Quarta-feira, 5 de Agosto de 2020


00:00

As Aventuras da Arte Moderna - Episódio Boemia

Documentário201552minFrançaLivre


De Amelie Harrault, Pauline Gaillard

No alegre início do século XX, em Montmartre, um grupo de artistas pobres que compreende Max Jacob, Picasso, Apollinaire, Derain e Vlaminck, entre outros, passa a residir numa antiga fábrica de pianos: Le Bateau-Lavoir. O estilo de vida boêmio que cultivam gira em torno de fazer o trabalho, encontrando musas e alegrar-se. Enquanto isso, do outro lado do Sena, Matisse, conhecido por levar uma vida de austeridade, está ocupado em virar a ordem estabelecida de cabeça para baixo no Salon d´Automne de 1905, exibindo obras que explodem em cores extravagantes. O Fauvismo nasce. Dentro das salas escuras do Bateau -Lavoir, Picasso prepara sua resposta. Prestando homenagem às suas respectivas visões da modernidade, os dois pintores erguem os seus pincéis para uma competição de telas.

Próximas Exibições:
Qua, 5 ago às 14:00h
Qui, 6 ago às 08:00h
Sáb, 8 ago às 20:20h


01:00

Coleção Arte Presente em Inhotim - Episódio Cildo Meireles

Documentário201852minBrasilLivreRJ


De Pedro Urano

O programa aborda o trabalho de Cildo por seu viés conceitual, destacando a relação entre experiência sensorial e experimento conceitual nas instalações expostas no Inhotim. Em seu estúdio, o artista apresenta os "microcadernos", que reúnem desenhos, esboços e ideias que alimentam sua produção até os dias de hoje. Acompanhamos ainda a realização da peça "Mutações geográficas: Fronteira vertical", um projeto de 1969 realizado em 2015 que alterou a altitude do ponto culminante do Brasil.

Próximas Exibições:
Qua, 5 ago às 15:00h
Qui, 6 ago às 09:00h
Sáb, 8 ago às 21:20h


02:00

Elizabeth Jobim - Jazida

Jornalismo202012minLivre


Peça de jornalismo cultural produzida pelo Canal Curta!

Próximas Exibições:
Qua, 5 ago às 16:00h
Qui, 6 ago às 10:00h
Sáb, 8 ago às 10:30h


02:20

Niemeyer - A Vida é Um Sopro

Documentário200590minBrasilLivre


De Fabiano Piraino Maciel

Oscar Niemeyer - A vida é um sopro é um filme que procura se pautar na clareza de suas linhas e na poética de suas formas, para (re)construir a história do maior ícone da Arquitetura Moderna Brasileira. Uma história indissociavelmente ligada às transformações do país neste último século. No documentário, o arquiteto conta de forma descontraída como concebeu seus principais projetos. Mostra como revolucionou a Arquitetura Moderna, com a introdução da linha curva e a exploração de novas possibilidades de utilização do concreto armado. Fala também sobre sua vida, seu ideal de uma sociedade mais justa e de questões metafísicas como a insignificância do Homem diante do Universo. A vida é um sopro é costurado por imagens de arquivo inéditas e raras, e por depoimentos de personalidades como os escritores José Saramago, Eduardo Galeano e Carlos Heitor Cony, o poeta Ferreira Gullar, o historiador Eric Hobsbawn, o cineasta Nelson Pereira dos Santos, o ex-presidente de Portugal Mário Soares e o compositor Chico Buarque.

Próximas Exibições:
Qua, 5 ago às 16:20h
Qui, 6 ago às 10:20h
Sáb, 8 ago às 22:20h


04:00

Linhas Abertas - Episódio Traços e Trajetos

Documentário201826minBrasilLivre


De Ricardo Xavier

Qual a diferença entre mobilidade e trânsito? Pra quê ou para quem servem as vias? Será que estamos no caminho certo? Dados concretos e observações realistas abrem as linhas da discussão acerca do transtorno que virou nossas vidas no momento de encarar nosso direito vital de ir e vir pela cidade.

Próximas Exibições:
Qua, 5 ago às 12:00h
Qui, 6 ago às 06:00h
Sáb, 8 ago às 07:00h


04:30

Alma Imoral - Episódio Ruptura e Tradição

Documentário201752minBrasilLivre


De Silvio Tendler

O episódio que encerra a série sublinha o caráter transgressivo de Jesus Cristo. O Jesus histórico, ainda em sua condição judaica, antecedendo o cristianismo, aparece como ligado a uma rede trançada por gerações na gestação de um ser-humano maior. Não seria o filho de pedigree castiço mas um ser-humano mutante e ilícito. Seu julgamento foi comandado pelo corpo, onde diante do povo estava um malfeitor e um benevolente, um ladrão e um santo? Ou pela alma, onde se estava diante de um ladrão que era filho legítimo de um pai e de estirpe inquestionável e de um santo bastardo? Com o passar do tempo, a Igreja tornou Jesus o símbolo maior da tradição, guardião da moral universal e excluiu a transgressão que transforma o “filho de um pai” em “filho do Pai”, de Deus. O linguista Noam Chomsky ressalta que nos antigos textos há uma tradição de interpretação onde se pode usar as palavras da Bíblia em diferentes contextos. Steven Greenberg, o primeiro rabino ortodoxo abertamente gay, comenta que há duas histórias sobre a criação em sentidos opostos: em uma delas Deus está no comando e, no Midrash, Deus não está controlando tudo. Para o escritor Etgar Keret, as tradições são uma questão subjetiva. A filósofa Rebecca Goldstein destacou que Espinoza é um racionalista convicto, mas há algo místico em sua metodologia, como rituais. Outra cientista entrevistada nesse episódio é a geneticista Eva Jablonka. Ela defende que as pessoas que contestam o status quo impulsionam o processo evolutivo. A rabina Yiscah Smith, que fez a transição de sexo, relembra que até seu aniversário de 50 anos vivera sob uma mentira. Passamos para o relato transgressivo do rabino Zalman Schater, que foi repreendido informalmente ao participar de ritos católicos e do candomblé em uma visita ao Brasil. Após fazer uma prece ao lado de Franz Krajcberg, Nilton Bonder encerra a série com uma reflexão sobre desobediência e imortalidade.

Próximas Exibições:
Qua, 5 ago às 12:30h
Qui, 6 ago às 06:30h
Sáb, 8 ago às 05:00h


05:30

Grandes Mitos Gregos - Episódio Hércules - O Homem que Virou Deus

Documentário201526minFrançaLivre


De François Busnel

Nascido da união entre Zeus e Alcmena, Hércules foi vítima do ciúme de Hera, esposa de Zeus, que enviou serpentes para matá-lo enquanto ele ainda estava no berço. Hera manipulou Hércules mais uma vez quando matou Mégara e seus filhos. Para se redimir, ele se entregou a seu primo, o terrível Eristeu, que lhe impôs doze trabalhos, como matar a Hidra de Lerna, uma serpente gigante de sete cabeças, e capturar Cérbero, o temível cão de três cabeças que guardava as portas dos infernos.

Próximas Exibições:
Qua, 5 ago às 13:30h
Qui, 6 ago às 07:30h
Sáb, 8 ago às 07:30h


06:00

O Milagre de Santa Luzia – Cultura Popular - Temporada 1 - Episódio Família Jeneci

Documentário201125minBrasilLivreSP


De Sergio Roizenblit

Seu Manoel Jeneci gosta de fazer, inventar e mexer em tudo por conta própria. Entre as “engenhocas” que a equipe do Milagre de Santa Luzia pôde ver visitando sua casa, destacam-se as caixas de som de fita que ele mesmo fabricou, um excelente projetor de cinema (sua grande paixão), que ele montou para poder ver filmes em altíssima qualidade sem ter que sair de casa, e seu carro, pintado e todo mexido por ele mesmo. Mas sua maior invenção, que garante seu ganha pão há décadas, é um sistema próprio de amplificação de sanfonas, considerado por muitos o melhor do Brasil. Os maiores instrumentistas do país, como Dominguinhos, o falecido Sivuca, Toninho Ferragutti, entre muitos outros, frequentam há anos sua casa em Guaianazes, zona leste de São Paulo, em busca de seus serviços. Foi nesse contexto que cresceu seu filho, Marcelo Jeneci, que desde pequeno conviveu com os músicos e suas sanfonas, sempre mostrando interesse e talento com o instrumento. Não demorou para que aparecesse uma chance para Marcelo mostrar-se para o Brasil e para o mundo. Aos 17 anos, saiu em turnê com Chico César, e a partir daí sua carreira deslanchou. Já tocou com nomes importantíssimos da música brasileira, e recentemente lançou um disco de canções próprias muito aclamado por público e crítica. No bate-papo com Dominguinhos e seu pai, em gravação para a série O Milagre de Santa Luzia, Marcelo fez questão de deixar claro serem eles seus grandes mestres, e que está seguindo um caminho começado por Seu Manoel, que sempre gostou de música mas não pôde ser músico, e inspirado pela simplicidade e genialidade de Dominguinhos.

Próximas Exibições:
Dom, 9 ago às 05:30h


06:30

No Caminho do Bem - Episódio Felicidade

Documentário201652minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca, Bárbara Kahane Com Sérgio Besserman

Este episódio de “No Caminho do Bem” mostra como a felicidade é entendida pelas tradições religiosas. Representantes do judaísmo, budismo e espiritismo, teologia e fiéis do candomblé, hare krishna e catolicismo dão um panorama do que é ser feliz.

Próximas Exibições:
Dom, 9 ago às 06:00h


07:30

Intérpretes do Brasil - Episódio Os Caipiras, por Antonio Candido

Documentário200120minBrasilLivreSP


De Isa Grinspum Ferraz

Antonio Candido de Mello e Souza fala sobre a sociedade caipira, com base na pesquisa que ele desempenhou na década de 1940, para a elaboração de sua tese, publicada em livro, "Parceiros do Rio Bonito", acerca dos modos de produção da sociedade rural da região denominada Paulistânia daquela época.

Próximas Exibições:
Sáb, 8 ago às 06:00h


08:00

Visceral Brasil - Temporada 2 - Episódio Plantei Jiló nasceu amor

Documentário201826minBrasilLivreSC


De Marcia Paraí­Â­so

Ex-operária da fábrica de charutos, Dona Dalva Damiani simboliza a invenção do samba de roda do recôncavo baiano, com suas vestimentas que reverenciam a Irmandade da Boa Morte e seu jeito poético de cantar o simples. Aos 90 anos, Dona Dalva é energia, é amor, é puro axé.

Próximas Exibições:
Sáb, 8 ago às 18:00h


08:30

Os Ímpares - Episódio Jards - Criolo e Nação

Documentário201727minBrasilLivre


De Henrique Alqualo, Isis Mello

A banda Nação Zumbi é convidada do programa para reler a canção "Revendo Amigos", do álbum de 1972 de Jards Macalé. Criolo também participa do episódio com sua releitura de "78 Rotações". Jards vai ao estúdio, acompanha a gravação de Criolo e conta um pouco da história do disco.

Próximas Exibições:
Sáb, 8 ago às 19:45h


09:00

Musicalmente na América Latina - Episódio Milton Nascimento

Documentário197855minBélgicaLivre


De Sandro Pedrazzetti

1980: entrevista e performance do artista brasileiro Milton Nascimento. O repertório veio do álbum “Clube da Esquina”.

Próximas Exibições:
Sáb, 8 ago às 16:30h


10:00

Cássia Eller

Documentário2013113minBrasil12 anosRJ


De Paulo Henrique Fontenelle

Cássia Eller é uma figura icônica da música brasileira. Sua breve passagem pelo cenário musical nos anos 90 deixou uma marca inegável na cultura brasileira. Sua morte, em 2001, teve uma repercussão nacional que se estende até hoje por conta da guarda de seu filho Francisco, que ficou com sua parceira, Eugênia, a quem ele tem como mãe. Com seu talento e carisma, expôs tabus e demonstrou sua força como pessoa pública.

Próximas Exibições:
Sáb, 8 ago às 14:30h


12:00

Linhas Abertas - Episódio Traços e Trajetos

Documentário201826minBrasilLivre


De Ricardo Xavier

Qual a diferença entre mobilidade e trânsito? Pra quê ou para quem servem as vias? Será que estamos no caminho certo? Dados concretos e observações realistas abrem as linhas da discussão acerca do transtorno que virou nossas vidas no momento de encarar nosso direito vital de ir e vir pela cidade.

Próximas Exibições:
Qui, 6 ago às 06:00h
Sáb, 8 ago às 07:00h


12:30

Alma Imoral - Episódio Ruptura e Tradição

Documentário201752minBrasilLivre


De Silvio Tendler

O episódio que encerra a série sublinha o caráter transgressivo de Jesus Cristo. O Jesus histórico, ainda em sua condição judaica, antecedendo o cristianismo, aparece como ligado a uma rede trançada por gerações na gestação de um ser-humano maior. Não seria o filho de pedigree castiço mas um ser-humano mutante e ilícito. Seu julgamento foi comandado pelo corpo, onde diante do povo estava um malfeitor e um benevolente, um ladrão e um santo? Ou pela alma, onde se estava diante de um ladrão que era filho legítimo de um pai e de estirpe inquestionável e de um santo bastardo? Com o passar do tempo, a Igreja tornou Jesus o símbolo maior da tradição, guardião da moral universal e excluiu a transgressão que transforma o “filho de um pai” em “filho do Pai”, de Deus. O linguista Noam Chomsky ressalta que nos antigos textos há uma tradição de interpretação onde se pode usar as palavras da Bíblia em diferentes contextos. Steven Greenberg, o primeiro rabino ortodoxo abertamente gay, comenta que há duas histórias sobre a criação em sentidos opostos: em uma delas Deus está no comando e, no Midrash, Deus não está controlando tudo. Para o escritor Etgar Keret, as tradições são uma questão subjetiva. A filósofa Rebecca Goldstein destacou que Espinoza é um racionalista convicto, mas há algo místico em sua metodologia, como rituais. Outra cientista entrevistada nesse episódio é a geneticista Eva Jablonka. Ela defende que as pessoas que contestam o status quo impulsionam o processo evolutivo. A rabina Yiscah Smith, que fez a transição de sexo, relembra que até seu aniversário de 50 anos vivera sob uma mentira. Passamos para o relato transgressivo do rabino Zalman Schater, que foi repreendido informalmente ao participar de ritos católicos e do candomblé em uma visita ao Brasil. Após fazer uma prece ao lado de Franz Krajcberg, Nilton Bonder encerra a série com uma reflexão sobre desobediência e imortalidade.

Próximas Exibições:
Qui, 6 ago às 06:30h
Sáb, 8 ago às 05:00h


13:30

Grandes Mitos Gregos - Episódio Hércules - O Homem que Virou Deus

Documentário201526minFrançaLivre


De François Busnel

Nascido da união entre Zeus e Alcmena, Hércules foi vítima do ciúme de Hera, esposa de Zeus, que enviou serpentes para matá-lo enquanto ele ainda estava no berço. Hera manipulou Hércules mais uma vez quando matou Mégara e seus filhos. Para se redimir, ele se entregou a seu primo, o terrível Eristeu, que lhe impôs doze trabalhos, como matar a Hidra de Lerna, uma serpente gigante de sete cabeças, e capturar Cérbero, o temível cão de três cabeças que guardava as portas dos infernos.

Próximas Exibições:
Qui, 6 ago às 07:30h
Sáb, 8 ago às 07:30h


14:00

As Aventuras da Arte Moderna - Episódio Boemia

Documentário201552minFrançaLivre


De Amelie Harrault, Pauline Gaillard

No alegre início do século XX, em Montmartre, um grupo de artistas pobres que compreende Max Jacob, Picasso, Apollinaire, Derain e Vlaminck, entre outros, passa a residir numa antiga fábrica de pianos: Le Bateau-Lavoir. O estilo de vida boêmio que cultivam gira em torno de fazer o trabalho, encontrando musas e alegrar-se. Enquanto isso, do outro lado do Sena, Matisse, conhecido por levar uma vida de austeridade, está ocupado em virar a ordem estabelecida de cabeça para baixo no Salon d´Automne de 1905, exibindo obras que explodem em cores extravagantes. O Fauvismo nasce. Dentro das salas escuras do Bateau -Lavoir, Picasso prepara sua resposta. Prestando homenagem às suas respectivas visões da modernidade, os dois pintores erguem os seus pincéis para uma competição de telas.

Próximas Exibições:
Qui, 6 ago às 08:00h
Sáb, 8 ago às 20:20h


15:00

Coleção Arte Presente em Inhotim - Episódio Cildo Meireles

Documentário201852minBrasilLivreRJ


De Pedro Urano

O programa aborda o trabalho de Cildo por seu viés conceitual, destacando a relação entre experiência sensorial e experimento conceitual nas instalações expostas no Inhotim. Em seu estúdio, o artista apresenta os "microcadernos", que reúnem desenhos, esboços e ideias que alimentam sua produção até os dias de hoje. Acompanhamos ainda a realização da peça "Mutações geográficas: Fronteira vertical", um projeto de 1969 realizado em 2015 que alterou a altitude do ponto culminante do Brasil.

Próximas Exibições:
Qui, 6 ago às 09:00h
Sáb, 8 ago às 21:20h


16:00

Elizabeth Jobim - Jazida

Jornalismo202012minLivre


Peça de jornalismo cultural produzida pelo Canal Curta!

Próximas Exibições:
Qui, 6 ago às 10:00h
Sáb, 8 ago às 10:30h


16:20

Niemeyer - A Vida é Um Sopro

Documentário200590minBrasilLivre


De Fabiano Piraino Maciel

Oscar Niemeyer - A vida é um sopro é um filme que procura se pautar na clareza de suas linhas e na poética de suas formas, para (re)construir a história do maior ícone da Arquitetura Moderna Brasileira. Uma história indissociavelmente ligada às transformações do país neste último século. No documentário, o arquiteto conta de forma descontraída como concebeu seus principais projetos. Mostra como revolucionou a Arquitetura Moderna, com a introdução da linha curva e a exploração de novas possibilidades de utilização do concreto armado. Fala também sobre sua vida, seu ideal de uma sociedade mais justa e de questões metafísicas como a insignificância do Homem diante do Universo. A vida é um sopro é costurado por imagens de arquivo inéditas e raras, e por depoimentos de personalidades como os escritores José Saramago, Eduardo Galeano e Carlos Heitor Cony, o poeta Ferreira Gullar, o historiador Eric Hobsbawn, o cineasta Nelson Pereira dos Santos, o ex-presidente de Portugal Mário Soares e o compositor Chico Buarque.

Próximas Exibições:
Qui, 6 ago às 10:20h
Sáb, 8 ago às 22:20h


18:00

Design Gráfico Brasileiro - Episódio Marcas - Síntese e Força

Documentário201552minBrasilLivre


De André Saad Jafet, Jorge Saad Jafet

Esse episódio da série investiga a importância do que provavelmente é uma das áreas mais requisitadas e vibrantes do design gráfico. Como se constrói uma marca e qual a percepção que ela gera no consumidor sobre as empresas, produtos e serviços relacionados a ela? Como provoca criadores e especialistas a refletirem sobre a inegável importância do design para a construção narrativa por trás de uma empresa, e seus reflexos nos valores, mensagens e todo contexto de suas atividades? Estas são algumas das perguntas que nortearão a narrativa deste episódio.

Próximas Exibições:
Qui, 6 ago às 04:00h
Sex, 7 ago às 06:00h
Dom, 9 ago às 03:00h


19:00

A Linguagem do Cinema - 2ª Temporada - Episódio O Vento e o Tempo - Eduardo Nunes

Documentário201753minBrasilLivreRJ


De Geraldo Sarno

Formado em cinema pela UFF, Eduardo Nunes desenvolve um estilo marcado por longos planos-sequência que lhe valeram o prêmio Andrei Tarkovski por “Sudoeste” (2011), seu primeiro longa. Realizado com uma proporção de imagem extremamente incomum, o filme explora, em preto e branco, um universo simbólico de fundo interiorano e imemorial. Foi exibido em mais de 30 países, ganhou diversos prêmios internacionais, incluindo dois FIPRESCI, além de também ter sido distribuído na Europa e nos EUA, onde estreou com uma exibição no MoMA. Eduardo é herdeiro das tradições do cinema intelectual moderno que tratam, entre outros aspectos, de um tempo idílico e do mundo rural brasileiro.

Próximas Exibições:
Qui, 6 ago às 05:00h
Sex, 7 ago às 07:00h
Sáb, 8 ago às 08:00h


20:00

Cineastas - Episódio Tata Amaral

Documentário201645minBrasilLivreRJ


De Hermes Leal

Diretora paulistana, Tata Amaral enfoca, em seus filmes, a figura da mulher, em suas diferentes fases de vida, e em épocas marcantes de nossa história, como a ditadura. O roteirista Jean-Claude Bernardet e o escritor Fernando Bonassi contam como é o processo de criação dos roteiros junto com a diretora, além de relatos do cineasta Francisco César Filho, Caru Alves de Souza, das atrizes Leona Cavalli, Denise Fraga e Negra Lee.

Próximas Exibições:
Qui, 6 ago às 00:00h
Sex, 7 ago às 08:00h
Seg, 10 ago às 01:00h


21:00

Cabra Marcado para Morrer

Documentário1983120minBrasil16 anosRJ


De Eduardo Coutinho

Em 1962, o líder da liga camponesa de Sapé (PB), João Pedro Teixeira, é assassinado por ordem de latifundiários. Um filme sobre sua vida começa a ser rodado em 1964, com a reconstituição ficcional da ação política que levou ao assassinato. Uma produção do CPC da UNE e do movimento de cultura popular de Pernambuco, com direção de Eduardo Coutinho. As filmagens são interrompidas pelo Golpe Militar de 1964. Dezessete anos depois, em 1981, Eduardo Coutinho retoma o projeto e procura Elizabeth Teixeira e outros participantes do filme interrompido. O tema central passa a ser a história de cada um deles que, estimulados pela filmagem e revendo as imagens do passado, elaboram para a câmera os sentidos de suas experiências.

Próximas Exibições:
Qui, 6 ago às 01:00h
Sex, 7 ago às 09:00h
Sáb, 8 ago às 12:20h


23:10

Quando Parei de me Preocupar com Canalhas

Ficção201415minBrasil12 anosGO


De Tiago Vieira Com Nilton Bicudo, Matheus Nachtergaele, Paulo Miklos, Otto Ferreira, Sergio Pardal

João Carlos se acha politizado, mas começa se dar conta de que vem se tornando tão chato quanto os taxistas da cidade. Enquanto é perseguido por esse fantasma e vive uma crise de relacionamento, tem um surto de lucidez.

Próximas Exibições:
Qui, 6 ago às 03:10h
Sex, 7 ago às 11:10h
Sáb, 8 ago às 06:35h


23:30

Nós, Documentaristas - Episódio Susanna Lira

Documentário201826minBrasilLivreRJ


De Susanna Lira Com Susanna Lira

No episódio, a cineasta Susanna Lira vira a câmera para ela mesma e também concede uma entrevista. Diretora de filmes como "Positivas”, “Damas do Samba” e “Torre das Donzelas”, Susanna conta como foi o percurso que a levou a abandonar o telejornalismo e se tornar documentarista. A diretora fala também sobre questões presentes tanto na sua obra quanto na sua vida, como a ausência paterna e feminismo.

Próximas Exibições:
Qui, 6 ago às 03:30h
Sex, 7 ago às 11:30h
Sáb, 8 ago às 17:30h