Sábado, 4 de Julho de 2020


00:00

Guerras do Brasil.doc - Episódio Universidade do Crime

Documentário201826minBrasil12 anos


De Luiz Bolognesi

“A Guerra do Tráfico” traz para a TV uma guerra contemporânea: A guerra das ruas brasileiras, onde morrem cerca de 60 mil pessoas todos os anos. Vamos entender a gênese das organizações criminosas que dominam os presídios Brasileiros e organizam o tráfico de drogas. O episódio conta a origem, no Rio de Janeiro, do Comando Vermelho, organização que nasceu e cresceu, nos presídios cariocas. Como o “CV” organizou o crime e o tráfico nas comunidades cariocas. Conta, em São Paulo, o nascimento do PCC, (Primeiro Comando da Capital) na década de 90, como foi estruturado, como ele financia os crimes, suas regras e o seu fortalecimento e ascensão na ausência total do Estado.


00:35

Palmares: Coração Brasileiro, Alma Africana - Episódio A guerra do açúcar

Documentário201852minBrasilLivre


De José Carlos Asbeg, Luiz Arnaldo Campos, Carlos Nobre

Sem escravos não existe açúcar. Essa máxima do século XVII ilustra a íntima conexão desses dois comércios. Pelo açúcar manchado com sangue escravo, Portugal e Holanda travaram uma guerra ao redor do mundo. Os holandeses ocupam o Nordeste brasileiro. Com a desestruturação da ordem existente, as fugas dos escravos se multiplicam. Começa o período glorioso de Palmares.


01:35

Piripkura

Documentário201782minBrasilLivreRJ


De Renata Terra, Bruno Jorge, Mariana Oliva

Dois indígenas nômades, do povo Piripkura, sobrevivem cercados por fazendas e madeireiros numa área ainda protegida no meio da floresta amazônica. Jair Candor, servidor da FUNAI, acompanha os dois índios desde 1989. Ele realiza expedições periódicas, muitas delas acompanhado por Rita, a terceira sobrevivente Piripkura, para monitorar vestígios que comprovem a presença deles na floresta e para impedir a invasão da área. Packyî e Tamandua vivem com um facão, um machado cego e uma tocha.  Piripkura aborda as consequências de uma tragédia e revela a força, resiliência e autonomia daqueles que foram expostos a todo tipo de ameaças e têm resistido ao contato.


03:05

Erva, Ganância e Legalização - Episódio Erva, Ganância e Legalização - Parte 2

Documentário201945minFrança16 anos


De Stéphanie Loridon, Xávier Deleu

Durante décadas, a maconha foi parte essencial do movimento de contracultura, apelidada de "provavelmente a droga mais perigosa" pelo presidente americano Reagan e detestada pelo establishment. Mas, à medida que o movimento para "normalizar" cresce e cada vez mais países optam por regulamentação em vez de proibição, o que acontece quando a maconha se torna um negócio? Que impacto isso tem sobre a violência, a saúde pública ou a economia? Filmado nos Estados Unidos, Canadá, Uruguai, México e Europa, este documentário mostra a experiência de países pioneiros.


04:00

Estrada de Sonhos

Documentário201591minBrasilLivreRJ


De Pedro Von Krüger

O documentário traz à tona a história ferroviária do Brasil. Pensando além dos trilhos e das locomotivas, discorre sobre momentos, lembranças e registros de pessoas que vivenciaram e ainda vivem esse símbolo da modernidade e progresso no passado. O filme mostra não só a primeira ferrovia do Brasil, a Barão de Mauá, mas também outras abandonadas e deixadas de lado para se enferrujar.


05:45

Instantes Cruzados - Episódio Ana Carolina - A Fotografia e a Revolução de Costumes

Documentário201826minBrasilLivreRJ


De Sérgio Bloch Com Milton Guran

Com o manuseio cada vez mais fácil das câmeras fotográficas, muitos repórteres começaram a fotografar para a mídia impressa. Um movimento de mudança profissional ocorre no mercado brasileiro, formando muitos jornalistas fotográficos, como Joel Maia. Para discutir a revolução dos costumes brasileiros e sua documentação fotográfica ao longo dos anos, a convidada deste episódio é Ana Carolina Fernandes.


06:20

Imortais da Academia - Episódio Cadeira 38: Vocação vs. Destino

Documentário201726minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca

O episódio sobre a cadeira 38 da Academia Brasileira de Letras aborda um namoro antigo e recorrente na história da congregação: o da literatura com a política. O acadêmico que conecta os pontos dessa história é o atual ocupante da vaga, o ex-presidente da República José Sarney. Os outros acadêmicos de destaque são José Américo de Almeida, que teve seu projeto de concorrer à presidência do país frustrado pelo golpe do Estado Novo, e Graça Aranha, modernista de família de políticos, que seguiu carreira diplomática e imprimiu sua marca na política cultural.


06:50

Livro de Cabeceira - 2ª Temporada - Episódio João Anzanello Carrascoza indica o livro “Lavoura arcaica”, de Raduan Nassar

Documentário20176minBrasilLivre


De Eduardo Barros

O escritor João Anzanello Carrascoza é autor do romance “Caderno de um ausente”, entre outros. Neste episódio da série, ele comenta “Lavoura arcaica”, de Raduan Nassar, e a posição única que a obra ocupa dentro da produção literária nacional.


07:05

Pedro Luis - Vale Quanto Pesa - Episódio Congênito

Documentário20194minBrasilLivreRJ


De Pedro Tré Hansen

Pedro Luis interpreta canções de Luiz Melodia.

Próximas Exibições:
Sáb, 12 set às 14:50h


07:10

BIW, Sal e Som

Documentário201969minBrasilLivreRJ


De Pedro Cezar

Vida e obra do fotógrafo de ondas Rick Werneck fabulada por seu alter ego, Biw.


08:30

Beyond Ipanema - 2ª temporada - Episódio Nova York: Brasil Alternativo

Documentário201423minBrasilLivreSP


De Guto Barra

Passando por Nova York, a série mostra uma apresentação exclusiva do Pink Martini, e uma escola de samba formada só por americanos. O episódio tem também a jovem cantora Dom La Nena e acompanha a gravação de um novo disco da japonesa Monday Michiru.


09:00

A Casa Azul de Frida Kahlo

Documentário201152minFrançaLivre


De Xavier Villetard

A Casa Azul, localizada na Cidade do México, é onde Frida Kahlo nasceu (1907) e morreu (1954). Esse documentário relembra as aventuras ali vividas, não só por Frida e o pintor Diego Rivera, mas também por personalidades como Leon Trotsky, André Breton, Sergei Eisenstein, Pablo Neruda, Waldo Frank, Pablo Picasso, Marcel Duchamp, Vassily Kandinsky, entre outros. A Casa Azul consolidou arte e revolução do Surrealismo Mexicano, no velho e no novo mundo.


10:00

Ingmar Bergman - Por trás da máscara

Documentário201752minFrançaLivre


De Manuelle Blanc

O documentário celebra o centenário do nascimento do grande mestre do cinema autoral, revisitando um ano peculiar da vida de Bergman: o ano de produção de "Persona". O único diretor premiado com a Palma das Palmas no Festival de Cannes, Bergman é visto como o mestre maior por cineastas como Tarantino, Woody Allen e Michael Haneke.

Próximas Exibições:
Qua, 30 set às 20:00h


11:00

Onde Nascem as Ideias - Episódio Bia

Documentário201954minBrasil16 anos


De Carolina Sá

Bia Lessa é uma das diretoras mais importantes nas artes cênicas do país. Neste episódio de "Onde Nascem As Ideias", acompanhamos a diretora em seu processo criativo desde o primeiro teste de atores até a estreia da peça "Grande Sertão Veredas" no Sesc de São Paulo. O filme revela a potência do trabalho de Bia Lessa e a relação que ela constrói com sua equipe e com os atores da peça ao longo dos ensaios.


12:00

Erva, Ganância e Legalização - Episódio Erva, Ganância e Legalização - Parte 2

Documentário201945minFrança16 anos


De Stéphanie Loridon, Xávier Deleu

Durante décadas, a maconha foi parte essencial do movimento de contracultura, apelidada de "provavelmente a droga mais perigosa" pelo presidente americano Reagan e detestada pelo establishment. Mas, à medida que o movimento para "normalizar" cresce e cada vez mais países optam por regulamentação em vez de proibição, o que acontece quando a maconha se torna um negócio? Que impacto isso tem sobre a violência, a saúde pública ou a economia? Filmado nos Estados Unidos, Canadá, Uruguai, México e Europa, este documentário mostra a experiência de países pioneiros.


12:58

Curta Música - Ney Matogrosso - DVD Bloco na Rua

Jornalismo20204minLivre


Peça de jornalismo cultural produzida pelo Canal Curta!


13:00

Getúlio

Ficção201394minBrasil14 anosRJ


De João Jardim

Agosto de 1954. O jornalista de oposição e dono de jornal Carlos Lacerda, sofre um atentado a bala na porta da sua casa em Copacabana. O pistoleiro erra o tiro e mata o Major da Aeronáutica Rubens Vaz que fazia a segurança de Lacerda. O presidente da República, Getúlio Vargas, é acusado de mandar matar o maior inimigo político do seu governo. Getúlio ¬passa a ser pressionado por lideranças militares e pela oposição para renunciar ao mandato. As investigações mostram que a ordem para o atentado saiu de dentro do Palácio do Catete. O tenente Gregório Fortunado, chefe da guarda pessoal do presidente e seu homem de confiança há anos, é acusado. Ao lado da filha, Alzira Vargas, seu braço direito na presidência, e colaboradores fiéis como Tancredo Neves e o general Zenóbio da Costa, Getúlio tenta se manter no poder e provar sua inocência. Diante das ameaças que pedem a deposição imediata do presidente, Getúlio comete um ato extremo.


14:50

Alceu - Na embolada do tempo

Documentário201986minBrasilLivreRJ


De Paola Vieira Com Alceu Valença

O filme é uma viagem pelos mais de 45 anos de carreira do cantor e compositor Alceu Valença, personagem único da música brasileira. Sua obra e reflexões são apresentados através da costura de músicas, depoimentos, vasto material de arquivo e registros de viagens feitas pela equipe do documentário com Alceu e sua equipe ao longo de 2018.


16:30

Palmares: Coração Brasileiro, Alma Africana - Episódio A guerra do açúcar

Documentário201852minBrasilLivre


De José Carlos Asbeg, Luiz Arnaldo Campos, Carlos Nobre

Sem escravos não existe açúcar. Essa máxima do século XVII ilustra a íntima conexão desses dois comércios. Pelo açúcar manchado com sangue escravo, Portugal e Holanda travaram uma guerra ao redor do mundo. Os holandeses ocupam o Nordeste brasileiro. Com a desestruturação da ordem existente, as fugas dos escravos se multiplicam. Começa o período glorioso de Palmares.


17:30

Guerras do Brasil.doc - Episódio Universidade do Crime

Documentário201826minBrasil12 anos


De Luiz Bolognesi

“A Guerra do Tráfico” traz para a TV uma guerra contemporânea: A guerra das ruas brasileiras, onde morrem cerca de 60 mil pessoas todos os anos. Vamos entender a gênese das organizações criminosas que dominam os presídios Brasileiros e organizam o tráfico de drogas. O episódio conta a origem, no Rio de Janeiro, do Comando Vermelho, organização que nasceu e cresceu, nos presídios cariocas. Como o “CV” organizou o crime e o tráfico nas comunidades cariocas. Conta, em São Paulo, o nascimento do PCC, (Primeiro Comando da Capital) na década de 90, como foi estruturado, como ele financia os crimes, suas regras e o seu fortalecimento e ascensão na ausência total do Estado.


18:00

Visceral Brasil - Temporada 2 - Episódio Coração da Serrinha

Documentário201826minBrasilLivreSC


De Marcia Paraí­so

Um coração que pulsa, que arrebata, que envolve. O Jongo da Serrinha é uma referência que resiste na raiz da formação da musicalidade no morro da Serrinha, Rio de Janeiro. Liderado por mulheres que tomaram para si a luta pela revitalização do Jongo e pelo espaço da Casa do Jongo, o Jongo da Serrinha é um símbolo vivo de resistência cultural afro brasileira.


18:35

Alegorias do Brasil - Episódio Macunaíma

Documentário201826minBrasilLivre


De Murilo Salles

Criado por Mário de Andrade, o personagem do romance Macunaíma tornou-se a grande alegoria modernista do Brasil. De um lado, é esperto e livre. De outro, mentiroso e malandro. Suas ambivalências são as do próprio brasileiro. É aberto e plástico. Mas acaba morto. Será que hoje ainda há espaço para o malandro, que não obedece e nem afronta, mas dribla a lei? Ainda somos macunaímicos?


19:10

Matizes do Brasil - Episódio Tunga

Documentário202026minBrasilLivreRJ


De Bianca Lenti

Este episódio de Matizes do Brasil é dedicado a uma das figuras mais emblemáticas da nossa cena artística contemporânea: Tunga. Ele, que foi o primeiro artista contemporâneo do mundo a ter uma obra exposta sob a icônica pirâmide do Museu do Louvre, em Paris, tem diferentes aspectos de sua trajetória analisados por curadores e amigos como Júlia Rebouças, Paulo Sérgio Duarte e Luísa Duarte. Eles compartilham suas percepções sobre este artista sem igual, cuja obra é barroca, carregada de simbolismos e de potência física. O episódio mergulha na carreira do artista e revela sua busca incansável por explorar os limites entre ciência e fantasia, realidade e ficção, o que culmina na criação de uma mitologia e de uma gramática próprias.


19:45

Cale-se - Episódio Censurando o Popular

Documentário201526minBrasilLivre


De Marcus Fernando

Depois do foco na MPB, o quinto episódio da série foca nos artistas ditos “populares” ou bregas para entender como esse estilo musical encarou a censura feita pela ditadura militar. O jornalista, pesquisador e escritor Paulo Cesar Araújo explica que no final dos anos 1960 surgiu na cena musical do país uma geração de cantores conhecidos como “bregas” ou “cafonas”. Ele contextualiza a ascensão desse gênero musical, que se deu exatamente durante o endurecimento do regime. Paulo Cesar explica que o motivo da censura aos bregas era a moral conservadora. Artistas como Fernando Mendes e Odair José contam como eram suas relações com o regime. Paulo Cesar Araújo relembra o caso de “Uma vida só (Pare de tomar a pílula)", proibida depois de já ter estourado nas rádios de todo o Brasil. A música era contra a política de controle de natalidade feita pelo regime. Nos números musicais, Inez Vianna e Alfredo Del Penho relembram as canções “Tortura de Amor” e “Uma vida só”.


20:20

Ensaios Contemporâneos - Episódio Cia Mário Nascimento

Documentário201852minBrasil12 anos


De Eduardo Hunter Moura

A Companhia Mário Nascimento tem no seu criador e principal coreógrafo a figura que lhe dá o tom: enérgico e multitarefa, Mário Nascimento se reinventa a cada novo trabalho. Mário, além de dirigir e coreografar, também é bailarino e está presente em quase todas as peças do grupo. O grande diferencial da companhia vem do encontro entre Mário e o músico Fábio Cardia. Desde que começaram a trabalhar juntos, os dois sempre quiseram estabelecer conexões entre dança e música que fugissem dos formatos tradicionais. E até hoje essa característica é preservada. A chegada da bailarina Rosa Antuña, que hoje completa a tríade que lidera o grupo, trouxe um outro estilo coreográfico, mais leve, que contrasta com o vigor que marcava até então o perfil da companhia. O episódio busca retratar essa complementaridade presente na essência deles relembrando trabalhos de diferentes fases.


21:18

Curta Música - Ney Matogrosso - DVD Bloco na Rua

Jornalismo20204minLivre


Peça de jornalismo cultural produzida pelo Canal Curta!


21:25

Cleo

Documentário201957minBrasilLivreSP


De Guilherme Begué

Cleonice Berardinelli é uma das maiores intelectuais brasileiras. Imortal da Academia Brasileira de Letras, sua contribuição é incomensurável. Além de ser a primeira brasileira a escrever uma tese sobre Fernando Pessoa, é uma das principais referências no estudo da obra de Pessoa, Camões e Gil Vicente. Dona Cleo, como gosta de ser chamada, deu aula de Literatura Portuguesa por mais de meio século, inclusive a alunos ilustres como Zuenir Ventura e Ana Maria Machado, hoje também imortais da ABL. A sua energia vital parece inesgotável, e aos 101 anos Dona Cleo ainda nos presenteia com poesias recitadas de cor, uma interpretação impecável. Nesse documentário procuramos fazer um breve retrato da vida e carreira de Dona Cleo.

Próximas Exibições:
Qui, 27 ago às 20:30h


22:30

Clementina

Documentário201975minBrasilLivreRJ


De Ana Rieper Com Alcione, Nelson Sargento, Hermí­nio Bello de Carvalho, Ney Lopes, Tantinho da Mangueira

O documentário faz uma viagem através das músicas e da história de Clementina de Jesus. Os sambas mais poéticos, o batuque cheio de balanço, os cantos religiosos que revelam uma comunicação forte com o mundo sagrado, vão nos levando para o profundo mundo de Quelé. Marcada na história da MPB pela sua voz excepcional e repertório de música afro brasileira, essa neta de escravos trouxe com o seu canto a alegria, a potência e o drama da condição do negro no Brasil. Considerada por muitos o elo perdido entre a cultura brasileira e as raízes africanas.

Próximas Exibições:
Seg, 7 set às 22:30h