Terça-feira, 7 de Julho de 2020


00:00

Visceral Brasil - Temporada 2 - Episódio Raiz Ancestral

Documentário201826minBrasilLivreSC


De Marcia Paraí­so

Os incríveis e performáticos Aniceto – há mais de 100 anos, gerações de uma mesma família que mantém e resiste no que vem da alma, tocar, dançar e representar o Cariri pela arte em sua manifestação autêntica, única e original.


00:30

Cale-se - Episódio Na Boca do Povo

Documentário201526minBrasilLivre


De Marcus Fernando

Este episódio dedicado aos cantores populares traz novos depoimentos e desdobramentos da manifestação brega durante o regime militar. Paulo Cesar Araújo, Juca Chaves, Odair José, Fernando Mendes e Luiz Ayrão contextualizam as produções e os discursos vigentes no período. Paulo Cesar Araújo fala sobre como a homenagem de Benito di Paula a Geraldo Vandré na faixa “Tributo a um rei esquecido” conseguiu driblar os radares da censura e ir a público. O escritor também relembra a dupla “Dom & Ravel”, que ganhou fama de nacionalista pela marcha “Eu te amo meu Brasil”. Paulo Cesar relativiza a fama de ufanista de Dom e Ravel, que também tiveram músicas censuradas, sendo também intimados a depor pela Polícia Federal. O episódio traz ainda o relato de Juca Chaves, compositor, músico e humorista, que tirou o bom humor do governo antes mesmo do regime militar ser instaurado, ao satirizar os presidentes Juscelino Kubitschek e João Goulart. O cantor comenta as irreverentes criações durante a ditadura e conta que teve mais de 80 processos de censura. Os números musicais relembram as músicas “Presidente Bossa Nova” e “Divórcio”.


01:00

Hermeto Pascoal - Ato de criação

Documentário200850minBrasilLivreRJ


De Marilia Alvim

Este vídeo foi feito durante a gravação da trilha sonora que Hermeto fazia para o documentário sobre Cícero Dias dirigido pelo Mario Carneiro. Entramos no estúdio sem que Hermeto tivesse uma noção exata das imagens que iria ver e do que seria necessário para que sua música complementasse a pintura de Cícero Dias. A música do filme foi feita em 2 dias de 6 horas. Foi uma experiência fantástica.


01:56

Especial Coronavírus - Vaquinha Estação

Jornalismo20202minLivre


Peça de jornalismo cultural produzida pelo Canal Curta!


02:00

Nelson Freire

Documentário2003107minBrasilLivreRJ


De João Moreira Salles

Documentário de longa-metragem sobre a vida do pianista brasileiro Nelson Freire, com direção de João Moreira Salles. O filme acompanha a rotina de Nelson em concertos ou recitais, desde o primeiro contato com o piano até a recepção dos admiradores no camarim. A singularidade do documentário está na ausência de depoimentos sobre Nelson. O filme não buscou o testemunho de amigos ou parentes, de outros músicos, de críticos ou de simples admiradores. A exceção é Martha Argerich, pianista argentina, que mantém com Nelson uma amizade de mais de quatro décadas. O documentário registra fragmentos de uma história completa, indicando uma linha de continuidade entre a infância e a maturidade. Os fatos e imagens escolhidos refazem o fio histórico que transformou o menino-prodígio do interior de Minas no pianista que se tornou unanimidade internacional. Com movimentos econômicos, sem pressa, o documentário se aproxima de Nelson e encontra um temperamento introspectivo e uma notável capacidade de criar a beleza. Nelson Freire foi filmado no Rio e São Paulo, na França, na Bélgica e na Rússia, entre maio de 2000 e agosto de 2001.


04:00

O Milagre de Santa Luzia – Cultura Popular - Temporada 1 - Episódio A Sanfona Caipira

Documentário201125minBrasilLivreSP


De Sergio Roizenblit

A música caipira de raíz de São Paulo tem uma história riquíssima, representada por ícones como Angelino de Oliveira, João Pacífico, as duplas Tonico e Tinoco e Mariano e Caçula, por exemplo. Mas há incontáveis músicos anônimos que engrossam o caldo dessa história, bem ao estilo ‘come quieto’ caipira, e que, carregados de simplicidade e inspiração, são a fonte inesgotável desse caldeirão artístico. Este programa da série O Milagre de Santa Luzia apresenta sanfoneiros amadores ou desconhecidos, representantes dessa história. Reunidos numa grande festa, na fazenda de Gilda Montans, em Ribeirão Preto, eles falam sobre a simplicidade da vida rural, da rotina do campo e como esse ‘clima’ se reflete na música que ouvem e tocam. As canções e os depoimentos, mais do que uma alternativa musical, apresentam uma visão de mundo oposta à dos habitantes das grandes cidades. Um programa inspirador, que instiga a reflexão.


04:30

Dia Estrelado

Animação201117minBrasilLivrePE


De Nara Normande

Num lugar inóspito, um menino e sua família lutam por sobrevivência.


04:50

Sem Você

Show20196minBrasilLivreSP


De Ana Rezende Com Gabriel Geszti

Canção do álbum Coresz (2016) de Gabriel Geszti.

Próximas Exibições:
Sáb, 5 set às 22:20h


05:00

Beyond Ipanema - 2ª temporada - Episódio Tóquio: Bossa Feminina

Documentário201423minBrasilLivreSP


De Guto Barra

Lisa Ono, maior nome da música brasileira na Ásia, com quase 30 discos lançados, analisa o amor dos japoneses pela MPB. A cantora Mio Matsuda, que já gravou quatro discos em português, faz uma apresentação exclusiva em um templo zen e Yoshimi Katayama canta chorinhos de Ademilde Fonseca.


05:30

Imortais da Academia - Episódio Cadeira 39: O ato de escrever é o mais público de todos os atos

Documentário201726minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca

Este episódio da série Imortais da Academia, que faz a genealogia da cadeira de número 39 da Academia Brasileira de Letras, destaca a carreira e a obra de três homens que colheram os sabores e os dissabores do caráter público de suas vidas, ideias e atos. Otto Lara Resende, jornalista admirado, caiu na incompreensão da crítica e do público quando lançou seu segundo livro, “Boca do Inferno”, em 1957. Oliveira Lima, fundador da cadeira, também sofreu quando tornou públicas suas ideias: desiludido com a República, defendeu o retorno da monarquia e acabou relegado a um segundo plano na historiografia brasileira. Marco Maciel, político de carreira, passou a vida arcando com as consequências públicas de suas posturas.


05:58

Especial Coronavírus - Vaquinha Estação

Jornalismo20202minLivre


Peça de jornalismo cultural produzida pelo Canal Curta!


06:00

Estrada de Sonhos

Documentário201591minBrasilLivreRJ


De Pedro Von Krüger

O documentário traz à tona a história ferroviária do Brasil. Pensando além dos trilhos e das locomotivas, discorre sobre momentos, lembranças e registros de pessoas que vivenciaram e ainda vivem esse símbolo da modernidade e progresso no passado. O filme mostra não só a primeira ferrovia do Brasil, a Barão de Mauá, mas também outras abandonadas e deixadas de lado para se enferrujar.


07:45

Revista Curta! - Episódio 05 07 2020

Jornalismo202015minBrasilLivreRJ


De Eduardo Fradkin

Acompanhe a revista eletrônica semanal totalmente dedicada à cultura. Seguindo a máxima do canal, quem fala é quem faz, a proposta são os próprios artistas e pensadores apresentarem seus trabalhos e contarem suas histórias.


08:00

Guerras do Brasil.doc - Episódio Universidade do Crime

Documentário201826minBrasil12 anos


De Luiz Bolognesi

“A Guerra do Tráfico” traz para a TV uma guerra contemporânea: A guerra das ruas brasileiras, onde morrem cerca de 60 mil pessoas todos os anos. Vamos entender a gênese das organizações criminosas que dominam os presídios Brasileiros e organizam o tráfico de drogas. O episódio conta a origem, no Rio de Janeiro, do Comando Vermelho, organização que nasceu e cresceu, nos presídios cariocas. Como o “CV” organizou o crime e o tráfico nas comunidades cariocas. Conta, em São Paulo, o nascimento do PCC, (Primeiro Comando da Capital) na década de 90, como foi estruturado, como ele financia os crimes, suas regras e o seu fortalecimento e ascensão na ausência total do Estado.


08:30

Palmares: Coração Brasileiro, Alma Africana - Episódio A guerra do açúcar

Documentário201852minBrasilLivre


De José Carlos Asbeg, Luiz Arnaldo Campos, Carlos Nobre

Sem escravos não existe açúcar. Essa máxima do século XVII ilustra a íntima conexão desses dois comércios. Pelo açúcar manchado com sangue escravo, Portugal e Holanda travaram uma guerra ao redor do mundo. Os holandeses ocupam o Nordeste brasileiro. Com a desestruturação da ordem existente, as fugas dos escravos se multiplicam. Começa o período glorioso de Palmares.


09:30

Piripkura

Documentário201782minBrasilLivreRJ


De Renata Terra, Bruno Jorge, Mariana Oliva

Dois indígenas nômades, do povo Piripkura, sobrevivem cercados por fazendas e madeireiros numa área ainda protegida no meio da floresta amazônica. Jair Candor, servidor da FUNAI, acompanha os dois índios desde 1989. Ele realiza expedições periódicas, muitas delas acompanhado por Rita, a terceira sobrevivente Piripkura, para monitorar vestígios que comprovem a presença deles na floresta e para impedir a invasão da área. Packyî e Tamandua vivem com um facão, um machado cego e uma tocha.  Piripkura aborda as consequências de uma tragédia e revela a força, resiliência e autonomia daqueles que foram expostos a todo tipo de ameaças e têm resistido ao contato.


11:00

Erva, Ganância e Legalização - Episódio Erva, Ganância e Legalização - Parte 2

Documentário201945minFrança16 anos


De Stéphanie Loridon, Xávier Deleu

Durante décadas, a maconha foi parte essencial do movimento de contracultura, apelidada de "provavelmente a droga mais perigosa" pelo presidente americano Reagan e detestada pelo establishment. Mas, à medida que o movimento para "normalizar" cresce e cada vez mais países optam por regulamentação em vez de proibição, o que acontece quando a maconha se torna um negócio? Que impacto isso tem sobre a violência, a saúde pública ou a economia? Filmado nos Estados Unidos, Canadá, Uruguai, México e Europa, este documentário mostra a experiência de países pioneiros.

Próximas Exibições:
Sex, 2 out às 19:00h


12:00

O Milagre de Santa Luzia – Cultura Popular - Temporada 1 - Episódio A Sanfona Caipira

Documentário201125minBrasilLivreSP


De Sergio Roizenblit

A música caipira de raíz de São Paulo tem uma história riquíssima, representada por ícones como Angelino de Oliveira, João Pacífico, as duplas Tonico e Tinoco e Mariano e Caçula, por exemplo. Mas há incontáveis músicos anônimos que engrossam o caldo dessa história, bem ao estilo ‘come quieto’ caipira, e que, carregados de simplicidade e inspiração, são a fonte inesgotável desse caldeirão artístico. Este programa da série O Milagre de Santa Luzia apresenta sanfoneiros amadores ou desconhecidos, representantes dessa história. Reunidos numa grande festa, na fazenda de Gilda Montans, em Ribeirão Preto, eles falam sobre a simplicidade da vida rural, da rotina do campo e como esse ‘clima’ se reflete na música que ouvem e tocam. As canções e os depoimentos, mais do que uma alternativa musical, apresentam uma visão de mundo oposta à dos habitantes das grandes cidades. Um programa inspirador, que instiga a reflexão.


12:30

Dia Estrelado

Animação201117minBrasilLivrePE


De Nara Normande

Num lugar inóspito, um menino e sua família lutam por sobrevivência.


12:50

Cores

Show20197minBrasilLivreSP


De Ana Rezende Com Gabriel Geszti

Canção do álbum Coresz (2016) de Gabriel Geszti.

Próximas Exibições:
Sáb, 5 set às 16:20h


13:00

Beyond Ipanema - 2ª temporada - Episódio Tóquio: Bossa Feminina

Documentário201423minBrasilLivreSP


De Guto Barra

Lisa Ono, maior nome da música brasileira na Ásia, com quase 30 discos lançados, analisa o amor dos japoneses pela MPB. A cantora Mio Matsuda, que já gravou quatro discos em português, faz uma apresentação exclusiva em um templo zen e Yoshimi Katayama canta chorinhos de Ademilde Fonseca.


13:30

Imortais da Academia - Episódio Cadeira 39: O ato de escrever é o mais público de todos os atos

Documentário201726minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca

Este episódio da série Imortais da Academia, que faz a genealogia da cadeira de número 39 da Academia Brasileira de Letras, destaca a carreira e a obra de três homens que colheram os sabores e os dissabores do caráter público de suas vidas, ideias e atos. Otto Lara Resende, jornalista admirado, caiu na incompreensão da crítica e do público quando lançou seu segundo livro, “Boca do Inferno”, em 1957. Oliveira Lima, fundador da cadeira, também sofreu quando tornou públicas suas ideias: desiludido com a República, defendeu o retorno da monarquia e acabou relegado a um segundo plano na historiografia brasileira. Marco Maciel, político de carreira, passou a vida arcando com as consequências públicas de suas posturas.


14:00

Visceral Brasil - Temporada 2 - Episódio Raiz Ancestral

Documentário201826minBrasilLivreSC


De Marcia Paraí­so

Os incríveis e performáticos Aniceto – há mais de 100 anos, gerações de uma mesma família que mantém e resiste no que vem da alma, tocar, dançar e representar o Cariri pela arte em sua manifestação autêntica, única e original.


14:30

Cale-se - Episódio Na Boca do Povo

Documentário201526minBrasilLivre


De Marcus Fernando

Este episódio dedicado aos cantores populares traz novos depoimentos e desdobramentos da manifestação brega durante o regime militar. Paulo Cesar Araújo, Juca Chaves, Odair José, Fernando Mendes e Luiz Ayrão contextualizam as produções e os discursos vigentes no período. Paulo Cesar Araújo fala sobre como a homenagem de Benito di Paula a Geraldo Vandré na faixa “Tributo a um rei esquecido” conseguiu driblar os radares da censura e ir a público. O escritor também relembra a dupla “Dom & Ravel”, que ganhou fama de nacionalista pela marcha “Eu te amo meu Brasil”. Paulo Cesar relativiza a fama de ufanista de Dom e Ravel, que também tiveram músicas censuradas, sendo também intimados a depor pela Polícia Federal. O episódio traz ainda o relato de Juca Chaves, compositor, músico e humorista, que tirou o bom humor do governo antes mesmo do regime militar ser instaurado, ao satirizar os presidentes Juscelino Kubitschek e João Goulart. O cantor comenta as irreverentes criações durante a ditadura e conta que teve mais de 80 processos de censura. Os números musicais relembram as músicas “Presidente Bossa Nova” e “Divórcio”.


15:00

Hermeto Pascoal - Ato de criação

Documentário200850minBrasilLivreRJ


De Marilia Alvim

Este vídeo foi feito durante a gravação da trilha sonora que Hermeto fazia para o documentário sobre Cícero Dias dirigido pelo Mario Carneiro. Entramos no estúdio sem que Hermeto tivesse uma noção exata das imagens que iria ver e do que seria necessário para que sua música complementasse a pintura de Cícero Dias. A música do filme foi feita em 2 dias de 6 horas. Foi uma experiência fantástica.


16:00

Nelson Freire

Documentário2003107minBrasilLivreRJ


De João Moreira Salles

Documentário de longa-metragem sobre a vida do pianista brasileiro Nelson Freire, com direção de João Moreira Salles. O filme acompanha a rotina de Nelson em concertos ou recitais, desde o primeiro contato com o piano até a recepção dos admiradores no camarim. A singularidade do documentário está na ausência de depoimentos sobre Nelson. O filme não buscou o testemunho de amigos ou parentes, de outros músicos, de críticos ou de simples admiradores. A exceção é Martha Argerich, pianista argentina, que mantém com Nelson uma amizade de mais de quatro décadas. O documentário registra fragmentos de uma história completa, indicando uma linha de continuidade entre a infância e a maturidade. Os fatos e imagens escolhidos refazem o fio histórico que transformou o menino-prodígio do interior de Minas no pianista que se tornou unanimidade internacional. Com movimentos econômicos, sem pressa, o documentário se aproxima de Nelson e encontra um temperamento introspectivo e uma notável capacidade de criar a beleza. Nelson Freire foi filmado no Rio e São Paulo, na França, na Bélgica e na Rússia, entre maio de 2000 e agosto de 2001.


18:00

Linhas Abertas - Episódio Reescrevendo a Rua

Documentário201826minBrasilLivre


De Rodrigo Campos

Em metrópoles que tendem a excluir e invisibilizar seus habitantes, a arte surge como ferramenta de transformação do espaço público. O coletivo Casa da Lapa mostra como realiza intervenções artísticas nas ruas com a intenção de chamar a atenção dos passantes para os problemas da cidade e de seus cidadãos. Em outra perspectiva de arte, pixadores mostram como o pixo é uma forma de dar voz a uma parte da cidade constantemente marginalizada e excluída. A rua como galeria de arte e a arte como manifestação política.


18:30

Alma Imoral - Episódio Ruptura e Continuidade

Documentário201752minBrasilLivre


De Silvio Tendler

O episódio começa com Adão e Eva, a primeira desobediência registrada na consciência humana. Passamos para os movimentos transgressivos no campo da política, como o da revista Tikkun, que defende o direito da ação política progressista entre os judeus. Em seguida, relembramos o casal Rosenberg, executado sob a acusação de passar informações sobre a bomba atômica para os soviéticos. Susannah Heschel luta por uma reinterpretação teológica que transforme o lugar das mulheres no judaísmo. É filha de Joshua Heschel, pioneiro do ativismo político nos anos 1960, que lutou contra a segregação racial e o envio de tropas para o Vietnã. Rebecca Goldstein se especializou na trajetória do transgressor Baruch Spinoza. Sami Awad trabalha na resolução de conflitos através da não violência. Encerramos o episódio com o professor Noam Chomsky, uma das vozes mais ácidas do mundo contemporâneo.


19:30

Grandes Mitos Gregos - Episódio Eros e Psiquê - A Bela e a Fera

Documentário201526minFrançaLivre


De François Busnel

Psiquê foi recebida em um magnífico castelo. Seu marido era tranquilizador e doce, mas tinha a única exigência de que ela não olhasse para seu rosto. É claro que Psiquê queria descobrir quem era essa pessoa desconhecida e, para isso, pôs em risco o incomum e crescente romance. Enciumada com a beleza de Psiquê, a deusa Afrodite resolve desafiá-la. Psiquê precisa cumprir muitas tarefas e escapar de armadilhas para encontrar o homem que ela ama, cuja real identidade ela ainda precisa descobrir.


20:00

Ensaios Contemporâneos - Episódio Focus Cia de Dança

Documentário201852minBrasil16 anos


De Eduardo Hunter Moura

Focus Cia de Dança Um projeto incialmente despretensioso, de um grupo de amigos estudantes de dança, que acabou se transformando em uma companhia de dança com quase duas décadas de existência, mais de 15 espetáculos dançados em mais de 80 cidades do Brasil e países como Estados Unidos, Portugal, Itália, Alemanha e Panamá. Essa é a trajetória da Focus Cia de Dança, com sede no Rio de Janeiro. Liderada pelo coreógrafo Alex Neoral, a Focus consegue se destacar na cena carioca como uma das companhias com maior sucesso de público em suas apresentações. O episódio explora aspectos da rotina e do processo criativo do grupo, enquanto relembra alguns dos espetáculos que representaram pontos de virada na carreira deles.


20:58

Especial Coronavírus - Vaquinha Estação

Jornalismo20202minLivre


Peça de jornalismo cultural produzida pelo Canal Curta!


21:00

Coleção Arte Presente em Inhotim - Episódio Tunga

Documentário201852minBrasil16 anosRJ


De Pedro Urano

A partir de conversas com o artista e de registros da abertura da Galeria Psicoativa em Inhotim, quando foram re-performatizados quatro de seus trabalhos emblemáticos, o programa reflete sobre a potência cênica e os modos de ativação de corpos sociais e coletivos.


22:00

O Sal da Terra

Documentário2014111minFrançaLivre


De Wim Wenders, Juliano Ribeiro Salgado

Conheça a trajetória do renomado fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado, desde seus primeiros trabalhos em Serra Pelada, o registro da miséria na África e no Nordeste do Brasil até sua obra-prima, "Gênesis".