Sábado, 20 de Junho de 2020


00:00

Guerras do Brasil.doc - Episódio A Guerra do Paraguai

Documentário201826minBrasil12 anos


De Luiz Bolognesi

Entenda o maior conflito armado da América do sul. Em 1864, o Paraguai quer ter uma saída para o mar. Suas tropas passam pela argentina, invadem o Brasil, sequestram o presidente da província de Mato Grosso e começam sua marcha para o Uruguai. Estava declarada a Guerra. No mais sangrento conflito do hemisfério sul nasce o acordo da tríplice coroa que unia Brasil, Argentina e Uruguai.

Próximas Exibições:
Sáb, 20 jun às 17:30h
Dom, 21 jun às 08:25h
Ter, 23 jun às 08:00h


00:30

Palmares: Coração Brasileiro, Alma Africana - Episódio Terra de liberdade

Documentário201852minBrasilLivre


De José Carlos Asbeg, Luiz Arnaldo Campos, Carlos Nobre

No início do século XVII, escravos fugidos da Capitania de Pernambuco se refugiam na Serra da Barriga, numa região de muitas palmeiras. Serão conhecidos como os Negros do Palmar. Fogem de um mundo onde a escravidão é natural e abençoada pela Igreja. Escapam dos castigos que violentam sua condição humana. Irão construir o maior baluarte de liberdade da nossa história.

Próximas Exibições:
Sáb, 20 jun às 16:30h
Dom, 21 jun às 07:25h
Ter, 23 jun às 08:30h


01:30

Borscht - Uma receita russa

Documentário201318minBrasilLivreSP


De Marina Quintanilha

Duas irmãs e seus maridos fogem da Revolução Russa e da Alemanha nazista para o Brasil. Nos anos 1960, dividem uma casa em São Paulo. Conflitos amorosos, misturados ao pendor russo para a boemia e o descomedimento, criaram uma narrativa típica dos folhetins de Nelson Rodrigues.

Próximas Exibições:
Dom, 21 jun às 07:00h
Ter, 23 jun às 09:30h


02:00

O mês que não terminou

Documentário2018107minBrasil14 anosRJ


De Francisco Bosco, Raul Mourão

Pode-se dizer dos protestos massivos de junho de 2013 o mesmo que uma antiga liderança do Partido Comunista Chinês teria dito, em 1972, sobre a Revolução Francesa: ainda é muito cedo para avaliar. (A anedota é provavelmente apócrifa, mas não importa: se non è vero, è ben trovato.) Com efeito, junho é o mês que não terminou. Sua irrupção continua produzindo círculos concêntricos na experiência brasileira. Embora seu sentido intenso, isto é, referente aos protestos do período de 2013/14, esteja em boa medida dominado - seu sentido extenso, ou seja, referente ao conjunto de desdobramentos políticos, sociais e culturais de lá para cá, está bem longe, como se sabe, de ser pacificado. Investigar junho e esses seus desdobramentos, apresentar várias das interpretações mais ricas sobre eles, colocá-las umas contra as outras, fazer emergirem, em suma, os sentidos dominantes do percurso brasileiro de junho de 2013 até aqui, é essa a tarefa desse documentário. Para tanto, entrevistamos vários dos principais intérpretes desse processo: ativistas, cientistas políticos, filósofos, psicanalistas, feministas, economistas... Costurados pelo roteiro do ensaísta Francisco Bosco, seus depoimentos trazem à tona narrativas e contranarrativas acerca dos marcos principais da experiência brasileira nesses últimos cinco anos: os protestos de junho, a atuação de grupos subalternizados, a operação Lava-jato, o impeachment de Dilma Roussef, a ascensão das novas direitas, a prisão de Lula, o conservadorismo e as eleições de 2018. Com o objetivo de se inserir na tradição do cinema-ensaio, a série verbal é densa, embora clara e mesmo didática, enquanto a série imagética se vale de registros diversos: imagens factuais, de arquivo, imagens abstratas, vídeos de artistas contemporâneos. Os diretores Raul Mourão e Francisco Bosco mobilizam relações diversas entre imagem e palavra, ora indiretas, ora conflitantes, ora ilustrativas. Sob tudo isso, a insinuação de que a arte é capaz de informar a matéria histórica e traduzi-la em seus próprios e surpreendentes termos.

Próximas Exibições:
Sáb, 20 jun às 14:35h
Dom, 21 jun às 21:00h
Ter, 23 jun às 10:05h


04:00

Àkàrà, no fogo da intolerância

Documentário202072minBrasilLivreBA


De Claudia Chávez

Àkàrà no fogo da intolerância é um documentário que se une à luta contra a intolerância que atinge, principalmente, as religiões de matriz africana, discutindo um tema que sai do âmbito religioso e que envolve até a forma como está sendo conduzida a política governamental no Brasil. A partir da conflitante realidade do Acarajé, um dos pratos mais tradicionais da culinária popular afro-brasileira, que vem sofrendo uma série de adaptações regidas principalmente pelo credo religioso de quem o prepara e comercializa, percorremos caminhos diversos fazendo um apanhado dos casos de intolerância religiosa mais marcantes acontecidos nos últimos anos. Uma análise histórica desde a perspectiva de quem sofre este tipo de violência e a relação desta com o racismo estruturante instaurado na sociedade brasileira.

Próximas Exibições:
Dom, 21 jun às 15:35h


05:25

Instantes Cruzados - Episódio Ripper - Retratos da Escravidão

Documentário201826minBrasilLivreRJ


De Sérgio Bloch Com Milton Guran

Christiano Jr. foi um importante fotógrafo do Brasil no século XIX, que produziu no país a maior coleção de fotografias de escravos tiradas em estúdio. Para debater com Milton Guran sobre as questões sociais e raciais atuais, João Roberto Ripper é o convidado desde episódio.


06:00

Imortais da Academia - Episódio Cadeira 36: Da vocação intelectual

Documentário201726minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca

Este episódio da série Imortais da Academia embarca em um roteiro intelectual pela vida e pela obra de alguns dos pensadores que imprimiram seus nomes na cadeira 36 da Academia Brasileira de Letras. O diplomata, filósofo e escritor – para citar alguns de seus muitos títulos – José Guilherme Merquior, que foi definido pelo também acadêmico Eduardo Portella como “uma fascinante máquina de pensar”; o jornalista e professor João de Scantimburgo, grande defensor da monarquia; e o sociólogo e ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso, atual ocupante da cadeira 36. Em comum, todos eles deram vazão à vocação intelectual.

Próximas Exibições:
Seg, 22 jun às 04:05h


06:30

Mestre Cabelo

Documentário201690minBrasilLivreSP


De Fausto Noro, Marina Previato

Mestre Cabelo poderia ser considerado um dos maiores violeiros que o Brasil já teve - e também um dos mais desconhecidos. Este documentário discute o caminho para a fama na música instrumental brasileira e por que alguns - por mais talentosos que sejam - não conseguem atingir o reconhecimento público em vida.

Próximas Exibições:
Dom, 21 jun às 03:40h
Ter, 23 jun às 06:00h


08:15

O Quebra Cabeça de Tarik

Animação201519minBrasil10 anosMG


De Maria Leite

O cientista Tarik está bem velho, mas nem cogita a possibilidade de morrer. Se partes do seu corpo já não resistem ao tempo, ele adapta máquinas que as substituam. Em seu laboratório subterrâneo, Tarik se prepara para receber a peça fundamental do seu grande projeto de vida.

Próximas Exibições:
Sáb, 20 jun às 22:10h


08:35

Beyond Ipanema - 2ª temporada - Episódio Paris

Documentário201423minBrasilLivreSP


De Guto Barra

Pierre Barouh, um dos maiores divulgadores da bossa nova na França, conta como se apaixonou pelo Brasil nos anos 60. Mayra Andrade, um dos grandes nomes da world music atual, fala sobre a MPB na nova cena europeia no episódio que conta também com o Nouvelle Vague, a cantora Camille e o DJ e produtor Dimitri From Paris.

Próximas Exibições:
Seg, 22 jun às 05:15h


09:00

Geografia da Arte - Episódio Henri Cartier-Bresson + Índia

Documentário201752minBrasilLivreSP


De Guto Barra, Tatiana Issa

Em 1947, logo depois de fundar a agência de fotografia Magnum, Henri Cartier-Bresson partiu para o que seria uma viagem de três anos pela Ásia, começando pela Índia, que acabava de ficar independente e passava por grandes transformações políticas. Um de seus primeiros trabalhos foi fotografar Mahatma Gandhi. As imagens captadas seriam as últimas do líder, que foi assassinado no dia seguinte. Bresson fez uma ampla cobertura da comoção e dos eventos que acompanharam o funeral de Gandhi, ganhando projeção internacional por conta das imagens que ficaram famosas. Envolvido pela história do país, ao longo de 20 anos e em várias viagens, fotografou extensamente a cultura de rua, a dança, os rituais religiosos e personagens - que seriam vistos pelo mundo Ocidental pela primeira vez. Geografia da Arte examina a forte ligação de Cartier-Bresson com a Índia por meio de 50 imagens icônicas produzidas por ele no país. Com a colaboração da Magnum (que completa agora 70 anos) e da Fundação Cartier-Bresson, a série investiga a importância do fotógrafo como porta-voz da cultura indiana para o mundo e também mostra como sua linguagem influenciou nomes como o do maior cineasta do país, Satyajit Ray. Outros entrevistados seriam a filha do fotógrafo, Melanie Cartier-Bresson, que dirige hoje a fundação em Paris; a curadora Beth Citron, do Rubin Museum, de Nova York (que organizou a atual exposição HENRI CARTIER-BRESSON-INDIA IN FULL FRAME), entre vários outros.

Próximas Exibições:
Dom, 21 jun às 23:00h


10:00

Filmes que Marcaram Época - Episódio Sem Amor

Documentário202052minFrança10 anos


De Olivia Mokiejewski

O filme analisado neste episódio é "Sem Amor", de Andrei Swjaginzew. Olivia Mokiejewski demonstrará como este filme retrata a classe média russa de Vladimir Putin, através de Boris e Zhenya, um casal conformista, consumista e individualista no meio de um colapso no casamento. Filmado durante o inverno nos cenários reais do longa-metragem, o documentário reproduzirá o mundo impessoal, quase desumanizado, dos enormes subúrbios de Moscou, ainda com as cicatrizes da era soviética. Desesperadamente sombrio, "Loveless" também é uma acusação contra a polícia e o estado que abandonam as pessoas desaparecidas ao seu destino.

Próximas Exibições:
Seg, 22 jun às 00:00h


11:00

Onde Nascem as Ideias - Episódio Paula

Documentário201954minBrasilLivre


De Carolina Sá

A diretora Carolina Sá registra a cineasta Paula Gaitán durante uma longa conversa sobre cinema e criação. O filme revela o pensamento da cineasta e suas reflexões sobre as artes audiovisuais a partir dos seus filmes Diário de Sintra, Uaka, Noite, Agreste, Memória da Memória, Sutis Interferências e Exilados do Vulcão. A direção de fotografia é de Camila Freitas, a montagem de Marília Moraes e trilha sonora original de Cadu Tenório.

Próximas Exibições:
Dom, 21 jun às 01:10h


12:00

Gutenberg e o Nascimento da Impressão

Documentário201652minFrançaLivre


De Marc Jampolsky

Pai de uma das maiores invenções da era medieval, a impressão gráfica, Gutenberg foi um visionário. Para chegar à sua criação, porém, ele teve que fazer alianças, sofrer traições e enfrentar a sociedade de seu tempo. Uma história contada em detalhes por esse documentário.

Próximas Exibições:
Dom, 21 jun às 06:00h
Seg, 22 jun às 01:00h


13:00

Tropicália

Documentário201287minBrasil14 anosSP


De Marcelo Machado

"Tropicália" é um retrato de um dos movimentos mais marcantes na cultura brasileira, o Tropicalismo. Feito quase que inteiramente com imagens de arquivo dos anos de 1967, 1968 e 1969, o documentário traz material fotográfico, sequências de filmes e programas de TV especialmente recuperados e deliciosamente embalados pela música de Caetano Veloso, Gilberto Gil, Os Mutantes e Tom Zé. Um momento de descoberta e confronto no início dos anos de chumbo.

Próximas Exibições:
Dom, 21 jun às 19:25h


14:35

O mês que não terminou

Documentário2018107minBrasil14 anosRJ


De Francisco Bosco, Raul Mourão

Pode-se dizer dos protestos massivos de junho de 2013 o mesmo que uma antiga liderança do Partido Comunista Chinês teria dito, em 1972, sobre a Revolução Francesa: ainda é muito cedo para avaliar. (A anedota é provavelmente apócrifa, mas não importa: se non è vero, è ben trovato.) Com efeito, junho é o mês que não terminou. Sua irrupção continua produzindo círculos concêntricos na experiência brasileira. Embora seu sentido intenso, isto é, referente aos protestos do período de 2013/14, esteja em boa medida dominado - seu sentido extenso, ou seja, referente ao conjunto de desdobramentos políticos, sociais e culturais de lá para cá, está bem longe, como se sabe, de ser pacificado. Investigar junho e esses seus desdobramentos, apresentar várias das interpretações mais ricas sobre eles, colocá-las umas contra as outras, fazer emergirem, em suma, os sentidos dominantes do percurso brasileiro de junho de 2013 até aqui, é essa a tarefa desse documentário. Para tanto, entrevistamos vários dos principais intérpretes desse processo: ativistas, cientistas políticos, filósofos, psicanalistas, feministas, economistas... Costurados pelo roteiro do ensaísta Francisco Bosco, seus depoimentos trazem à tona narrativas e contranarrativas acerca dos marcos principais da experiência brasileira nesses últimos cinco anos: os protestos de junho, a atuação de grupos subalternizados, a operação Lava-jato, o impeachment de Dilma Roussef, a ascensão das novas direitas, a prisão de Lula, o conservadorismo e as eleições de 2018. Com o objetivo de se inserir na tradição do cinema-ensaio, a série verbal é densa, embora clara e mesmo didática, enquanto a série imagética se vale de registros diversos: imagens factuais, de arquivo, imagens abstratas, vídeos de artistas contemporâneos. Os diretores Raul Mourão e Francisco Bosco mobilizam relações diversas entre imagem e palavra, ora indiretas, ora conflitantes, ora ilustrativas. Sob tudo isso, a insinuação de que a arte é capaz de informar a matéria histórica e traduzi-la em seus próprios e surpreendentes termos.

Próximas Exibições:
Dom, 21 jun às 21:00h
Ter, 23 jun às 10:05h


16:30

Palmares: Coração Brasileiro, Alma Africana - Episódio Terra de liberdade

Documentário201852minBrasilLivre


De José Carlos Asbeg, Luiz Arnaldo Campos, Carlos Nobre

No início do século XVII, escravos fugidos da Capitania de Pernambuco se refugiam na Serra da Barriga, numa região de muitas palmeiras. Serão conhecidos como os Negros do Palmar. Fogem de um mundo onde a escravidão é natural e abençoada pela Igreja. Escapam dos castigos que violentam sua condição humana. Irão construir o maior baluarte de liberdade da nossa história.

Próximas Exibições:
Dom, 21 jun às 07:25h
Seg, 22 jun às 14:30h
Ter, 23 jun às 08:30h


17:30

Guerras do Brasil.doc - Episódio A Guerra do Paraguai

Documentário201826minBrasil12 anos


De Luiz Bolognesi

Entenda o maior conflito armado da América do sul. Em 1864, o Paraguai quer ter uma saída para o mar. Suas tropas passam pela argentina, invadem o Brasil, sequestram o presidente da província de Mato Grosso e começam sua marcha para o Uruguai. Estava declarada a Guerra. No mais sangrento conflito do hemisfério sul nasce o acordo da tríplice coroa que unia Brasil, Argentina e Uruguai.

Próximas Exibições:
Dom, 21 jun às 08:25h
Seg, 22 jun às 14:00h
Ter, 23 jun às 08:00h


18:00

Visceral Brasil - Temporada 2 - Episódio Irmandade da Resistência

Documentário201826minBrasilLivreSC


De Marcia Paraí­so

O Maçambique é a representação da cerimônia de coroação da Rainha Ginga e do rei de Congo, tradição Africana. Em Osório, a tradição chegou com os escravos que vieram trabalhar nas plantações e é uma espécie de auto popular de natureza religiosa, com o qual os negros prestam as suas homenagens aos santos de devoção católica negra. Liderados pela Rainha Ginga Francisca Dias, que assumiu o posto após o falecimento de sua mãe, o grupo simboliza a resistência de uma cultura numa região de maioria européia.

Próximas Exibições:
Dom, 21 jun às 09:00h


18:35

Alegorias do Brasil - Episódio Vívidos de Amor

Documentário201826minBrasilLivre


De Murilo Salles

Entre as mais famosas alegorias do Brasil, está a da miscigenação. O papel desempenhado pela sexualidade na formação desse que é reconhecido o nosso principal traço cultural. A miscigenação ocorreu, mas não como por vezes se imaginou, ao criar o paradigma de democracia racial, mas ela se deu, também, na base da violência com mulheres negras e índias.

Próximas Exibições:
Dom, 21 jun às 09:35h
Seg, 22 jun às 08:00h


19:10

Matizes do Brasil - Episódio Vicente do Rego Monteiro

Documentário201926minBrasilLivreRJ


De Bianca Lenti

Artista múltiplo, Vicente do Rego Monteiro foi um indianista de vanguarda, sendo considerado o primeiro modernista a se interessar pelo tema da antropofagia nas artes brasileiras. Atuando com desenvoltura como escultor, pintor, desenhista, gravurista, ilustrador, fotógrafo, poeta, figurinista, cenógrafo, dançarino, editor e professor, o pernambucano nascido na virada para o século XX é tema deste episódio de Matizes do Brasil. Denise Mattar, Jorge Schwartz e Clarissa Diniz são convidados a analisarem algumas das obras icônicas de Rego Monteiro, ao mesmo tempo em que revelam aspectos relevantes sobre sua biografia e tecem um panorama sobre o legado e a importância dele para o cenário artístico brasileiro.

Próximas Exibições:
Dom, 21 jun às 10:10h


19:45

Cale-se - Episódio A MPB Calada

Documentário201526minBrasilLivre


De Marcus Fernando

Artistas presentes nos dois primeiros episódios se somam a nomes como Paulo César Pinheiro e Ivan Lins para relembrar a época da censura musical. Eles contam como o engajamento político estava presente nos festivais e falam também da censura moralista, relativa à preocupação do regime com os ditos “bons costumes”. Sergio Cabral relembra carreiras destruídas pelo regime e Ivan Lins fala um pouco dos truques que os compositores usaram para driblar a censura. Carlos Lyra e Sergio Cabral falam do perfil dos censores, muitas vezes funcionários públicos sem preparo ou formação cultural devida. No número musical, Zé Renato entoa “Comportamento Geral”, de Gonzaguinha e Fátima Guedes, e “Pesadelo”, de Paulo Cesar Pinheiro.

Próximas Exibições:
Dom, 21 jun às 10:45h


20:20

Ensaios Contemporâneos - Episódio Grupo Cena 11

Documentário201852minBrasil16 anos


De Eduardo Hunter Moura

O Grupo Cena 11 é hoje uma das companhias de dança contemporânea mais singulares do país. Nascido e até hoje mantido em Florianópolis, SC, o grupo acumula 25 anos de existência, mais de 15 obras apresentadas pelo Brasil afora, com participação em diversos festivais de dança e reconhecimento pela originalidade de suas propostas e criações, incluindo diversos prêmios. Um dos principais objetos de pesquisa do grupo é o controle sobre o corpo, que é sujeito e objeto dele mesmo através do movimento. As relações entre corpo, ambiente, sujeito e objeto também são sempre tematizadas em criações que dialogam com outras formas de artes, cultura pop, punk, rock, quadrinhos e diferentes tecnologias. Para apresentar as linhas mestras do trabalho da companhia, o episódio conta com a participação de membros do grupo e críticas de dança.

Próximas Exibições:
Dom, 21 jun às 11:20h


21:20

A Guerra das Crianças - Episódio A Guerra das Crianças - Parte 2

Documentário201745minFrançaLivre


De Julien Johan, Michèle Durren

Durante anos, as experiências e as histórias daqueles que passaram a infância nos tempos da guerra foram silenciadas. Longe de serem poupadas pelos conflitos brutais, crianças foram jogadas no caos dos tempos mais sombrios e sinistros da História Mundial. Esse documentário reconta a história de uma geração única de crianças que tinham 10 anos em 1940, e que cresceram no epicentro do tenebroso cenário da Segunda Guerra Mundial.

Próximas Exibições:
Seg, 22 jun às 07:00h


22:10

O Quebra Cabeça de Tarik

Animação201519minBrasil10 anosMG


De Maria Leite

O cientista Tarik está bem velho, mas nem cogita a possibilidade de morrer. Se partes do seu corpo já não resistem ao tempo, ele adapta máquinas que as substituam. Em seu laboratório subterrâneo, Tarik se prepara para receber a peça fundamental do seu grande projeto de vida.


22:35

Erlon Chaves: Maestro do Veneno

Documentário201872minBrasilLivreSP


De Alessandro Gamo

Documentário sobre a carreira de um dos mais criativos arranjadores brasileiros: Erlon Chaves (1933 -1974). Apresentamos seu início no rádio, seu trabalho de arranjador, de compositor de trilhas para TV e cinema e vemos como foi precursor da soul music no Brasil com a banda Veneno. O documentário é composto por imagens de arquivo, depoimentos, encontros musicais e recriações sonoras.

Próximas Exibições:
Dom, 21 jun às 12:20h
Seg, 22 jun às 02:00h