Sábado, 8 de Agosto de 2020


00:00

Fronteiras Fluidas - Episódio A Invenção da Fronteira

Documentário201926minBrasil14 anosMG


De Mariana Fagundes

Onde tem branco tem cerca. É o que diz Davi Kopenawa, um dos personagens da série Fronteiras Fluidas. O homem branco inventou as fronteiras e, desde então, os índios se capacitam para defender suas terras. Papéis centrais nessa luta, as lideranças indígenas representam suas aldeias, tentando ultrapassar barreiras em diversos pontos do país, e são essas as figuras que guiam a série. No primeiro capítulo, passando por todos os estados, conhecemos os personagens dentro e fora dos seus espaços de resistência.

Próximas Exibições:
Ter, 11 ago às 08:00h


00:35

O Dia Que Durou 21 Anos - Episódio O Dia Que Durou 21 Anos - Episódio 1

Documentário201126minBrasilLivreSP


De Camilo Galli Tavares

Em clima de suspense e ação, o documentário apresenta, em três episódios, os bastidores da participação do governo dos Estados Unidos no golpe militar de 1964 que durou até 1985 e instaurou a ditadura no Brasil. Pela primeira vez na televisão, documentos do arquivo norte-americano, classificados durante 46 anos como "Top Secret", serão expostos ao público. Textos de telegramas, áudio de conversas telefônicas, depoimentos contundentes e imagens inéditas fazem parte dessa série iconográfica, narrada pelo jornalista Flávio Tavares, que participou da luta armada, foi preso, torturado e exilado político.

Próximas Exibições:
Sáb, 8 ago às 10:00h
Dom, 9 ago às 17:15h
Ter, 11 ago às 08:30h


01:10

Excelentíssimos

Documentário2018152minBrasil14 anosRJ


De Douglas Duarte

Chegamos em Brasília em março de 2016 para filmar um documentário sobre nosso Congresso Nacional, para observar como é feita a política no Brasil. Mas então Lula foi levado por duzentos homens armados para depor. Preocupada se seu padrinho estava sendo colocado de fora das próximas eleições, Dilma Rousseff escolheu nomeá-lo como ministro da Casa Civil. Em poucas horas mais de 30 mil pessoas estavam na entrada do Palácio do Planalto gritando por sua renúncia. Dentro de um dia, foram postos procedimentos para um impeachment, em pé de guerra. E nós estávamos lá, com as credenciais certas, câmera e microfone. Então, viramos a engrenagem para retratar a história em tempo real. Legisladores corruptos se tornaram delatores. Uma presidente defendendo seu mandato com um pedaço de papel. Falcões traçando sua subida ao poder enquanto multidões cantavam.Excelentíssimos é um retrato franco da democracia brasileira em um de seus momentos mais feios, contada por uma equipe que a presenciou dia a dia. 

Próximas Exibições:
Dom, 9 ago às 13:20h
Ter, 11 ago às 09:10h


04:00

Arquitetos Brasileiros - Episódio Siegbert Zanettini

Documentário201452minBrasilLivreSP


De Diego Romero de Godoy

A alcunha de "Papa do Aço" parece um pouco simplista diante da consistência de sua arquitetura, apesar de ele mesmo admitir que ninguém conhece estrutura metálica tão bem quanto ele. O material, no entanto, é apenas mais um dos elementos que se submetem à sua visão ecossistêmica da arquitetura.

Próximas Exibições:
Ter, 11 ago às 06:00h


05:00

Alma Imoral - Episódio Ruptura e Tradição

Documentário201752minBrasilLivre


De Silvio Tendler

O episódio que encerra a série sublinha o caráter transgressivo de Jesus Cristo. O Jesus histórico, ainda em sua condição judaica, antecedendo o cristianismo, aparece como ligado a uma rede trançada por gerações na gestação de um ser-humano maior. Não seria o filho de pedigree castiço mas um ser-humano mutante e ilícito. Seu julgamento foi comandado pelo corpo, onde diante do povo estava um malfeitor e um benevolente, um ladrão e um santo? Ou pela alma, onde se estava diante de um ladrão que era filho legítimo de um pai e de estirpe inquestionável e de um santo bastardo? Com o passar do tempo, a Igreja tornou Jesus o símbolo maior da tradição, guardião da moral universal e excluiu a transgressão que transforma o “filho de um pai” em “filho do Pai”, de Deus. O linguista Noam Chomsky ressalta que nos antigos textos há uma tradição de interpretação onde se pode usar as palavras da Bíblia em diferentes contextos. Steven Greenberg, o primeiro rabino ortodoxo abertamente gay, comenta que há duas histórias sobre a criação em sentidos opostos: em uma delas Deus está no comando e, no Midrash, Deus não está controlando tudo. Para o escritor Etgar Keret, as tradições são uma questão subjetiva. A filósofa Rebecca Goldstein destacou que Espinoza é um racionalista convicto, mas há algo místico em sua metodologia, como rituais. Outra cientista entrevistada nesse episódio é a geneticista Eva Jablonka. Ela defende que as pessoas que contestam o status quo impulsionam o processo evolutivo. A rabina Yiscah Smith, que fez a transição de sexo, relembra que até seu aniversário de 50 anos vivera sob uma mentira. Passamos para o relato transgressivo do rabino Zalman Schater, que foi repreendido informalmente ao participar de ritos católicos e do candomblé em uma visita ao Brasil. Após fazer uma prece ao lado de Franz Krajcberg, Nilton Bonder encerra a série com uma reflexão sobre desobediência e imortalidade.

Próximas Exibições:
Dom, 9 ago às 01:00h


06:00

Intérpretes do Brasil - Episódio Os Caipiras, por Antonio Candido

Documentário200120minBrasilLivreSP


De Isa Grinspum Ferraz

Antonio Candido de Mello e Souza fala sobre a sociedade caipira, com base na pesquisa que ele desempenhou na década de 1940, para a elaboração de sua tese, publicada em livro, "Parceiros do Rio Bonito", acerca dos modos de produção da sociedade rural da região denominada Paulistânia daquela época.

Próximas Exibições:
Seg, 10 ago às 04:00h


06:25

Livro de Cabeceira - 2ª Temporada - Episódio Ivana Arruda Leite indica os livros “O alienista” e “Memorial de Aires”, de Machado de Assis

Documentário20174minBrasilLivre


De Eduardo Barros

A escritora Ivana Arruda Leite admira a obra de Machado de Assis desde a infância. Neste episódio, ela relata o primeiro contato com seus livros, e como a leitura de “O alienista”, de tão marcante, a levou a desobedecer as orientações de uma professora e se aventurar por “Memorial de Aires”.

Próximas Exibições:
Sáb, 8 ago às 12:10h


06:35

Quando Parei de me Preocupar com Canalhas

Ficção201415minBrasil12 anosGO


De Tiago Vieira Com Nilton Bicudo, Matheus Nachtergaele, Paulo Miklos, Otto Ferreira, Sergio Pardal

João Carlos se acha politizado, mas começa se dar conta de que vem se tornando tão chato quanto os taxistas da cidade. Enquanto é perseguido por esse fantasma e vive uma crise de relacionamento, tem um surto de lucidez.


07:00

Linhas Abertas - Episódio Traços e Trajetos

Documentário201826minBrasilLivre


De Ricardo Xavier

Qual a diferença entre mobilidade e trânsito? Pra quê ou para quem servem as vias? Será que estamos no caminho certo? Dados concretos e observações realistas abrem as linhas da discussão acerca do transtorno que virou nossas vidas no momento de encarar nosso direito vital de ir e vir pela cidade.

Próximas Exibições:
Seg, 10 ago às 05:10h


07:30

Grandes Mitos Gregos - Episódio Hércules - O Homem que Virou Deus

Documentário201526minFrançaLivre


De François Busnel

Nascido da união entre Zeus e Alcmena, Hércules foi vítima do ciúme de Hera, esposa de Zeus, que enviou serpentes para matá-lo enquanto ele ainda estava no berço. Hera manipulou Hércules mais uma vez quando matou Mégara e seus filhos. Para se redimir, ele se entregou a seu primo, o terrível Eristeu, que lhe impôs doze trabalhos, como matar a Hidra de Lerna, uma serpente gigante de sete cabeças, e capturar Cérbero, o temível cão de três cabeças que guardava as portas dos infernos.

Próximas Exibições:
Seg, 10 ago às 04:35h


08:00

A Linguagem do Cinema - 2ª Temporada - Episódio O Vento e o Tempo - Eduardo Nunes

Documentário201753minBrasilLivreRJ


De Geraldo Sarno

Formado em cinema pela UFF, Eduardo Nunes desenvolve um estilo marcado por longos planos-sequência que lhe valeram o prêmio Andrei Tarkovski por “Sudoeste” (2011), seu primeiro longa. Realizado com uma proporção de imagem extremamente incomum, o filme explora, em preto e branco, um universo simbólico de fundo interiorano e imemorial. Foi exibido em mais de 30 países, ganhou diversos prêmios internacionais, incluindo dois FIPRESCI, além de também ter sido distribuído na Europa e nos EUA, onde estreou com uma exibição no MoMA. Eduardo é herdeiro das tradições do cinema intelectual moderno que tratam, entre outros aspectos, de um tempo idílico e do mundo rural brasileiro.

Próximas Exibições:
Dom, 9 ago às 02:00h


09:00

Fronteiras do Pensamento (2017) - Episódio Caixa Preta

Documentário201852minBrasilLivreRS


De Frederico Pinto, Tatiana Nequete

Qual mensagem você deixaria em uma caixa-preta para as futuras gerações? Amós Oz, Carlo Rovelli, Eduardo Giannetti, Gilles Lipovetsky, Jan Gehl, Leonardo Padura, Deidre McCloskey, Niall Ferguson, Susan Pinker e Thomas Piketty (participantes do ciclo de palestras Fronteiras do Pensamento) são convidados a entrar na caixa-preta de um estúdio e deixar suas reflexões sobre a sociedade contemporânea.

Próximas Exibições:
Dom, 9 ago às 16:10h


10:00

O Dia Que Durou 21 Anos - Episódio O Dia Que Durou 21 Anos - Episódio 1

Documentário201126minBrasilLivreSP


De Camilo Galli Tavares

Em clima de suspense e ação, o documentário apresenta, em três episódios, os bastidores da participação do governo dos Estados Unidos no golpe militar de 1964 que durou até 1985 e instaurou a ditadura no Brasil. Pela primeira vez na televisão, documentos do arquivo norte-americano, classificados durante 46 anos como "Top Secret", serão expostos ao público. Textos de telegramas, áudio de conversas telefônicas, depoimentos contundentes e imagens inéditas fazem parte dessa série iconográfica, narrada pelo jornalista Flávio Tavares, que participou da luta armada, foi preso, torturado e exilado político.

Próximas Exibições:
Dom, 9 ago às 17:15h
Ter, 11 ago às 08:30h


10:30

Elizabeth Jobim - Jazida

Jornalismo202012minLivre


Peça de jornalismo cultural produzida pelo Canal Curta!

Próximas Exibições:
Dom, 9 ago às 19:35h


10:50

Karingana - Licença para contar

Documentário201873minBrasilLivreDF


De Mônica Monteiro

Maria Bethânia leva, pela primeira vez, seu ensaio poético até Moçambique. A intérprete apresenta trechos de obras conectadas com diferentes formas de expressão em língua portuguesa. Com depoimentos de Mia Couto, José Agualusa e de diversos escritores e críticos literários moçambicanos e angolanos, o documentário apresenta o desenvolvimento da literatura em Moçambique e Angola. Trata de temas como a importância da literatura na resistência à colonização, a conexão com idiomas nativos e tradições orais e a influência de escritores brasileiros em Angola e Moçambique.

Próximas Exibições:
Seg, 10 ago às 02:00h


12:10

Livro de Cabeceira - 2ª Temporada - Episódio Ivana Arruda Leite indica os livros “O alienista” e “Memorial de Aires”, de Machado de Assis

Documentário20174minBrasilLivre


De Eduardo Barros

A escritora Ivana Arruda Leite admira a obra de Machado de Assis desde a infância. Neste episódio, ela relata o primeiro contato com seus livros, e como a leitura de “O alienista”, de tão marcante, a levou a desobedecer as orientações de uma professora e se aventurar por “Memorial de Aires”.

Próximas Exibições:
Seg, 10 ago às 10:50h


12:20

Cabra Marcado para Morrer

Documentário1983120minBrasil16 anosRJ


De Eduardo Coutinho

Em 1962, o líder da liga camponesa de Sapé (PB), João Pedro Teixeira, é assassinado por ordem de latifundiários. Um filme sobre sua vida começa a ser rodado em 1964, com a reconstituição ficcional da ação política que levou ao assassinato. Uma produção do CPC da UNE e do movimento de cultura popular de Pernambuco, com direção de Eduardo Coutinho. As filmagens são interrompidas pelo Golpe Militar de 1964. Dezessete anos depois, em 1981, Eduardo Coutinho retoma o projeto e procura Elizabeth Teixeira e outros participantes do filme interrompido. O tema central passa a ser a história de cada um deles que, estimulados pela filmagem e revendo as imagens do passado, elaboram para a câmera os sentidos de suas experiências.

Próximas Exibições:
Dom, 9 ago às 19:50h


14:30

Cássia Eller

Documentário2013113minBrasil12 anosRJ


De Paulo Henrique Fontenelle

Cássia Eller é uma figura icônica da música brasileira. Sua breve passagem pelo cenário musical nos anos 90 deixou uma marca inegável na cultura brasileira. Sua morte, em 2001, teve uma repercussão nacional que se estende até hoje por conta da guarda de seu filho Francisco, que ficou com sua parceira, Eugênia, a quem ele tem como mãe. Com seu talento e carisma, expôs tabus e demonstrou sua força como pessoa pública.

Próximas Exibições:
Dom, 9 ago às 22:00h


16:30

Musicalmente na América Latina - Episódio Milton Nascimento

Documentário197855minBélgicaLivre


De Sandro Pedrazzetti

1980: entrevista e performance do artista brasileiro Milton Nascimento. O repertório veio do álbum “Clube da Esquina”.

Próximas Exibições:
Dom, 9 ago às 07:30h
Seg, 10 ago às 00:00h


17:30

Nós, Documentaristas - Episódio Susanna Lira

Documentário201826minBrasilLivreRJ


De Susanna Lira Com Susanna Lira

No episódio, a cineasta Susanna Lira vira a câmera para ela mesma e também concede uma entrevista. Diretora de filmes como "Positivas”, “Damas do Samba” e “Torre das Donzelas”, Susanna conta como foi o percurso que a levou a abandonar o telejornalismo e se tornar documentarista. A diretora fala também sobre questões presentes tanto na sua obra quanto na sua vida, como a ausência paterna e feminismo.

Próximas Exibições:
Dom, 9 ago às 08:30h


18:00

Visceral Brasil - Temporada 2 - Episódio Plantei Jiló nasceu amor

Documentário201826minBrasilLivreSC


De Marcia Paraí­Â­so

Ex-operária da fábrica de charutos, Dona Dalva Damiani simboliza a invenção do samba de roda do recôncavo baiano, com suas vestimentas que reverenciam a Irmandade da Boa Morte e seu jeito poético de cantar o simples. Aos 90 anos, Dona Dalva é energia, é amor, é puro axé.

Próximas Exibições:
Dom, 9 ago às 09:00h


18:35

O Legado da Coruja - Episódio Simpósio

Documentário198726minFrançaLivre


De Chris Marker

Em Paris, os historiadores de Tbilisi, Atenas e Berkeley brincaram com reconstituições do “simpósio” - o banquete grego - em torno de mesas carregadas de comida e vinho.

Próximas Exibições:
Dom, 9 ago às 09:35h
Seg, 10 ago às 08:00h


19:10

Incertezas Críticas - 1ª Temporada - Episódio Alain Touraine

Documentário201526minBrasilLivre


De Daniel Augusto

Alain Touraine, um dos mais importantes sociólogos vivos, fala dos efeitos de longo prazo da crise financeira de 2008.

Próximas Exibições:
Dom, 9 ago às 10:10h
Seg, 10 ago às 11:30h


19:45

Os Ímpares - Episódio Jards - Criolo e Nação

Documentário201727minBrasilLivre


De Henrique Alqualo, Isis Mello

A banda Nação Zumbi é convidada do programa para reler a canção "Revendo Amigos", do álbum de 1972 de Jards Macalé. Criolo também participa do episódio com sua releitura de "78 Rotações". Jards vai ao estúdio, acompanha a gravação de Criolo e conta um pouco da história do disco.

Próximas Exibições:
Dom, 9 ago às 10:45h


20:20

As Aventuras da Arte Moderna - Episódio Boemia

Documentário201552minFrançaLivre


De Amelie Harrault, Pauline Gaillard

No alegre início do século XX, em Montmartre, um grupo de artistas pobres que compreende Max Jacob, Picasso, Apollinaire, Derain e Vlaminck, entre outros, passa a residir numa antiga fábrica de pianos: Le Bateau-Lavoir. O estilo de vida boêmio que cultivam gira em torno de fazer o trabalho, encontrando musas e alegrar-se. Enquanto isso, do outro lado do Sena, Matisse, conhecido por levar uma vida de austeridade, está ocupado em virar a ordem estabelecida de cabeça para baixo no Salon d´Automne de 1905, exibindo obras que explodem em cores extravagantes. O Fauvismo nasce. Dentro das salas escuras do Bateau -Lavoir, Picasso prepara sua resposta. Prestando homenagem às suas respectivas visões da modernidade, os dois pintores erguem os seus pincéis para uma competição de telas.

Próximas Exibições:
Dom, 9 ago às 11:20h


21:20

Coleção Arte Presente em Inhotim - Episódio Cildo Meireles

Documentário201852minBrasilLivreRJ


De Pedro Urano

O programa aborda o trabalho de Cildo por seu viés conceitual, destacando a relação entre experiência sensorial e experimento conceitual nas instalações expostas no Inhotim. Em seu estúdio, o artista apresenta os "microcadernos", que reúnem desenhos, esboços e ideias que alimentam sua produção até os dias de hoje. Acompanhamos ainda a realização da peça "Mutações geográficas: Fronteira vertical", um projeto de 1969 realizado em 2015 que alterou a altitude do ponto culminante do Brasil.

Próximas Exibições:
Dom, 9 ago às 12:20h


22:20

Niemeyer - A Vida é Um Sopro

Documentário200590minBrasilLivre


De Fabiano Piraino Maciel

Oscar Niemeyer - A vida é um sopro é um filme que procura se pautar na clareza de suas linhas e na poética de suas formas, para (re)construir a história do maior ícone da Arquitetura Moderna Brasileira. Uma história indissociavelmente ligada às transformações do país neste último século. No documentário, o arquiteto conta de forma descontraída como concebeu seus principais projetos. Mostra como revolucionou a Arquitetura Moderna, com a introdução da linha curva e a exploração de novas possibilidades de utilização do concreto armado. Fala também sobre sua vida, seu ideal de uma sociedade mais justa e de questões metafísicas como a insignificância do Homem diante do Universo. A vida é um sopro é costurado por imagens de arquivo inéditas e raras, e por depoimentos de personalidades como os escritores José Saramago, Eduardo Galeano e Carlos Heitor Cony, o poeta Ferreira Gullar, o historiador Eric Hobsbawn, o cineasta Nelson Pereira dos Santos, o ex-presidente de Portugal Mário Soares e o compositor Chico Buarque.

Próximas Exibições:
Dom, 9 ago às 18:00h