Terça-feira, 7 de Abril de 2020


00:00

O Milagre de Santa Luzia – Cultura Popular - Temporada 2 - Episódio Riachão

Documentário201425minBrasilLivreSP


De Sergio Roizenblit

RIACHÃO Riachão é, ao lado de Nelson Sargento, um dos maiores sambistas vivos Do Brasil. Quem não o conhece, certamente já cantou uma de suas 500 músicas."Cada Macaco no Seu Galho (Chô Chuá)", por exemplo, foi escolhida por Caetano Veloso e Gilberto Gil para oficializar a volta do exílio, nos anos 70. Já Cássia Eller, nos anos 2000, resgatou uma composição de Riachão ao fazer releitura de "Vá Morar com o Diabo". Na série O Milagre de Santa Luzia, Riachão sempre cantando, relembra suas origens, as histórias do samba e suas influências.

Próximas Exibições:
Ter, 7 abr às 14:00h
Qua, 8 abr às 08:00h
Sáb, 11 abr às 18:00h


00:30

Os Ímpares - Episódio Verocai - Letícia Novaes e Paraphernália

Documentário201727minBrasilLivre


De Henrique Alqualo, Isis Mello

Letícia Novaes é convidada para fazer sua versão de Caboclo. A banda Paraphernália regrava a instrumental Karina, do clássico álbum de Arthur Verocai. O disco foi redescoberto nos anos 2000 por artistas americanos. Carlos Dafé conta sobre a ida aos Estados Unidos em 2009 para uma regravação do álbum com uma orquestra de 30 músicos.

Próximas Exibições:
Ter, 7 abr às 14:30h
Qua, 8 abr às 08:30h
Dom, 12 abr às 15:45h


01:00

Sopro - Episódio Caruaru do Pife

Documentário201926minBrasilLivreRJ


De Beth Formagini

Malta encontra os flautistas tradicionais de Pernambuco. João do Pife faz um instrumento usando ferros incandescentes. Marcos do Pife toca novenas que embalaram sua infância. Malta conversa e troca histórias com João do Pife, Marcos do Pife e com a Banda Dois Irmãos, em Caruaru-PE que se junta a banda Zé do Estado e a Edmilson do pife num cortejo pela feira de Caruaru.

Próximas Exibições:
Ter, 7 abr às 15:00h
Qua, 8 abr às 09:00h
Dom, 12 abr às 16:20h


01:30

Presença de Villa-Lobos - Episódio Villa, profissão Músico

Documentário201826minBrasilLivre


De Liloye Boubli Com Hugo Pilger, Lucia Barrenechea

Os amigos falam da obra, estilo e características pessoais de Villa-Lobos enquanto as musicas que o influenciaram e que foram influenciadas por ele são interpretadas por Hugo Pilger ao violoncelo e Lucia Barrenechea ao piano.

Próximas Exibições:
Ter, 7 abr às 15:30h
Qua, 8 abr às 09:30h


02:00

Alceu - Na embolada do tempo

Documentário201986minBrasilLivreRJ


De Paola Vieira Com Alceu Valença

O filme é uma viagem pelos mais de 45 anos de carreira do cantor e compositor Alceu Valença, personagem único da música brasileira. Sua obra e reflexões são apresentados através da costura de músicas, depoimentos, vasto material de arquivo e registros de viagens feitas pela equipe do documentário com Alceu e sua equipe ao longo de 2018.

Próximas Exibições:
Ter, 7 abr às 16:00h
Qua, 8 abr às 10:00h
Sáb, 11 abr às 14:15h


03:35

101 Canções que Tocaram o Brasil - Episódio Nada será como antes

Documentário201926minBrasilLivreRJ


De Roberto de Oliveira

Entre 1971 e 1972, Chico Buarque, Roberto e Erasmo Carlos, Toquinho e Vinicius, Milton Nascimento e Tom Jobim produzem seus melhores frutos e o Brasil vê nascer o talento de Luiz Melodia.

Próximas Exibições:
Ter, 7 abr às 17:35h
Qua, 8 abr às 11:35h
Sáb, 11 abr às 09:30h


04:10

Esse Negócio de Livro - Episódio Valor do livro

Documentário201726minBrasilLivre


De Adriana Borges, Lúcia Tupiassú

O preço de capa de um livro pode até seguir fórmulas pré-definidas para ser calculado, mas a verdade é que existem custos difíceis de mesurar em jogo. Como funciona a remuneração do autor de livros no Brasil? Que outros profissionais vivem de fazer livros? Os direitos autorais, a pirataria, os leilões, as etapas da cadeia de produção e os muitos profissionais envolvidos são o tema deste episódio. Carlos Andreazza, Marcos Pereira, Paulo Rocco, Pedro Paulo de Sena Madureira, Renata Nakano, Roberto Feith, Sílvia Gandelman e Wander Soares são os nomes que nos ajudam a entender mais sobre isso. Enquanto os escritores Marina Colasanti, Fernanda Young e Raphael Montes abrem o jogo sobre como encaram esse aspecto de sua profissão.

Próximas Exibições:
Ter, 7 abr às 12:00h
Qua, 8 abr às 06:00h
Dom, 12 abr às 05:15h


04:40

Projeções - Episódio Philippe Barcinski

Documentário201514minBrasil10 anosSP


De Renata Druck

Transtornos e manuseio do tempo nos curtas-metragens "Escada", "Palíndromo" e "Janela Aberta".

Próximas Exibições:
Ter, 7 abr às 12:30h
Qua, 8 abr às 06:30h
Sáb, 11 abr às 07:30h


05:00

O Legado da Coruja - Episódio Logomaquia

Documentário198726minFrançaLivre


De Chris Marker

Todos os significados de “logos” se originaram de um pequeno território entre Éfeso e Patmos. De acordo com Aristóteles, o animal humano luta com uma arma específica: a fala. O destino do logos seria a "logomaquia"? A luta pelas palavras.

Próximas Exibições:
Ter, 7 abr às 13:00h
Qua, 8 abr às 07:00h
Sáb, 11 abr às 08:00h


05:30

Imortais da Academia - Episódio Cadeira 12: Tão diferentes de nós mesmos quanto dos outros

Documentário201726minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca

Com a difícil missão de encontrar um elo entre os imortais que emprestam seus nomes à cadeira de número 12 da Academia Brasileira de Letras, o atual ocupante do posto, o renomado crítico literário Alfredo Bosi, recorreu ao duque francês La Rochefoucauld, que disse: "Somos às vezes tão diferentes de nós mesmos quantos dos outros". A Citação foi feita no discurso de posse na ABL, em 2003. Neste episódio da série Imortais da Academia, acadêmicos e estudiosos da literatura brasileira fazem um passeio pela genealogia da cadeira 12, debruçando-se sobre o legado do comediógrafo França Junior, do folhetinista Urbano Duarte e, claro, do crítico Alfredo Bosi.

Próximas Exibições:
Ter, 7 abr às 13:30h
Qua, 8 abr às 07:30h
Sáb, 11 abr às 05:30h


06:00

Filmes que Marcaram Época - Episódio A Doce Vida

Documentário201352minFrança10 anos


De Antoine de Gaudemar

Federico Fellini dirigiu ´A Doce Vida´ em 1959. Na Roma dos anos 50, Marcello Mastroianni, um jornalista de celebridades, vai de festa em festa, noite após noite e, acima de tudo, de mulher em mulher. O filme é um retrato espetacular de uma Itália rica e indolente, banhada em libertinagem, filmado no período pós-guerra, quando o país é um milagre econômico e entra na modernidade. Ao mesmo tempo, a chegada em massa de diretores e atores aos estúdios ´Cinecitta´, transformam Roma na nova Hollywood. De forma premonitória, ´A Doce Vida´ prevê a chegada de uma sociedade altamente midiatizada e a libertação de morais que viria. Aos 40 anos, Felline se torna o novo mestre do cinema italiano. Partindo do realismo e da narração clássica, o filme torna-se sinônimo de um certo estilo de vida e libera a forte inclinação de Fellini para imaginários, sonhos e filmagem em estúdio.


07:00

O Rio Feiticeiro

Documentário201952minBrasilLivrePE


De Alexandre Alencar

Existe, no semiárido de Pernambuco, um rio que nem sempre tem água, mas que mesmo assim é fundamental para a vida e a cultura sertanejas. Ao longo de suas margens vivem, há muitas gerações, centenas de poetas e artistas populares - criando um bioma cultural único. Um povo que mantém caudalosa a palavra como principal fonte inspiradora. Um lugar onde a poesia é tão forte que é ensinada em salas de aula e declamada durante as missas. O documentário O Rio Feiticeiro irá percorrer as 12 cidades dos 353 km ao longo do curso, encontrando as memórias afetiva, oral e textual dos artistas e revelando as novas gerações que bebem dessa fonte, perpetuando a tradição. O documentário será dirigido por Alexandre Alencar, um dos mais experientes e atuantes realizadores de Pernambuco. O Rio Feiticeiro terá como apresentador o jovem poeta Antônio Marinho, herdeiro legítimo das tradições poéticas da região do Pajeú, neto de Lourival Batista e filho de Zeto e Bia, todos autores referenciais para a poesia popular sertaneja. O roteiro será assinado por Alexandre, Aquiles Lopes e Lula Queiroga. A trilha sonora original, especialmente composta para a obra, ficará a cargo do músico Lula Queiroga e a produção executiva será de Danielle Hoover, uma das mais experientes produtoras do país, assinando diversas séries e filmes nos últimos 20 anos.

Próximas Exibições:
Qui, 21 mai às 19:00h


08:00

Fronteiras Fluidas - Episódio O Sol Brilha Fraco

Documentário201726minBrasil14 anosMG


De Mariana Fagundes Com Ehuana Yanomami, Otoniel Ricardo, Valdomiro Osvaldo Aquino, Roseli Concianza Jorge, Ester Ricardo

Os Guarani-Kaiowá lutam pela demarcação de suas terras em meio à expansão do agronegócio no Estado do Mato Grosso do Sul. À frente das negociações está Otoniel, liderança indígena que circula no chamado “mundo dos brancos”. Após o assassinato de um indígena na região de Caarapó, surgem novos conflitos com os fazendeiros, e Otoniel faz a ponte de diálogo entre os representantes do agronegócio e os indígenas que fazem a retomada.


08:30

Palmares: Coração Brasileiro, Alma Africana - Episódio Palmares eterno

Documentário201852minBrasilLivre


De José Carlos Asbeg, Luiz Arnaldo Campos, Carlos Nobre

Palmares é atacado pela maior força militar que o mundo colonial já vira. Depois de 22 dias de resistência cai a Cerca Real de Macaco. Zumbi foge com alguns fiéis para morrer dois anos mais tarde vítima de uma traição. Os colonizadores se rejubilam. Porém, a memória de Palmares segue viva, inspirando gerações de brasileiros a lutarem por um mundo de liberdade e dignidade.


09:30

Amazônia Eterna

Documentário201279minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca

A Floresta Amazônica é hoje um imenso laboratório de experiências sustentáveis que revelam uma nova relação entre homens, corporações e este patrimônio natural imprescindível para a vida no planeta. Lá estão nascendo as diretrizes de um novo modelo econômico mundial: a economia verde. Mas quanto valem os serviços que esta commoditie invisível presta para a humanidade? E quem deve lucrar com isso? Em busca destas respostas, o filme mostra iniciativas de sucesso, discute novas possibilidades com especialistas e mergulha numa viagem sensorial pelo cotidiano de quem habita a floresta.


11:00

Decolonizações - Episódio O Mundo é Nosso

Documentário201952minFrançaLivre


De Karim Miské, Marc Ball, Pierre Singaravélou

O terceiro episódio nos leva aos dias de hoje, a era pós colonial. Seja na Índia de Indira Gandhi, no Congo sobre influência de Mobutu ou em uma Londres abalada por motins dos bairros de imigrantes, essas histórias nos mostram como é importante falar sobre a decolonização hoje.


12:00

Esse Negócio de Livro - Episódio Valor do livro

Documentário201726minBrasilLivre


De Adriana Borges, Lúcia Tupiassú

O preço de capa de um livro pode até seguir fórmulas pré-definidas para ser calculado, mas a verdade é que existem custos difíceis de mesurar em jogo. Como funciona a remuneração do autor de livros no Brasil? Que outros profissionais vivem de fazer livros? Os direitos autorais, a pirataria, os leilões, as etapas da cadeia de produção e os muitos profissionais envolvidos são o tema deste episódio. Carlos Andreazza, Marcos Pereira, Paulo Rocco, Pedro Paulo de Sena Madureira, Renata Nakano, Roberto Feith, Sílvia Gandelman e Wander Soares são os nomes que nos ajudam a entender mais sobre isso. Enquanto os escritores Marina Colasanti, Fernanda Young e Raphael Montes abrem o jogo sobre como encaram esse aspecto de sua profissão.

Próximas Exibições:
Qua, 8 abr às 06:00h
Dom, 12 abr às 05:15h


12:30

Projeções - Episódio Philippe Barcinski

Documentário201514minBrasil10 anosSP


De Renata Druck

Transtornos e manuseio do tempo nos curtas-metragens "Escada", "Palíndromo" e "Janela Aberta".

Próximas Exibições:
Qua, 8 abr às 06:30h
Sáb, 11 abr às 07:30h


12:50

Pedro Luis - Vale Quanto Pesa - Episódio A Voz do Morro

Documentário20194minBrasilLivreRJ


De Pedro Tré Hansen Com Pedro Luí­s

Pedro Luis interpreta canções de Luiz Melodia.

Próximas Exibições:
Sáb, 11 abr às 07:50h


13:00

O Legado da Coruja - Episódio Logomaquia

Documentário198726minFrançaLivre


De Chris Marker

Todos os significados de “logos” se originaram de um pequeno território entre Éfeso e Patmos. De acordo com Aristóteles, o animal humano luta com uma arma específica: a fala. O destino do logos seria a "logomaquia"? A luta pelas palavras.

Próximas Exibições:
Qua, 8 abr às 07:00h
Sáb, 11 abr às 08:00h


13:30

Imortais da Academia - Episódio Cadeira 12: Tão diferentes de nós mesmos quanto dos outros

Documentário201726minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca

Com a difícil missão de encontrar um elo entre os imortais que emprestam seus nomes à cadeira de número 12 da Academia Brasileira de Letras, o atual ocupante do posto, o renomado crítico literário Alfredo Bosi, recorreu ao duque francês La Rochefoucauld, que disse: "Somos às vezes tão diferentes de nós mesmos quantos dos outros". A Citação foi feita no discurso de posse na ABL, em 2003. Neste episódio da série Imortais da Academia, acadêmicos e estudiosos da literatura brasileira fazem um passeio pela genealogia da cadeira 12, debruçando-se sobre o legado do comediógrafo França Junior, do folhetinista Urbano Duarte e, claro, do crítico Alfredo Bosi.

Próximas Exibições:
Qua, 8 abr às 07:30h
Sáb, 11 abr às 05:30h


14:00

O Milagre de Santa Luzia – Cultura Popular - Temporada 2 - Episódio Riachão

Documentário201425minBrasilLivreSP


De Sergio Roizenblit

RIACHÃO Riachão é, ao lado de Nelson Sargento, um dos maiores sambistas vivos Do Brasil. Quem não o conhece, certamente já cantou uma de suas 500 músicas."Cada Macaco no Seu Galho (Chô Chuá)", por exemplo, foi escolhida por Caetano Veloso e Gilberto Gil para oficializar a volta do exílio, nos anos 70. Já Cássia Eller, nos anos 2000, resgatou uma composição de Riachão ao fazer releitura de "Vá Morar com o Diabo". Na série O Milagre de Santa Luzia, Riachão sempre cantando, relembra suas origens, as histórias do samba e suas influências.

Próximas Exibições:
Qua, 8 abr às 08:00h
Sáb, 11 abr às 18:00h


14:30

Os Ímpares - Episódio Verocai - Letícia Novaes e Paraphernália

Documentário201727minBrasilLivre


De Henrique Alqualo, Isis Mello

Letícia Novaes é convidada para fazer sua versão de Caboclo. A banda Paraphernália regrava a instrumental Karina, do clássico álbum de Arthur Verocai. O disco foi redescoberto nos anos 2000 por artistas americanos. Carlos Dafé conta sobre a ida aos Estados Unidos em 2009 para uma regravação do álbum com uma orquestra de 30 músicos.

Próximas Exibições:
Qua, 8 abr às 08:30h
Dom, 12 abr às 15:45h


15:00

Sopro - Episódio Caruaru do Pife

Documentário201926minBrasilLivreRJ


De Beth Formagini

Malta encontra os flautistas tradicionais de Pernambuco. João do Pife faz um instrumento usando ferros incandescentes. Marcos do Pife toca novenas que embalaram sua infância. Malta conversa e troca histórias com João do Pife, Marcos do Pife e com a Banda Dois Irmãos, em Caruaru-PE que se junta a banda Zé do Estado e a Edmilson do pife num cortejo pela feira de Caruaru.

Próximas Exibições:
Qua, 8 abr às 09:00h
Dom, 12 abr às 16:20h


15:30

Presença de Villa-Lobos - Episódio Villa, profissão Músico

Documentário201826minBrasilLivre


De Liloye Boubli Com Hugo Pilger, Lucia Barrenechea

Os amigos falam da obra, estilo e características pessoais de Villa-Lobos enquanto as musicas que o influenciaram e que foram influenciadas por ele são interpretadas por Hugo Pilger ao violoncelo e Lucia Barrenechea ao piano.

Próximas Exibições:
Qua, 8 abr às 09:30h


16:00

Alceu - Na embolada do tempo

Documentário201986minBrasilLivreRJ


De Paola Vieira Com Alceu Valença

O filme é uma viagem pelos mais de 45 anos de carreira do cantor e compositor Alceu Valença, personagem único da música brasileira. Sua obra e reflexões são apresentados através da costura de músicas, depoimentos, vasto material de arquivo e registros de viagens feitas pela equipe do documentário com Alceu e sua equipe ao longo de 2018.

Próximas Exibições:
Qua, 8 abr às 10:00h
Sáb, 11 abr às 14:15h


17:35

101 Canções que Tocaram o Brasil - Episódio Nada será como antes

Documentário201926minBrasilLivreRJ


De Roberto de Oliveira

Entre 1971 e 1972, Chico Buarque, Roberto e Erasmo Carlos, Toquinho e Vinicius, Milton Nascimento e Tom Jobim produzem seus melhores frutos e o Brasil vê nascer o talento de Luiz Melodia.

Próximas Exibições:
Qua, 8 abr às 11:35h
Sáb, 11 abr às 09:30h


18:05

Linhas Abertas - Episódio Recife: Cidade Parque

Documentário201826minBrasilLivre


De Renata Terra

A relação de Recife com o Rio Capibaribe tem sido uma relação de amor e ódio. No início, uma grande rota comercial e social, com seus casarões voltados para o rio, se formou em suas margens. Nos dias atuais, quando os prédios da classe alta se voltam de costas para ele, o rio foi esquecido e transformado em um esgoto a céu aberto. O projeto Parque Capibaribe busca mudar essa relação. Como um grande eixo central de reurbanização da cidade, o rio é o centro de onde parte a transformação que fará de Recife uma cidade-parque nas próximas duas décadas.

Próximas Exibições:
Qua, 8 abr às 04:00h
Qui, 9 abr às 06:05h
Sáb, 11 abr às 06:00h


18:35

República da Poesia - Episódio Antônio Cicero

Documentário201845minBrasilLivre


De Rodrigo Campos, Dillner Gustavo

Tendo como plano de fundo a cidade do Rio de Janeiro, um caminho é traçado para compreender a poesia de Antonio Cicero. Poeta, filósofo e compositor de canções, Cícero transita entre o mundo pop e o erudito, do grego antigo à modernidade, colocando à mostra suas convicções e dúvidas num elo entre a razão, a poesia e a clareza.

Próximas Exibições:
Qua, 8 abr às 04:30h
Qui, 9 abr às 06:35h
Sáb, 11 abr às 06:30h


19:30

Grandes Mitos: A Ilíada - Episódio O Cavalo de Troia

Documentário201926minFrançaLivre


De Camille Dalbera

Os troianos ficam surpresos ao descobrir que os gregos saíram de repente das margens de Tróia, deixando apenas um cavalo de madeira, tão imponente quanto misterioso. Uma lança é jogada em seus flancos. Dentro do cavalo, os guerreiros gregos, incluindo Odisseu, que inventou essa estratégia, permanecem calados e quietos.

Próximas Exibições:
Qua, 8 abr às 05:30h
Qui, 9 abr às 07:30h
Dom, 12 abr às 15:10h


20:00

Arquitetos Brasileiros - Episódio Marcio Kogan

Documentário201552minBrasilLivreSP


De Diego Romero de Godoy

Alie a paixão pelo cinema à inspiração na vanguarda arquitetônica brasileira das décadas de 1950, 60 e 70, com doses extras de bom gosto: as obras de Márcio Kogan são uma eterna citação do modernismo brasileiro, com formas puras e detalhes limpos. Seus projetos têm uma predileção pelas proporções horizontais, como saídas de uma tela de cinema.

Próximas Exibições:
Qua, 8 abr às 00:00h
Qui, 9 abr às 08:00h
Sáb, 11 abr às 20:35h


21:00

Rodin em seu tempo

Documentário201652minFrançaLivre


De Claire Duguet, Leslie F. Grunberg

Parte importante da efervescência cultural e intelectual da belle époque, Auguste Rodin concebeu obras envolvidas pela ousadia e genialidade de seu tempo. O filme traz não apenas a história do escultor, mas o espírito permanente que suas criações deixaram na sociedade.

Próximas Exibições:
Qua, 8 abr às 01:00h
Qui, 9 abr às 09:00h
Sáb, 11 abr às 23:00h


22:00

A Alma da Gente

Documentário201382minBrasil10 anosRJ


De Helena Solberg, David Meyer Com Aline Silva de Souto; Amanda Alves, Beatriz Zine, Cadu Barcelos, Emerson "Buiu" dos Santos, Fellippe Herculano

Um grupo de jovens da periferia do Rio de Janeiro entra para o Corpo de Dança na Maré, coordenado pelo coreógrafo Ivaldo Bertazzo. Filmado em dois tempos, com um intervalo de dez anos, o documentário mostra os diferentes destinos dos personagens, marcados pela transformação através da arte.

Próximas Exibições:
Qua, 8 abr às 02:00h
Qui, 9 abr às 10:00h
Sáb, 11 abr às 12:40h


23:30

Matizes do Brasil - Episódio Arthur Bispo do Rosário

Documentário201926minBrasilLivreRJ


De Bianca Lenti

Diagnosticado com esquizofrenia paranoide aos 30 anos, Arthur Bispo do Rosário passou a maior parte da vida internado em instituições psiquiátricas. E foi dentro delas que ele se dedicou a produzir e organizar uma obra monumental, composta por mais de 800 bordados, assemblages, estandartes, miniaturas e outros objetos artisticamente ressignificados. Esse grandioso trabalho poderia ter passado despercebido pelo mundo da arte não fosse a intervenção do crítico Frederico Morais, depoente deste episódio de Matizes do Brasil, que é dedicado ao legado de Bispo do Rosário. Além de Frederico, Tania Rivera e Ricardo Resende também conduzem a narrativa pelos meandros da vida e da obra do artista, com valiosas reflexões sobre a aproximação entre arte e loucura.

Próximas Exibições:
Qua, 8 abr às 03:30h
Qui, 9 abr às 11:30h
Sáb, 11 abr às 19:10h