Sexta-feira, 5 de Junho de 2020


00:00

Alegorias do Brasil - Episódio A Querela do Brasil

Documentário201826minBrasilLivre


De Murilo Salles

Retratada tantas vezes nas cores amenas da aquarela, a escravidão constituiu, no entanto, a nada amena querela do Brasil. Talvez a principal chaga do país, tendo em vista que a sua abolição foi precária e inconclusa. O passado escravocrata e o racismo que o acompanhou – separando brancos como humanos e negros como não humanos – permanece ecoando no presente do país.

Próximas Exibições:
Sáb, 6 jun às 18:35h
Seg, 8 jun às 08:00h


00:35

Vocacional - Uma Aventura Humana

Documentário201178minBrasilLivreSP


De Toni Ventura

O cineasta Toni Venturi revisita uma página emocionante e ignorada da história da educação pública no país: os seis ginásios Vocacionais do estado de São Paulo, que na década de 1960 foram reprimidos pela ditadura militar. Concebidos por Maria Nilde Mascellani, uma das mais importantes educadoras brasileiras, os colégios tinham uma proposta à frente do seu tempo: fazer o aluno pensar, trabalhar em grupo e desenvolver a sensibilidade artística e as habilidades técnicas. Partindo do olhar pessoal do diretor, que participou dessa experiência escolar, através do depoimento de vários ex-alunos e ex-professores, o documentário contribui para a compreensão sobre a precariedade do ensino público atual e seus desafios para o futuro.

Próximas Exibições:
Seg, 8 jun às 08:35h


02:05

Zélia - Memórias de Amor

Documentário2017100minBrasilLivreBA


De Carla Laudari

Aos 32 anos, Zélia Gattai compra sua primeira câmera fotográfica durante seu exílio em Paris e começa a registrar o mundo ao lado do seu companheiro, o escritor Jorge Amado. Aos 63 anos, escreve seu primeiro livro, "Anarquistas, Graças a Deus". A obra, que conta sua infância em São Paulo no início do século XX, recebe o Prêmio Paulista de Revelação Literária, vende mais de 200 mil exemplares apenas no Brasil, é traduzida para diversos idiomas e adaptada para teatro e televisão. Sem querer pegar carona na fama do marido, Zélia opta por uma maneira particular de contar o que viu e viveu, criando uma literatura de forte cunho memorialístico. Como reconhecimento do seu talento, no dia 21 de maio de 2002, Zélia ocupa a cadeira 23 da Academia Brasileira de Letras (ABL), a mesma que pertenceu a Jorge Amado. É com base nos seus livros de memória, no seu acervo de mais de 20 mil fotografias e nas entrevistas que o documentário constrói um retrato intimista de Zélia Gattai, tendo como fio condutor a história de amor que viveu durante 56 anos com Jorge Amado, personagem principal de sua obra. Um filme poético que experimenta a relação entre cinema e memória.

Próximas Exibições:
Seg, 8 jun às 10:05h


04:00

Expresso - Episódio Rico Dalasam

Documentário201726minBrasilLivreSP


De Hilton Lacerda, Mariana Lacerda

Primeiro rapper gay do país, Rico Dalasam fala das bordas de São Paulo, da periferia de vielas labirínticas e lajes ensolaradas, de preconceitos, solidariedade e empoderamento, de grades e liberdades. Aponta os contrastes dessa grande metrópole e a ascensão dos periféricos e de suas expressões culturais - da qual ele mesmo é protagonista.

Próximas Exibições:
Dom, 7 jun às 04:35h
Seg, 8 jun às 06:00h


04:30

Fé na Batida - Episódio Dancehall

Documentário201726minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca, Bianca Lenti, Jocelyn Edelstein

Da Jamaica para a cabeça e os quadris de dançarinos ao redor do mundo todo, incluindo o Rio de Janeiro e a cidade fluminense de Duque de Caxias. Esse é o Dancehall, estilo de dança urbana que mistura as raízes do reggae com batidas eletrônicas aceleradas. Neste episódio de Fé na Batida, vamos conhecer mais sobre a cultura em volta do Dancehall, de sua origem às diversas mudanças sofridas ao longo dos anos. Quem nos conduz nesse universo adentro são Paola Belmonte e Nayane Fernandes, dançarinas profissionais que vivem no Rio de Janeiro, e o trio Isabelle Czar, Paulo Henrique Brum e Ágatha Alves, que integram o coletivo Jamaicaxias, em Duque de Caxias, RJ.

Próximas Exibições:
Seg, 8 jun às 06:30h


05:00

No Estúdio de Mondrian

Documentário201052minFrançaLivre


De François Lévy-Kuentz

Este documentário reconstitui o processo intelectual e humano que levou Mondrian à abstração geométrica, estilo muito característico que fez dele uma das figuras mais importantes da arte vanguardista internacional.

Próximas Exibições:
Sáb, 6 jun às 21:20h
Seg, 8 jun às 07:00h


06:00

Juntos - Episódio Preservando Nascentes

Documentário201926minBrasilLivreSC


De Leticia Marques

A importância de se plantar árvores para se recuperar e manter nascentes - experiências de recuperação de nascente no bairro do Butantã, em São Paulo. Em meio a sempre presente ameaça da crise hídrica, iniciativas de cidadãos são um movimento que parece pequeno, mas que, somados ou isolados, são a transformação.

Próximas Exibições:
Dom, 7 jun às 03:00h
Seg, 8 jun às 04:40h


06:30

Entrenós - 2ª Temporada - Episódio Leandro Gabriel

Documentário201826minBrasilLivre


De Pablo Polo, Dea Ferraz

O quinto episódio da série acompanha a confecção das esculturas em grandes formatos de Leandro Gabriel. São peças feitas com a reciclagem de material recolhido em sucatas. Em geral, Leandro cria suas obras a partir dos espaços. Neste programa, acompanhamos o processo criativo de uma exposição encomendada pelo Palácio das Artes de Belo Horizonte.


07:00

Alma Imoral - Episódio Ruptura e Tradição

Documentário201752minBrasilLivre


De Silvio Tendler

O episódio que encerra a série sublinha o caráter transgressivo de Jesus Cristo. O Jesus histórico, ainda em sua condição judaica, antecedendo o cristianismo, aparece como ligado a uma rede trançada por gerações na gestação de um ser-humano maior. Não seria o filho de pedigree castiço mas um ser-humano mutante e ilícito. Seu julgamento foi comandado pelo corpo, onde diante do povo estava um malfeitor e um benevolente, um ladrão e um santo? Ou pela alma, onde se estava diante de um ladrão que era filho legítimo de um pai e de estirpe inquestionável e de um santo bastardo? Com o passar do tempo, a Igreja tornou Jesus o símbolo maior da tradição, guardião da moral universal e excluiu a transgressão que transforma o “filho de um pai” em “filho do Pai”, de Deus. O linguista Noam Chomsky ressalta que nos antigos textos há uma tradição de interpretação onde se pode usar as palavras da Bíblia em diferentes contextos. Steven Greenberg, o primeiro rabino ortodoxo abertamente gay, comenta que há duas histórias sobre a criação em sentidos opostos: em uma delas Deus está no comando e, no Midrash, Deus não está controlando tudo. Para o escritor Etgar Keret, as tradições são uma questão subjetiva. A filósofa Rebecca Goldstein destacou que Espinoza é um racionalista convicto, mas há algo místico em sua metodologia, como rituais. Outra cientista entrevistada nesse episódio é a geneticista Eva Jablonka. Ela defende que as pessoas que contestam o status quo impulsionam o processo evolutivo. A rabina Yiscah Smith, que fez a transição de sexo, relembra que até seu aniversário de 50 anos vivera sob uma mentira. Passamos para o relato transgressivo do rabino Zalman Schater, que foi repreendido informalmente ao participar de ritos católicos e do candomblé em uma visita ao Brasil. Após fazer uma prece ao lado de Franz Krajcberg, Nilton Bonder encerra a série com uma reflexão sobre desobediência e imortalidade.

Próximas Exibições:
Dom, 7 jun às 02:00h


08:00

Filmes que Marcaram Época - Episódio A Separação

Documentário202052minFrança10 anos


De Auberi Edler Com Asghar Farhadi, Leila Hatami, Babak Karimi, Peyman Moadi, Sarina Farhadi

Neste episódio, é analisado o filme "A Separação", de Asgar Farhadi, que conta a história de um divorcio em Teerão. Filmado em 2011, o filme se situa na sociedade Iraniana moderna e mostra a ruptura entre a classe média liberal e as classes mais populares religiosas tradicionais. Nenhum outro filme iraniano teve uma distribuição internacional tão relevante, sendo "A Separação" o primeiro de seu país a ganhar um Oscar em Hollywood.

Próximas Exibições:
Sáb, 6 jun às 10:00h
Seg, 8 jun às 00:00h


09:00

A História do Cinema: Uma Odisseia - Episódio 1965 a 1969

Documentário201160minInglaterraLivre


De Mark Cousins

O cinema moderno se espalha.

Próximas Exibições:
Dom, 7 jun às 00:00h


10:05

Infância Clandestina

Ficção2012112minArgentina14 anos


De Benjamin Ávila Com Teo Gutierrez, Natalia Oreiro, Ernesto Alterio, Cesar Trancoso, Douglas Simon

Juan e sua família retornam à Argentina. Assim como sua mãe, seu pai e seu adorado tio Beto, fora de sua casa ele usa outro nome. Juan, na escola, se chama Ernesto, conhece Maria e descobre o amor. Baseada em fatos reais, esta é uma história sobre o primeiro amor e o final de uma infância clandestina.


12:05

Expresso - Episódio Rico Dalasam

Documentário201726minBrasilLivreSP


De Hilton Lacerda, Mariana Lacerda

Primeiro rapper gay do país, Rico Dalasam fala das bordas de São Paulo, da periferia de vielas labirínticas e lajes ensolaradas, de preconceitos, solidariedade e empoderamento, de grades e liberdades. Aponta os contrastes dessa grande metrópole e a ascensão dos periféricos e de suas expressões culturais - da qual ele mesmo é protagonista.

Próximas Exibições:
Dom, 7 jun às 04:35h
Seg, 8 jun às 06:00h


12:35

Fé na Batida - Episódio Dancehall

Documentário201726minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca, Bianca Lenti, Jocelyn Edelstein

Da Jamaica para a cabeça e os quadris de dançarinos ao redor do mundo todo, incluindo o Rio de Janeiro e a cidade fluminense de Duque de Caxias. Esse é o Dancehall, estilo de dança urbana que mistura as raízes do reggae com batidas eletrônicas aceleradas. Neste episódio de Fé na Batida, vamos conhecer mais sobre a cultura em volta do Dancehall, de sua origem às diversas mudanças sofridas ao longo dos anos. Quem nos conduz nesse universo adentro são Paola Belmonte e Nayane Fernandes, dançarinas profissionais que vivem no Rio de Janeiro, e o trio Isabelle Czar, Paulo Henrique Brum e Ágatha Alves, que integram o coletivo Jamaicaxias, em Duque de Caxias, RJ.

Próximas Exibições:
Dom, 7 jun às 05:10h
Seg, 8 jun às 06:30h


13:05

No Estúdio de Mondrian

Documentário201052minFrançaLivre


De François Lévy-Kuentz

Este documentário reconstitui o processo intelectual e humano que levou Mondrian à abstração geométrica, estilo muito característico que fez dele uma das figuras mais importantes da arte vanguardista internacional.

Próximas Exibições:
Sáb, 6 jun às 21:20h
Seg, 8 jun às 07:00h


14:00

Alegorias do Brasil - Episódio A Querela do Brasil

Documentário201826minBrasilLivre


De Murilo Salles

Retratada tantas vezes nas cores amenas da aquarela, a escravidão constituiu, no entanto, a nada amena querela do Brasil. Talvez a principal chaga do país, tendo em vista que a sua abolição foi precária e inconclusa. O passado escravocrata e o racismo que o acompanhou – separando brancos como humanos e negros como não humanos – permanece ecoando no presente do país.

Próximas Exibições:
Sáb, 6 jun às 18:35h
Seg, 8 jun às 08:00h


14:35

Vocacional - Uma Aventura Humana

Documentário201178minBrasilLivreSP


De Toni Ventura

O cineasta Toni Venturi revisita uma página emocionante e ignorada da história da educação pública no país: os seis ginásios Vocacionais do estado de São Paulo, que na década de 1960 foram reprimidos pela ditadura militar. Concebidos por Maria Nilde Mascellani, uma das mais importantes educadoras brasileiras, os colégios tinham uma proposta à frente do seu tempo: fazer o aluno pensar, trabalhar em grupo e desenvolver a sensibilidade artística e as habilidades técnicas. Partindo do olhar pessoal do diretor, que participou dessa experiência escolar, através do depoimento de vários ex-alunos e ex-professores, o documentário contribui para a compreensão sobre a precariedade do ensino público atual e seus desafios para o futuro.

Próximas Exibições:
Dom, 7 jun às 13:10h
Seg, 8 jun às 08:35h


16:05

Zélia - Memórias de Amor

Documentário2017100minBrasilLivreBA


De Carla Laudari

Aos 32 anos, Zélia Gattai compra sua primeira câmera fotográfica durante seu exílio em Paris e começa a registrar o mundo ao lado do seu companheiro, o escritor Jorge Amado. Aos 63 anos, escreve seu primeiro livro, "Anarquistas, Graças a Deus". A obra, que conta sua infância em São Paulo no início do século XX, recebe o Prêmio Paulista de Revelação Literária, vende mais de 200 mil exemplares apenas no Brasil, é traduzida para diversos idiomas e adaptada para teatro e televisão. Sem querer pegar carona na fama do marido, Zélia opta por uma maneira particular de contar o que viu e viveu, criando uma literatura de forte cunho memorialístico. Como reconhecimento do seu talento, no dia 21 de maio de 2002, Zélia ocupa a cadeira 23 da Academia Brasileira de Letras (ABL), a mesma que pertenceu a Jorge Amado. É com base nos seus livros de memória, no seu acervo de mais de 20 mil fotografias e nas entrevistas que o documentário constrói um retrato intimista de Zélia Gattai, tendo como fio condutor a história de amor que viveu durante 56 anos com Jorge Amado, personagem principal de sua obra. Um filme poético que experimenta a relação entre cinema e memória.

Próximas Exibições:
Seg, 8 jun às 10:05h


18:00

Revoluções Sexuais - Episódio O Direito ao Prazer

Documentário201852minFrança14 anos


De Sylvain Desmille

A publicação, em 1948, do primeiro Relatório Kinsey marca um ponto de virada. Até então promovida por uma certa elite, a revolução sexual tornou-se um movimento coletivo apoiado pela sociedade como um todo. A geração do Baby Boom é a força motriz por trás dessa libertação de costumes. Ela desafia, reverte e inverte normas e censura. Biquíni e minissaia para meninas, cabelos compridos para garotos, paqueras e contracepção. Hedonista e festiva, a política é vivida com sensibilidade.

Próximas Exibições:
Sáb, 6 jun às 06:50h
Dom, 7 jun às 03:35h
Seg, 8 jun às 12:00h


19:00

Declínio dos Otomanos - Episódio Oriente Médio Partido

Documentário201652minFrançaLivre


De Mathilde Damoisel

Depois de perder os Balcãs, o Império retirou-se para Anatólia - Ásia Menor - e para as províncias árabes da Síria, Palestina, Mesopotâmia e Hedjaz. Essa retirada no núcleo anatólio e muçulmano do Império, como o historiador Hamit Bozarlan descreve, é uma característica essencial do tempo. O extermínio da população armênia, cristã, da Anatólia, o primeiro genocídio do século XX, teve lugar neste contexto específico.

Próximas Exibições:
Dom, 7 jun às 06:15h
Seg, 8 jun às 02:35h


20:00

Guerras do Brasil.doc - Episódio As Guerras da Conquista

Documentário201826minBrasil12 anos


De Luiz Bolognesi

A guerra da conquista ainda não acabou. Ela já tem mais de 500 anos e continua viva. O 1º episódio da série conta a invasão e colonização do Brasil. A chegada dos Portugueses nas praias Brasileiras em 1500 e sua relação com os índios que ocupavam este território há milhares de anos. Como os Portugueses e depois os europeus chegaram, ocuparam e colonizaram o País do Pau Brasil. A evangelização, a dominação, a exploração e a resistência indígena. Veja como, ao longo da história, a população indígena foi dizimada e segue sua luta, até os dias de hoje, pela demarcação de terras. O Brasil que segue em guerra.

Próximas Exibições:
Sáb, 6 jun às 00:00h
Dom, 7 jun às 08:25h
Seg, 8 jun às 14:00h


20:30

Imagens do Estado Novo 1937-45 - Versão seriada - Episódio Imagens do Estado Novo 1937-45 - Episódio 4

Documentário201552minBrasilLivre


De Eduardo Escorel

O Brasil rompe relações com o Eixo e a Alemanha ataca navios brasileiros. O país se aproxima dos EUA e autoriza a construção de uma base militar no NE. Tornam-se evidentes as contradições de um regime autoritário que se alia à luta pela democracia na Europa. O aumento de preços e racionamento de alimentos e combustíveis contribuem com o desgaste do regime.

Próximas Exibições:
Sáb, 6 jun às 00:35h
Dom, 7 jun às 07:15h
Seg, 8 jun às 14:30h


21:30

A Terceira Margem

Documentário201656minBrasilLivreMG


De Fabian Remy

Em 1953, treze anos depois do início da célebre "Marcha para o Oeste", os indigenistas irmãos Villas-Boas encontram, entre os índios Kaiapó, o jovem João Kramura, um branco roubado de seus parentes e criado na tribo. Através do índio Funi-ô Thini-á, reconstitui-se a história de João e também a do próprio Thini-á, que compartilha o mesmo trânsito atribulado entre dois mundos. Seguindo os passos de João, que encontra ressonância nos de Thini-á, colocam-se em cheque a ruptura da cultura indígena diante da invasão branca e a evolução dos conceitos de antropólogos e indigenistas ao longo de 60 anos.

Próximas Exibições:
Sáb, 6 jun às 01:35h
Dom, 7 jun às 16:40h
Seg, 8 jun às 15:30h


22:30

A Última Abolição

Documentário201781minBrasilLivreRJ


De Alice Gomez Com Giovana Xavier, Luciene Lacerda, Alexandre do Nascimento, Álvaro Nascimento, Amilcar Pereira

O Brasil tem o vergonhoso título de “último país ocidental a abolir a escravidão”, fato que se deu apenas em 1888. O documentário A Última Abolição aborda a escravidão no Brasil com especial enfoque no período da abolição, destacando os movimentos abolicionistas, a resistência escrava, o papel das mulheres negras na resistência, as discussões da elite do país no período, culminando com a assinatura da Lei Áurea e suas consequências para a população negra do Brasil pós-abolição aos dias de hoje.

Próximas Exibições:
Sáb, 6 jun às 02:40h
Dom, 7 jun às 19:25h
Seg, 8 jun às 16:35h