Domingo, 28 de Junho de 2020


00:00

A História do Cinema: Uma Odisseia - Episódio Anos 70 em diante

Documentário201160minInglaterraLivre


De Mark Cousins

Inovação na cultura popular em todo o mundo.


01:10

Onde Nascem as Ideias - Episódio Angel

Documentário201943minBrasil10 anos


De Carolina Sá

Angel Vianna é um dos nomes mais importantes na dança contemporânea do Brasil, criadora de um método próprio de ensino. Neste episódio de "Onde Nascem As Ideias", a diretora Carolina Sá e sua equipe acompanham o processo de ensino da mestra durante uma aula de dança e também sua preparação como bailarina do espetáculo de sua discípula Duda Maia no Oi Futuro. Um retrato sensível e potente da mestra, professora e bailarina mineira de 91 anos.


02:10

República da Poesia - Episódio Antônio Cicero

Documentário201845minBrasilLivre


De Rodrigo Campos, Dillner Gustavo

Tendo como plano de fundo a cidade do Rio de Janeiro, um caminho é traçado para compreender a poesia de Antonio Cicero. Poeta, filósofo e compositor de canções, Cícero transita entre o mundo pop e o erudito, do grego antigo à modernidade, colocando à mostra suas convicções e dúvidas num elo entre a razão, a poesia e a clareza.

Próximas Exibições:
Qui, 24 set às 18:30h


03:05

Juntos - Episódio Sintropia na Floresta

Documentário201926minBrasilLivreSC


De Leticia Marques

Algumas técnicas e ferramentas possíveis da agricultura sintrópica e a agrofloresta a partir de um mergulho no Sítio Epicentro Dalva.


03:40

Trinta Povos

Documentário202078minBrasil14 anosRS


De Zeca Brito

“Trinta Povos” aborda o tema das missões jesuíticas na América Latina. Um legado composto por ruínas, museus, povoados e costumes. Nativos e invasores discutem arte, religião e política nos territórios do Brasil, Argentina e Paraguai, unidos por um passado artístico comum, o Barroco Jesuítico Guarani.


05:10

Pedro Luis - Vale Quanto Pesa - Episódio Congênito

Documentário20194minBrasilLivreRJ


De Pedro Tré Hansen

Pedro Luis interpreta canções de Luiz Melodia.


05:20

Livro de Cabeceira - 2ª Temporada - Episódio João Anzanello Carrascoza indica o livro “Lavoura arcaica”, de Raduan Nassar

Documentário20176minBrasilLivre


De Eduardo Barros

O escritor João Anzanello Carrascoza é autor do romance “Caderno de um ausente”, entre outros. Neste episódio da série, ele comenta “Lavoura arcaica”, de Raduan Nassar, e a posição única que a obra ocupa dentro da produção literária nacional.


05:30

Fé na Batida - Episódio Passinho

Documentário201726minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca, Bianca Lenti, Jocelyn Edelstein

Dança genuinamente brasileira, surgida em meio aos bailes funk do Rio de Janeiro, o Passinho já conquistou adeptos pelo Brasil inteiro. Mais que uma dança, é um movimento criado por jovens que ganharam visibilidade com uma forma totalmente nova de dançar e curtir o funk. Ao som desse ritmo, eles misturam passos de hip hop, samba, frevo, capoeira e o que mais couber na batida. Nesse episódio de Fé na Batida, quem nos apresenta a dança são Marcelly de Mello, Marcos Paulo Kinho e Jefferson Chaves – o Cebolinha do Passinho. Completa o time Hugo Oliveira, um dos primeiros a pensar o Passinho como objeto de pesquisa.


06:00

A Paixão de JL

Documentário201482minBrasil14 anosSP


De Carlos Nader

Em janeiro de 1990, aos 33 anos, o artista José Leonilson começa a gravar, em fitas cassete, um diário íntimo. Comentários sobre os acontecimentos que sacudiam o país, em plena era Collor, e o exterior, como a queda do Muro de Berlim, percorrem suas confissões, bem como impressões sobre os diversos filmes a que assistia. Esses registros de um artista sensível e antenado à contemporaneidade, que a princípio não visavam mais do que testemunhar a sintonia entre sua vida e uma obra muito peculiar e intimista, sofrem o impacto da descoberta de que Leonilson é portador de HIV. A incerteza e a urgência passam a impregnar os seus relatos.

Próximas Exibições:
Qui, 10 set às 21:50h


07:30

Palmares: Coração Brasileiro, Alma Africana - Episódio A Conexão Africana

Documentário201852minBrasilLivre


De José Carlos Asbeg, Luiz Arnaldo Campos, Carlos Nobre

Na África e no Brasil, Portugal montou a sua arquitetura da escravidão. Depois de derrotados militarmente, chefes africanos se transformam em fornecedores de escravos. O continente africano se divide, se destrói. Mas a resistência nunca deixou de existir: nas aldeias, nas marchas forçadas e à bordo dos navios negreiros. Esta resistência política, cultural e espiritual é a chave de Palmares.


08:30

Guerras do Brasil.doc - Episódio A Revolução de 1930

Documentário201826minBrasil12 anos


De Luiz Bolognesi

O 4º episódio da série vai contar os acontecimentos que puseram fim a velha república. O episódio Relembra a ascensão da indústria cafeeira, um dos pilares da economia do Brasil do começo do século XX e a maneira como as oligarquias manipulavam as eleições para continuarem no poder. Narra os levantes do Tenentes nos quarteis, na década de 20 e a formação da Aliança liberal, em 1929, que ia por fim na política do café com leite. Entenda a disputa eleitoral que levaria ao poder, no voto, o Paulista Júlio Prestes e a ascensão do Gaúcho Getúlio Vargas , candidato derrotado que, com apoio popular, sai de Porto alegre para uma viagem de poder até o Rio de Janeiro onde, com suas tropas, toma triunfalmente o palácio do Catete. Estava começando a era Vargas.


09:00

Visceral Brasil - Temporada 2 - Episódio O Galo Preto chegou

Documentário201826minBrasilLivreSC


De Marcia Paraí­so

Embolador, coquista, compositor. Com mais de 300 músicas, lançou seu primeiro disco em 2015, aos 82 anos. Patrimônio vivo de Pernambuco, Galo Preto é um profundo conhecedor da sua terra que continua lhe inspirando em suas composições de improviso. O dono do pandeiro, da elegância do terno branco e das histórias colecionadas por quem atravessou a vida com a música.


09:35

Alegorias do Brasil - Episódio Alegria é a Prova dos Nove

Documentário201826minBrasilLivre


De Murilo Salles

Livre das amarras coercitivas das leis rígidas da moral europeia, o povo do Brasil costuma se pensar mais aberto à alegria. Liga-se a ela o prazer experimentado no corpo que samba e outros elementos culturais que favoreceriam uma existência solar nos trópicos. Ouça-se, porém, as suas letras, e repare-se quanta tristeza. Entre a alegria pulsional e a melancolia, o Brasil oscila afetivamente na sua formação.


10:10

Matizes do Brasil - Episódio Lygia Pape

Documentário202026minBrasilLivreRJ


De Bianca Lenti

Tecer um inspirador retrospecto das importantes obras e da vida de Lygia Pape, celebrando a envergadura de sua diversa produção é o objetivo deste episódio de Matizes do Brasil. Depoimentos de especialistas como Denise Mattar, Fernando Cocchiarale e Paulo Sérgio Duarte analisam a carreira da neoconcretista desde os anos de 1950 até o fim de sua vida, revelando como a obra de Lygia atravessou toda a segunda metade do século XX sem nunca deixar de inovar e de criar linguagens em suportes diversificados. Obras impactantes como Ttéia, Ovo, Divisor e Livro da Criação, entre outras, são analisadas, revelando porque suas propostas artísticas são referência na arte contemporânea brasileira.


10:45

Cale-se - Episódio A Voz Feminina

Documentário201526minBrasilLivre


De Marcus Fernando

O quarto e último episódio sobre MPB da série convida nomes como Joyce e Fátima Guedes a relembrarem o cenário da censura musical sob a ótica feminina. Joyce fala sobre o caso da sua música “Eternamente grávida”, citando exemplos de palavras que não foram admitidas pelo regime. Ivan Lins explica que, durante os Anos de Chumbo, os artistas acabaram polarizados entre engajados ou adesistas. Ele comenta o caso da música “O amor é meu país”, de 1970, que fez com que o compositor fosse taxado de ufanista e acabasse sofrendo uma outra censura. O pesquisador Ricardo Cravo Albin conta de sua atuação em defesa da liberação das canções no Conselho Superior da Censura, uma espécie de segunda instância que reunia membros do governo e da sociedade civil. Zé Luiz Mazziotti e Fátima Guedes relembram a canção “Mestre Salas dos Mares”.


11:20

Ensaios Contemporâneos - Episódio Demolition Incorporada

Documentário201852minBrasil16 anos


De Eduardo Hunter Moura

A Demolition Incorporada foi criada como uma plataforma de criação em dança, fora dos moldes de companhias tradicionais. A proposta foi a de não se estabelecer como um grupo fixo, mas agregar artistas e colaboradores em uma plataforma horizontal e interdisciplinar. O próprio nome já traz em si algumas das ideias que defende Marcelo Evelin, figura que está à frente do grupo. Demolição, ao invés de destruir, quer dizer remover algo de uma forma planejada para fazer surgir algo novo. E Incorporada está diretamente ligado ao corpo, além de fazer alusão à tradição religiosa afro-brasileira. Marcelo Evelin, após uma consolidada carreira internacional, retornou ao seu estado natal, o Piauí, para dar início a um núcleo de criação que acabou se transformando no que hoje é a plataforma. O episódio relembra algumas etapas da carreira de Evelin, enquanto mostra alguns dos trabalhos atualmente em desenvolvimento no núcleo liderado por ele


12:20

1917: Construindo a Revolução Russa

Documentário201752minFrança12 anos


De Stan Neumann

A Revolução Russa de 1917 marcou o início de uma nova era, causando turbulência no mundo todo e transformando o pensamento político da época. Através das vozes de Lênin e Gorky, descubra as duas faces da Revolução – a teoria e a prática. Ambas as narrativas trazem ricas perspectivas: a de Maxim Gorky, abrupta e imprevisível, em contraposição à de Vladimir Illyich Lenin, fria e pragmática. Através de arquivos exclusivos e bela animação, o diretor Stan Neumann mergulha nos eventos dia após dia, de fevereiro a outubro de 1917.


13:20

Jards

Documentário201393minBrasilLivreSP


De Eryk Rocha

"Jards" é um documentário de Eryk Rocha que trata da vida e da obra do cantor Jards Macalé, autor de famosas canções, como “Vapor Barato”, “Gothan City” e “Movimento dos Barcos”. O filme também mostra um pouco do processo criativo do último álbum do cantor, lançado em 2011.


15:05

Ôrí

Documentário198993minBrasilLivreSP


De Raquel Gerber

Ôrí significa “cabeça”, “consciência negra”, em língua yorubá. A música, a dança, o gesto, o ritual, na expressão da cultura mais antiga da Humanidade. Ôrí documenta os movimentos negros brasileiros entre 1977 e 1988, passando pela relação entre Brasil e África, tendo o quilombo como idéia central de um contínuo histórico e apresentando como fio condutor a história pessoal de Beatriz Nascimento, historiadora e militante negra, falecida prematuramente no Rio de Janeiro, em 1995. O filme mostra também a comunidade negra em sua relação com o tempo, o espaço e a ancestralidade, através da concepção do projeto de Beatriz, do "quilombo" como correção da nacionalidade brasileira.


16:50

Consciência³ - Episódio A Consciência na Rede da Vida

Documentário201945minBrasilLivreDF


De Renato Barbieri

Consciência (Consciência ao Cubo) é uma série em que pensadoras e pensadores refletem sobre o fenômeno universal da consciência. Neste terceiro episódio, traremos à tona a discussão sobre a importância de tomarmos consciência de que fazemos parte de uma intensa e complexa rede de interdependência da qual todos os seres – Sapiens ou não – fazem parte: a Rede da Vida. Mostra ainda como a mentalidade antropocêntrica se tornou uma grande armadilha. Com Ernst Götsch, Luiz Fernando Scheibe, Rita Mendonça e convidados.


17:45

Revista Curta! - Episódio 28 06 2020

Jornalismo202015minBrasilLivreRJ


De Eduardo Fradkin Com DJ Lencinho, Eloá Chouzal, Juliana Freire, Walmick de Holanda

Nesta edição da Revista Curta!: criada para preservar a produção audiovisual nacional, a Cinemateca Brasileira está em crise e lançou a campanha S.O.S. Cinemateca, conforme explica a pesquisadora Eloá Chouzal; o ator Walmick de Holanda comenta as bem-humoradas adaptações de peças de teatro que vem fazendo em forma de curtas-metragens, para a plataforma Palco Virtual; a editora Juliana Freire fala da atualidade do filósofo Zygmunt Bauman e recomenda alguns de seus livros; e o DJ Lencinho enumera as muitas atividades virtuais do Circo Voador, como a transmissão de shows clássicos e bate-papos.


18:00

Erva, Ganância e Legalização - Episódio Erva, Ganância e Legalização - Parte 1

Documentário201945minFrança16 anos


De Xavier Deleu, Stéphanie Loridon

Durante décadas, a maconha foi parte essencial do movimento de contracultura, apelidada de "provavelmente a droga mais perigosa" pelo presidente americano Reagan e detestada pelo establishment. Mas, à medida que o movimento para "normalizar" cresce e cada vez mais países optam por regulamentação em vez de proibição, o que acontece quando a maconha se torna um negócio? Que impacto isso tem sobre a violência, a saúde pública ou a economia? Filmado nos Estados Unidos, Canadá, Uruguai, México e Europa, este documentário mostra a experiência de países pioneiros.

Próximas Exibições:
Sex, 25 set às 19:00h


18:50

Encontro com Philip Roth - Biografia de uma Obra

Documentário201552minFrançaLivre


De François Busnel, Adrien Soland

Em junho de 2014, o diretor François Busnel esteve com Philip Roth em sua casa em Connecticut, onde conduziu a última entrevista filmada com o escritor americano.


19:50

Tarja Branca

Documentário201480minBrasilLivreSP


De Cacau Rhoden

As brincadeiras infantis fazem parte de nossa formação social, intelectual e afetiva. Por elas nos socializamos, nos definimos e introjetamos muitos dos hábitos culturais da vida adulta. Todos brincamos na infância e no brincar fomos livres e felizes. Mas será que ainda carregamos essa subjetividade brincante e cultura lúdica vivas dentro de nós? Será que a criança que fomos se orgulharia do adulto em que se transformou? Tarja Branca é um manifesto a importância de continuar sustentando um espírito lúdico, que surge em nossa infância e que o sistema nos impele a abandonar em nossa vida adulta.

Próximas Exibições:
Sex, 25 set às 21:30h


21:15

Açúcar

Ficção201787minBrasil14 anosPE


De Renata Pinheiro, Sergio Oliveira

Bethania retorna a suas terras onde uma vez funcionou um antigo engenho de açúcar da sua família, Engenho Wanderley. Entre fotos, criaturas fantásticas, contas a pagar, trabalhadores reivindicando seus direitos sobre a terra, Bethania enfrenta a si mesma em um presente onde o passado e o futuro são ambos ameaçadores. AÇÚCAR é ambientado num universo de realismo mágico, que cruza a história pessoal de Bethania com a formação da identidade de um país que é, ao mesmo tempo, moderno e arcaico, contemporâneo e ancestral, branco e muito, muito mais negro. 


23:00

Geografia da Arte - Episódio Pina Bausch + Nova York

Documentário201752minBrasilLivreSP


De Guto Barra, Tatiana Issa

Apesar de ter criado trabalhos inspirados em inúmeras cidades (incluindo a série World Cities, apresentada nas Olimpíadas de Londres), Pina Bausch teve uma relação especial com Nova York, onde começou sua carreira profissional. Ela estudou na Juilliard School e dançou com as companhias Metropolitan Opera Ballet Company e New American Ballet, colaborando também com alguns dos mais importantes coreógrafos americanos. Durante seu período em Nova York, ela colaborou com o coreógrafo Paul Sanasardo, um dos entrevistados do episódio, onde teria começado a experimentar com o tipo de movimentos pelos quais ficaria conhecida. Com ele, coreografou suas primeiras peças, em que também dançou. Sua relação com a cidade continuou forte ao longo das décadas seguintes, quando ela passou várias temporadas trabalhando com bailarinos locais. Foi em Saratoga, cidade próxima a Nova York, que ela conheceu os primeiros dançarinos que iriam vir a formar sua companhia na Alemanha, os franceses Malou Airaudo e Dominique Mercy, que também são entrevistados no episódio. Nos anos 80, as apresentações de suas mais famosas peças, como Café Muller e Sagração de Primavera, no Brooklyn Academy of Music, ajudaram a consagrar a companhia como uma das mais importantes do mundo. Outros personagens que contam a trajetória de Bausch na série são Judith Blackstone (que dançou com Bausch quando ela tinha apenas 10 anos), além de Barbara Kaufmann e Ruth Amaranto, que integraram a companhia por muito anos, e o filho da coreógrafa, Salomon Bausch. O episódio também mostra o universo de Pina na cidade de Wuppertal, na Alemanha, onde até hoje sua companhia, Tanztheater Wuppertal Pina Bausch, é sediada.