Segunda-feira, 29 de Junho de 2020


00:00

Filmes que Marcaram Época - Episódio Coração Selvagem

Documentário201352minFrança10 anos


De Auberi Edler

"Coração Selvagem", de David Lynch, é lançado em 1990. Dois inocentes compartilham uma apaixonada aventura romântica e sexual, enquando atravessam um mundo louco. É ´Romeu e Julieta´ recontado como um road movie rock´n roll, um amor forjado no inferno. Ganhou a Palma de Ouro em Cannes, em 1990. A filmagem começa logo depois do Massacre na Praça da Paz Celestial, que abriu as portas para o capitalismo desenfreado na China. Durante a montagem, o Muro de Berlim cai, provocando a queda do Império Soviético. Depois disso, o mundo está em polvorosa: da explosão da Iugoslávia às incendiárias manifestações em Los Angeles. David Lynch escolheu filmar um mundo iluminado pelo fogo e pelo sangue. Lynch, designer de móveis, fotógrafo, músico, autor de músicas e vídeos de músicas, e diretor, é uma das principais figuras da vanguarda americana. "Mostre a violência... sem ter que senti-la": Lynch é capaz de fazer isso através de sua experiência com meditação transcedental e "Coração Selvagem" demonstra isso.


01:00

Count Basie: Por ele mesmo

Documentário201860minInglaterraLivre


De Jeremy Marre

A biografia contada pelas próprias palavras de Count Basie revela as paixões e ambições que inspiraram o famoso pianista.


02:10

Livro de Cabeceira - 2ª Temporada - Episódio João Anzanello Carrascoza indica o livro “Lavoura arcaica”, de Raduan Nassar

Documentário20176minBrasilLivre


De Eduardo Barros

O escritor João Anzanello Carrascoza é autor do romance “Caderno de um ausente”, entre outros. Neste episódio da série, ele comenta “Lavoura arcaica”, de Raduan Nassar, e a posição única que a obra ocupa dentro da produção literária nacional.


02:20

1917: Construindo a Revolução Russa

Documentário201752minFrança12 anos


De Stan Neumann

A Revolução Russa de 1917 marcou o início de uma nova era, causando turbulência no mundo todo e transformando o pensamento político da época. Através das vozes de Lênin e Gorky, descubra as duas faces da Revolução – a teoria e a prática. Ambas as narrativas trazem ricas perspectivas: a de Maxim Gorky, abrupta e imprevisível, em contraposição à de Vladimir Illyich Lenin, fria e pragmática. Através de arquivos exclusivos e bela animação, o diretor Stan Neumann mergulha nos eventos dia após dia, de fevereiro a outubro de 1917.


03:20

Pedro Luis - Vale Quanto Pesa - Episódio Congênito

Documentário20194minBrasilLivreRJ


De Pedro Tré Hansen

Pedro Luis interpreta canções de Luiz Melodia.


03:30

O Milagre de Santa Luzia – Cultura Popular - Temporada 1 - Episódio A Cultura dos Vaqueiros

Documentário201125minBrasilLivreSP


De Sergio Roizenblit

O termo ‘vaqueiro’, no nordeste, designa não somente o profissional responsável por cuidar de um rebanho de gado, mas o representante de uma cultura riquíssima, marcada pela indumentária de couro, o berrante e o aboio, indispensáveis a quem se dedica de corpo e alma a essa arriscada atividade. O mais ilustre vaqueiro de que se tem notícia é Raimundo Jacó, primo de Luiz Gonzaga, que morreu em Serrita, assassinado por um companheiro que invejava sua competência e coragem, conforme diz a lenda. O Rei do Baião, além de compor a belíssima canção A Morte do Vaqueiro, também criou, em homenagem ao primo, a popular Missa do Vaqueiro, que até hoje reúne milhares de pessoas em Serrita anualmente. O programa da série O Milagre de Santa Luzia, além de tratar da história de Raimundo Jacó e da Missa, por meio de gravações feitas para o projeto O Brasil da Sanfona, mostra um belíssimo e inusitado encontro entre Dominguinhos e um grupo de vaqueiros, ao acaso, no meio da estrada.


04:05

Imortais da Academia - Episódio Cadeira 37: Poesia e pólvora

Documentário201726minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca

O episódio 37 da série Imortais da Academia é, ao mesmo tempo, lírico e potencialmente explosivo. Reúne alguns dos principais nomes da poesia brasileira – Ferreira Gullar, João Cabral de Melo Neto e Ivan Junqueira – lado a lado com figuras que colecionaram simpatizantes e opositores: Getúlio Vargas e Assis Chateaubriand. Entre versos e polêmicas, o episódio passeia pela vida e pela obra dos acadêmicos que emprestaram seus nomes à cadeira 37 da Academia Brasileira de Letras.


04:40

Juntos - Episódio Sintropia na Floresta

Documentário201926minBrasilLivreSC


De Leticia Marques

Algumas técnicas e ferramentas possíveis da agricultura sintrópica e a agrofloresta a partir de um mergulho no Sítio Epicentro Dalva.


05:15

Beyond Ipanema - 2ª temporada - Episódio Roma

Documentário201423minBrasilLivreSP


De Guto Barra

Beyond Ipanema ganha acesso aos estúdios da RAI Radio Uno italiana para a gravação do programa “Brasil”, uma das maiores audiências da emissora. O episódio apresenta a dupla lounge Montefiori Cocktail, Rosalia de Sousa (cantora brasileira radicada em Roma) e o Tram Jazz, um bondinho com música ao vivo, que com frequência abre espaço para a MPB.


05:45

Revista Curta! - Episódio 28 06 2020

Jornalismo202015minBrasilLivreRJ


De Eduardo Fradkin Com DJ Lencinho, Eloá Chouzal, Juliana Freire, Walmick de Holanda

Nesta edição da Revista Curta!: criada para preservar a produção audiovisual nacional, a Cinemateca Brasileira está em crise e lançou a campanha S.O.S. Cinemateca, conforme explica a pesquisadora Eloá Chouzal; o ator Walmick de Holanda comenta as bem-humoradas adaptações de peças de teatro que vem fazendo em forma de curtas-metragens, para a plataforma Palco Virtual; a editora Juliana Freire fala da atualidade do filósofo Zygmunt Bauman e recomenda alguns de seus livros; e o DJ Lencinho enumera as muitas atividades virtuais do Circo Voador, como a transmissão de shows clássicos e bate-papos.


06:00

Expresso - Episódio Jonnata Doll

Documentário201726minBrasilLivreSP


De Hilton Lacerda, Kiko Goifman

O performático músico Jonnata Doll expõe as suas múltiplas Fortalezas. Revela a cidade ensolarada, mas principalmente a cidade das sombras, underground. Fala de belezas e feiuras, de uma espécie de submundo romantizado, em que criação artística e drogas se entrelaçam.


06:30

Fé na Batida - Episódio Passinho

Documentário201726minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca, Bianca Lenti, Jocelyn Edelstein

Dança genuinamente brasileira, surgida em meio aos bailes funk do Rio de Janeiro, o Passinho já conquistou adeptos pelo Brasil inteiro. Mais que uma dança, é um movimento criado por jovens que ganharam visibilidade com uma forma totalmente nova de dançar e curtir o funk. Ao som desse ritmo, eles misturam passos de hip hop, samba, frevo, capoeira e o que mais couber na batida. Nesse episódio de Fé na Batida, quem nos apresenta a dança são Marcelly de Mello, Marcos Paulo Kinho e Jefferson Chaves – o Cebolinha do Passinho. Completa o time Hugo Oliveira, um dos primeiros a pensar o Passinho como objeto de pesquisa.


07:00

1917: Construindo a Revolução Russa

Documentário201752minFrança12 anos


De Stan Neumann

A Revolução Russa de 1917 marcou o início de uma nova era, causando turbulência no mundo todo e transformando o pensamento político da época. Através das vozes de Lênin e Gorky, descubra as duas faces da Revolução – a teoria e a prática. Ambas as narrativas trazem ricas perspectivas: a de Maxim Gorky, abrupta e imprevisível, em contraposição à de Vladimir Illyich Lenin, fria e pragmática. Através de arquivos exclusivos e bela animação, o diretor Stan Neumann mergulha nos eventos dia após dia, de fevereiro a outubro de 1917.


08:00

Alegorias do Brasil - Episódio Alegria é a Prova dos Nove

Documentário201826minBrasilLivre


De Murilo Salles

Livre das amarras coercitivas das leis rígidas da moral europeia, o povo do Brasil costuma se pensar mais aberto à alegria. Liga-se a ela o prazer experimentado no corpo que samba e outros elementos culturais que favoreceriam uma existência solar nos trópicos. Ouça-se, porém, as suas letras, e repare-se quanta tristeza. Entre a alegria pulsional e a melancolia, o Brasil oscila afetivamente na sua formação.


08:35

Consciência³ - Episódio A Consciência na Rede da Vida

Documentário201945minBrasilLivreDF


De Renato Barbieri

Consciência (Consciência ao Cubo) é uma série em que pensadoras e pensadores refletem sobre o fenômeno universal da consciência. Neste terceiro episódio, traremos à tona a discussão sobre a importância de tomarmos consciência de que fazemos parte de uma intensa e complexa rede de interdependência da qual todos os seres – Sapiens ou não – fazem parte: a Rede da Vida. Mostra ainda como a mentalidade antropocêntrica se tornou uma grande armadilha. Com Ernst Götsch, Luiz Fernando Scheibe, Rita Mendonça e convidados.


09:30

A Paixão de JL

Documentário201482minBrasil14 anosSP


De Carlos Nader

Em janeiro de 1990, aos 33 anos, o artista José Leonilson começa a gravar, em fitas cassete, um diário íntimo. Comentários sobre os acontecimentos que sacudiam o país, em plena era Collor, e o exterior, como a queda do Muro de Berlim, percorrem suas confissões, bem como impressões sobre os diversos filmes a que assistia. Esses registros de um artista sensível e antenado à contemporaneidade, que a princípio não visavam mais do que testemunhar a sintonia entre sua vida e uma obra muito peculiar e intimista, sofrem o impacto da descoberta de que Leonilson é portador de HIV. A incerteza e a urgência passam a impregnar os seus relatos.

Próximas Exibições:
Qui, 10 set às 21:50h


11:00

Encontro com Philip Roth - Biografia de uma Obra

Documentário201552minFrançaLivre


De François Busnel, Adrien Soland

Em junho de 2014, o diretor François Busnel esteve com Philip Roth em sua casa em Connecticut, onde conduziu a última entrevista filmada com o escritor americano.


12:00

Ôrí

Documentário198993minBrasilLivreSP


De Raquel Gerber

Ôrí significa “cabeça”, “consciência negra”, em língua yorubá. A música, a dança, o gesto, o ritual, na expressão da cultura mais antiga da Humanidade. Ôrí documenta os movimentos negros brasileiros entre 1977 e 1988, passando pela relação entre Brasil e África, tendo o quilombo como idéia central de um contínuo histórico e apresentando como fio condutor a história pessoal de Beatriz Nascimento, historiadora e militante negra, falecida prematuramente no Rio de Janeiro, em 1995. O filme mostra também a comunidade negra em sua relação com o tempo, o espaço e a ancestralidade, através da concepção do projeto de Beatriz, do "quilombo" como correção da nacionalidade brasileira.


13:45

Revista Curta! - Episódio 28 06 2020

Jornalismo202015minBrasilLivreRJ


De Eduardo Fradkin Com DJ Lencinho, Eloá Chouzal, Juliana Freire, Walmick de Holanda

Nesta edição da Revista Curta!: criada para preservar a produção audiovisual nacional, a Cinemateca Brasileira está em crise e lançou a campanha S.O.S. Cinemateca, conforme explica a pesquisadora Eloá Chouzal; o ator Walmick de Holanda comenta as bem-humoradas adaptações de peças de teatro que vem fazendo em forma de curtas-metragens, para a plataforma Palco Virtual; a editora Juliana Freire fala da atualidade do filósofo Zygmunt Bauman e recomenda alguns de seus livros; e o DJ Lencinho enumera as muitas atividades virtuais do Circo Voador, como a transmissão de shows clássicos e bate-papos.


14:00

Guerras do Brasil.doc - Episódio A Revolução de 1930

Documentário201826minBrasil12 anos


De Luiz Bolognesi

O 4º episódio da série vai contar os acontecimentos que puseram fim a velha república. O episódio Relembra a ascensão da indústria cafeeira, um dos pilares da economia do Brasil do começo do século XX e a maneira como as oligarquias manipulavam as eleições para continuarem no poder. Narra os levantes do Tenentes nos quarteis, na década de 20 e a formação da Aliança liberal, em 1929, que ia por fim na política do café com leite. Entenda a disputa eleitoral que levaria ao poder, no voto, o Paulista Júlio Prestes e a ascensão do Gaúcho Getúlio Vargas , candidato derrotado que, com apoio popular, sai de Porto alegre para uma viagem de poder até o Rio de Janeiro onde, com suas tropas, toma triunfalmente o palácio do Catete. Estava começando a era Vargas.


14:30

Palmares: Coração Brasileiro, Alma Africana - Episódio A Conexão Africana

Documentário201852minBrasilLivre


De José Carlos Asbeg, Luiz Arnaldo Campos, Carlos Nobre

Na África e no Brasil, Portugal montou a sua arquitetura da escravidão. Depois de derrotados militarmente, chefes africanos se transformam em fornecedores de escravos. O continente africano se divide, se destrói. Mas a resistência nunca deixou de existir: nas aldeias, nas marchas forçadas e à bordo dos navios negreiros. Esta resistência política, cultural e espiritual é a chave de Palmares.


15:30

Tarja Branca

Documentário201480minBrasilLivreSP


De Cacau Rhoden

As brincadeiras infantis fazem parte de nossa formação social, intelectual e afetiva. Por elas nos socializamos, nos definimos e introjetamos muitos dos hábitos culturais da vida adulta. Todos brincamos na infância e no brincar fomos livres e felizes. Mas será que ainda carregamos essa subjetividade brincante e cultura lúdica vivas dentro de nós? Será que a criança que fomos se orgulharia do adulto em que se transformou? Tarja Branca é um manifesto a importância de continuar sustentando um espírito lúdico, que surge em nossa infância e que o sistema nos impele a abandonar em nossa vida adulta.

Próximas Exibições:
Sex, 25 set às 21:30h


17:00

Erva, Ganância e Legalização - Episódio Erva, Ganância e Legalização - Parte 1

Documentário201945minFrança16 anos


De Xavier Deleu, Stéphanie Loridon

Durante décadas, a maconha foi parte essencial do movimento de contracultura, apelidada de "provavelmente a droga mais perigosa" pelo presidente americano Reagan e detestada pelo establishment. Mas, à medida que o movimento para "normalizar" cresce e cada vez mais países optam por regulamentação em vez de proibição, o que acontece quando a maconha se torna um negócio? Que impacto isso tem sobre a violência, a saúde pública ou a economia? Filmado nos Estados Unidos, Canadá, Uruguai, México e Europa, este documentário mostra a experiência de países pioneiros.

Próximas Exibições:
Sex, 25 set às 19:00h


18:00

O Milagre de Santa Luzia – Cultura Popular - Temporada 1 - Episódio Mestrinho e Olivinho

Documentário201125minBrasilLivreSP


De Sergio Roizenblit

Mestrinho e Olivinho representam a nova safra de grandes sanfoneiros do país. Entre outros aspectos, têm em comum o fato de serem discipulos de Dominguinhos. Em gravação para a série O Milagre de Santa Luzia feita no Canto da Ema, importante casa de forró de São Paulo, o mestre bateu papo e tocou sanfona com os dois. Na conversa, surgiram lembranças do passado e histórias do presente, e foram traçados paralelos entre a época em que Dominguinhos começou e os dias de hoje. Mestrinho, como o ídolo, veio do Nordeste, mais precisamente de Sergipe, e teve dificuldade para se adaptar, mas hoje não quer sair de São Paulo, pois há muitas opções de trabalhos e parcerias na cidade. Olivinho nasceu em Garanhuns, terra de Dominguinhos, mas ainda muito criança mudou-se para São Paulo e estabeleceu-se no ABC paulista. Ambos já são nomes recorrentes na cidade e tocam com músicos de ponta.


18:35

Projeções - Episódio Marco Dutra e Juliana Rojas

Documentário201514minBrasil10 anosSP


De Renata Druck

Horror, elementos de gênero e parceria criativa em "Lençol Branco", "Um Ramo" e "Trabalhar Cansa".


18:52

Curta Música - Ney Matogrosso - DVD Bloco na Rua

Jornalismo20204minLivre


Peça de jornalismo cultural produzida pelo Canal Curta!


18:55

Curta! Cinema - Shakespeare e o cinema

Jornalismo20164minBrasilLivre


Peça de jornalismo: Curta! Cinema - Shakespeare e o cinema


19:00

Beyond Ipanema - 2ª temporada - Episódio Nova York: Brasil Alternativo

Documentário201423minBrasilLivreSP


De Guto Barra

Passando por Nova York, a série mostra uma apresentação exclusiva do Pink Martini, e uma escola de samba formada só por americanos. O episódio tem também a jovem cantora Dom La Nena e acompanha a gravação de um novo disco da japonesa Monday Michiru.


19:30

Imortais da Academia - Episódio Cadeira 38: Vocação vs. Destino

Documentário201726minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca

O episódio sobre a cadeira 38 da Academia Brasileira de Letras aborda um namoro antigo e recorrente na história da congregação: o da literatura com a política. O acadêmico que conecta os pontos dessa história é o atual ocupante da vaga, o ex-presidente da República José Sarney. Os outros acadêmicos de destaque são José Américo de Almeida, que teve seu projeto de concorrer à presidência do país frustrado pelo golpe do Estado Novo, e Graça Aranha, modernista de família de políticos, que seguiu carreira diplomática e imprimiu sua marca na política cultural.


20:00

Visceral Brasil - Temporada 2 - Episódio Coração da Serrinha

Documentário201826minBrasilLivreSC


De Marcia Paraí­so

Um coração que pulsa, que arrebata, que envolve. O Jongo da Serrinha é uma referência que resiste na raiz da formação da musicalidade no morro da Serrinha, Rio de Janeiro. Liderado por mulheres que tomaram para si a luta pela revitalização do Jongo e pelo espaço da Casa do Jongo, o Jongo da Serrinha é um símbolo vivo de resistência cultural afro brasileira.


20:30

Cale-se - Episódio Censurando o Popular

Documentário201526minBrasilLivre


De Marcus Fernando

Depois do foco na MPB, o quinto episódio da série foca nos artistas ditos “populares” ou bregas para entender como esse estilo musical encarou a censura feita pela ditadura militar. O jornalista, pesquisador e escritor Paulo Cesar Araújo explica que no final dos anos 1960 surgiu na cena musical do país uma geração de cantores conhecidos como “bregas” ou “cafonas”. Ele contextualiza a ascensão desse gênero musical, que se deu exatamente durante o endurecimento do regime. Paulo Cesar explica que o motivo da censura aos bregas era a moral conservadora. Artistas como Fernando Mendes e Odair José contam como eram suas relações com o regime. Paulo Cesar Araújo relembra o caso de “Uma vida só (Pare de tomar a pílula)", proibida depois de já ter estourado nas rádios de todo o Brasil. A música era contra a política de controle de natalidade feita pelo regime. Nos números musicais, Inez Vianna e Alfredo Del Penho relembram as canções “Tortura de Amor” e “Uma vida só”.


21:00

Clementina

Documentário201975minBrasilLivreRJ


De Ana Rieper Com Alcione, Nelson Sargento, Hermí­nio Bello de Carvalho, Ney Lopes, Tantinho da Mangueira

O documentário faz uma viagem através das músicas e da história de Clementina de Jesus. Os sambas mais poéticos, o batuque cheio de balanço, os cantos religiosos que revelam uma comunicação forte com o mundo sagrado, vão nos levando para o profundo mundo de Quelé. Marcada na história da MPB pela sua voz excepcional e repertório de música afro brasileira, essa neta de escravos trouxe com o seu canto a alegria, a potência e o drama da condição do negro no Brasil. Considerada por muitos o elo perdido entre a cultura brasileira e as raízes africanas.


22:25

Alceu - Na embolada do tempo

Documentário201986minBrasilLivreRJ


De Paola Vieira Com Alceu Valença

O filme é uma viagem pelos mais de 45 anos de carreira do cantor e compositor Alceu Valença, personagem único da música brasileira. Sua obra e reflexões são apresentados através da costura de músicas, depoimentos, vasto material de arquivo e registros de viagens feitas pela equipe do documentário com Alceu e sua equipe ao longo de 2018.