Segunda-feira, 1 de Junho de 2020


00:00

Entrevistas e Trechos - Doc Fake News

Jornalismo201852min


Peça de jornalismo cultural produzida pelo Canal Curta!


01:00

Driblando a Democracia: Como Trump Venceu

Documentário201852minFrançaLivre


De Thomas Huchon

Como, contrariando todas as previsões, Donald Trump conseguiu se tornar presidente? Revelando uma trama que envolve fake news, o uso de dados pela misteriosa Cambridge Analityca e a ação de poderosos empresários americanos ultraconservadores, este documentário explica como se chegou ao resultado da eleição que chocou a comunidade internacional.

Próximas Exibições:
Sex, 24 jul às 19:00h


02:10

A Mão que Afaga

Ficção201119minBrasilLivreSP


De Gabriela Amaral Almeida Com Luciana Paes, Antonio Camargo

No aniversário de 9 anos de seu único filho, uma operadora de telemarketing planeja uma festa que tem poucas chances de dar certo.


02:35

Declínio dos Otomanos - Episódio As Nações Contra o Império

Documentário201652minFrançaLivre


De Mathilde Damoisel

A primeira parte do filme explora os anos entre a independência da Grécia, em 1830, e a guerra dos Bálcãs, entre 1912 e 1913. Neste período, o Império Otomano recuou totalmente da Europa depois de cinco séculos de dominação.


03:35

Esse Negócio de Livro - Episódio Marketing do livro

Documentário201726minBrasilLivre


De Adriana Borges, Lúcia Tupiassú

O que fazer para vender mais livros? Vale a pena investir em edições de luxo, ou as de bolso é que têm público garantido? Qual o papel do autor nesse corpo a corpo com o leitor, para promover suas obras? As editoras adaptam suas estratégias de divulgação para cada livro ou tipo de público? A internet é o novo pulo do gato? Quaisquer que sejam as perguntas, a única resposta garantida é que nesse jogo sempre haverá erros a acertos. Neste episódio, profissionais do mercado falam sobre suas práticas para vender livros. Entre eles, estão André Conti, Carlos Andreazza, Luciana Villas Boas, Maria Amélia Mello, Otávio Marques e Paulo Werneck. Representando os autores, quem revela pontos de vista e “causos” da carreira são: Reinaldo Moraes, João Paulo Cuenca e Fernanda Young.


04:10

Imortais da Academia - Episódio Cadeira 33: Os homens fazem a língua

Documentário201726minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca

No episódio de número 33 da série Imortais da Academia, um dos mais respeitados gramáticos brasileiros da contemporaneidade, Evanildo Bechara, encontra-se com a memória de um dos mais importantes críticos literários do país, Afrânio Coutinho, e ainda com o legado do iniciador do impressionismo na literatura brasileira, Raul Pompeia. O episódio que faz a genealogia da cadeira 33 da Academia Brasileira de Letras aborda, por meio desses três nomes de destaque – todos homens dedicados aos fazeres da língua –, diferentes aspectos da literatura, da crítica e da língua portuguesa.


04:40

Juntos - Episódio Saneamento Ecológico

Documentário201926minBrasilLivreSC


De Leticia Marques

A fossa sustentável (BET), também chamada de fossa ecológica e sua implantação via sistema de mutirões envolvendo a comunidade, na zona rural de Extrema, Congonhas do Norte, veio transformar o modo de pensar e agir da localidade. Ao contrário de projetos com soluções ambientais, desenvolvidos e aplicados nos centros urbanos, a ong Contraponto Educação possibilitou sua execução a partir de envolvimento das pessoas da comunidade rural.


05:13

Curta! Dança - Beethoven por Deborah Colker

Jornalismo20204minLivre


Peça de jornalismo cultural produzida pelo Canal Curta!


05:15

Beyond Ipanema - 2ª temporada - Episódio Lisboa: o fado tropicalista

Documentário201423minBrasilLivreSP


De Guto Barra

Ao chegar em Lisboa, Beyond Ipanema encontra os maiores astros do novo fado atual: Antonio Zambujo e Carminho, ambos grandes fãs da música brasileira. O episódio apresenta o selo Groovie Records, que relançou na Europa raridades psicodélicas brasileiras, e o trabalho do Real Combo Lisboense, “versão portuguesa” da Orquestra Imperial.


05:45

Revista Curta! - Episódio 31 05 2020

Jornalismo202015minIndisponívelLivreRJ


De Eduardo Fradkin

Acompanhe a revista eletrônica semanal totalmente dedicada à cultura. Seguindo a máxima do canal, quem fala é quem faz, a proposta são os próprios artistas e pensadores apresentarem seus trabalhos e contarem suas histórias.


06:00

Expresso - Episódio Bráulio Tavares

Documentário201726minBrasilLivreSP


De Hilton Lacerda, Rodrigo Campos

O músico e escritor Bráulio Tavares flana pela sua Campina Grande de dias ensolarados e aventuras noturnas. Num roteiro afetivo, ele narra a redescoberta de costumes, culturas e tradições. Vai da música, ao cordel; do centro, à periferia;  dos cinemas abandonados à resistência da juventude. Porque, longe da ideia de um lugar poeirento e árido, “a Paraíba é um lugar tão grandioso como a Grécia antiga, cheio de deuses, semideuses, prodígios e fatos maravilhosos”, ele diz.


06:30

Fé na Batida - Episódio House

Documentário201726minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca, Bianca Lenti, Jocelyn Edelstein

Hugo, Danilo e Josh têm a vida marcada pela presença do House. Os três se encontraram dançando esse estilo de dança urbana e têm nele a expressão maior de sua arte. Hugo Oliveira é um dos líderes do Bonde do Jack, coletivo que reúne amantes de House e promove eventos para movimentar a cena no Rio de Janeiro. Josh Antonio é professor de House em diferentes lugares. Danilo D’Alma, além de bailarino, é coreógrafo de danças urbanas. Neste episódio de Fé na Batida, eles nos contam um pouco da história do surgimento do House e como a dança evoluiu até conquistar pistas no mundo inteiro.


07:00

Rastreando Klaus Barbie

Documentário201752minFrançaLivre


De Christophe Brulé, Vincent Tejero

Como chefe da Gestapo em Lyon, em 1943-44, Klaus Barbie fez com que mais de 7.500 judeus fossem enviados para as câmaras de gás. Ele também é considerado responsável pela tortura ou deportação de 14.000 combatentes da Resistência Francesa, incluindo Jean Moulin, seu líder. Sua fuga excepcionalmente bem organizada para a América Latina foi grandemente facilitada pelas cínicas alianças forjadas durante a Guerra Fria. Recrutado como agente de inteligência dos EUA, Barbie participou - juntamente com ex-nazistas - no tráfico de armas e tortura em nome de ditadores latino-americanos. Barbie estava envolvida na caçada a Che Guevara e colaborou com a inteligência alemã para organizar golpes de Estado financiados pelos chefes de tráfico de drogas. Embora tenha sido localizado na Bolívia por Beate e Serge Klarsfeld em 1971, ele só foi extraditado para a França dez anos depois. No final de seu julgamento realizado em Lyon, Barbie foi condenada em 1987 à prisão perpétua por 17 acusações de crimes contra a humanidade. Ele morreu na prisão logo após seu encarceramento. Graças ao trabalho sem precedentes do historiador alemão Peter Hammerschmidt, este filme usa arquivos históricos para lançar uma nova luz sobre a história secreta de Klaus Barbie. O filme dá uma atenção especial às escandalosas proteções que os serviços secretos alemães e americanos lhe proporcionaram.


08:00

Alegorias do Brasil - Episódio Cordialidade

Documentário201826minBrasilLivre


De Murilo Salles

Sérgio Buarque de Holanda, nos anos 1930, cunhou o conceito de cordialidade, no qual os brasileiros construíram suas redes de relação, inclusive com o poder, baseando-se no coração, que ama e odeia, que gosta e desgosta. Relações baseadas numa extrema pessoalidade. Isso teria impedido a formação do âmbito republicano da política, por um lado, mas mantido também uma humanidade que resiste ao processo tecnocrata da era moderna.


08:35

Palavras Permanecem - Episódio Vida Lazer

Documentário201826minBrasilLivre


De Renata Druck

Gabriel Mascaro e Marcelo Gomes abordam o ofício da direção cinematográfica em seus diferentes gêneros e formatos, abrindo também um baú de memórias afetivas que os une em suas trajetórias: assistem a trechos de seus filmes, comentando-os e discutindo seus desafios criativos, esgotamento e renovação.


09:10

Jack Kerouac: O Rei dos Beats

Documentário200652minEstados UnidosLivre


De John Antonelli

Essa é a biografia premiada do rei da Geração Beat. A escrita de Jack Kerouac, incluindo seu extraordinário romance "Na Estrada", levaram a literatura americana a novos níveis de criatividade, e no processo inspiraram mudanças culturais e sociais sem precedentes. Desde sua infância católica, atravessando seu desenvolvimento como um dos mais importantes autores americanos, até seu falecimento autodestrutivo aos 49 anos, Jack Kerouac - King of the Beats é ao mesmo tempo uma detalhada biografia e um comovente drama.


10:15

Pessoas - Contar para Viver

Documentário202090minBrasil10 anosSP


De Marcelo Machado, Tatiana Toffoli, Viviane Ferreira, Marco Del Fiol, Pedro Cezer

E se existisse um museu que ao invés de abrigar objetos materiais pudesse abrigar histórias de vida de pessoas, qualquer pessoa, muitas pessoas? Pois ele existe. Cinco documentaristas são convidados a adentrar o acervo do Museu da Pessoa composto por mais de 18 mil histórias de vida e a propor releituras e recortes autorais. Os cinco documentaristas - Marcelo Machado, Marco Del Fiol, Pedro Cezar, Tatiana Tofolli e Viviane Ferreira - e a fundadora do Museu, Karen Worcman, contam suas próprias histórias de vida ao longo do documentário. O filme e´ uma viagem afetiva pela vida de brasileiros e brasileiras como a história de Sinair, garimpeiro desde os 11 anos, Amir Klink, atleta que cruzou o Atlântico numa canoa, Tula Pilar, empregada doméstica que se tornou poeta, Kaka´ Wera´, que se descobriu indígena quando entrou na escola e tantas outras. Um passeio pelos conflitos da história brasileira recente a partir das memórias dos seus habitantes. Viver para contar e contar para viver.


11:56

Curta! Dança - Beethoven por Deborah Colker

Jornalismo20204minLivre


Peça de jornalismo cultural produzida pelo Canal Curta!


12:00

1968 - O Despertar - Episódio Lutas Globais

Documentário201852minBrasilLivre


De Don Kent

Desiludidos com o fim das esperanças nascidas nos anos 60, muitos dos manifestantes viram as costas à sociedade, preferindo um estilo de vida alternativo. Outros ainda vão tentar mudar a sociedade por meio do ativismo a favor do meio ambiente, da liberação feminina ou dos direitos dos homossexuais. Em 1969, uma batida policial em um bar gay de Nova York deu início ao movimento LGBT global. No Brasil, mesmo a ditadura militar não consegue conter a efervescência cultura da época. 


13:00

Declínio dos Otomanos - Episódio As Nações Contra o Império

Documentário201652minFrançaLivre


De Mathilde Damoisel

A primeira parte do filme explora os anos entre a independência da Grécia, em 1830, e a guerra dos Bálcãs, entre 1912 e 1913. Neste período, o Império Otomano recuou totalmente da Europa depois de cinco séculos de dominação.


14:00

Fronteiras Fluidas - Episódio Vencendo o Gigante

Documentário201926minBrasil14 anosMG


De Mariana Fagundes Com Ailton Krenak, Álvaro Tukano, Oiara Bonilla, Dona Laurita Krenak, Ni Krenak

A série se encerra com uma visita às margens do Rio Doce, cenário da maior tragédia ambiental do Brasil e que se contrapõe às ricas paisagens exibidas no início da série, na terra Yanomami, onde homem e natureza convivem em harmonia. Lá encontramos os Krenak e acompanhamos seu ritual de luto pela morte do rio, berço dessa etnia. Mitos sobre a queda do céu e a destruição do mundo costuram o episódio, que é conduzido por Ailton Krenak, uma das mais importantes lideranças indígenas de todos os tempos.


14:30

Imagens do Estado Novo 1937-45 - Versão seriada - Episódio Imagens do Estado Novo 1937-45 - Episódio 3

Documentário201552minBrasilLivre


De Eduardo Escorel

Às vésperas da II Guerra Mundial, Getúlio decreta a neutralidade do país, mas não esconde a simpatia pelo nazismo. Os EUA oferecem crédito e cooperação militar em troca de uma base aérea no Nordeste. Amplia-se a propaganda política, o controle da imprensa e a perseguição a imigrantes, especialmente judeus. Com o ataque japonês a Pearl Harbor, o país rompe com o Eixo, e nazistas atacam um navio brasileiro.


15:35

Arquitetura da Destruição - Episódio Parte 3

Documentário198950minSuécia14 anos


De Peter Cohen

"Architecture of Doom" acompanha a trajetória de Hitler e de alguns de seus mais próximos colaboradores com a arte. Muito antes de chegar ao poder, o líder nazista sonhou em se tornar artista. Destaca ainda a importância da arte na propaganda, que, por sua vez, teve papel fundamental no desenvolvimento do nazismo. No período entre guerras, a arte moderna foi apresentada como degenerada. Para os nazistas, as obras modernas distorciam o valor humano e representavam as deformações genéticas existentes na sociedade.


16:25

Quebrando o Tabu

Documentário201180minBrasil14 anosSP


De Fernando Grostein Andrade, Cosmo Feilding-Mellen

Na década de 1970, os Estados Unidos fizeram o planeta declarar guerra às drogas, numa tentativa de obter um mundo livre de drogas. Mas os danos causados por elas nas pessoas e na sociedade só aumentaram. Com várias personalidades como Fernando Henrique Cardoso, o filme sai ao encontro de soluções, princípios e conclusões, mantendo o foco das discussões em torno da descriminalização das drogas. Bill Clinton, Jimmy Carter e ex-chefes de Estado, como da Colômbia, do México e da Suíça, mostram o motivo de suas opiniões. É capturado o relato de pessoas comuns, que tiveram suas vidas atingidas pela Guerra às Drogas, até experiências de Drauzio Varella, Paulo Coelho e Gael Garcia Bernal.


17:55

Revista Curta! - Episódio 31 05 2020

Jornalismo202015minIndisponívelLivreRJ


De Eduardo Fradkin

Acompanhe a revista eletrônica semanal totalmente dedicada à cultura. Seguindo a máxima do canal, quem fala é quem faz, a proposta são os próprios artistas e pensadores apresentarem seus trabalhos e contarem suas histórias.


18:10

Esse Negócio de Livro - Episódio Para que serve um prêmio?

Documentário201726minBrasilLivre


De Adriana Borges, Lúcia Tupiassú

Afinal, ganhar prêmios faz diferença na carreira de um autor? E na venda de livros? Neste episódio, conhecemos diferentes opiniões sobre os impactos dos prêmios na produção de escritores, na venda de livros, na crítica literária. E, além disso, como funcionam alguns dos principais prêmios existentes hoje no Brasil. O episódio conta com a participação de escritores jovens, outros muito experientes; com uma lista vasta de prêmios nacionais e internacionais, ou que tiveram sua carreira transformada por uma simples indicação como finalista. São eles: Nélida Piñon, Raphael Montes, José Roberto Torero. E, para contar sobre os bastidores das premiações e seus impactos no mercado, há depoimentos valiosos de Carlos Andreazza, Luciana Villas-Boas, Luiz Antonio Torelli, Marianna Teixeira, Otávio Marques e Pedro Almeida.

Próximas Exibições:
Dom, 7 jun às 05:45h


18:35

Curta! Dança - Beethoven por Deborah Colker

Jornalismo20204minLivre


Peça de jornalismo cultural produzida pelo Canal Curta!


18:40

Projeções - Episódio Guilherme Marcondes

Documentário201514minBrasil10 anosSP


De Renata Druck

A Cidade de São Paulo, o simbólico e o fantástico em "Tyger" e "Caveirão".

Próximas Exibições:
Sáb, 6 jun às 07:50h


19:00

Beyond Ipanema - 2ª temporada - Episódio Lisboa: fados, bossas e kuduro

Documentário201423minBrasilLivreSP


De Guto Barra

A ponte entre a nova cena musical portuguesa e o Brasil é retratada nos trabalhos dos neotropicalistas Os Quais e no kuduro do Buraka Som Sistema. A cantora Carminho, apontada como “renovadora do fado” nos últimos anos, e Teresa Salgueiro, ex-cantora do aclamado grupo Madredeus, falam sobre o amor pela MPB.

Próximas Exibições:
Sáb, 6 jun às 08:10h


19:30

Imortais da Academia - Episódio Cadeira 34: Contadores de histórias

Documentário201726minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca

Ao longo de 42 episódios, a série Imortais da Academia faz um passeio pelo presente e pelo passado da Academia Brasileira de Letras. Essa caminhada por entre as eternizadas cadeiras de uma das mais respeitada instituições culturais do país é conduzida pelos próprios acadêmicos e O episódio 34 da série Imortais da Academia reúne três diferentes “contadores de histórias”: Evaldo Cabral de Mello, João Ubaldo Ribeiro e Raimundo Magalhães Jr. O pernambucano Evaldo, atual ocupante da cadeira 34, é um dos maiores historiadores brasileiros da contemporaneidade. O baiano João Ubaldo, que se dizia apenas um contador de histórias, é um dos grandes romancistas brasileiros, vencedor do prêmio Camões, maior honraria concedida a autores de língua portuguesa. Raimundo Magalhães Júnior, por sua vez, escreveu tantas histórias para tantas plataformas diferentes que foi chamado pelo poeta Carlos Drummond de Andrade de “o homem que era 300”.

Próximas Exibições:
Sáb, 6 jun às 05:50h


20:00

Visceral Brasil - Temporada 2 - Episódio Quem me deu foi o mar

Documentário201726minBrasilLivreSC


De Marcia Paraí­so

Muitos acham que ela é uma lenda, um mito, uma história inventada. Mas a rainha da ciranda, Lia de Itamaracá, é real e vive toda a sua vida na praia de Jaguaribe, ilha de Itamaracá, Pernambuco, onde cria e encanta com sua voz, sua força e sua presença, sempre ao lado do mar. Com a participação especial e afetiva das Filhas de Baracho.

Próximas Exibições:
Sáb, 6 jun às 18:00h


20:30

Cale-se - Episódio Do Ato Institucional ao Festival

Documentário201526minBrasilLivre


De Marcus Fernando

O primeiro episódio da série introduz a relação entre o AI-5 e a MPB, abordando como os artistas desse gênero receberam o anúncio do ato institucional. Ricardo Cravo Albin reflete sobre as perdas que a música brasileira sofreu por conta do recrudescimento do regime. O advogado João Carlos Müller explica como passou a funcionar o trâmite da censura musical. Já artistas como Geraldo Azevedo e Sérgio contam como o decreto interferiu em seus processos criativos. Geraldo Azevedo conta um pouco da sua amizade e parceria com Geraldo Vandré, cuja canção “Pra não dizer que não falei de flores” ficou imortalizada como um dos hinos contra a ditadura. Nas vozes de Veronica Ferriani e Zé Renato, os números musicais relembram o hino de Vandré e a canção de Belchior “Pequeno Mapa do Tempo”.

Próximas Exibições:
Sáb, 6 jun às 19:45h


21:00

Barry White: A história do álbum Let The Music Play

Documentário200660minInglaterra12 anos


De George Scott

O documentário narra a trajetória de Barry White, cantor, compositor, maestro e produtor musical norte-americano. Compositor de inúmeros sucessos em estilo soul e disco e de baladas românticas, e um intérprete com voz profunda e grave.

Próximas Exibições:
Sáb, 6 jun às 11:45h


22:00

Rock Brasília - Era de Ouro

Documentário2011112minBrasil12 anosDF


De Vladimir Carvalho

A história dos jovens brasilienses que liderados por Renato Russo, depois de longo caminho e obstáculos, vêem o seu sonho tornado realidade - a consagração e o sucesso de suas bandas de rock. Nesta terceira parte de uma trilogia sobre a formação histórica, política e cultural de Brasília – as outras são Conterrâneos Velhos de Guerra (1991) e Barra 68 (2000) –, o cineasta Vladimir Carvalho investiga as origens das grandes bandas de rock que tomaram de assalto o cenário musical brasileiro a partir de 1980, de Legião Urbana a Capital Inicial, Plebe Rude e muitas outras. Uma história feita de depoimentos reveladores dos grandes protagonistas do período, como Renato Russo (em imagens raras e inéditas), Dado Villa-Lobos, Marcelo Bonfá, Dinho Ouro Preto, os irmãos Fê e Flávio Lemos e Philippe Seabra, além dos artistas que se aproximaram dessa turma, como os músicos do Paralamas do Sucesso (Herbert Vianna, João Barone, Bi Ribeiro) e Caetano Veloso. Uma história pontuada por momentos inesquecíveis, como o quebra-quebra no show do Legião Urbana no Estádio Mané Garrincha em junho de 1988; e o grande show do Capital Inicial na Esplanada dos Ministérios em 2008, com Dinho cantando a música do colega Renato Russo: “Que País É Esse?”. A história de um sonho que segue de perto a grande utopia que foi a própria construção de Brasília e da transferência da capital para o planalto central.

Próximas Exibições:
Sáb, 6 jun às 14:25h