Terça-feira, 30 de Junho de 2020


00:00

Visceral Brasil - Temporada 2 - Episódio Coração da Serrinha

Documentário201826minBrasilLivreSC


De Marcia Paraí­so

Um coração que pulsa, que arrebata, que envolve. O Jongo da Serrinha é uma referência que resiste na raiz da formação da musicalidade no morro da Serrinha, Rio de Janeiro. Liderado por mulheres que tomaram para si a luta pela revitalização do Jongo e pelo espaço da Casa do Jongo, o Jongo da Serrinha é um símbolo vivo de resistência cultural afro brasileira.


00:30

Cale-se - Episódio Censurando o Popular

Documentário201526minBrasilLivre


De Marcus Fernando

Depois do foco na MPB, o quinto episódio da série foca nos artistas ditos “populares” ou bregas para entender como esse estilo musical encarou a censura feita pela ditadura militar. O jornalista, pesquisador e escritor Paulo Cesar Araújo explica que no final dos anos 1960 surgiu na cena musical do país uma geração de cantores conhecidos como “bregas” ou “cafonas”. Ele contextualiza a ascensão desse gênero musical, que se deu exatamente durante o endurecimento do regime. Paulo Cesar explica que o motivo da censura aos bregas era a moral conservadora. Artistas como Fernando Mendes e Odair José contam como eram suas relações com o regime. Paulo Cesar Araújo relembra o caso de “Uma vida só (Pare de tomar a pílula)", proibida depois de já ter estourado nas rádios de todo o Brasil. A música era contra a política de controle de natalidade feita pelo regime. Nos números musicais, Inez Vianna e Alfredo Del Penho relembram as canções “Tortura de Amor” e “Uma vida só”.


01:00

Clementina

Documentário201975minBrasilLivreRJ


De Ana Rieper Com Alcione, Nelson Sargento, Hermí­nio Bello de Carvalho, Ney Lopes, Tantinho da Mangueira

O documentário faz uma viagem através das músicas e da história de Clementina de Jesus. Os sambas mais poéticos, o batuque cheio de balanço, os cantos religiosos que revelam uma comunicação forte com o mundo sagrado, vão nos levando para o profundo mundo de Quelé. Marcada na história da MPB pela sua voz excepcional e repertório de música afro brasileira, essa neta de escravos trouxe com o seu canto a alegria, a potência e o drama da condição do negro no Brasil. Considerada por muitos o elo perdido entre a cultura brasileira e as raízes africanas.


02:25

Alceu - Na embolada do tempo

Documentário201986minBrasilLivreRJ


De Paola Vieira Com Alceu Valença

O filme é uma viagem pelos mais de 45 anos de carreira do cantor e compositor Alceu Valença, personagem único da música brasileira. Sua obra e reflexões são apresentados através da costura de músicas, depoimentos, vasto material de arquivo e registros de viagens feitas pela equipe do documentário com Alceu e sua equipe ao longo de 2018.


04:00

O Milagre de Santa Luzia – Cultura Popular - Temporada 1 - Episódio Mestrinho e Olivinho

Documentário201125minBrasilLivreSP


De Sergio Roizenblit

Mestrinho e Olivinho representam a nova safra de grandes sanfoneiros do país. Entre outros aspectos, têm em comum o fato de serem discipulos de Dominguinhos. Em gravação para a série O Milagre de Santa Luzia feita no Canto da Ema, importante casa de forró de São Paulo, o mestre bateu papo e tocou sanfona com os dois. Na conversa, surgiram lembranças do passado e histórias do presente, e foram traçados paralelos entre a época em que Dominguinhos começou e os dias de hoje. Mestrinho, como o ídolo, veio do Nordeste, mais precisamente de Sergipe, e teve dificuldade para se adaptar, mas hoje não quer sair de São Paulo, pois há muitas opções de trabalhos e parcerias na cidade. Olivinho nasceu em Garanhuns, terra de Dominguinhos, mas ainda muito criança mudou-se para São Paulo e estabeleceu-se no ABC paulista. Ambos já são nomes recorrentes na cidade e tocam com músicos de ponta.


04:30

Projeções - Episódio Marco Dutra e Juliana Rojas

Documentário201514minBrasil10 anosSP


De Renata Druck

Horror, elementos de gênero e parceria criativa em "Lençol Branco", "Um Ramo" e "Trabalhar Cansa".


04:56

Curta! Cinema - Shakespeare e o cinema

Jornalismo20164minBrasilLivre


Peça de jornalismo: Curta! Cinema - Shakespeare e o cinema


05:00

Beyond Ipanema - 2ª temporada - Episódio Nova York: Brasil Alternativo

Documentário201423minBrasilLivreSP


De Guto Barra

Passando por Nova York, a série mostra uma apresentação exclusiva do Pink Martini, e uma escola de samba formada só por americanos. O episódio tem também a jovem cantora Dom La Nena e acompanha a gravação de um novo disco da japonesa Monday Michiru.


05:30

Imortais da Academia - Episódio Cadeira 38: Vocação vs. Destino

Documentário201726minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca

O episódio sobre a cadeira 38 da Academia Brasileira de Letras aborda um namoro antigo e recorrente na história da congregação: o da literatura com a política. O acadêmico que conecta os pontos dessa história é o atual ocupante da vaga, o ex-presidente da República José Sarney. Os outros acadêmicos de destaque são José Américo de Almeida, que teve seu projeto de concorrer à presidência do país frustrado pelo golpe do Estado Novo, e Graça Aranha, modernista de família de políticos, que seguiu carreira diplomática e imprimiu sua marca na política cultural.


06:00

Ôrí

Documentário198993minBrasilLivreSP


De Raquel Gerber

Ôrí significa “cabeça”, “consciência negra”, em língua yorubá. A música, a dança, o gesto, o ritual, na expressão da cultura mais antiga da Humanidade. Ôrí documenta os movimentos negros brasileiros entre 1977 e 1988, passando pela relação entre Brasil e África, tendo o quilombo como idéia central de um contínuo histórico e apresentando como fio condutor a história pessoal de Beatriz Nascimento, historiadora e militante negra, falecida prematuramente no Rio de Janeiro, em 1995. O filme mostra também a comunidade negra em sua relação com o tempo, o espaço e a ancestralidade, através da concepção do projeto de Beatriz, do "quilombo" como correção da nacionalidade brasileira.


07:45

Revista Curta! - Episódio 28 06 2020

Jornalismo202015minBrasilLivreRJ


De Eduardo Fradkin Com DJ Lencinho, Eloá Chouzal, Juliana Freire, Walmick de Holanda

Nesta edição da Revista Curta!: criada para preservar a produção audiovisual nacional, a Cinemateca Brasileira está em crise e lançou a campanha S.O.S. Cinemateca, conforme explica a pesquisadora Eloá Chouzal; o ator Walmick de Holanda comenta as bem-humoradas adaptações de peças de teatro que vem fazendo em forma de curtas-metragens, para a plataforma Palco Virtual; a editora Juliana Freire fala da atualidade do filósofo Zygmunt Bauman e recomenda alguns de seus livros; e o DJ Lencinho enumera as muitas atividades virtuais do Circo Voador, como a transmissão de shows clássicos e bate-papos.


08:00

Guerras do Brasil.doc - Episódio A Revolução de 1930

Documentário201826minBrasil12 anos


De Luiz Bolognesi

O 4º episódio da série vai contar os acontecimentos que puseram fim a velha república. O episódio Relembra a ascensão da indústria cafeeira, um dos pilares da economia do Brasil do começo do século XX e a maneira como as oligarquias manipulavam as eleições para continuarem no poder. Narra os levantes do Tenentes nos quarteis, na década de 20 e a formação da Aliança liberal, em 1929, que ia por fim na política do café com leite. Entenda a disputa eleitoral que levaria ao poder, no voto, o Paulista Júlio Prestes e a ascensão do Gaúcho Getúlio Vargas , candidato derrotado que, com apoio popular, sai de Porto alegre para uma viagem de poder até o Rio de Janeiro onde, com suas tropas, toma triunfalmente o palácio do Catete. Estava começando a era Vargas.


08:30

Palmares: Coração Brasileiro, Alma Africana - Episódio A Conexão Africana

Documentário201852minBrasilLivre


De José Carlos Asbeg, Luiz Arnaldo Campos, Carlos Nobre

Na África e no Brasil, Portugal montou a sua arquitetura da escravidão. Depois de derrotados militarmente, chefes africanos se transformam em fornecedores de escravos. O continente africano se divide, se destrói. Mas a resistência nunca deixou de existir: nas aldeias, nas marchas forçadas e à bordo dos navios negreiros. Esta resistência política, cultural e espiritual é a chave de Palmares.


09:30

Tarja Branca

Documentário201480minBrasilLivreSP


De Cacau Rhoden

As brincadeiras infantis fazem parte de nossa formação social, intelectual e afetiva. Por elas nos socializamos, nos definimos e introjetamos muitos dos hábitos culturais da vida adulta. Todos brincamos na infância e no brincar fomos livres e felizes. Mas será que ainda carregamos essa subjetividade brincante e cultura lúdica vivas dentro de nós? Será que a criança que fomos se orgulharia do adulto em que se transformou? Tarja Branca é um manifesto a importância de continuar sustentando um espírito lúdico, que surge em nossa infância e que o sistema nos impele a abandonar em nossa vida adulta.

Próximas Exibições:
Sex, 25 set às 21:30h


11:00

Erva, Ganância e Legalização - Episódio Erva, Ganância e Legalização - Parte 1

Documentário201945minFrança16 anos


De Xavier Deleu, Stéphanie Loridon

Durante décadas, a maconha foi parte essencial do movimento de contracultura, apelidada de "provavelmente a droga mais perigosa" pelo presidente americano Reagan e detestada pelo establishment. Mas, à medida que o movimento para "normalizar" cresce e cada vez mais países optam por regulamentação em vez de proibição, o que acontece quando a maconha se torna um negócio? Que impacto isso tem sobre a violência, a saúde pública ou a economia? Filmado nos Estados Unidos, Canadá, Uruguai, México e Europa, este documentário mostra a experiência de países pioneiros.

Próximas Exibições:
Sex, 25 set às 19:00h


12:00

O Milagre de Santa Luzia – Cultura Popular - Temporada 1 - Episódio Mestrinho e Olivinho

Documentário201125minBrasilLivreSP


De Sergio Roizenblit

Mestrinho e Olivinho representam a nova safra de grandes sanfoneiros do país. Entre outros aspectos, têm em comum o fato de serem discipulos de Dominguinhos. Em gravação para a série O Milagre de Santa Luzia feita no Canto da Ema, importante casa de forró de São Paulo, o mestre bateu papo e tocou sanfona com os dois. Na conversa, surgiram lembranças do passado e histórias do presente, e foram traçados paralelos entre a época em que Dominguinhos começou e os dias de hoje. Mestrinho, como o ídolo, veio do Nordeste, mais precisamente de Sergipe, e teve dificuldade para se adaptar, mas hoje não quer sair de São Paulo, pois há muitas opções de trabalhos e parcerias na cidade. Olivinho nasceu em Garanhuns, terra de Dominguinhos, mas ainda muito criança mudou-se para São Paulo e estabeleceu-se no ABC paulista. Ambos já são nomes recorrentes na cidade e tocam com músicos de ponta.


12:30

Projeções - Episódio Marco Dutra e Juliana Rojas

Documentário201514minBrasil10 anosSP


De Renata Druck

Horror, elementos de gênero e parceria criativa em "Lençol Branco", "Um Ramo" e "Trabalhar Cansa".


12:50

Curta Música - Ney Matogrosso - DVD Bloco na Rua

Jornalismo20204minLivre


Peça de jornalismo cultural produzida pelo Canal Curta!


12:55

Curta! Cinema - Shakespeare e o cinema

Jornalismo20164minBrasilLivre


Peça de jornalismo: Curta! Cinema - Shakespeare e o cinema


13:00

Beyond Ipanema - 2ª temporada - Episódio Nova York: Brasil Alternativo

Documentário201423minBrasilLivreSP


De Guto Barra

Passando por Nova York, a série mostra uma apresentação exclusiva do Pink Martini, e uma escola de samba formada só por americanos. O episódio tem também a jovem cantora Dom La Nena e acompanha a gravação de um novo disco da japonesa Monday Michiru.


13:30

Imortais da Academia - Episódio Cadeira 38: Vocação vs. Destino

Documentário201726minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca

O episódio sobre a cadeira 38 da Academia Brasileira de Letras aborda um namoro antigo e recorrente na história da congregação: o da literatura com a política. O acadêmico que conecta os pontos dessa história é o atual ocupante da vaga, o ex-presidente da República José Sarney. Os outros acadêmicos de destaque são José Américo de Almeida, que teve seu projeto de concorrer à presidência do país frustrado pelo golpe do Estado Novo, e Graça Aranha, modernista de família de políticos, que seguiu carreira diplomática e imprimiu sua marca na política cultural.


14:00

Visceral Brasil - Temporada 2 - Episódio Coração da Serrinha

Documentário201826minBrasilLivreSC


De Marcia Paraí­so

Um coração que pulsa, que arrebata, que envolve. O Jongo da Serrinha é uma referência que resiste na raiz da formação da musicalidade no morro da Serrinha, Rio de Janeiro. Liderado por mulheres que tomaram para si a luta pela revitalização do Jongo e pelo espaço da Casa do Jongo, o Jongo da Serrinha é um símbolo vivo de resistência cultural afro brasileira.


14:30

Cale-se - Episódio Censurando o Popular

Documentário201526minBrasilLivre


De Marcus Fernando

Depois do foco na MPB, o quinto episódio da série foca nos artistas ditos “populares” ou bregas para entender como esse estilo musical encarou a censura feita pela ditadura militar. O jornalista, pesquisador e escritor Paulo Cesar Araújo explica que no final dos anos 1960 surgiu na cena musical do país uma geração de cantores conhecidos como “bregas” ou “cafonas”. Ele contextualiza a ascensão desse gênero musical, que se deu exatamente durante o endurecimento do regime. Paulo Cesar explica que o motivo da censura aos bregas era a moral conservadora. Artistas como Fernando Mendes e Odair José contam como eram suas relações com o regime. Paulo Cesar Araújo relembra o caso de “Uma vida só (Pare de tomar a pílula)", proibida depois de já ter estourado nas rádios de todo o Brasil. A música era contra a política de controle de natalidade feita pelo regime. Nos números musicais, Inez Vianna e Alfredo Del Penho relembram as canções “Tortura de Amor” e “Uma vida só”.


15:00

Clementina

Documentário201975minBrasilLivreRJ


De Ana Rieper Com Alcione, Nelson Sargento, Hermí­nio Bello de Carvalho, Ney Lopes, Tantinho da Mangueira

O documentário faz uma viagem através das músicas e da história de Clementina de Jesus. Os sambas mais poéticos, o batuque cheio de balanço, os cantos religiosos que revelam uma comunicação forte com o mundo sagrado, vão nos levando para o profundo mundo de Quelé. Marcada na história da MPB pela sua voz excepcional e repertório de música afro brasileira, essa neta de escravos trouxe com o seu canto a alegria, a potência e o drama da condição do negro no Brasil. Considerada por muitos o elo perdido entre a cultura brasileira e as raízes africanas.


16:25

Alceu - Na embolada do tempo

Documentário201986minBrasilLivreRJ


De Paola Vieira Com Alceu Valença

O filme é uma viagem pelos mais de 45 anos de carreira do cantor e compositor Alceu Valença, personagem único da música brasileira. Sua obra e reflexões são apresentados através da costura de músicas, depoimentos, vasto material de arquivo e registros de viagens feitas pela equipe do documentário com Alceu e sua equipe ao longo de 2018.


18:00

BIW, Sal e Som

Documentário201969minBrasilLivreRJ


De Pedro Cezar

Vida e obra do fotógrafo de ondas Rick Werneck fabulada por seu alter ego, Biw.


19:20

Sem Você

Show20196minBrasilLivreSP


De Ana Rezende

Canção do álbum Coresz (2016) de Gabriel Geszti.


19:30

Grandes Mitos Gregos - Episódio Hermes - O Mensageiro Indecifrável

Documentário201526minFrançaLivre


De François Busnel

Zeus admirava o jovem deus Hermes e o encarregou de inúmeras missões: tornar-se mensageiro, tornar-se um intercessor entre os vivos e os mortos, promover o comércio e incentivar a circulação de viajantes. Mas ele também era o maior aliado de seu pai e o ajudou em diversas tentativas de sedução. Ele era um deus impenetrável, e ninguém jamais sabia ao certo se estava ou não sendo enganado por ele. Hermes era admirado no Olimpo, mas às vezes irritava os deuses, fazendo objetos desaparecerem ou pregando peças.


20:00

Ensaios Contemporâneos - Episódio Cia Mário Nascimento

Documentário201852minBrasil12 anos


De Eduardo Hunter Moura

A Companhia Mário Nascimento tem no seu criador e principal coreógrafo a figura que lhe dá o tom: enérgico e multitarefa, Mário Nascimento se reinventa a cada novo trabalho. Mário, além de dirigir e coreografar, também é bailarino e está presente em quase todas as peças do grupo. O grande diferencial da companhia vem do encontro entre Mário e o músico Fábio Cardia. Desde que começaram a trabalhar juntos, os dois sempre quiseram estabelecer conexões entre dança e música que fugissem dos formatos tradicionais. E até hoje essa característica é preservada. A chegada da bailarina Rosa Antuña, que hoje completa a tríade que lidera o grupo, trouxe um outro estilo coreográfico, mais leve, que contrasta com o vigor que marcava até então o perfil da companhia. O episódio busca retratar essa complementaridade presente na essência deles relembrando trabalhos de diferentes fases.


21:00

A Casa Azul de Frida Kahlo

Documentário201152minFrançaLivre


De Xavier Villetard

A Casa Azul, localizada na Cidade do México, é onde Frida Kahlo nasceu (1907) e morreu (1954). Esse documentário relembra as aventuras ali vividas, não só por Frida e o pintor Diego Rivera, mas também por personalidades como Leon Trotsky, André Breton, Sergei Eisenstein, Pablo Neruda, Waldo Frank, Pablo Picasso, Marcel Duchamp, Vassily Kandinsky, entre outros. A Casa Azul consolidou arte e revolução do Surrealismo Mexicano, no velho e no novo mundo.


22:00

Instantes Cruzados - Episódio Ana Carolina - A Fotografia e a Revolução de Costumes

Documentário201826minBrasilLivreRJ


De Sérgio Bloch Com Milton Guran

Com o manuseio cada vez mais fácil das câmeras fotográficas, muitos repórteres começaram a fotografar para a mídia impressa. Um movimento de mudança profissional ocorre no mercado brasileiro, formando muitos jornalistas fotográficos, como Joel Maia. Para discutir a revolução dos costumes brasileiros e sua documentação fotográfica ao longo dos anos, a convidada deste episódio é Ana Carolina Fernandes.


22:30

Onde Nascem as Ideias - Episódio Bia

Documentário201954minBrasil16 anos


De Carolina Sá

Bia Lessa é uma das diretoras mais importantes nas artes cênicas do país. Neste episódio de "Onde Nascem As Ideias", acompanhamos a diretora em seu processo criativo desde o primeiro teste de atores até a estreia da peça "Grande Sertão Veredas" no Sesc de São Paulo. O filme revela a potência do trabalho de Bia Lessa e a relação que ela constrói com sua equipe e com os atores da peça ao longo dos ensaios.


23:30

Matizes do Brasil - Episódio Tunga

Documentário202026minBrasilLivreRJ


De Bianca Lenti

Este episódio de Matizes do Brasil é dedicado a uma das figuras mais emblemáticas da nossa cena artística contemporânea: Tunga. Ele, que foi o primeiro artista contemporâneo do mundo a ter uma obra exposta sob a icônica pirâmide do Museu do Louvre, em Paris, tem diferentes aspectos de sua trajetória analisados por curadores e amigos como Júlia Rebouças, Paulo Sérgio Duarte e Luísa Duarte. Eles compartilham suas percepções sobre este artista sem igual, cuja obra é barroca, carregada de simbolismos e de potência física. O episódio mergulha na carreira do artista e revela sua busca incansável por explorar os limites entre ciência e fantasia, realidade e ficção, o que culmina na criação de uma mitologia e de uma gramática próprias.