Terça-feira, 24 de Março de 2020


00:00

O Milagre de Santa Luzia – Cultura Popular - Temporada 2 - Episódio Dona Onete

Documentário201425minBrasilLivreSP


De Sergio Roizenblit

Dona Onete é considerada por muitos artistas como a Musa da Música Paraense, a Diva do Carimbó. Nascida no interior do estado do Pará, morou em Belém, onde passou sua infância, mudando-se depois para a cidade de Igarapé-Miri. Começou a carreira depois dos 70 anos e já realizou turnês em Portugal, Espanha, França e Estados Unidos. Neste episódio, passeando por Belém, Dona Onete canta suas músicas que trazem forte influência da cultura paraense e mostra os elementos que fazem parte desta cultura tão rica como o jambu, o boto e o carimbó.


00:30

Os Ímpares - Episódio Sérgio Sampaio - Tulipa Ruiz e Negro Leo

Documentário201727minBrasilLivre


De Henrique Alqualo, Isis Mello

Tulipa Ruiz é a convidada do episódio para reler Não Tenha Medo Não do álbum Eu Quero É Botar Meu Bloco na Rua de Sérgio Sampaio. Negro Leo faz sua versão para a faixa Eu Quero É Botar Meu Bloco na Rua. Renato Piau, grande amigo de Sérgio, visita a gravação e conta um pouco sobre a produção do disco e o contexto histórico da época.


01:00

Clássicos do Rock - Episódio Joan Baez

Show197330minBélgicaLivre


De John Dauriac

Cantora norte-americana de música folk, Joana Baez, em show.


01:35

Som, Sol & Surf - Saquarema

Documentário201880minBrasilLivreRJ


De Helio Pitanga

Em 1976, um grande show de rock, chamado "Som, Sol & Surf", aconteceu na praia de da Itaúna, em Saquarema e havia também um campeonato de surf. Durante três dias, uma multidão de jovens, muitos acampados na praia, curtiu a música de Rita Lee Ângela Rô -Rô (sua primeira apresentação), Raul Seixas entre outros. Um dos primeiros festivais de música ao ar livre no Brasil. São imagens raras com shows antológicos, assim como os costumes e práticas sociais da juventude daquela época em um país regido pela ditadura militar. O público era de adolescentes tendo como cenário uma praia, um céu e um mar deslumbrante se deixou envolver por um som que trazia nas letras e nas melodias a revolução de comportamento que hoje os míticos anos 70 representaram. O diretor Helio Pitanga resgata esses dias de rock and roll e surf.


03:15

Diário de Um Compositor em Viagem

Documentário201715minBrasilLivreSP


De Jayme Monjardim Com Jayme Monjardim, Gevorg Mkrttchian, Krisztina Fejes

O filme acompanha a rotina do compositor Alexandre Guerra no processo de gravação da trilha de um filme, realizado nas cidades de Budapeste e Paris. No decorrer da narrativa, penetramos os bastidores do fazer musical para cinema – o estúdio, a orquestra, os solistas –, e vemos de que forma o entorno das cidades influencia e interage com essas formas de arte criativa.


03:30

101 Canções que Tocaram o Brasil - Episódio Cantando a esperança

Documentário202026minBrasilLivreRJ


De Roberto de Oliveira

Com o golpe militar de 1964, apesar da progressiva repressão das liberdades, a vida seguia no ritmo festivo de Jorge Benjor e de Adoniram Barbosa.


04:00

Esse Negócio de Livro - Episódio Ascensão de novos talentos

Documentário201726minBrasilLivre


De Adriana Borges, Lúcia Tupiassú

O episódio aborda alguns dos diferentes caminhos que autores iniciantes podem percorrer até lograrem seu lugar ao sol no mundo literário. Desde os que batalham incansavelmente por uma publicação até os que são pinçados quase casualmente por editores, incluindo quem ganha concursos literários ou investe em cursos de formação na área. As novas portas que se abrem através da internet também são pauta. Marcelino Freire, Noemi Jaffe e João Paulo Cuenca trazem exemplos de suas carreiras para ilustrar os comentários dos profissionais do mercado editorial que costuram o episódio, que são: Carlos Andreazza, Luciana Villas-Boas, Luiz Alves, Marianna Teixeira, Marta Garcia, Pedro Almeida e Plínio Martins.


04:30

Expresso - Episódio Antonio Carlos Viana

Documentário201726minBrasilLivreSP


De Hilton Lacerda, Rodrigo Campos

No ambiente doméstico, perto de pessoas próximas, o escritor de Aracaju, Antonio Carlos Viana, vai revelando a si mesmo, quase como se estivesse em um divã. Partindo de sua experiência de quase morte, ele fala da infância no meio do mato, de seu trabalho, do processo de criação, de amor e erotismo. Enfeitando a paisagem da varanda de sua casa, o mar é seu elo com a cidade.


05:00

O Legado da Coruja - Episódio Amnésia

Documentário198726minFrançaLivre


De Chris Marker

Construída sobre o testemunho ou “autópsia” - que literalmente significa “ver a si mesmo” - nossa concepção de História mudou profundamente desde Heródoto.


05:30

Imortais da Academia - Episódio Cadeira 10: Exilados na multidão

Documentário201726minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca

O décimo episódio da série Imortais da Academia chega à cadeira de número 10 da Academia Brasileira de Letras, aquela que é dita a cadeira dos exilados. Isso porque foi fundada por alguém que viveu de perto as agruras de um degredo, Rui Barbosa, hoje é ocupada por outro alguém que bem sabe das aventuras e desventuras de viver, à revelia, longe da própria pátria: Rosiska Darcy de Oliveira. Além disso, é uma cadeira que muitas vezes abrigou notáveis de outros estados brasileiros que não o Rio de Janeiro, onde é sediada a Academia. Os nomes que ganham destaque neste episódio são o de Lêdo Ivo - que poeticamente se autodenominou um exilado na multidão -, o de Rui Barbosa e o de Rosiska.


06:00

Filmes que Marcaram Época - Episódio O Desprezo

Documentário201352minFrança10 anos


De Antoine de Gaudemar

Jean-Luc Godard dirigiu ´O Desprezo´ em 1963. Brigitte Bardot, que é na época um dos ícones do cinema mundial, divide a liderança do filme com Fritz lang, que interpreta ele mesmo, um criador de filmes. A produção mistura duas rupturas : a de uma jovem mulher com seu marido roteirista e a de um diretor alemão com um produtor americano. No contexto das filmagens, enquanto a televisão prospera, o número de filmes diminui, cinemas fecham e o mundo da sétima arte atravessa uma crise existencial. O início dos anos 60 é a única época em que Hollywood não domina o mundo do cinema. Para Godard, é o fim de um cinema que ele ama apaixonadamente.


07:00

1968 - O Despertar - Episódio Lutas Globais

Documentário201852minBrasilLivre


De Don Kent

Desiludidos com o fim das esperanças nascidas nos anos 60, muitos dos manifestantes viram as costas à sociedade, preferindo um estilo de vida alternativo. Outros ainda vão tentar mudar a sociedade por meio do ativismo a favor do meio ambiente, da liberação feminina ou dos direitos dos homossexuais. Em 1969, uma batida policial em um bar gay de Nova York deu início ao movimento LGBT global. No Brasil, mesmo a ditadura militar não consegue conter a efervescência cultura da época. 

Próximas Exibições:
Sex, 29 mai às 18:00h


08:00

Fronteiras Fluidas - Episódio A Palavra Sonhada

Documentário201926minBrasil14 anosMG


De Mariana Fagundes Com Ailton Krenak, Cláudia Andujar, David Kopenawa Yanomami, Lucas Yanomami, Justino Yanomami

As vespas gostam de morar com seus parentes e não gostam que mexam com elas. Assim também é Davi Kopenawa, líder Yanomami. Neste episódio, transitamos entre o mundo onírico dos povos ameríndios e a dura realidade em que estão imersos. Vemos o percurso de Davi como defensor dos direitos dos indígenas e sua atuação dentro e fora da aldeia. Personagens importantes como o líder Ailton Krenak e a fotógrafa Cláudia Andujar cruzam suas histórias de vida na trajetória de Davi.


08:30

Palmares: Coração Brasileiro, Alma Africana - Episódio A guerra do açúcar

Documentário201852minBrasilLivre


De José Carlos Asbeg, Luiz Arnaldo Campos, Carlos Nobre

Sem escravos não existe açúcar. Essa máxima do século XVII ilustra a íntima conexão desses dois comércios. Pelo açúcar manchado com sangue escravo, Portugal e Holanda travaram uma guerra ao redor do mundo. Os holandeses ocupam o Nordeste brasileiro. Com a desestruturação da ordem existente, as fugas dos escravos se multiplicam. Começa o período glorioso de Palmares.


09:30

Panair do Brasil

Documentário200871minBrasilLivreRJ


De Marco Altberg

A história da Panair do Brasil, a empresa pioneira na aviação comercial brasileira, contada através dos antigos funcionários da empresa e de seus descendentes, explorando a influência exercida pela Panair na aviação comercial nacional. Tendo seu auge durante o governo Juscelino Kubitschek, a empresa passou a ser perseguida durante a ditadura militar até ter suas suas linhas aéreas cassadas, em 1965.


11:00

Decolonizações - Episódio O Aprendizado

Documentário201952minFrançaLivre


De Karim Miské, Marc Ball, Pierre Singaravélou

Quando a violência e a injustiça colonial alimentam uma cólera surda das figuras da luta emergente. É o caso de Mary Nyanjiru em Nairobi ou Lamine Senghor, atirador senegales que se tornou militar anticolonialista na França.


12:00

Esse Negócio de Livro - Episódio Ascensão de novos talentos

Documentário201726minBrasilLivre


De Adriana Borges, Lúcia Tupiassú

O episódio aborda alguns dos diferentes caminhos que autores iniciantes podem percorrer até lograrem seu lugar ao sol no mundo literário. Desde os que batalham incansavelmente por uma publicação até os que são pinçados quase casualmente por editores, incluindo quem ganha concursos literários ou investe em cursos de formação na área. As novas portas que se abrem através da internet também são pauta. Marcelino Freire, Noemi Jaffe e João Paulo Cuenca trazem exemplos de suas carreiras para ilustrar os comentários dos profissionais do mercado editorial que costuram o episódio, que são: Carlos Andreazza, Luciana Villas-Boas, Luiz Alves, Marianna Teixeira, Marta Garcia, Pedro Almeida e Plínio Martins.


12:30

Expresso - Episódio Antonio Carlos Viana

Documentário201726minBrasilLivreSP


De Hilton Lacerda, Rodrigo Campos

No ambiente doméstico, perto de pessoas próximas, o escritor de Aracaju, Antonio Carlos Viana, vai revelando a si mesmo, quase como se estivesse em um divã. Partindo de sua experiência de quase morte, ele fala da infância no meio do mato, de seu trabalho, do processo de criação, de amor e erotismo. Enfeitando a paisagem da varanda de sua casa, o mar é seu elo com a cidade.


13:00

O Legado da Coruja - Episódio Amnésia

Documentário198726minFrançaLivre


De Chris Marker

Construída sobre o testemunho ou “autópsia” - que literalmente significa “ver a si mesmo” - nossa concepção de História mudou profundamente desde Heródoto.


13:30

Imortais da Academia - Episódio Cadeira 10: Exilados na multidão

Documentário201726minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca

O décimo episódio da série Imortais da Academia chega à cadeira de número 10 da Academia Brasileira de Letras, aquela que é dita a cadeira dos exilados. Isso porque foi fundada por alguém que viveu de perto as agruras de um degredo, Rui Barbosa, hoje é ocupada por outro alguém que bem sabe das aventuras e desventuras de viver, à revelia, longe da própria pátria: Rosiska Darcy de Oliveira. Além disso, é uma cadeira que muitas vezes abrigou notáveis de outros estados brasileiros que não o Rio de Janeiro, onde é sediada a Academia. Os nomes que ganham destaque neste episódio são o de Lêdo Ivo - que poeticamente se autodenominou um exilado na multidão -, o de Rui Barbosa e o de Rosiska.


14:00

O Milagre de Santa Luzia – Cultura Popular - Temporada 2 - Episódio Dona Onete

Documentário201425minBrasilLivreSP


De Sergio Roizenblit

Dona Onete é considerada por muitos artistas como a Musa da Música Paraense, a Diva do Carimbó. Nascida no interior do estado do Pará, morou em Belém, onde passou sua infância, mudando-se depois para a cidade de Igarapé-Miri. Começou a carreira depois dos 70 anos e já realizou turnês em Portugal, Espanha, França e Estados Unidos. Neste episódio, passeando por Belém, Dona Onete canta suas músicas que trazem forte influência da cultura paraense e mostra os elementos que fazem parte desta cultura tão rica como o jambu, o boto e o carimbó.


14:30

Os Ímpares - Episódio Sérgio Sampaio - Tulipa Ruiz e Negro Leo

Documentário201727minBrasilLivre


De Henrique Alqualo, Isis Mello

Tulipa Ruiz é a convidada do episódio para reler Não Tenha Medo Não do álbum Eu Quero É Botar Meu Bloco na Rua de Sérgio Sampaio. Negro Leo faz sua versão para a faixa Eu Quero É Botar Meu Bloco na Rua. Renato Piau, grande amigo de Sérgio, visita a gravação e conta um pouco sobre a produção do disco e o contexto histórico da época.


15:00

Clássicos do Rock - Episódio Joan Baez

Show197330minBélgicaLivre


De John Dauriac

Cantora norte-americana de música folk, Joana Baez, em show.


15:35

Som, Sol & Surf - Saquarema

Documentário201880minBrasilLivreRJ


De Helio Pitanga

Em 1976, um grande show de rock, chamado "Som, Sol & Surf", aconteceu na praia de da Itaúna, em Saquarema e havia também um campeonato de surf. Durante três dias, uma multidão de jovens, muitos acampados na praia, curtiu a música de Rita Lee Ângela Rô -Rô (sua primeira apresentação), Raul Seixas entre outros. Um dos primeiros festivais de música ao ar livre no Brasil. São imagens raras com shows antológicos, assim como os costumes e práticas sociais da juventude daquela época em um país regido pela ditadura militar. O público era de adolescentes tendo como cenário uma praia, um céu e um mar deslumbrante se deixou envolver por um som que trazia nas letras e nas melodias a revolução de comportamento que hoje os míticos anos 70 representaram. O diretor Helio Pitanga resgata esses dias de rock and roll e surf.


17:15

Revista Curta! - Episódio 22-03-20

Jornalismo202015minBrasilLivreRJ


De Eduardo Fradkin

Uma revista eletrônica dedicada à cultura.


17:30

101 Canções que Tocaram o Brasil - Episódio Cantando a esperança

Documentário202026minBrasilLivreRJ


De Roberto de Oliveira

Com o golpe militar de 1964, apesar da progressiva repressão das liberdades, a vida seguia no ritmo festivo de Jorge Benjor e de Adoniram Barbosa.


18:00

Linhas Abertas - Episódio Inspiração x Desconexão

Documentário201826minBrasilLivre


De Ricardo Xavier

UPPs não entregam segurança. Parques bibliotecas não promovem cultura. Teleféricos não andam sozinhos. Os processos de inserção cidadã e pacificação das favelas têm que se adaptar às comunidades. E não as comunidades se adaptarem aos processos impostos de cima. Afinal, o que o Rio de Janeiro viu em Medellín?


18:30

República da Poesia - Episódio Murilo Mendes

Documentário201845minBrasilLivre


De Hilton Lacerda, Danilo Do Valle

A partir da cronologia do poeta mineiro, como um mapa que aponta e desvia o percurso de sua obra, e que precipita-nos numa apurada e contraditória construção visual, somos levados a mergulhar nas pistas que desvendam e revelam um dos mais instigantes poetas da língua portuguesa.


19:30

Grandes Mitos: A Ilíada - Episódio A Vingança de Aquiles

Documentário201926minFrançaLivre


De Sebastien Rancourt

Thetis pede a Hefesto, o deus dos ferreiros, que forje novas armaduras e armas para seu filho Aquiles. Ao amanhecer, ela os entrega a ele, sabendo que eles levarão à sua morte. Mas Aquiles está determinado. Agamenon e os reis gregos, todos feridos, vêm pedir desculpas.


20:00

Arquitetos Brasileiros - Episódio Rosa Kliass

Documentário201452minBrasilLivreSP


De Diego Romero de Godoy

Decidida a atuar na área desde sua formação na FAUUSP em 1995, Kliass é provavelmente a mais importante "arquiteta de paisagem" brasileira, tendo passado boa parte dos seus 50 anos de profissão desenhando paisagens e criando passeios, garantindo àqueles que se empilham e se encaixotam nas cidades uma das mais agradáveis atividades humanas: passear junto a paisagens naturais antropizadas.


21:00

Francisco Brennand

Documentário201275minBrasilLivrePE


De Mariana Brennand Fortes

Francisco Brennand é pintor, desenhista, escultor e ceramista. Desde 1971, vive isolado em seu ateliê-oficina num bairro distante do centro da cidade do Recife. O filme narra sua trajetória a partir do diário escrito pelo artista, onde ele reescreve sua vida há mais de 60 anos.


22:30

Pedro Luis - Vale Quanto Pesa - Episódio Cara a Cara

Documentário20194minBrasilLivreRJ


Pedro Luis interpreta canções de Luiz Melodia.


22:40

Guarnieri

Documentário201771minBrasil12 anosSP


De Francisco Guarnieri

Gianfrancesco Guarnieri foi ator de grande sucesso na televisão, autor fundamental na história do teatro brasileiro e imagem síntese do artista engajado. Figura pública excepcional, em relação a seus dois filhos mais velhos, sua figura paterna estava mais para ausente. Contrariando os caminhos do pai, Flávio e Paulo, também atores, assumiram um total distanciamento entre arte, trabalho e política, privilegiando a esfera da família. A partir desses retratos geracionais, o diretor Francisco Guarnieri procura reconstruir a figura de seu avô distante. Valendo-se de materiais de arquivo íntimos e públicos, entrevistas e reencenações, o filme pretende refletir sobre um passado ao mesmo tempo nacional e privado, e sobre o papel do indivíduo na sociedade, na arte e na família.