Sábado, 23 de Maio de 2020


00:00

Fronteiras Fluidas - Episódio Nas Margens da Fronteira

Documentário201926minBrasil14 anosMG


De Mariana Fagundes Com Ailton Krenak, José Celso Martinez Correa, Davi Martim Guarani

Acompanhamos David Martin em sua luta pela preservação dos direitos dos Guarani e a conquista da demarcação da Terra Indígena do Jaraguá. Ailton Krenak se junta a ele e a José Celso Martinez num debate no Teatro Oficina, em São Paulo, palco histórico de lutas políticas. Lá ficaremos a par do ameaçador cenário que os povos indígenas enfrentam no Brasil. Ao final, um ritual de comunhão une os presentes numa grande dança, celebrando a igualdade entre os povos.


00:35

Imagens do Estado Novo 1937-45 - Versão seriada - Episódio Imagens do Estado Novo 1937-45 - Episódio 2

Documentário201552minBrasilLivre


De Eduardo Escorel

O segundo episódio narra os bastidores do golpe que dá início ao Estado Novo, em 10 de novembro de 1937, desencadeado pelo chamado Plano Cohen. O golpe leva ao fechamento dos legislativos federal e estaduais, à extinção dos partidos políticos e a uma nova Constituição, além da censura e perseguição aos imigrantes. O início do regime promove a diversificação da economia e a consolidação de direitos trabalhistas.


01:35

Arquitetura da Destruição - Episódio Série Parte 2

Documentário198940minSuécia14 anos


De Peter Cohen

"Architecture of Doom" acompanha a trajetória de Hitler e de alguns de seus mais próximos colaboradores com a arte. Muito antes de chegar ao poder, o líder nazista sonhou em se tornar artista. Destaca ainda a importância da arte na propaganda, que, por sua vez, teve papel fundamental no desenvolvimento do nazismo. No período entre guerras, a arte moderna foi apresentada como degenerada. Para os nazistas, as obras modernas distorciam o valor humano e representavam as deformações genéticas existentes na sociedade.


02:20

Livro de Cabeceira - 2ª Temporada - Episódio Fabrício Corsaletti indica o livro “Estrela da vida inteira”, de Fernando Pessoa

Documentário20174minBrasilLivre


De Eduardo Barros

O poeta e cronista paulista Fabrício Corsaletti relembra neste episódio o primeiro contato que teve com a obra de Fernando Pessoa, ainda na adolescência, e como os versos do poeta pernambucano se tornaram centrais em sua vida e em sua própria obra poética.


02:30

Soldados do Araguaia

Documentário201772minBrasil14 anosRJ


De Belisario Franca

Soldados do Araguaia é um documentário que se propõe a dar voz às memórias e traumas de recrutas de baixa patente do Exército Brasileiro que combateram na sangrenta e nebulosa Guerrilha do Araguaia. Marginalizados pela historiografia oficial por sua filiação ao Exército e pelo próprio Exército por suas denúncias contra a corporação, esses personagens encontram aqui uma oportunidade inédita de compartilhar sua versão dos fatos. Da convocação junto às comunidades ribeirinhas e rurais até a dispensa após o extermínio da guerrilha comunista, os relatos dos ex-soldados compõem uma narrativa em que recrutas e guerrilheiros se confundem debaixo da opressão militar. No Vietnã brasileiro, os vencedores retornam apenas como fantasmas: mesmo aqueles capazes de ultrapassar a psicose, o alcoolismo, o desejo de suicídio e inúmeras manifestações de estresse pós-traumático precisam lutar até hoje para superar os episódios de abuso e violência que sofreram e testemunharam.


04:00

O Rio Feiticeiro

Documentário201952minBrasilLivrePE


De Alexandre Alencar

Existe, no semiárido de Pernambuco, um rio que nem sempre tem água, mas que mesmo assim é fundamental para a vida e a cultura sertanejas. Ao longo de suas margens vivem, há muitas gerações, centenas de poetas e artistas populares - criando um bioma cultural único. Um povo que mantém caudalosa a palavra como principal fonte inspiradora. Um lugar onde a poesia é tão forte que é ensinada em salas de aula e declamada durante as missas. O documentário O Rio Feiticeiro irá percorrer as 12 cidades dos 353 km ao longo do curso, encontrando as memórias afetiva, oral e textual dos artistas e revelando as novas gerações que bebem dessa fonte, perpetuando a tradição. O documentário será dirigido por Alexandre Alencar, um dos mais experientes e atuantes realizadores de Pernambuco. O Rio Feiticeiro terá como apresentador o jovem poeta Antônio Marinho, herdeiro legítimo das tradições poéticas da região do Pajeú, neto de Lourival Batista e filho de Zeto e Bia, todos autores referenciais para a poesia popular sertaneja. O roteiro será assinado por Alexandre, Aquiles Lopes e Lula Queiroga. A trilha sonora original, especialmente composta para a obra, ficará a cargo do músico Lula Queiroga e a produção executiva será de Danielle Hoover, uma das mais experientes produtoras do país, assinando diversas séries e filmes nos últimos 20 anos.

Próximas Exibições:
Qui, 3 set às 18:30h


05:00

Instantes Cruzados - Episódio Cipó - Os limites de uma câmera

Documentário201826minBrasilLivreRJ


De Sérgio Bloch Com Milton Guran

Um dos pioneiros da fotorreportagem na imprensa brasileira foi Zé Medeiros, que apresentou diferentes enquadramentos,ângulos inusitados e closes pouco usuais na época e revolucionou a estética da fotografia no Brasil. Para dialogar com o trabalho de Medeiros, o convidado deste episódio é Roger Cipó, fotógrafo-pesquisador, educador social candomblecista e militante contra os crimes de intolerância religiosa e racismo.


05:30

Imortais da Academia - Episódio Cadeira 32: Originalidade, ou se tem de nascença ou não se tem de modo nenhum

Documentário201726minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca

“Originalidade”, disse Ariano Suassuna, “ou se tem de nascença ou não se tem de modo nenhum”. A característica evocada por Ariano Suassuna no discurso de posse na Academia Brasileira de Letras, em 1990, dá o tom deste episódio da série Imortais da Academia. Os destaques são Joracy Camargo, considerado iniciador do teatro social brasileiro; Zuenir Ventura, repórter-observador e personagem de seu tempo, autor de “1968 – o ano que não terminou”; e o próprio Suassuna, escritor e teatrólogo que deixou como marca um estilo que era só dele. O episódio faz uma volta ao tempo guiada pelas ideias originais dos ocupantes da cadeira 32 da ABL.


06:00

Onde a beleza está - Episódio Loucura Suburbana

Documentário201926minBrasil12 anosRJ


De Susane Worcman, Aí­da Marques

No Instituto Municipal Nise da Silveira, samba-enredo, fantasias e alegorias substituem o isolamento e a violência que antes faziam parte do cotidiano dos doentes mentais. É véspera do desfile do bloco Loucura Suburbana, produzido por pacientes da ala psiquiátrica do Instituto, que dividem entre si os afazeres e os tradicionais papéis do carnaval carioca. Há 16 anos Elisama é porta-bandeira do bloco. Assim como ela, a passista Elizângela chegou ao Instituto com surtos de agressividade, incapaz de se comunicar com os demais, e hoje foi transformada pelo carnaval. Entre pacientes, familiares e voluntários que trabalham ali diariamente, Dra. Ariadne compartilha histórias reais de pessoas que encontraram no carnaval uma forma de terapia e também de uma comunidade que aprendeu a lidar com a doença mental por outro prisma. Quando o bloco sai às ruas, evadindo as paredes do instituto, uma grande comunidade se forma. Todos pulam, dançam, brincam com o Loucura Suburbana, implodindo as barreiras entre a “loucura” e a “sanidade”, numa grande festa popular.

Próximas Exibições:
Qui, 8 out às 18:00h


06:30

Mark Twain - Episódio Mark Twain - Episódio 3

Documentário200152minEstados UnidosLivre


De Ken Burns

"Mark Twain" é um documentário sobre a vida do autor americano Mark Twain, produzido e dirigido por Ken Burns. Burns tentou captar a figura pública e privada do escritor, de seu nascimento humilde até sua morte, quando já era celebrado como a voz verdadeiramente americana na literatura.

Próximas Exibições:
Qui, 20 ago às 18:30h


07:25

Cura - Mini Doc de Deborah Colker

Jornalismo20204minLivre


Peça de jornalismo cultural produzida pelo Canal Curta!


07:30

Pedro Luis - Vale Quanto Pesa - Episódio Objeto H

Documentário20194minBrasilLivreRJ


De Pedro Tré Hansen

Pedro Luis interpreta canções de Luiz Melodia.


07:40

Projeções - Episódio Gregorio Graziosi

Documentário201514minBrasil10 anosSP


De Renata Druck

Temporalidade e esquecimento nos curtas-metragens "Seba", Phiro" e "Monumento".


08:00

O Legado da Coruja - Episódio Filosofia

Documentário198726minFrançaLivre


De Chris Marker

Em torno da figura metafórica - mas também muito real - da coruja, reflexões entrelaçadas sobre o lugar do pensamento na existência cotidiana e na ação pública.

Próximas Exibições:
Qui, 29 out às 20:00h


08:30

Geografia da Arte - Episódio Georgia O´Keeffe + Novo México

Documentário201752minBrasilLivreSP


De Guto Barra, Tatiana Issa

Georgia O’Keeffe é considerada a pintora norte-americana de maior sucesso do século 20: um de suas pinturas foi vendida em um leilão em 2014 por mais de US$ 44 milhões. Depois de ter atingido grande sucesso em Nova York nos anos 20 e 30, ela decidiu se instalar em uma região remota do estado americano do Novo México. Lá, descobriu uma nova paleta de cores inspirada pela estonteante paisagem desértica local e passou a retratar elementos da natureza local, como a montanha Pedernal, e os vilarejos indígenas de Taos. Ela se apaixonou pela cultura do estado, que mistura elementos nativos e a influência espanhola, produzindo centenas de quadros icônicos em que incluiu esqueletos de animais e flores locais. Se o Novo México transformou O’Keeffe, que viveu por lá até morrer, nos anos 80, o local também acabou sendo influenciado por ela. Hoje a cidade de Santa Fé vive do turismo relacionado à pintora e o museu dedicado a sua obra é a atração turística mais visitada do estado. O Ghost Ranch, onde ela morou e pintou por muitos anos, é hoje um lugar de peregrinação de artistas e curiosos em geral. A narrativa entra em detalhes sobre a trajetória artística de O’Keefe e também sobre a construção da imagem da artista, como uma mulher forte e independente, além de detalhes sobre a vida pessoa dela, que deixou o marido em Nova York para se aventurar no Novo México, em nome de sua inspiração artística. O episódio conta a história da relação íntima de O’Keefe com o Novo México por meio de duas ex-assistentes dela, que viraram suas amigas e confidentes: Lupita Lopez e Carol Merrill. Oferecendo detalhes sobre a carreira da pintora estão o curador do Georgia O’Keeffe Museum, Cody Hartley, a Diretora do Museu, Carolyne Kastner, e uma das maiores pesquisadores do assunto, a Diretora do Centro de Pesquisas Georgia O’Keeffe Eumie Stroukoff.


09:30

101 Canções que Tocaram o Brasil - Episódio Brasil: mostra tua cara

Documentário202026minBrasilLivreRJ


De Roberto de Oliveira Com Nelson Motta

Cazuza desafia o monstro a mostrar sua cara, Carlinhos Brown dá um sopapo na cara do fraco e Marcelo D2 faz o encontro do rap com o samba.


10:00

Filmes que Marcaram Época - Episódio Wall Street

Documentário201852minFrançaLivre


De Remi Lainé

Lançado em 1987, "Wall Street" é o quinto longa-metragem de Oliver Stone. Este é o primeiro filme de ficção a retratar de maneira tão documental o mundo americano das altas finanças durante a presidência de Ronald Reagan. Oliver Stone conta a ascensão e queda de Bud Fox, um dos "garotos de ouro" que prosperaram em Wall Street e em outros lugares durante esse período. Ambicioso, cínico, disposto a fazer qualquer coisa para ganhar mais dinheiro, Bud Fox consegue um emprego com Gordon Gekko, um dos especuladores mais implacáveis ??de Wall Street. Mas o mecanismo em que ele caiu será fatal.


11:00

Onde Nascem as Ideias - Episódio Juçara

Documentário201943minBrasil10 anos


De Carolina Sá

O universo musical e religioso da cantora Juçara Marçal a partir de registros de diversos shows com sua banda Metá Metá e com seu projeto Anganga em parceria com o músico Cadu Tenório. O filme mostra o processo de busca da voz e das vozes da cantora e criadora Juçara Marçal. Com direção de Carolina Sá , fotografia de Louise Botkay e montagem de Marilia Moraes, o episódio faz um retrato poético e potente da artista.


11:50

Karingana - Licença para contar

Documentário201873minBrasilLivreDF


De Mônica Monteiro

Maria Bethânia leva, pela primeira vez, seu ensaio poético até Moçambique. A intérprete apresenta trechos de obras conectadas com diferentes formas de expressão em língua portuguesa. Com depoimentos de Mia Couto, José Agualusa e de diversos escritores e críticos literários moçambicanos e angolanos, o documentário apresenta o desenvolvimento da literatura em Moçambique e Angola. Trata de temas como a importância da literatura na resistência à colonização, a conexão com idiomas nativos e tradições orais e a influência de escritores brasileiros em Angola e Moçambique.


13:10

Blitz

Documentário2019104minBrasilLivreRJ


De Paulo Fontenelle

O documentário apresenta a história e trajetória da primeira banda consagrada do pop-rock brasileiro, Blitz. O longa-metragem explora seu surgimento na lona do Circo Voador entre Ipanema e Copacabana, na década de 1980, até às turnês internacionais e o enorme sucesso do grupo ainda nos dias atuais.


15:10

Soldados do Araguaia

Documentário201772minBrasil14 anosRJ


De Belisario Franca

Soldados do Araguaia é um documentário que se propõe a dar voz às memórias e traumas de recrutas de baixa patente do Exército Brasileiro que combateram na sangrenta e nebulosa Guerrilha do Araguaia. Marginalizados pela historiografia oficial por sua filiação ao Exército e pelo próprio Exército por suas denúncias contra a corporação, esses personagens encontram aqui uma oportunidade inédita de compartilhar sua versão dos fatos. Da convocação junto às comunidades ribeirinhas e rurais até a dispensa após o extermínio da guerrilha comunista, os relatos dos ex-soldados compõem uma narrativa em que recrutas e guerrilheiros se confundem debaixo da opressão militar. No Vietnã brasileiro, os vencedores retornam apenas como fantasmas: mesmo aqueles capazes de ultrapassar a psicose, o alcoolismo, o desejo de suicídio e inúmeras manifestações de estresse pós-traumático precisam lutar até hoje para superar os episódios de abuso e violência que sofreram e testemunharam.


16:30

Imagens do Estado Novo 1937-45 - Versão seriada - Episódio Imagens do Estado Novo 1937-45 - Episódio 2

Documentário201552minBrasilLivre


De Eduardo Escorel

O segundo episódio narra os bastidores do golpe que dá início ao Estado Novo, em 10 de novembro de 1937, desencadeado pelo chamado Plano Cohen. O golpe leva ao fechamento dos legislativos federal e estaduais, à extinção dos partidos políticos e a uma nova Constituição, além da censura e perseguição aos imigrantes. O início do regime promove a diversificação da economia e a consolidação de direitos trabalhistas.


17:30

Fronteiras Fluidas - Episódio Nas Margens da Fronteira

Documentário201926minBrasil14 anosMG


De Mariana Fagundes Com Ailton Krenak, José Celso Martinez Correa, Davi Martim Guarani

Acompanhamos David Martin em sua luta pela preservação dos direitos dos Guarani e a conquista da demarcação da Terra Indígena do Jaraguá. Ailton Krenak se junta a ele e a José Celso Martinez num debate no Teatro Oficina, em São Paulo, palco histórico de lutas políticas. Lá ficaremos a par do ameaçador cenário que os povos indígenas enfrentam no Brasil. Ao final, um ritual de comunhão une os presentes numa grande dança, celebrando a igualdade entre os povos.


18:00

O Milagre de Santa Luzia – Cultura Popular - Temporada 2 - Episódio Yamandu Costa

Documentário201525minBrasilLivreSP


De Sergio Roizenblit

Violonista e compositor nascido em Passo Fundo em 1980, Yamandu começou a estudar violão aos 7 anos de idade com o pai, Algacir Costa, líder do grupo “Os Fronteiriços” e aprimorou-se com Lúcio Yanel, virtuoso argentino radicado no Brasil. Suas interpretações performáticas conseguem remodelar cada música que ele toca e revela uma profunda intimidade com seu instrumento. Yamandu toca de choro a música clássica brasileira, mas também é um gaúcho cheio de milongas, tangos, zambas e chamamés.


18:30

Cura - Mini Doc de Deborah Colker

Jornalismo20204minLivre


Peça de jornalismo cultural produzida pelo Canal Curta!


18:35

Alegorias do Brasil - Episódio O Estado Sou Eu

Documentário201826minBrasilLivre


De Murilo Salles

Luis XIV ficou famoso por ser o rei da França que afirmou: “o Estado sou eu”. Sua frase designava um poder monarca absoluto, mas, no caso do Brasil, poderia se aplicar ao processo de modernização do país, atendendo pelo nome de patrimonialismo. O Estado, ao invés de público, serve para atender aos interesses privados.


19:10

Matizes do Brasil - Episódio Hélio Oiticica

Documentário202026minBrasilLivreRJ


De Bianca Lenti

Hélio Oiticica é considerado autor de uma das mais originais e revolucionárias produções artísticas brasileiras, graças ao seu caráter inovador e, muitas vezes, polêmico. Realizou trabalhos envolvendo pintura, escultura, objetos, instalações, performance e escrita. Algumas marcas de sua obra são a inaugural forma de abertura à participação do espectador, o uso das cores – em geral vibrantes – e o experimentalismo. Este episódio de Matizes do Brasil convida grandes conhecedores do legado do artista, como César Oiticica Filho, Felipe Scovino e Ligia Canongia, para comentarem sobre a trajetória dele, dando ênfase a alguns de seus trabalhos mais famosos.


19:45

Palavras Permanecem - Episódio Atrás Dessa Amizade

Documentário201826minBrasilLivre


De Renata Druck

Partindo da experiência da realização do DVD e do show “Pedaço duma Asa” (2017), o artista plástico e compositor Nuno Ramos e a cantora e compositora Mariana Aydar refletem sobre seus processos de criação e composição e sobre a paixão pelos sambas tristes. Não poderiam deixar de improvisar e cantar canções desse belo repertório de artistas tão plurais.

Próximas Exibições:
Qui, 13 ago às 23:00h


20:20

Arquitetos Brasileiros - Episódio Arthur Casas

Documentário201452minBrasilLivreSP


De Diego Romero de Godoy

Arthur de Mattos Casas domina todas as áreas do habitar: da arquitetura ao design de mobiliário. Estabelece, assim, uma relação coerente entre o espaço e os objetos que o habitam. Sua arquitetura de interiores é marcada pela contraposição entre a essencialidade racionalista e sobressaltos decorativos.

Próximas Exibições:
Sex, 25 set às 18:00h


21:20

Cacaso na corda bamba

Documentário201688minBrasilLivreRJ


De José Joaquim Salles, Ph Souza

Filho de uma família rural e destinado a trabalhar com criação de gado, Antonio Carlos de Brito encontrou na poesia um sentido para a vida transformando-se em Cacaso. O artista multifacetado, que incendiou a juventude carioca em aulas e discussões sobre a arte, mudou a poesia brasileira, sendo um dos precursores do movimento marginal. Irônico e perspicaz, Cacaso foi responsável por reunir um grande número de artistas e intelectuais em projetos e parcerias, deixando um indiscutível legado literário e musical.

Próximas Exibições:
Qui, 17 set às 21:50h


23:00

O Guia Pervertido da Ideologia - Episódio Parte 3

Documentário201245minIrlandaLivre


De Sophie Fiennes

Os realizadores de O Guia Pervertido do Cinema retornam com essa busca por significados escondidos no cinema. O filósofo Slavoj Zizek usa sua interpretação das imagens em movimento para apresentar uma jornada cinematográfica ao coração da ideologia: os sonhos que formam nossas convicções e costumes coletivos.