Quarta-feira, 29 de Julho de 2020


00:00

Ensaios Contemporâneos - Episódio Festival Panorama

Documentário201852minBrasil16 anos


De Eduardo Hunter Moura

O episódio remonta parte da história do festival de dança contemporânea mais importante do país hoje, o Festival Panorama. Desde o seu nascimento, graças à mobilização de um pequeno grupo de artistas do Rio de Janeiro, até as mais recentes edições, quando ganhou proporções internacionais, já são mais de duas décadas de existência, com inúmeras apresentações marcantes, diversos trabalhos nacionais e estrangeiros lançados. O Festival Panorama tem papel fundamental na construção da cena e da memória da dança não só no Rio de Janeiro, mas no Brasil. Por isso, narrar a história do festival é também uma forma de contar a história da dança contemporânea no país.

Próximas Exibições:
Qua, 29 jul às 14:00h
Qui, 30 jul às 08:00h
Sáb, 1 ago às 20:20h


01:00

Coleção Arte Presente em Inhotim - Episódio Olafur Eliasson

Documentário201852minBrasilLivreRJ


De Pedro Urano

Visitamos o Studio Olafur Eliasson em Berlim, que reúne cerca de 100 funcionários. Acompanhamos o dia a dia do lugar e conversamos com o artista e com alguns de seus mais próximos colaboradores. Somos apresentados aos projetos de dois futuros pavilhões pensados para Inhotim, enquanto Olafur revela sua preocupação com as mudanças climáticas e seu peculiar entendimento da realidade.

Próximas Exibições:
Qua, 29 jul às 15:00h
Qui, 30 jul às 09:00h
Sáb, 1 ago às 21:20h


02:00

A Deusa Branca

Documentário201330minBrasilLivreRJ


De Alfeu França

Em 1958, o polêmico Flávio de Carvalho integra uma expedição à Região Amazônica. Seu objetivo é realizar um filme unindo pesquisa etnográfica e drama ficcional sobre uma menina branca que teria sido raptada por índios. Valendo-se do precioso material filmado durante a expedição, “A deusa branca” resgata esse obscuro episódio da vida desse genial artista.

Próximas Exibições:
Qua, 29 jul às 16:00h
Qui, 30 jul às 10:00h
Sáb, 1 ago às 12:30h


02:35

Os Irmãos Roberto

Documentário201272minBrasilLivreRJ


De Ivana Mendes, Tiago Arakilian

Integrantes da mesma geração de Lúcio Costa, Oscar Niemeyer e Affonso Eduardo Reidy, os irmãos Marcelo, Milton e Maurício, conhecidos profissionalmente como irmãos Roberto, foram os autores de marcos da arquitetura modernista brasileira, como o premiado prédio da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), no centro do Rio, e o aeroporto Santos Dumont. A partir de depoimentos de arquitetos contemporâneos, reavaliamos sua contribuição, especialmente na formulação de projetos de moradia de classe média que, embora voltados para o mercado, nunca perderam de vista a beleza e o bem-estar dos ocupantes.

Próximas Exibições:
Qua, 29 jul às 16:35h
Qui, 30 jul às 10:35h
Dom, 2 ago às 01:00h


04:00

Linhas Abertas - Episódio Jardins Suspensos

Documentário201826minBrasilLivre


De João Vargas

Em 1970, durante a ditadura militar, foi inaugurado na região central de São Paulo o elevado conhecido como Minhocão. Jardins Suspensos mostra o impacto negativo do Minhocão na região por onde passa e as transformações na vizinhança da HighLine, um parque elevado em New York, para discutir as mudanças no entorno do Minhocão com sua desativação para o trânsito rodoviário, prevista pelo código de obras de São Paulo, vai levar à demolição do Minhocão ou à sua transformação em um parque elevado.

Próximas Exibições:
Qua, 29 jul às 12:00h
Qui, 30 jul às 06:00h
Sáb, 1 ago às 07:00h


04:30

Alma Imoral - Episódio Ruptura e Território

Documentário201752minBrasilLivre


De Silvio Tendler

O quarto episódio da série mostra que, para o texto bíblico, a linhagem feminina é que tem o protagonismo na traição. Eva, Sara, Rute e as filhas de Lote rompem com as tradições para perpetuar a espécie. Assim, o filho messiânico nasce não do cumprimento das leis, mas da sua transgressão. Aqui transitamos no campo das rupturas através da arte e da espiritualidade. Natali Cohen, performer anarquista, enfrenta as autoridades para falar dos abusos contra palestinos e diz que prefere morrer a ficar calada. Através da projeção de vídeos gravados nos territórios ocupados, Arkadi Zaides propõe um novo olhar para o diálogo com a população palestina. A cantora Mira Awad cresceu em uma vila palestina onde também havia judeus e diz que só se percebeu palestina quando precisou reafirmar sua identidade ao entrar na universidade. Temos a história de Jake Gabriel. Seus pais queriam que ele fosse rabino, ele sonhava em ser cantor de rock. Nos anos 80, faz o caminho de volta para a tradição. Há alguns anos transgrediu ao doar esperma para que uma amiga lésbica. Professora de canto judaico baseado nos textos sagrados, Shefa Gold sempre foi contestadora. Ela nos conta que, desde a infância, desafiava os tabus da religião. O músico Akiva, criado por pais ateus, só entra em contato com a tradição judaica aos 22 anos, quando a irmã se suicida e o pai decide que é hora do filho ir para Israel. Hoje, toca tambor em sinagogas, rompendo com uma antiga interdição. A trajetória que encerra o episódio é a do Lama Michel Rinpoche. Nascido em uma família judaica, foi reconhecido como reencarnação de um mestre budista tibetano. Lama Michel conta que se sentia culpado por causar sofrimento à sua família, mas que não se encaixava na vida que levava antes de se iniciar no budismo.

Próximas Exibições:
Qua, 29 jul às 12:30h
Qui, 30 jul às 06:30h
Sáb, 1 ago às 05:00h


05:30

Grandes Mitos Gregos - Episódio Medeia - Amor Assassino

Documentário201526minFrançaLivre


De François Busnel

Inúmeras aventuras e infortúnios resultaram deste encontro amoroso, e a pobre Medeia parecia estar na origem de tudo isso. Os dois amantes se refugiaram na Grécia, casaram-se, e Medeia deu à luz dois filhos. Um dia, porém, Jasão sucumbiu à tentação do poder. Ele rejeitou Medeia e se casou com a filha do rei de Corinto. Sozinha e infeliz, Medeia planejou uma terrível vingança, que devastou o homem que ela amava.

Próximas Exibições:
Qua, 29 jul às 13:30h
Qui, 30 jul às 07:30h
Sáb, 1 ago às 07:30h


06:00

O Milagre de Santa Luzia – Cultura Popular - Temporada 1 - Episódio Enok

Documentário201125minBrasilLivreSP


De Sergio Roizenblit

Ex-integrante do Trio Virgulino, Enok partiu em 2018 para a carreira solo após 38 anos junto à banda. O Trio foi um dos grandes responsáveis pela febre do ‘forró universitário’, que desde de o início da década de 90 fez muito sucesso em São Paulo. O pernambucano veio para São Paulo na juventude, e depois de conhecer Americana, acabou se firmando na cidade, fugindo do caos da capital paulista. É um dos mais respeitados sanfoneiros de forró do Brasil. Com uma discografia extensa e shows regulares nas mais importantes casas de forró, Enok e sua banda abriram espaço à família Virgulino, banda formada por seus filhos. Jonas, um dos sanfoneiros da banda, participou da gravação com o pai, para a série O Milagre de Santa Luzia. Na charmosa estação de trem de Americana, contaram histórias e tocaram músicas que fariam tremer uma sala de reboco.

Próximas Exibições:
Dom, 2 ago às 06:00h


06:30

Waapa

Documentário201721minBrasilLivreRJ


De David Reeks, Paula Mendonça, Renata Meirelles

O documentário propõe um mergulho inédito na infância Yudja (Parque Indígena do Xingu/MT) e nos cuidados que acompanham seu crescimento. O brincar, a vida comunitária e as influências de uma relação espiritual com a natureza são revelados como elementos que organizam o corpo-alma dessas crianças.

Próximas Exibições:
Sáb, 1 ago às 06:35h


07:00

Beyond Ipanema - 2ª temporada - Episódio Nova York: o Brasil é aqui

Documentário201423minBrasilLivreSP


De Guto Barra

Beyond Ipanema conclui a segunda temporada mostrando o trabalho de uma recém-chegada em Nova York, a cantora e compositora Alexia Bomtempo. O episódio também inclui entrevistas e performances de Stacey Kent e Keren Ann.

Próximas Exibições:
Dom, 2 ago às 06:30h


07:30

Imortais da Academia - Episódio A imortalidade essencial

Documentário201726minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca

O último episódio da série Imortais da Academia fala sobre aquele que é um dos traços definidores da Casa de Machado de Assis – a aura de imortalidade. Aura essa que foi conquistada ao longo dos seus 120 anos de existência, graças à persistência em seu propósito de origem: a cultura da língua e da literatura nacional. Neste episódio, ainda, é abordada outra das tarefas a que se propõe a ABL: a propagação da literatura brasileira pelo mundo. Vêm à tona questões como a dificuldade de divulgação nos países que não falam o português e a problematização em torno de estigmas vinculados à literatura brasileira.

Próximas Exibições:
Sáb, 1 ago às 06:00h


08:00

Visceral Brasil - Temporada 2 - Episódio Devotos do sagrado

Documentário201826minBrasilLivreSC


De Marcia Paraí­so

A produção artesanal da viola de cocho pelas mãos de Mestre Alcides e a festa popular em louvor aos santos que agrega dezenas de tocadores de viola de cocho no Mato Grosso, celebrando a fé e reafirmando a música como instrumento de devoção.

Próximas Exibições:
Sáb, 1 ago às 18:00h


08:30

Os Ímpares - Episódio Di Melo - Emicida e Pretinho

Documentário201727minBrasilLivre


De Henrique Alqualo, Isis Mello

Emicida cria sua versão para a música "Kilariô", do álbum de Di Melo. Já Pretinho da Serrinha transforma em samba "A vida em seus métodos diz calma", com a participação do próprio Di Melo. Ele conta as histórias do disco para Emicida e Pretinho.

Próximas Exibições:
Sáb, 1 ago às 19:45h


09:00

Musicalmente na América Latina - Episódio Mercedes Sosa

Documentário197855minBélgicaLivre


De Sandro Pedrazzetti

Entrevista e performance de 1980 da lenda da música argentina Mercedes Sosa.

Próximas Exibições:
Sáb, 1 ago às 16:30h


10:00

Blitz

Documentário2019104minBrasilLivreRJ


De Paulo Fontenelle

O documentário apresenta a história e trajetória da primeira banda consagrada do pop-rock brasileiro, Blitz. O longa-metragem explora seu surgimento na lona do Circo Voador entre Ipanema e Copacabana, na década de 1980, até às turnês internacionais e o enorme sucesso do grupo ainda nos dias atuais.

Próximas Exibições:
Sáb, 1 ago às 13:10h


12:00

Linhas Abertas - Episódio Jardins Suspensos

Documentário201826minBrasilLivre


De João Vargas

Em 1970, durante a ditadura militar, foi inaugurado na região central de São Paulo o elevado conhecido como Minhocão. Jardins Suspensos mostra o impacto negativo do Minhocão na região por onde passa e as transformações na vizinhança da HighLine, um parque elevado em New York, para discutir as mudanças no entorno do Minhocão com sua desativação para o trânsito rodoviário, prevista pelo código de obras de São Paulo, vai levar à demolição do Minhocão ou à sua transformação em um parque elevado.

Próximas Exibições:
Qui, 30 jul às 06:00h
Sáb, 1 ago às 07:00h


12:30

Alma Imoral - Episódio Ruptura e Território

Documentário201752minBrasilLivre


De Silvio Tendler

O quarto episódio da série mostra que, para o texto bíblico, a linhagem feminina é que tem o protagonismo na traição. Eva, Sara, Rute e as filhas de Lote rompem com as tradições para perpetuar a espécie. Assim, o filho messiânico nasce não do cumprimento das leis, mas da sua transgressão. Aqui transitamos no campo das rupturas através da arte e da espiritualidade. Natali Cohen, performer anarquista, enfrenta as autoridades para falar dos abusos contra palestinos e diz que prefere morrer a ficar calada. Através da projeção de vídeos gravados nos territórios ocupados, Arkadi Zaides propõe um novo olhar para o diálogo com a população palestina. A cantora Mira Awad cresceu em uma vila palestina onde também havia judeus e diz que só se percebeu palestina quando precisou reafirmar sua identidade ao entrar na universidade. Temos a história de Jake Gabriel. Seus pais queriam que ele fosse rabino, ele sonhava em ser cantor de rock. Nos anos 80, faz o caminho de volta para a tradição. Há alguns anos transgrediu ao doar esperma para que uma amiga lésbica. Professora de canto judaico baseado nos textos sagrados, Shefa Gold sempre foi contestadora. Ela nos conta que, desde a infância, desafiava os tabus da religião. O músico Akiva, criado por pais ateus, só entra em contato com a tradição judaica aos 22 anos, quando a irmã se suicida e o pai decide que é hora do filho ir para Israel. Hoje, toca tambor em sinagogas, rompendo com uma antiga interdição. A trajetória que encerra o episódio é a do Lama Michel Rinpoche. Nascido em uma família judaica, foi reconhecido como reencarnação de um mestre budista tibetano. Lama Michel conta que se sentia culpado por causar sofrimento à sua família, mas que não se encaixava na vida que levava antes de se iniciar no budismo.

Próximas Exibições:
Qui, 30 jul às 06:30h
Sáb, 1 ago às 05:00h


13:30

Grandes Mitos Gregos - Episódio Medeia - Amor Assassino

Documentário201526minFrançaLivre


De François Busnel

Inúmeras aventuras e infortúnios resultaram deste encontro amoroso, e a pobre Medeia parecia estar na origem de tudo isso. Os dois amantes se refugiaram na Grécia, casaram-se, e Medeia deu à luz dois filhos. Um dia, porém, Jasão sucumbiu à tentação do poder. Ele rejeitou Medeia e se casou com a filha do rei de Corinto. Sozinha e infeliz, Medeia planejou uma terrível vingança, que devastou o homem que ela amava.

Próximas Exibições:
Qui, 30 jul às 07:30h
Sáb, 1 ago às 07:30h


14:00

Ensaios Contemporâneos - Episódio Festival Panorama

Documentário201852minBrasil16 anos


De Eduardo Hunter Moura

O episódio remonta parte da história do festival de dança contemporânea mais importante do país hoje, o Festival Panorama. Desde o seu nascimento, graças à mobilização de um pequeno grupo de artistas do Rio de Janeiro, até as mais recentes edições, quando ganhou proporções internacionais, já são mais de duas décadas de existência, com inúmeras apresentações marcantes, diversos trabalhos nacionais e estrangeiros lançados. O Festival Panorama tem papel fundamental na construção da cena e da memória da dança não só no Rio de Janeiro, mas no Brasil. Por isso, narrar a história do festival é também uma forma de contar a história da dança contemporânea no país.

Próximas Exibições:
Qui, 30 jul às 08:00h
Sáb, 1 ago às 20:20h


15:00

Coleção Arte Presente em Inhotim - Episódio Olafur Eliasson

Documentário201852minBrasilLivreRJ


De Pedro Urano

Visitamos o Studio Olafur Eliasson em Berlim, que reúne cerca de 100 funcionários. Acompanhamos o dia a dia do lugar e conversamos com o artista e com alguns de seus mais próximos colaboradores. Somos apresentados aos projetos de dois futuros pavilhões pensados para Inhotim, enquanto Olafur revela sua preocupação com as mudanças climáticas e seu peculiar entendimento da realidade.

Próximas Exibições:
Qui, 30 jul às 09:00h
Sáb, 1 ago às 21:20h


16:00

A Deusa Branca

Documentário201330minBrasilLivreRJ


De Alfeu França

Em 1958, o polêmico Flávio de Carvalho integra uma expedição à Região Amazônica. Seu objetivo é realizar um filme unindo pesquisa etnográfica e drama ficcional sobre uma menina branca que teria sido raptada por índios. Valendo-se do precioso material filmado durante a expedição, “A deusa branca” resgata esse obscuro episódio da vida desse genial artista.

Próximas Exibições:
Qui, 30 jul às 10:00h
Sáb, 1 ago às 12:30h


16:35

Os Irmãos Roberto

Documentário201272minBrasilLivreRJ


De Ivana Mendes, Tiago Arakilian

Integrantes da mesma geração de Lúcio Costa, Oscar Niemeyer e Affonso Eduardo Reidy, os irmãos Marcelo, Milton e Maurício, conhecidos profissionalmente como irmãos Roberto, foram os autores de marcos da arquitetura modernista brasileira, como o premiado prédio da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), no centro do Rio, e o aeroporto Santos Dumont. A partir de depoimentos de arquitetos contemporâneos, reavaliamos sua contribuição, especialmente na formulação de projetos de moradia de classe média que, embora voltados para o mercado, nunca perderam de vista a beleza e o bem-estar dos ocupantes.

Próximas Exibições:
Qui, 30 jul às 10:35h
Dom, 2 ago às 01:00h


18:00

Design Gráfico Brasileiro - Episódio Espacial - Narrativas em 3D

Documentário201552minBrasilLivre


De André Saad Jafet, Jorge Saad Jafet

Aparentemente uma das categorias mais funcionais dentro do universo do design gráfico, o episódio situa a importância estética da ambientação para a fruição adequada de “objetos” tão distintos como um aeroporto, uma exposição ou o metrô. Atividade muito próxima da arquitetura, não é a toa que o design espacial ou ambiental pode ser chamado “design total”.

Próximas Exibições:
Qui, 30 jul às 04:00h
Sex, 31 jul às 06:00h
Dom, 2 ago às 03:25h


19:00

A Linguagem do Cinema - 2ª Temporada - Episódio O Canto do Sabiá - Edgard Navarro

Documentário201756minBrasilLivreRJ


De Geraldo Sarno

Autor de uma obra radical e incomum, Edgard começou a fazer cinema na década de 1970, desafiando os limites do bom gosto e prolongando as virtudes do chamado cinema marginal com a iconoclastia, a pesquisa de linguagem e o compromisso com a invenção artística. Partindo da condição periférica e explorando ícones pop, construiu uma obra singular em que a liberdade do indivíduo se torna seu maior trunfo em meio à mesmice e à banalidade do mundo contemporâneo. Em 1989, dirigiu o média-metragem “Superoutro”, que levou os prêmios de Melhor Filme, Melhor Direção e Melhor Ator no Festival de Gramado de 1989, além de ter sido selecionado para os festivais de Havana, Tróia, Nova York e Helsinque. Voltou ao cinema em 2005 com o longa “Eu me lembro” (2005), que ganhou os Candangos de Melhor Filme, Direção, Atriz, Ator coadjuvante, Atriz Coadjuvante e Roteiro.

Próximas Exibições:
Qui, 30 jul às 05:00h
Sex, 31 jul às 07:00h
Sáb, 1 ago às 08:00h


20:00

Cineastas - Episódio Marcelo Gomes

Documentário201645minBrasilLivreRJ


De Hermes Leal

Diretor de “Cinema, Aspirinas e Urubus”, Marcelo Gomes conta como surgiu a história do filme, que ganhou destaque internacional, e como cria suas obras, com enfoque em seus personagens. Karim Aïnouz, Cao Guimarães, João Miguel, Hermila Guedes, Sara Silveira, João Vieira Jr., são os entrevistados que nos revela um pouco mais sobre o cineasta.

Próximas Exibições:
Qui, 30 jul às 00:00h
Sex, 31 jul às 08:00h
Seg, 3 ago às 01:00h


21:00

Eles Não Usam Black-Tie

Ficção1981123minBrasil14 anosRJ


De Leon Hirszman Com Ricardo Dias, Paulo José, João Acaiabe, Antônio Petrin, Fernanda Montenegro

“Eles não usam black-tie” debruça-se sobre os conflitos, contradições e anseios da classe trabalhadora no final dos anos 1970, na crise final da ditadura militar. Baseado em peça homônima de Gianfrancesco Guarnieri escrita duas décadas antes, o filme adota uma narrativa realista que situa, em polos antagônicos, a esperança na ação coletiva e a aposta nas saídas individuais como alternativas de vida para os trabalhadores. Em torno do conflito entre o pai sindicalista, Otávio (Guarnieri), e o filho alienado, Tião (Carlos Alberto Ricelli), constrói-se uma trama comovente que reflete os efeitos da luta pela sobrevivência no seio da família operária. “Eles não usam black-tie” cativou o público e a crítica e recebeu vários prêmios, entre os quais se destaca o Leão de Ouro no Festival de Veneza de 1981.

Próximas Exibições:
Qui, 30 jul às 01:00h
Sex, 31 jul às 09:00h
Dom, 2 ago às 19:35h


23:20

Pedro Luis - Vale Quanto Pesa - Episódio Negro Gato

Documentário20194minBrasilLivreRJ


De Pedro Tré Hansen

Pedro Luis interpreta canções de Luiz Melodia.

Próximas Exibições:
Qui, 30 jul às 03:20h
Sex, 31 jul às 11:20h
Sáb, 1 ago às 22:25h


23:30

Nós, Documentaristas - Episódio Joel Zito

Documentário201826minBrasilLivreRJ


De Susanna Lira Com Joel Zito

No episódio, o cineasta e pesquisador acadêmico Joel Zito Araújo, responsável por obras como “Retrato em Preto e Branco” e “Raça”, fala a respeito do processo de criação de seus filmes e aborda temas importantes para a sua filmografia, como o racismo presente na televisão, sobretudo nas telenovelas, tema de seu documentário "Eu, Mulher Negra".

Próximas Exibições:
Qui, 30 jul às 03:30h
Sex, 31 jul às 11:30h
Sáb, 1 ago às 17:30h