mégara e seus filhos. Para se redimir, ele se entregou a seu primo, o terrível Eristeu, que lhe impôs doze trabalhos, como matar a Hidra de Lerna, uma serpente gigante de sete cabeças, e capturar Cérbero, o temível cão de três cabeças que guardava as portas dos infernos.


05:10

Linhas Abertas - Episódio Traços e Trajetos

Documentário201826minBrasilLivre


De Ricardo Xavier

Qual a diferença entre mobilidade e trânsito? Pra quê ou para quem servem as vias? Será que estamos no caminho certo? Dados concretos e observações realistas abrem as linhas da discussão acerca do transtorno que virou nossas vidas no momento de encarar nosso direito vital de ir e vir pela cidade.


05:45

Revista Curta! - Episódio 09 08 2020

Jornalismo202015minBrasilLivreRJ


De Eduardo Fradkin

Acompanhe a revista eletrônica totalmente dedicada à cultura. Seguindo a máxima do canal, quem fala é quem faz, a proposta são os próprios artistas e pensadores apresentarem seus trabalhos e contarem suas histórias.

Próximas Exibições:
Seg, 10 ago às 15:00h


06:00

Expresso - Episódio Karina Bhur

Documentário201726minBrasilLivreSP


De Hilton Lacerda, Rodrigo Campos

“A cidade fala através da voz do artista”, diz Roger de Renor, produtor cultural. E é pela voz singular da cantora e percussionista Karina Buhr que Recife e Olinda se revelam neste episódio. As transformações na carreira da artista acompanham as mudanças na vicejante cena musical de Pernambuco. De certa forma, ocorrem também em paralelo às alterações na ocupação do Recife, cidade que luta para preservar sua paisagem. 


06:30

Mark Twain - Episódio Mark Twain - Episódio 1

Documentário200152minEstados UnidosLivre


De Ken Burns

"Mark Twain" é um documentário sobre a vida do autor americano Mark Twain, produzido e dirigido por Ken Burns. Burns tentou captar a figura pública e privada do escritor, de seu nascimento humilde até sua morte, quando já era celebrado como a voz verdadeiramente americana na literatura.


07:30

Mestres da Literatura - Episódio Lygia Fagundes Telles

Documentário200728minBrasilLivre


De Bruno Carneiro

Mistérios, paixões e invenções: a instigante obra de Lygia Fagundes Telles.


08:00

O Legado da Coruja - Episódio Simpósio

Documentário198726minFrançaLivre


De Chris Marker

Em Paris, os historiadores de Tbilisi, Atenas e Berkeley brincaram com reconstituições do “simpósio” - o banquete grego - em torno de mesas carregadas de comida e vinho.


08:30

Fronteiras do Pensamento (2017) - Episódio Caixa Preta

Documentário201852minBrasilLivreRS


De Frederico Pinto, Tatiana Nequete

Qual mensagem você deixaria em uma caixa-preta para as futuras gerações? Amós Oz, Carlo Rovelli, Eduardo Giannetti, Gilles Lipovetsky, Jan Gehl, Leonardo Padura, Deidre McCloskey, Niall Ferguson, Susan Pinker e Thomas Piketty (participantes do ciclo de palestras Fronteiras do Pensamento) são convidados a entrar na caixa-preta de um estúdio e deixar suas reflexões sobre a sociedade contemporânea.


09:30

Karingana - Licença para contar

Documentário201873minBrasilLivreDF


De Mônica Monteiro

Maria Bethânia leva, pela primeira vez, seu ensaio poético até Moçambique. A intérprete apresenta trechos de obras conectadas com diferentes formas de expressão em língua portuguesa. Com depoimentos de Mia Couto, José Agualusa e de diversos escritores e críticos literários moçambicanos e angolanos, o documentário apresenta o desenvolvimento da literatura em Moçambique e Angola. Trata de temas como a importância da literatura na resistência à colonização, a conexão com idiomas nativos e tradições orais e a influência de escritores brasileiros em Angola e Moçambique.


10:50

Livro de Cabeceira - 2ª Temporada - Episódio Ivana Arruda Leite indica os livros “O alienista” e “Memorial de Aires”, de Machado de Assis

Documentário20174minBrasilLivre


De Eduardo Barros

A escritora Ivana Arruda Leite admira a obra de Machado de Assis desde a infância. Neste episódio, ela relata o primeiro contato com seus livros, e como a leitura de “O alienista”, de tão marcante, a levou a desobedecer as orientações de uma professora e se aventurar por “Memorial de Aires”.


11:00

Palavras Permanecem - Episódio Homens, Bestas e Feras

Documentário201826minBrasilLivre


De Renata Druck

Felipe Hirsch e Mariana Lima se adoram - e é esse o sentimento que transborda quando se encontram. Artistas intensos e inquietos, nutrem o desejo de trabalhar novamente juntos. Nesse encontro, permeado pela sinceridade e pela liberdade de poder falar sobre quase tudo, o diretor e a atriz iniciam a realização de um novo projeto que engloba teatro, cinema e literatura.


11:30

Incertezas Críticas - 1ª Temporada - Episódio Alain Touraine

Documentário201526minBrasilLivre


De Daniel Augusto

Alain Touraine, um dos mais importantes sociólogos vivos, fala dos efeitos de longo prazo da crise financeira de 2008.


12:00

Arquitetos Brasileiros - Episódio Siegbert Zanettini

Documentário201452minBrasilLivreSP


De Diego Romero de Godoy

A alcunha de "Papa do Aço" parece um pouco simplista diante da consistência de sua arquitetura, apesar de ele mesmo admitir que ninguém conhece estrutura metálica tão bem quanto ele. O material, no entanto, é apenas mais um dos elementos que se submetem à sua visão ecossistêmica da arquitetura.

Próximas Exibições:
Ter, 11 ago às 06:00h


13:00

1968 - O Despertar - Episódio Verão de Amor, Verão de Conflito

Documentário201852minBrasilLivre


De Don Kent

Enquanto os jovens europeus continuam a protestar contra o autoritarismo de seus governos, os Estados Unidos vivem um verão de amor na costa oeste, com música e a expansão da cultura hippie, e um verão de conflitos no resto do país, com protestos raciais e confrontos violentos nas ruas. Martin Luther King e Bobby Kennedy são assassinados em 1968. Na França, durante algumas semanas de maio estudantes e operários param o país e acreditam que podem mudar a sociedade - mas logo o presidente De Gaulle retoma as rédeas com mais firmeza. No México, os Jogos Olímpicos foram precedidos pelo massacre de manifestantes em Tlatelolco.

Próximas Exibições:
Ter, 11 ago às 07:00h


14:00

Fronteiras Fluidas - Episódio A Invenção da Fronteira

Documentário201926minBrasil14 anosMG


De Mariana Fagundes

Onde tem branco tem cerca. É o que diz Davi Kopenawa, um dos personagens da série Fronteiras Fluidas. O homem branco inventou as fronteiras e, desde então, os índios se capacitam para defender suas terras. Papéis centrais nessa luta, as lideranças indígenas representam suas aldeias, tentando ultrapassar barreiras em diversos pontos do país, e são essas as figuras que guiam a série. No primeiro capítulo, passando por todos os estados, conhecemos os personagens dentro e fora dos seus espaços de resistência.

Próximas Exibições:
Ter, 11 ago às 08:00h


14:30

O Dia Que Durou 21 Anos - Episódio O Dia Que Durou 21 Anos - Episódio 1

Documentário201126minBrasilLivreSP


De Camilo Galli Tavares

Em clima de suspense e ação, o documentário apresenta, em três episódios, os bastidores da participação do governo dos Estados Unidos no golpe militar de 1964 que durou até 1985 e instaurou a ditadura no Brasil. Pela primeira vez na televisão, documentos do arquivo norte-americano, classificados durante 46 anos como "Top Secret", serão expostos ao público. Textos de telegramas, áudio de conversas telefônicas, depoimentos contundentes e imagens inéditas fazem parte dessa série iconográfica, narrada pelo jornalista Flávio Tavares, que participou da luta armada, foi preso, torturado e exilado político.

Próximas Exibições:
Ter, 11 ago às 08:30h


15:00

Revista Curta! - Episódio 09 08 2020

Jornalismo202015minBrasilLivreRJ


De Eduardo Fradkin

Acompanhe a revista eletrônica totalmente dedicada à cultura. Seguindo a máxima do canal, quem fala é quem faz, a proposta são os próprios artistas e pensadores apresentarem seus trabalhos e contarem suas histórias.


15:15

Excelentíssimos

Documentário2018152minBrasil14 anosRJ


De Douglas Duarte

Chegamos em Brasília em março de 2016 para filmar um documentário sobre nosso Congresso Nacional, para observar como é feita a política no Brasil. Mas então Lula foi levado por duzentos homens armados para depor. Preocupada se seu padrinho estava sendo colocado de fora das próximas eleições, Dilma Rousseff escolheu nomeá-lo como ministro da Casa Civil. Em poucas horas mais de 30 mil pessoas estavam na entrada do Palácio do Planalto gritando por sua renúncia. Dentro de um dia, foram postos procedimentos para um impeachment, em pé de guerra. E nós estávamos lá, com as credenciais certas, câmera e microfone. Então, viramos a engrenagem para retratar a história em tempo real. Legisladores corruptos se tornaram delatores. Uma presidente defendendo seu mandato com um pedaço de papel. Falcões traçando sua subida ao poder enquanto multidões cantavam.Excelentíssimos é um retrato franco da democracia brasileira em um de seus momentos mais feios, contada por uma equipe que a presenciou dia a dia. 

Próximas Exibições:
Ter, 11 ago às 09:10h


18:00

O Milagre de Santa Luzia – Cultura Popular - Temporada 1 - Episódio Sivuca

Documentário201125minBrasilLivreSP


De Sergio Roizenblit

Não é arriscado dizer que Sivuca é uma das mais significativas figuras da história da música brasileira. Nascido em Itabaiana, em 1930, faleceu em João Pessoa, em 2006, meses depois de, ao lado de Dominguinhos, participar de gravação histórica para o filme O Milagre de Santa Luzia, em sua casa. É difícil não se emocionar assistindo aos amigos tocando músicas lindas e relembrando histórias memoráveis. Foi o último registro de um gênio, que revelou ao mundo a universalidade da música nordestina, e, durante toda a vida, tocou com absoluta maestria tanto a música erudita como a popular. O paraibano já morou em Nova Iorque e na Europa, onde sua música tem prestígio até hoje. Sua discografia é enorme, assim como a quantidade de parcerias, com os nomes mais importantes da música brasileira. Sivuca é uma pérola da cultura nacional e será eternamente lembrado por meio de sua arte.

Próximas Exibições:
Ter, 11 ago às 04:00h
Qua, 12 ago às 06:00h
Dom, 16 ago às 05:40h


18:30

No Caminho do Bem - Episódio Destino x Livre Arbítrio

Documentário201652minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca, Bárbara Kahane Com Sérgio Besserman

Este episódio de “No Caminho do Bem” aborda como diferentes orientações religiosas entendem a relação entre destino e livre arbítrio. Representantes do candomblé, espiritismo e budismo revelam como nossas escolhas dialogam com a predestinação.

Próximas Exibições:
Ter, 11 ago às 04:30h
Qua, 12 ago às 06:30h
Dom, 16 ago às 06:10h


19:30

Intérpretes do Brasil - Episódio Portugal, Brasil, por Judith Cortesão

Documentário200120minBrasilLivreSP


De Isa Grinspum Ferraz

Judith Cortesão fala do mundo português anterior à aventura dos descobrimentos, do significado profundo, para os portugueses, das viagens ao desconhecido, e da chegada às costas brasileiras, com seus mistérios e maravilhas.

Próximas Exibições:
Ter, 11 ago às 05:30h
Qua, 12 ago às 07:30h
Sáb, 15 ago às 06:00h


20:00

Visceral Brasil - Temporada 2 - Episódio Encantamento da terra

Documentário201826minBrasilLivreSC


De Marcia Paraí­so

João do Pife, personalidade ímpar de Caruaru, um contador de histórias e causos que enaltece a simplicidade de um instrumento que, feito de uma taboca, se reinventou na sonoridade encantadora, que remete a ancestralidade que tem na terra a raiz.

Próximas Exibições:
Ter, 11 ago às 00:00h
Qua, 12 ago às 08:00h
Sáb, 15 ago às 18:00h


20:30

Os Ímpares - Episódio Itamar - Alice Caymmi e Anelis

Documentário201727minBrasilLivre


De Henrique Alqualo, Isis Mello

A filha de Itamar Assumpção, Anelis Assumpção, foi a artista escolhida para fazer sua versão de "Fico Louco", do álbum "Beleléu Leléu Eu". Alice Caymmi também é convidada do programa e faz sua versão de Nega Música. Paulo Barnabé e Suzana Salles contam detalhes da personalidade do artista e da gravação do disco.

Próximas Exibições:
Ter, 11 ago às 00:30h
Qua, 12 ago às 08:30h
Sáb, 15 ago às 19:45h


21:00

Musicalmente na América Latina: Toquinho - Episódio Latin America Music: Toquinho - Parte 1

Show197844minBélgicaLivre


De Sandro Pedrazzetti

Emblemático show de Toquinho no auditório da TV suíça, em Lugano, em 8 de junho de 1983.

Próximas Exibições:
Ter, 11 ago às 01:00h
Qua, 12 ago às 09:00h
Sáb, 15 ago às 16:30h


22:00

Presença de Villa-Lobos - Episódio Villa, profissão Músico

Documentário201826minBrasilLivre


De Liloye Boubli Com Hugo Pilger, Lucia Barrenechea

Os amigos falam da obra, estilo e características pessoais de Villa-Lobos enquanto as musicas que o influenciaram e que foram influenciadas por ele são interpretadas por Hugo Pilger ao violoncelo e Lucia Barrenechea ao piano.

Próximas Exibições:
Ter, 11 ago às 01:50h
Qua, 12 ago às 10:00h
Sáb, 15 ago às 09:00h


22:30

Simonal - Ninguém sabe o duro que dei

Documentário200884minBrasilLivreRJ


De Cláudio Manoel; Mical Langer; Calvito Leal

“Simonal – Ninguém sabe o duro que dei” traça a trajetória impressionante do ex-cabo de exército, que reinou soberano e acabou condenado ao ostracismo por um delito do qual jurava ser inocente. Por meio de depoimentos de amigos, inimigos e, principalmente, de imagens das exuberantes performances do grande artista, o filme mostra respostas que nunca apareceram. Simonal era informante da ditadura? Era favorável aos militantes? Ou seu maior crime foi ser negro, milionário e símbolo sexual num país e numa época racistas?

Próximas Exibições:
Ter, 11 ago às 02:25h
Qua, 12 ago às 10:30h
Sáb, 15 ago às 10:35h