Quinta-feira, 4 de Junho de 2020


00:00

Filmes que Marcaram Época - Episódio A Separação

Documentário202052minFrança10 anos


De Auberi Edler Com Asghar Farhadi, Leila Hatami, Babak Karimi, Peyman Moadi, Sarina Farhadi

Neste episódio, é analisado o filme "A Separação", de Asgar Farhadi, que conta a história de um divorcio em Teerão. Filmado em 2011, o filme se situa na sociedade Iraniana moderna e mostra a ruptura entre a classe média liberal e as classes mais populares religiosas tradicionais. Nenhum outro filme iraniano teve uma distribuição internacional tão relevante, sendo "A Separação" o primeiro de seu país a ganhar um Oscar em Hollywood.

Próximas Exibições:
Seg, 8 jun às 00:00h


01:00

A História do Cinema: Uma Odisseia - Episódio 1965 a 1969

Documentário201160minInglaterraLivre


De Mark Cousins

O cinema moderno se espalha.

Próximas Exibições:
Dom, 7 jun às 00:00h


02:05

Infância Clandestina

Ficção2012112minArgentina14 anos


De Benjamin Ávila Com Teo Gutierrez, Natalia Oreiro, Ernesto Alterio, Cesar Trancoso, Douglas Simon

Juan e sua família retornam à Argentina. Assim como sua mãe, seu pai e seu adorado tio Beto, fora de sua casa ele usa outro nome. Juan, na escola, se chama Ernesto, conhece Maria e descobre o amor. Baseada em fatos reais, esta é uma história sobre o primeiro amor e o final de uma infância clandestina.


04:00

Juntos - Episódio Preservando Nascentes

Documentário201926minBrasilLivreSC


De Leticia Marques

A importância de se plantar árvores para se recuperar e manter nascentes - experiências de recuperação de nascente no bairro do Butantã, em São Paulo. Em meio a sempre presente ameaça da crise hídrica, iniciativas de cidadãos são um movimento que parece pequeno, mas que, somados ou isolados, são a transformação.

Próximas Exibições:
Dom, 7 jun às 03:00h


04:30

Entrenós - 2ª Temporada - Episódio Leandro Gabriel

Documentário201826minBrasilLivre


De Pablo Polo, Dea Ferraz

O quinto episódio da série acompanha a confecção das esculturas em grandes formatos de Leandro Gabriel. São peças feitas com a reciclagem de material recolhido em sucatas. Em geral, Leandro cria suas obras a partir dos espaços. Neste programa, acompanhamos o processo criativo de uma exposição encomendada pelo Palácio das Artes de Belo Horizonte.


05:00

Alma Imoral - Episódio Ruptura e Tradição

Documentário201752minBrasilLivre


De Silvio Tendler

O episódio que encerra a série sublinha o caráter transgressivo de Jesus Cristo. O Jesus histórico, ainda em sua condição judaica, antecedendo o cristianismo, aparece como ligado a uma rede trançada por gerações na gestação de um ser-humano maior. Não seria o filho de pedigree castiço mas um ser-humano mutante e ilícito. Seu julgamento foi comandado pelo corpo, onde diante do povo estava um malfeitor e um benevolente, um ladrão e um santo? Ou pela alma, onde se estava diante de um ladrão que era filho legítimo de um pai e de estirpe inquestionável e de um santo bastardo? Com o passar do tempo, a Igreja tornou Jesus o símbolo maior da tradição, guardião da moral universal e excluiu a transgressão que transforma o “filho de um pai” em “filho do Pai”, de Deus. O linguista Noam Chomsky ressalta que nos antigos textos há uma tradição de interpretação onde se pode usar as palavras da Bíblia em diferentes contextos. Steven Greenberg, o primeiro rabino ortodoxo abertamente gay, comenta que há duas histórias sobre a criação em sentidos opostos: em uma delas Deus está no comando e, no Midrash, Deus não está controlando tudo. Para o escritor Etgar Keret, as tradições são uma questão subjetiva. A filósofa Rebecca Goldstein destacou que Espinoza é um racionalista convicto, mas há algo místico em sua metodologia, como rituais. Outra cientista entrevistada nesse episódio é a geneticista Eva Jablonka. Ela defende que as pessoas que contestam o status quo impulsionam o processo evolutivo. A rabina Yiscah Smith, que fez a transição de sexo, relembra que até seu aniversário de 50 anos vivera sob uma mentira. Passamos para o relato transgressivo do rabino Zalman Schater, que foi repreendido informalmente ao participar de ritos católicos e do candomblé em uma visita ao Brasil. Após fazer uma prece ao lado de Franz Krajcberg, Nilton Bonder encerra a série com uma reflexão sobre desobediência e imortalidade.

Próximas Exibições:
Dom, 7 jun às 02:00h


06:00

Onde a beleza está - Episódio Um Som no Caminho

Documentário201926minBrasil12 anosRJ


De Susane Worcman, Aí­da Marques

O que faz um grupo de adolescentes preferirem a música clássica ao futebol? Nem mesmo Márcio Selles, que dedica sua vida a ensinar música para jovens entre 6 e 20 anos na Grota do Surucucu, em Niterói, sabe explicar por que tantos meninos desviam do campinho vazio para assistir às suas aulas nos domingos de sol. Em 1998, Márcio herdou da mãe, a Profa. Octávia Selles, uma pequena casa, onde eram ministradas aulas de reforço escolar para a comunidade, e decidiu usar aquele espaço para ensinar o que sabia: música. Ao lado da esposa Lenora Mendes, Márcio ensinou gerações de meninos da Grota a ler partituras, conhecer composições clássicas só de ouvido e tocar uma variedade de instrumentos: viola, violão, violino, violoncelo, cavaquinho. Esta foi a gênese da Orquestra de Cordas da Grota. Lá se vão 20 anos. Hoje o projeto se expandiu e ganhou fama dentro e fora do país. A sede foi transformada em um espaço cultural, onde atualmente funcionam 5 níveis de orquestra, envolvendo mais de 60 jovens pobres, em sua maioria negros, daquela comunidade. A orquestra se tornou não apenas uma das mais requisitadas do Brasil, levando jovens negros e de baixa renda para tocar diante de plateias lotadas em diversos países, como abriu portas para que seus egressos pudessem ganhar a vida fazendo música.

Próximas Exibições:
Sáb, 6 jun às 06:20h


06:30

Bonnard - As Cores da Intimidade

Documentário201552minFrançaLivre


De Bruno Ulmer

Pierre Bonnard é um dos maiores mestres da pintura do século XX. Um pintor da intimidade, movido pela obsessão por paisagens e cenas domésticas.

Próximas Exibições:
Sáb, 6 jun às 04:15h
Seg, 8 jun às 01:00h


07:30

Grandes Mitos Gregos - Episódio Dioniso - Um Estrangeiro na Cidade

Documentário201526minFrançaLivre


De François Busnel

Dioniso foi criado por ninfas. Um dia ele descobriu o vinho e decidiu viajar o mundo ensinando à humanidade a arte de produzi-lo. Ele era um deus errante, frequentemente considerado marginal. Foi para a Trácia e depois para a Índia, acompanhado por uma procissão barulhenta de Mênades e Sileno. Em Tebas, sua cidade natal, ele queria ser ouvido como o


08:00

Ensaios Contemporâneos - Episódio Corpo, uma política

Documentário201852minBrasil16 anos


De Eduardo Hunter Moura

Como parte da cultura de vanguarda, a dança contemporânea reflete e antecipa diversas transformações na relação do indivíduo e da sociedade com o corpo. Entendendo a dança contemporânea como instrumento de autoconhecimento e ato político, este episódio da série Ensaios Contemporâneos aborda as diferentes maneiras com que companhias de dança e artistas usam o corpo para expressar os embates interiores e coletivos que permeiam questões como identidade, gênero, etnia, padrão de beleza, entre outros. Cada tema abordado é um caminho para trazer à tona e explorar nuances do debate em torno do corpo, seus usos políticos e artísticos.

Próximas Exibições:
Dom, 7 jun às 11:20h


08:58

Curta! Dança - Beethoven por Deborah Colker

Jornalismo20204minLivre


Peça de jornalismo cultural produzida pelo Canal Curta!


09:00

Geografia da Arte - Episódio Yves Saint-Laurent + Marrakech

Documentário201752minBrasilLivreSP


De Guto Barra, Tatiana Issa

Yves Saint Laurent era o mais importante estilista internacional nos anos 70 quando se apaixonou pelo Marrocos. Desde então, ele e seu companheiro, Pierre Bergé, mantiveram casas em Marrakech, desenvolvendo uma forte relação com a cultura local. Um retrato sobre o amor do estilista pelo paraíso marroquino, onde ele mantinha o mágico Jardin Majorelle, sua casa preferida e onde suas cinzas foram espalhadas após sua morte, em 2008. A história é contada pelo próprio Bergé, com quem Saint Laurent conviveu por 50 anos, em uma emocionante entrevista conduzida na casa deles em Marrakech, Villa Oasis, onde pouquíssimas pessoas tiveram acesso. Saint Laurent disse ter “descoberto as cores” apenas quando passou a frequentar o Marrocos, que acabou inspirando várias de suas coleções, em um caso de amor que durou até a morte do estilista, em 2008. Ele e Bergé passaram a frequentar a cidade acompanhados de nomes como Loulou de La Falaise, Mick Jagger, Andy Warhol e Betty Catroux. Ao longo dos anos, o estilista incorporou uma enorme dose de influência marroquina em suas coleções, olhando para trajes típicos, acessórios locais e principalmente as cores do país, citando o azul do céu e a luz de Marrakech como “experiências mágicas”. Seus amigos relembram como ele se apropriou das linhas do Jellaba para criar vestidos de fluxo suntuosos e silhuetas masculinas para construir caftans que se tornaram lendários na história da moda. Ele também deixou uma forte influência no país, abrindo ao público o Jardim Majorelle e ajudando a promover a cultura Berber (dos povos rurais do norte da África). O episódio se aprofunda também na restauração do jardim como uma obra de arte de Saint-Laurent. Criado pelo pintor francês Jacques Majorelle entre os anos 20 e 40, o jardim estava abandonado e ameaçado de ser destruído em 1980, quando o estilista comprou a propriedade. Trabalhou cuidadosamente para recuperar as plantas e detalhes de irrigação, transformando ainda o estúdio de pintura de Majorelle em um museu dedicado à cultura dos povos Berber. Entre os temas do programa estão o diálogo entre as culturas tradicionais e a visão refinada de um dos maiores criadores da história da moda; a influência da natureza na execução de peças de alta costura; os pontos de intersecção entre a cultura francesa e árabe; o poder mítico do conceito de exotismo no trabalho de um artista ao longo de quase 30 anos. Outros personagens que aparecem no episódio são Betty Catroux, musa de Saint Laurent; Quito Fierro, amigo do estilista desde criança; Olivier Flaviano, curador do novo Museu Yves Saint Laurent, que inaugura em Marrakech este ano.

Próximas Exibições:
Sáb, 6 jun às 08:40h


10:00

Instantes Cruzados - Episódio Baltar - O cronista Malta

Documentário201826minBrasilLivreRJ


De Sérgio Bloch Com Milton Guran

O primeiro fotógrafo oficial da Prefeitura do Rio de Janeiro foi Augusto Malta, que registrou a vida e a paisagem em transformação da cidade em mais de 20 mil fotos. Para dialogar com o trabalho de Malta, o convidado deste episódio é Luiz Baltar, fotógrafo ativista e crítico.

Próximas Exibições:
Sáb, 6 jun às 05:15h
Seg, 8 jun às 02:00h


10:35

Onde Nascem as Ideias - Episódio Lia

Documentário201943minBrasil16 anos


De Carolina Sá

Acompanha o processo de criação do espetáculo “Para Que O Céu Não Caia” da coreógrafa Lia Rodrigues, inspirado no livro do xamã Yanomami Davi Kopenawa e do antropólogo francês Bruce Albert. A partir de conversas e de registros dos ensaios e do espetáculo, o episódio revela o universo criativo de Lia e a construção coletiva de um corpo de bailarinos. Com direção de Carolina Sá e fotografia de Louise Botkay o episódio faz um retrato da criação potente da coreógrafa.

Próximas Exibições:
Dom, 7 jun às 01:10h


11:30

Matizes do Brasil - Episódio Cildo Meireles

Documentário201926minBrasilLivreRJ


De Bianca Lenti

Um dos mais importantes artistas brasileiros em atividade, Cildo Meireles é referência quando o assunto é o que se convenciona chamar de arte conceitual. Neste episódio de Matizes do Brasil, o próprio artista é convidado a refletir sobre seu processo criativo e suas motivações, enquanto nomes como Sônia Salzstein, Jochen Volz, Júlia Rebouças e Frederico Moraes analisam seu trabalho pioneiro com instalações e objetos. A análise de obras como Zero Dollar, Desvio para o Vermelho e Através, entre outras, ressalta como o artista se utiliza de uma ampla variedade de técnicas e materiais para tecer uma narrativa carregada de provocações políticas e de potência visual.

Próximas Exibições:
Dom, 7 jun às 10:10h


12:00

Juntos - Episódio Preservando Nascentes

Documentário201926minBrasilLivreSC


De Leticia Marques

A importância de se plantar árvores para se recuperar e manter nascentes - experiências de recuperação de nascente no bairro do Butantã, em São Paulo. Em meio a sempre presente ameaça da crise hídrica, iniciativas de cidadãos são um movimento que parece pequeno, mas que, somados ou isolados, são a transformação.

Próximas Exibições:
Dom, 7 jun às 03:00h


12:30

Entrenós - 2ª Temporada - Episódio Leandro Gabriel

Documentário201826minBrasilLivre


De Pablo Polo, Dea Ferraz

O quinto episódio da série acompanha a confecção das esculturas em grandes formatos de Leandro Gabriel. São peças feitas com a reciclagem de material recolhido em sucatas. Em geral, Leandro cria suas obras a partir dos espaços. Neste programa, acompanhamos o processo criativo de uma exposição encomendada pelo Palácio das Artes de Belo Horizonte.


13:00

Alma Imoral - Episódio Ruptura e Tradição

Documentário201752minBrasilLivre


De Silvio Tendler

O episódio que encerra a série sublinha o caráter transgressivo de Jesus Cristo. O Jesus histórico, ainda em sua condição judaica, antecedendo o cristianismo, aparece como ligado a uma rede trançada por gerações na gestação de um ser-humano maior. Não seria o filho de pedigree castiço mas um ser-humano mutante e ilícito. Seu julgamento foi comandado pelo corpo, onde diante do povo estava um malfeitor e um benevolente, um ladrão e um santo? Ou pela alma, onde se estava diante de um ladrão que era filho legítimo de um pai e de estirpe inquestionável e de um santo bastardo? Com o passar do tempo, a Igreja tornou Jesus o símbolo maior da tradição, guardião da moral universal e excluiu a transgressão que transforma o “filho de um pai” em “filho do Pai”, de Deus. O linguista Noam Chomsky ressalta que nos antigos textos há uma tradição de interpretação onde se pode usar as palavras da Bíblia em diferentes contextos. Steven Greenberg, o primeiro rabino ortodoxo abertamente gay, comenta que há duas histórias sobre a criação em sentidos opostos: em uma delas Deus está no comando e, no Midrash, Deus não está controlando tudo. Para o escritor Etgar Keret, as tradições são uma questão subjetiva. A filósofa Rebecca Goldstein destacou que Espinoza é um racionalista convicto, mas há algo místico em sua metodologia, como rituais. Outra cientista entrevistada nesse episódio é a geneticista Eva Jablonka. Ela defende que as pessoas que contestam o status quo impulsionam o processo evolutivo. A rabina Yiscah Smith, que fez a transição de sexo, relembra que até seu aniversário de 50 anos vivera sob uma mentira. Passamos para o relato transgressivo do rabino Zalman Schater, que foi repreendido informalmente ao participar de ritos católicos e do candomblé em uma visita ao Brasil. Após fazer uma prece ao lado de Franz Krajcberg, Nilton Bonder encerra a série com uma reflexão sobre desobediência e imortalidade.

Próximas Exibições:
Dom, 7 jun às 02:00h


14:00

Filmes que Marcaram Época - Episódio A Separação

Documentário202052minFrança10 anos


De Auberi Edler Com Asghar Farhadi, Leila Hatami, Babak Karimi, Peyman Moadi, Sarina Farhadi

Neste episódio, é analisado o filme "A Separação", de Asgar Farhadi, que conta a história de um divorcio em Teerão. Filmado em 2011, o filme se situa na sociedade Iraniana moderna e mostra a ruptura entre a classe média liberal e as classes mais populares religiosas tradicionais. Nenhum outro filme iraniano teve uma distribuição internacional tão relevante, sendo "A Separação" o primeiro de seu país a ganhar um Oscar em Hollywood.

Próximas Exibições:
Sáb, 6 jun às 10:00h
Seg, 8 jun às 00:00h


15:00

A História do Cinema: Uma Odisseia - Episódio 1965 a 1969

Documentário201160minInglaterraLivre


De Mark Cousins

O cinema moderno se espalha.

Próximas Exibições:
Dom, 7 jun às 00:00h


16:05

Infância Clandestina

Ficção2012112minArgentina14 anos


De Benjamin Ávila Com Teo Gutierrez, Natalia Oreiro, Ernesto Alterio, Cesar Trancoso, Douglas Simon

Juan e sua família retornam à Argentina. Assim como sua mãe, seu pai e seu adorado tio Beto, fora de sua casa ele usa outro nome. Juan, na escola, se chama Ernesto, conhece Maria e descobre o amor. Baseada em fatos reais, esta é uma história sobre o primeiro amor e o final de uma infância clandestina.


18:00

Expresso - Episódio Rico Dalasam

Documentário201726minBrasilLivreSP


De Hilton Lacerda, Mariana Lacerda

Primeiro rapper gay do país, Rico Dalasam fala das bordas de São Paulo, da periferia de vielas labirínticas e lajes ensolaradas, de preconceitos, solidariedade e empoderamento, de grades e liberdades. Aponta os contrastes dessa grande metrópole e a ascensão dos periféricos e de suas expressões culturais - da qual ele mesmo é protagonista.

Próximas Exibições:
Dom, 7 jun às 04:35h


18:30

Fé na Batida - Episódio Dancehall

Documentário201726minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca, Bianca Lenti, Jocelyn Edelstein

Da Jamaica para a cabeça e os quadris de dançarinos ao redor do mundo todo, incluindo o Rio de Janeiro e a cidade fluminense de Duque de Caxias. Esse é o Dancehall, estilo de dança urbana que mistura as raízes do reggae com batidas eletrônicas aceleradas. Neste episódio de Fé na Batida, vamos conhecer mais sobre a cultura em volta do Dancehall, de sua origem às diversas mudanças sofridas ao longo dos anos. Quem nos conduz nesse universo adentro são Paola Belmonte e Nayane Fernandes, dançarinas profissionais que vivem no Rio de Janeiro, e o trio Isabelle Czar, Paulo Henrique Brum e Ágatha Alves, que integram o coletivo Jamaicaxias, em Duque de Caxias, RJ.

Próximas Exibições:
Dom, 7 jun às 05:10h


19:00

No Estúdio de Mondrian

Documentário201052minFrançaLivre


De François Lévy-Kuentz

Este documentário reconstitui o processo intelectual e humano que levou Mondrian à abstração geométrica, estilo muito característico que fez dele uma das figuras mais importantes da arte vanguardista internacional.

Próximas Exibições:
Dom, 7 jun às 12:15h


20:00

Alegorias do Brasil - Episódio A Querela do Brasil

Documentário201826minBrasilLivre


De Murilo Salles

Retratada tantas vezes nas cores amenas da aquarela, a escravidão constituiu, no entanto, a nada amena querela do Brasil. Talvez a principal chaga do país, tendo em vista que a sua abolição foi precária e inconclusa. O passado escravocrata e o racismo que o acompanhou – separando brancos como humanos e negros como não humanos – permanece ecoando no presente do país.

Próximas Exibições:
Sáb, 6 jun às 18:35h
Dom, 7 jun às 09:35h


20:35

Vocacional - Uma Aventura Humana

Documentário201178minBrasilLivreSP


De Toni Ventura

O cineasta Toni Venturi revisita uma página emocionante e ignorada da história da educação pública no país: os seis ginásios Vocacionais do estado de São Paulo, que na década de 1960 foram reprimidos pela ditadura militar. Concebidos por Maria Nilde Mascellani, uma das mais importantes educadoras brasileiras, os colégios tinham uma proposta à frente do seu tempo: fazer o aluno pensar, trabalhar em grupo e desenvolver a sensibilidade artística e as habilidades técnicas. Partindo do olhar pessoal do diretor, que participou dessa experiência escolar, através do depoimento de vários ex-alunos e ex-professores, o documentário contribui para a compreensão sobre a precariedade do ensino público atual e seus desafios para o futuro.

Próximas Exibições:
Dom, 7 jun às 13:10h


22:05

Zélia - Memórias de Amor

Documentário2017100minBrasilLivreBA


De Carla Laudari

Aos 32 anos, Zélia Gattai compra sua primeira câmera fotográfica durante seu exílio em Paris e começa a registrar o mundo ao lado do seu companheiro, o escritor Jorge Amado. Aos 63 anos, escreve seu primeiro livro, "Anarquistas, Graças a Deus". A obra, que conta sua infância em São Paulo no início do século XX, recebe o Prêmio Paulista de Revelação Literária, vende mais de 200 mil exemplares apenas no Brasil, é traduzida para diversos idiomas e adaptada para teatro e televisão. Sem querer pegar carona na fama do marido, Zélia opta por uma maneira particular de contar o que viu e viveu, criando uma literatura de forte cunho memorialístico. Como reconhecimento do seu talento, no dia 21 de maio de 2002, Zélia ocupa a cadeira 23 da Academia Brasileira de Letras (ABL), a mesma que pertenceu a Jorge Amado. É com base nos seus livros de memória, no seu acervo de mais de 20 mil fotografias e nas entrevistas que o documentário constrói um retrato intimista de Zélia Gattai, tendo como fio condutor a história de amor que viveu durante 56 anos com Jorge Amado, personagem principal de sua obra. Um filme poético que experimenta a relação entre cinema e memória.

Próximas Exibições:
Seg, 8 jun às 10:05h