Segunda-feira, 22 de Junho de 2020


00:00

Filmes que Marcaram Época - Episódio Sem Amor

Documentário202052minFrança10 anos


De Olivia Mokiejewski

O filme analisado neste episódio é "Sem Amor", de Andrei Swjaginzew. Olivia Mokiejewski demonstrará como este filme retrata a classe média russa de Vladimir Putin, através de Boris e Zhenya, um casal conformista, consumista e individualista no meio de um colapso no casamento. Filmado durante o inverno nos cenários reais do longa-metragem, o documentário reproduzirá o mundo impessoal, quase desumanizado, dos enormes subúrbios de Moscou, ainda com as cicatrizes da era soviética. Desesperadamente sombrio, "Loveless" também é uma acusação contra a polícia e o estado que abandonam as pessoas desaparecidas ao seu destino.


01:00

Gutenberg e o Nascimento da Impressão

Documentário201652minFrançaLivre


De Marc Jampolsky

Pai de uma das maiores invenções da era medieval, a impressão gráfica, Gutenberg foi um visionário. Para chegar à sua criação, porém, ele teve que fazer alianças, sofrer traições e enfrentar a sociedade de seu tempo. Uma história contada em detalhes por esse documentário.


02:00

Erlon Chaves: Maestro do Veneno

Documentário201872minBrasilLivreSP


De Alessandro Gamo

Documentário sobre a carreira de um dos mais criativos arranjadores brasileiros: Erlon Chaves (1933 -1974). Apresentamos seu início no rádio, seu trabalho de arranjador, de compositor de trilhas para TV e cinema e vemos como foi precursor da soul music no Brasil com a banda Veneno. O documentário é composto por imagens de arquivo, depoimentos, encontros musicais e recriações sonoras.


03:30

O Milagre de Santa Luzia – Cultura Popular - Temporada 1 - Episódio Luiz Gonzaga

Documentário201125minBrasilLivreSP


De Sergio Roizenblit

Luiz Gonzaga revelou ao Brasil e ao mundo a música nordestina. E com ela as alegrias e as angustias de sua gente. Extremamente criativo e poético, o Rei do Baião, como viria a ser conhecido, aprendeu a tocar sanfona com seu pai, o mestre Januário, que, nas horas vagas do trabalho na roça, tocava muito bem o instrumento de oito baixos. Gonzaga ainda não era adolescente quando começou a apresentar-se em bailes, forrós e feiras. No começo da juventude, ingressou no exército e, em 1939, deu baixa da instituição no Rio de Janeiro para dedicar-se exclusivamente à música. Aos poucos ganhou notoriedade, até que, em 1945, gravou sua primeira música como cantor, e em 1947 compôs Asa Branca, que posteriormente chegaria a ser considerada a canção mais relevante do país. A partir daí sua carreira deslanchou. São muitos discos, sucessos e parcerias, com músicos do Brasil inteiro. Mas o legado de Luiz Gonzaga vai além de seu raríssimo talento musical: ele foi um legítimo representante de seu povo, que foi testemunha de sua generosidade, coragem e firmeza ao longo de toda sua trajetória. Não é a toa que seu trabalho influencie direta e indiretamente o trabalho de inúmeros músicos das gerações posteriores à sua. A música popular brasileira foi para sempre transformada pela genialidade de Luiz Gonzaga.


04:05

Imortais da Academia - Episódio Cadeira 36: Da vocação intelectual

Documentário201726minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca

Este episódio da série Imortais da Academia embarca em um roteiro intelectual pela vida e pela obra de alguns dos pensadores que imprimiram seus nomes na cadeira 36 da Academia Brasileira de Letras. O diplomata, filósofo e escritor – para citar alguns de seus muitos títulos – José Guilherme Merquior, que foi definido pelo também acadêmico Eduardo Portella como “uma fascinante máquina de pensar”; o jornalista e professor João de Scantimburgo, grande defensor da monarquia; e o sociólogo e ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso, atual ocupante da cadeira 36. Em comum, todos eles deram vazão à vocação intelectual.


04:40

Juntos - Episódio Revolução dos Baldinhos

Documentário201926minBrasilLivreSC


De Leticia Marques

A compostagem de resíduos orgânicos feita na comunidade Chico Mendes - “revolução dos baldinhos”- projeto premiado internacionalmente, impactou diretamente nas questões relacionadas à melhoria da qualidade de vida da população e no aumento da auto estima dos moradores.


05:15

Beyond Ipanema - 2ª temporada - Episódio Paris

Documentário201423minBrasilLivreSP


De Guto Barra

Pierre Barouh, um dos maiores divulgadores da bossa nova na França, conta como se apaixonou pelo Brasil nos anos 60. Mayra Andrade, um dos grandes nomes da world music atual, fala sobre a MPB na nova cena europeia no episódio que conta também com o Nouvelle Vague, a cantora Camille e o DJ e produtor Dimitri From Paris.


05:45

Revista Curta! - Episódio 21 06 2020

Jornalismo202015minBrasilLivreRJ


De Eduardo Fradkin Com Ney Matogrosso, Deborah Colker, Adriana Rattes

Nesta edição da Revista Curta!: o Grupo Estação, que está com suas salas de cinema fechadas, lançou uma campanha beneficente e oferece boas recompensas a quem colaborar; a coreógrafa Deborah Colker lembra como foi a preparação para o espetáculo Cão Sem Plumas, que agora pode ser visto na íntegra em seu canal no YouTube; e o cantor Ney Matogrosso fala de suas referências musicais e da produção do DVD Bloco na Rua.


06:00

Expresso - Episódio Zé Celso

Documentário201726minBrasilLivreSP


De Hilton Lacerda, Joaquim Castro Com Zé Celso, Renato Borghi, Roderick Himeros, Marcelo Drummond, Carila Matzenbacher

Sinônimo de inovação e amor à arte, templo da liberdade, o Teatro Oficina é a menina dos olhos de Zé Celso Martinez Corrêa, diretor artístico do lugar. Dentro e fora de cena, acompanhamos o dramaturgo, que fala sobre a “mentalidade zumbi” dominante no mundo e defende esse espaço de contestação e resistência à valorização do dinheiro e à especulação imobiliária.


06:30

Fé na Batida - Episódio Krump

Documentário201726minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca, Bianca Lenti, Jocelyn Edelstein

Uma das vertentes mais novas das danças urbanas, o Krump surgiu a partir da frustração de um dançarino, que acabou imprimindo em seus movimentos toda a carga de seus sentimentos mais intensos. Daí o estilo mais agressivo, mas que de violento não tem nada. Os admiradores do Krump vivem essa cultura de forma muito catártica e coletiva, agrupados em famílias, ou fams. Assim são Bruno Duarte e Mayckon Almeida, que neste episódio de Fé na Batida abrem suas vidas e seus treinos para conhecermos mais sobre essa dança. Completa o episódio a dançarina Bárbara Lima que, após anos de dedicação ao Krump, uniu essa vivência a outros elementos para seguir carreira na dança experimental.


07:00

A Guerra das Crianças - Episódio A Guerra das Crianças - Parte 2

Documentário201745minFrançaLivre


De Julien Johan, Michèle Durren

Durante anos, as experiências e as histórias daqueles que passaram a infância nos tempos da guerra foram silenciadas. Longe de serem poupadas pelos conflitos brutais, crianças foram jogadas no caos dos tempos mais sombrios e sinistros da História Mundial. Esse documentário reconta a história de uma geração única de crianças que tinham 10 anos em 1940, e que cresceram no epicentro do tenebroso cenário da Segunda Guerra Mundial.


08:00

Alegorias do Brasil - Episódio Vívidos de Amor

Documentário201826minBrasilLivre


De Murilo Salles

Entre as mais famosas alegorias do Brasil, está a da miscigenação. O papel desempenhado pela sexualidade na formação desse que é reconhecido o nosso principal traço cultural. A miscigenação ocorreu, mas não como por vezes se imaginou, ao criar o paradigma de democracia racial, mas ela se deu, também, na base da violência com mulheres negras e índias.


08:35

Consciência³ - Episódio A Consciência do Outro

Documentário201945minBrasilLivreDF


De Renato Barbieri

Consciência (Consciência ao Cubo) é uma série em que pensadoras e pensadores refletem sobre o fenômeno universal da consciência. No segundo episódio da série, nossos entrevistados se debruçam sobre a que seria ter a consciência “do outro”, explanando sobre a necessidade da inclusão, as graves consequências da intolerância ao diferente e como a empatia é um marco na evolução da Vida. Com Lia Diskin, Edgard Gouveia Júnior, Roberto Gambini, Roman Krznaric e convidados.


09:30

Livro de Cabeceira - 2ª Temporada - Episódio Lira Neto indica o livro “Fama & Anonimato”, de Gay Talese

Documentário20173minBrasilLivre


De Eduardo Barros

O jornalista e escritor Lira Neto é autor da trilogia “Getúlio Vargas”, entre outros. Nesse episódio, ele apresenta o livro “Fama & Anonimato”, de Gay Talese, e explica por que é um de seus livros preferidos.


09:40

Karingana - Licença para contar

Documentário201873minBrasilLivreDF


De Mônica Monteiro

Maria Bethânia leva, pela primeira vez, seu ensaio poético até Moçambique. A intérprete apresenta trechos de obras conectadas com diferentes formas de expressão em língua portuguesa. Com depoimentos de Mia Couto, José Agualusa e de diversos escritores e críticos literários moçambicanos e angolanos, o documentário apresenta o desenvolvimento da literatura em Moçambique e Angola. Trata de temas como a importância da literatura na resistência à colonização, a conexão com idiomas nativos e tradições orais e a influência de escritores brasileiros em Angola e Moçambique.

Próximas Exibições:
Qui, 6 ago às 21:30h


11:00

Gutenberg e o Nascimento da Impressão

Documentário201652minFrançaLivre


De Marc Jampolsky

Pai de uma das maiores invenções da era medieval, a impressão gráfica, Gutenberg foi um visionário. Para chegar à sua criação, porém, ele teve que fazer alianças, sofrer traições e enfrentar a sociedade de seu tempo. Uma história contada em detalhes por esse documentário.


12:00

Mestre Cabelo

Documentário201690minBrasilLivreSP


De Fausto Noro, Marina Previato

Mestre Cabelo poderia ser considerado um dos maiores violeiros que o Brasil já teve - e também um dos mais desconhecidos. Este documentário discute o caminho para a fama na música instrumental brasileira e por que alguns - por mais talentosos que sejam - não conseguem atingir o reconhecimento público em vida.


13:45

Revista Curta! - Episódio 21 06 2020

Jornalismo202015minBrasilLivreRJ


De Eduardo Fradkin Com Ney Matogrosso, Deborah Colker, Adriana Rattes

Nesta edição da Revista Curta!: o Grupo Estação, que está com suas salas de cinema fechadas, lançou uma campanha beneficente e oferece boas recompensas a quem colaborar; a coreógrafa Deborah Colker lembra como foi a preparação para o espetáculo Cão Sem Plumas, que agora pode ser visto na íntegra em seu canal no YouTube; e o cantor Ney Matogrosso fala de suas referências musicais e da produção do DVD Bloco na Rua.


14:00

Guerras do Brasil.doc - Episódio A Guerra do Paraguai

Documentário201826minBrasil12 anos


De Luiz Bolognesi

Entenda o maior conflito armado da América do sul. Em 1864, o Paraguai quer ter uma saída para o mar. Suas tropas passam pela argentina, invadem o Brasil, sequestram o presidente da província de Mato Grosso e começam sua marcha para o Uruguai. Estava declarada a Guerra. No mais sangrento conflito do hemisfério sul nasce o acordo da tríplice coroa que unia Brasil, Argentina e Uruguai.


14:30

Palmares: Coração Brasileiro, Alma Africana - Episódio Terra de liberdade

Documentário201852minBrasilLivre


De José Carlos Asbeg, Luiz Arnaldo Campos, Carlos Nobre

No início do século XVII, escravos fugidos da Capitania de Pernambuco se refugiam na Serra da Barriga, numa região de muitas palmeiras. Serão conhecidos como os Negros do Palmar. Fogem de um mundo onde a escravidão é natural e abençoada pela Igreja. Escapam dos castigos que violentam sua condição humana. Irão construir o maior baluarte de liberdade da nossa história.


15:30

Borscht - Uma receita russa

Documentário201318minBrasilLivreSP


De Marina Quintanilha

Duas irmãs e seus maridos fogem da Revolução Russa e da Alemanha nazista para o Brasil. Nos anos 1960, dividem uma casa em São Paulo. Conflitos amorosos, misturados ao pendor russo para a boemia e o descomedimento, criaram uma narrativa típica dos folhetins de Nelson Rodrigues.


16:00

O mês que não terminou

Documentário2020107minBrasil14 anosRJ


De Francisco Bosco, Raul Mourão

Pode-se dizer dos protestos massivos de junho de 2013 o mesmo que uma antiga liderança do Partido Comunista Chinês teria dito, em 1972, sobre a Revolução Francesa: ainda é muito cedo para avaliar. (A anedota é provavelmente apócrifa, mas não importa: se non è vero, è ben trovato.) Com efeito, junho é o mês que não terminou. Sua irrupção continua produzindo círculos concêntricos na experiência brasileira. Embora seu sentido intenso, isto é, referente aos protestos do período de 2013/14, esteja em boa medida dominado - seu sentido extenso, ou seja, referente ao conjunto de desdobramentos políticos, sociais e culturais de lá para cá, está bem longe, como se sabe, de ser pacificado. Investigar junho e esses seus desdobramentos, apresentar várias das interpretações mais ricas sobre eles, colocá-las umas contra as outras, fazer emergirem, em suma, os sentidos dominantes do percurso brasileiro de junho de 2013 até aqui, é essa a tarefa desse documentário. Para tanto, entrevistamos vários dos principais intérpretes desse processo: ativistas, cientistas políticos, filósofos, psicanalistas, feministas, economistas... Costurados pelo roteiro do ensaísta Francisco Bosco, seus depoimentos trazem à tona narrativas e contranarrativas acerca dos marcos principais da experiência brasileira nesses últimos cinco anos: os protestos de junho, a atuação de grupos subalternizados, a operação Lava-jato, o impeachment de Dilma Roussef, a ascensão das novas direitas, a prisão de Lula, o conservadorismo e as eleições de 2018. Com o objetivo de se inserir na tradição do cinema-ensaio, a série verbal é densa, embora clara e mesmo didática, enquanto a série imagética se vale de registros diversos: imagens factuais, de arquivo, imagens abstratas, vídeos de artistas contemporâneos. Os diretores Raul Mourão e Francisco Bosco mobilizam relações diversas entre imagem e palavra, ora indiretas, ora conflitantes, ora ilustrativas. Sob tudo isso, a insinuação de que a arte é capaz de informar a matéria histórica e traduzi-la em seus próprios e surpreendentes termos.


18:00

O Milagre de Santa Luzia – Cultura Popular - Temporada 1 - Episódio A Cultura dos Vaqueiros

Documentário201125minBrasilLivreSP


De Sergio Roizenblit

O termo ‘vaqueiro’, no nordeste, designa não somente o profissional responsável por cuidar de um rebanho de gado, mas o representante de uma cultura riquíssima, marcada pela indumentária de couro, o berrante e o aboio, indispensáveis a quem se dedica de corpo e alma a essa arriscada atividade. O mais ilustre vaqueiro de que se tem notícia é Raimundo Jacó, primo de Luiz Gonzaga, que morreu em Serrita, assassinado por um companheiro que invejava sua competência e coragem, conforme diz a lenda. O Rei do Baião, além de compor a belíssima canção A Morte do Vaqueiro, também criou, em homenagem ao primo, a popular Missa do Vaqueiro, que até hoje reúne milhares de pessoas em Serrita anualmente. O programa da série O Milagre de Santa Luzia, além de tratar da história de Raimundo Jacó e da Missa, por meio de gravações feitas para o projeto O Brasil da Sanfona, mostra um belíssimo e inusitado encontro entre Dominguinhos e um grupo de vaqueiros, ao acaso, no meio da estrada.


18:30

Projeções - Episódio Marcelo Pedroso

Documentário201515minBrasil10 anosSP


De Renata Druck

Descobertas, fracassos e criação de dispositivos fílmicos em "Pacific" e "Câmara Escura".


18:55

Curta! Cinema - Agnès Varda

Jornalismo20192minLivre


Peça de jornalismo cultural produzida pelo Canal Curta!


19:00

Beyond Ipanema - 2ª temporada - Episódio Roma

Documentário201423minBrasilLivreSP


De Guto Barra

Beyond Ipanema ganha acesso aos estúdios da RAI Radio Uno italiana para a gravação do programa “Brasil”, uma das maiores audiências da emissora. O episódio apresenta a dupla lounge Montefiori Cocktail, Rosalia de Sousa (cantora brasileira radicada em Roma) e o Tram Jazz, um bondinho com música ao vivo, que com frequência abre espaço para a MPB.


19:30

Imortais da Academia - Episódio Cadeira 37: Poesia e pólvora

Documentário201726minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca

O episódio 37 da série Imortais da Academia é, ao mesmo tempo, lírico e potencialmente explosivo. Reúne alguns dos principais nomes da poesia brasileira – Ferreira Gullar, João Cabral de Melo Neto e Ivan Junqueira – lado a lado com figuras que colecionaram simpatizantes e opositores: Getúlio Vargas e Assis Chateaubriand. Entre versos e polêmicas, o episódio passeia pela vida e pela obra dos acadêmicos que emprestaram seus nomes à cadeira 37 da Academia Brasileira de Letras.


20:00

Visceral Brasil - Temporada 2 - Episódio O Galo Preto chegou

Documentário201826minBrasilLivreSC


De Marcia Paraí­so

Embolador, coquista, compositor. Com mais de 300 músicas, lançou seu primeiro disco em 2015, aos 82 anos. Patrimônio vivo de Pernambuco, Galo Preto é um profundo conhecedor da sua terra que continua lhe inspirando em suas composições de improviso. O dono do pandeiro, da elegância do terno branco e das histórias colecionadas por quem atravessou a vida com a música.


20:30

Cale-se - Episódio A Voz Feminina

Documentário201526minBrasilLivre


De Marcus Fernando

O quarto e último episódio sobre MPB da série convida nomes como Joyce e Fátima Guedes a relembrarem o cenário da censura musical sob a ótica feminina. Joyce fala sobre o caso da sua música “Eternamente grávida”, citando exemplos de palavras que não foram admitidas pelo regime. Ivan Lins explica que, durante os Anos de Chumbo, os artistas acabaram polarizados entre engajados ou adesistas. Ele comenta o caso da música “O amor é meu país”, de 1970, que fez com que o compositor fosse taxado de ufanista e acabasse sofrendo uma outra censura. O pesquisador Ricardo Cravo Albin conta de sua atuação em defesa da liberação das canções no Conselho Superior da Censura, uma espécie de segunda instância que reunia membros do governo e da sociedade civil. Zé Luiz Mazziotti e Fátima Guedes relembram a canção “Mestre Salas dos Mares”.


21:00

Jards

Documentário201393minBrasilLivreSP


De Eryk Rocha

"Jards" é um documentário de Eryk Rocha que trata da vida e da obra do cantor Jards Macalé, autor de famosas canções, como “Vapor Barato”, “Gothan City” e “Movimento dos Barcos”. O filme também mostra um pouco do processo criativo do último álbum do cantor, lançado em 2011.


22:45

Count Basie: Por ele mesmo

Documentário201860minInglaterraLivre


De Jeremy Marre

A biografia contada pelas próprias palavras de Count Basie revela as paixões e ambições que inspiraram o famoso pianista.


23:50

Pedro Luis - Vale Quanto Pesa - Episódio Congênito

Documentário20194minBrasilLivreRJ


De Pedro Tré Hansen

Pedro Luis interpreta canções de Luiz Melodia.