Domingo, 22 de Março de 2020


00:00

Filmes que Marcaram Época - Episódio O Desprezo

Documentário201352minFrança10 anos


De Antoine de Gaudemar

Jean-Luc Godard dirigiu ´O Desprezo´ em 1963. Brigitte Bardot, que é na época um dos ícones do cinema mundial, divide a liderança do filme com Fritz lang, que interpreta ele mesmo, um criador de filmes. A produção mistura duas rupturas : a de uma jovem mulher com seu marido roteirista e a de um diretor alemão com um produtor americano. No contexto das filmagens, enquanto a televisão prospera, o número de filmes diminui, cinemas fecham e o mundo da sétima arte atravessa uma crise existencial. O início dos anos 60 é a única época em que Hollywood não domina o mundo do cinema. Para Godard, é o fim de um cinema que ele ama apaixonadamente.


01:00

1968 - O Despertar - Episódio Lutas Globais

Documentário201852minBrasilLivre


De Don Kent

Desiludidos com o fim das esperanças nascidas nos anos 60, muitos dos manifestantes viram as costas à sociedade, preferindo um estilo de vida alternativo. Outros ainda vão tentar mudar a sociedade por meio do ativismo a favor do meio ambiente, da liberação feminina ou dos direitos dos homossexuais. Em 1969, uma batida policial em um bar gay de Nova York deu início ao movimento LGBT global. No Brasil, mesmo a ditadura militar não consegue conter a efervescência cultura da época. 

Próximas Exibições:
Sex, 29 mai às 18:00h


02:00

Cabra Marcado para Morrer

Documentário1983120minBrasil16 anosRJ


De Eduardo Coutinho

Em 1962, o líder da liga camponesa de Sapé (PB), João Pedro Teixeira, é assassinado por ordem de latifundiários. Um filme sobre sua vida começa a ser rodado em 1964, com a reconstituição ficcional da ação política que levou ao assassinato. Uma produção do CPC da UNE e do movimento de cultura popular de Pernambuco, com direção de Eduardo Coutinho. As filmagens são interrompidas pelo Golpe Militar de 1964. Dezessete anos depois, em 1981, Eduardo Coutinho retoma o projeto e procura Elizabeth Teixeira e outros participantes do filme interrompido. O tema central passa a ser a história de cada um deles que, estimulados pela filmagem e revendo as imagens do passado, elaboram para a câmera os sentidos de suas experiências.


04:10

Linhas Abertas - Episódio Traços e Trajetos

Documentário201826minBrasilLivre


De Ricardo Xavier

Qual a diferença entre mobilidade e trânsito? Pra quê ou para quem servem as vias? Será que estamos no caminho certo? Dados concretos e observações realistas abrem as linhas da discussão acerca do transtorno que virou nossas vidas no momento de encarar nosso direito vital de ir e vir pela cidade.


04:45

Alma Imoral - Episódio Ruptura e Tradição

Documentário201752minBrasilLivre


De Silvio Tendler

O episódio que encerra a série sublinha o caráter transgressivo de Jesus Cristo. O Jesus histórico, ainda em sua condição judaica, antecedendo o cristianismo, aparece como ligado a uma rede trançada por gerações na gestação de um ser-humano maior. Não seria o filho de pedigree castiço mas um ser-humano mutante e ilícito. Seu julgamento foi comandado pelo corpo, onde diante do povo estava um malfeitor e um benevolente, um ladrão e um santo? Ou pela alma, onde se estava diante de um ladrão que era filho legítimo de um pai e de estirpe inquestionável e de um santo bastardo? Com o passar do tempo, a Igreja tornou Jesus o símbolo maior da tradição, guardião da moral universal e excluiu a transgressão que transforma o “filho de um pai” em “filho do Pai”, de Deus. O linguista Noam Chomsky ressalta que nos antigos textos há uma tradição de interpretação onde se pode usar as palavras da Bíblia em diferentes contextos. Steven Greenberg, o primeiro rabino ortodoxo abertamente gay, comenta que há duas histórias sobre a criação em sentidos opostos: em uma delas Deus está no comando e, no Midrash, Deus não está controlando tudo. Para o escritor Etgar Keret, as tradições são uma questão subjetiva. A filósofa Rebecca Goldstein destacou que Espinoza é um racionalista convicto, mas há algo místico em sua metodologia, como rituais. Outra cientista entrevistada nesse episódio é a geneticista Eva Jablonka. Ela defende que as pessoas que contestam o status quo impulsionam o processo evolutivo. A rabina Yiscah Smith, que fez a transição de sexo, relembra que até seu aniversário de 50 anos vivera sob uma mentira. Passamos para o relato transgressivo do rabino Zalman Schater, que foi repreendido informalmente ao participar de ritos católicos e do candomblé em uma visita ao Brasil. Após fazer uma prece ao lado de Franz Krajcberg, Nilton Bonder encerra a série com uma reflexão sobre desobediência e imortalidade.


05:50

Ofício da Palavra - 2ª Temporada - Episódio Miguel Sanches

Documentário201826minBrasilLivre


De Rodolfo Magalhães

O poeta, romancista, contista, cronista, ensaísta, crítico literário e professor universitário Miguel Sanches fala sobre a importância de ser professor, sua infância e como ela está retratada em sua obra.


06:25

Expresso - Episódio Alice Ruiz

Documentário201726minBrasilLivreSP


De Hilton Lacerda, Mariana Lacerda

Um passeio com a poeta Alice Ruiz, personagem ilustre de Curitiba. A partir da janela de seu apartamento, ao redor da mesa, pelas ruas, praças e lugares de recordação,  ela lança um olhar particular – e inusitado –  sobre seu mundo. Entre antigas araucárias e novas esculturas de gosto duvidoso, revela um lugar onde vanguarda e passado coexistem e que avança provocado por gente com ela.


07:00

Palmares: Coração Brasileiro, Alma Africana - Episódio A guerra do açúcar

Documentário201852minBrasilLivre


De José Carlos Asbeg, Luiz Arnaldo Campos, Carlos Nobre

Sem escravos não existe açúcar. Essa máxima do século XVII ilustra a íntima conexão desses dois comércios. Pelo açúcar manchado com sangue escravo, Portugal e Holanda travaram uma guerra ao redor do mundo. Os holandeses ocupam o Nordeste brasileiro. Com a desestruturação da ordem existente, as fugas dos escravos se multiplicam. Começa o período glorioso de Palmares.


08:00

Fronteiras Fluidas - Episódio A Palavra Sonhada

Documentário201926minBrasil14 anosMG


De Mariana Fagundes Com Ailton Krenak, Cláudia Andujar, David Kopenawa Yanomami, Lucas Yanomami, Justino Yanomami

As vespas gostam de morar com seus parentes e não gostam que mexam com elas. Assim também é Davi Kopenawa, líder Yanomami. Neste episódio, transitamos entre o mundo onírico dos povos ameríndios e a dura realidade em que estão imersos. Vemos o percurso de Davi como defensor dos direitos dos indígenas e sua atuação dentro e fora da aldeia. Personagens importantes como o líder Ailton Krenak e a fotógrafa Cláudia Andujar cruzam suas histórias de vida na trajetória de Davi.


08:30

O Milagre de Santa Luzia – Cultura Popular - Temporada 2 - Episódio Felipe e Manoel Cordeiro

Documentário201425minBrasilLivreSP


De Sergio Roizenblit

Filho e parceiro musical do guitarrista e produtor Manoel Cordeiro, um dos pioneiros da lambada no Pará, e de quem diz ter herdado o gosto radical pela diversidade, Felipe Cordeiro é um dos principais expoentes da nova geração da efervescente cena musical do Pará. Cantor, compositor e instrumentista, a sonoridade do músico é permeada por ritmos amazônicos que vão da lambada ao carimbo, da guitarrada ao atualíssimo tecnomelody.


09:05

Incertezas Críticas - 1ª Temporada - Episódio Luiz Gonzaga Belluzzo

Documentário201526minBrasilLivre


De Daniel Augusto

Luiz Gonzaga Belluzzo é um dos mais importantes economistas brasileiros. Professor da Unicamp, participou do núcleo econômico de mais de um governo. Neste programa, ele faz uma análise histórica da crise de 2008 e descreve as diferenças entre os capitalismo de ontem e de hoje.


09:35

Clássicos do Rock - Episódio Chuck Berry

Show197330minBélgicaLivre


De Nicolas Dor

O pioneiro do gênero rock and roll em ação: show do estadunidense Chuck Berry.


10:10

Consciência³ - Episódio A Consciência em Si

Documentário201945minBrasilLivreDF


De Renato Barbieri

Consciência (Consciência ao Cubo) é uma série em que pensadoras e pensadores refletem sobre o fenômeno universal da consciência. Neste primeiro episódio, nossos entrevistados expressam diferentes concepções da consciência ao longo da História e discorrem sobre o funcionamento desse misterioso atributo da Vida que, ao contrário do que professa a mentalidade antropocêntrica, não é uma exclusividade da nossa espécie, o Sapiens. Expressam sobre o desafio da expansão da consciência em tempos obscurantistas. Com Antônio Damásio, Scarlett Marton, Guto Pompéia e convidados.


11:00

Arquitetos Brasileiros - Episódio Ruy Ohtake

Documentário201452minBrasilLivreSP


De Diego Romero de Godoy

O trabalho de Ruy Ohtake mescla a pesquisa tecnológica com uma plasticidade depurada e sensível às nossas condições e necessidades. Aluno de Vilanova Artigas e ligado à Escola Paulista, avançou para uma arquitetura mais lírica e leve, que expressa o prazer pelas curvas e pela inovação. De acordo com Oscar Niemeyer, é um dos mais legítimos representantes da arquitetura brasileira.


12:00

Luz & Sombra - Fotógrafos do Cinema Brasileiro - Episódio Edgar Brasil - O Pioneiro

Documentário201726minBrasilLivreRJ


De Betse de Paula, Jacques Cheuiche

Edgar Brasil é o pioneiro da fotografia de cinema no Brasil. Na cinemateca do MAM encontramos o professor Hernani Heffner que conta um pouco da vida e das inovações criadas por Edgar. Revemos trechos de clássicos como Braza Dormida (1928), Sangue Mineiro (1929), Limite (1931), Onde a Terra Acaba (1933), Bonequinha de Seda (1936), Aviso aos navegantes (1950), Samba da Vida (1937), O Jovem Tataravô (1936), Barnabé, tu és meu (1951).


12:35

Tudo É Projeto

Documentário201774minBrasilLivreSP


De Joana Mendes da Rocha, Patricia Rubano

Documentário sobre vida e obra do arquiteto Paulo Mendes da Rocha, contada por ele em entrevistas para sua filha. Com mais de 80 anos de idade, Paulo Mendes é hoje um dos mais importantes e renomados arquitetos no mundo e é, acima de tudo, um pensador cujas ideias e opiniões polêmicas sobre urbanidade, natureza, humanidade, arte e técnica merecem ser ouvidas. Em um constante diálogo entre entrevistado/pai e entrevistadora/filha, Joana é o fio condutor do filme. Como em todas as relações pessoais, principalmente entre pais e filhos, o fio que conduz é também o que é conduzido.


14:00

Leonardo da Vinci – O Homem Universal

Documentário201952minFrançaLivreRJ


De François Bertrand

Como apenas um homem ao mesmo tempo pintou a Mona Lisa, concebeu o rolamento de esferas e deu a primeira descrição clínica da aterosclerose? Por ocasião do 500º aniversário de sua morte, este documentário responderá a essas perguntas e muito mais, reunindo pistas graças à pesquisa no campo e aos encontros com os mais destacados especialistas em Leonardo Da Vinci.


15:00

Grandes Mitos: A Ilíada - Episódio Pátroclo e os Mirmidões

Documentário201926minFrançaLivre


De Gaetan Chabanol

Milagrosamente salvo por Apolo, Hector volta ao ataque e leva os troianos até os navios dos gregos. Em breve toda a frota será incendiada. Pátroclo, um amigo de infância de Aquiles, corre para ele e implora que ele se junte novamente à batalha.


15:35

Os Ímpares - Episódio Marku Ribas - Teresa Cristina e Bnegão

Documentário201727minBrasilLivre


De Henrique Alqualo, Isis Mello

No episódio a cantora Teresa Cristina relê Tira Teima do álbum Underground de Marku Ribas. Bnegão reinterpreta Zamba Ben. Cesare Benvenuti, diretor artístico do disco, vai ao estúdio e conta sobre Marku e todo o processo de gravação do trabalho.


16:10

Esse Negócio de Livro - Episódio Passo a passo da produção editorial

Documentário201726minBrasilLivre


De Adriana Borges, Lúcia Tupiassú

Aprovado um original, quais as etapas que um livro percorre até chegar às livrarias? Definir a tiragem, planejar a distribuição, escolher a melhor data para o lançamento, saber o melhor momento para publicar novas edições, entre vários outros meandros da produção editorial são os temas deste episódio. As recentes tendências do mercado digital também entram em pauta. Quem nos conduz nesse passo a passo são: André Conti, Carlos Andreazza, Claudio Rothmuller, Eduardo Lacerda, Lúcia Riff, Marcos Pereira, Marta Garcia, Paulo Rocco, Pedro Herz, Roberto Feith, Rodrigo Ferrari e Wander Soares. Junto com eles, três autores trazem exemplos para ilustrar o episódio: Noemi Jaffe, Eduardo Spohr e Lya Luft.


16:40

Pedro Luis - Vale Quanto Pesa - Episódio A Voz do Morro

Documentário20194minBrasilLivreRJ


De Pedro Tré Hansen Com Pedro Luí­s

Pedro Luis interpreta canções de Luiz Melodia.


16:50

Cineastas - Episódio Marcelo Gomes

Documentário201645minBrasilLivreRJ


De Hermes Leal

Diretor de “Cinema, Aspirinas e Urubus”, Marcelo Gomes conta como surgiu a história do filme, que ganhou destaque internacional, e como cria suas obras, com enfoque em seus personagens. Karim Aïnouz, Cao Guimarães, João Miguel, Hermila Guedes, Sara Silveira, João Vieira Jr., são os entrevistados que nos revela um pouco mais sobre o cineasta.


17:45

Revista Curta! - Episódio 22-03-20

Jornalismo202015minBrasilLivreRJ


De Eduardo Fradkin

Uma revista eletrônica dedicada à cultura.


18:00

101 Canções que Tocaram o Brasil - Episódio A Batida Diferente

Documentário201926minBrasilLivreRJ


De Roberto de Oliveira

A batida diferente do violão de João Gilberto abre caminho para o fenômeno da bossa nova com o maestro soberano Tom Jobim e o poeta Vinicius de Morais, que modernizaram e sofisticaram a mpb.


18:30

Panair do Brasil

Documentário200871minBrasilLivreRJ


De Marco Altberg

A história da Panair do Brasil, a empresa pioneira na aviação comercial brasileira, contada através dos antigos funcionários da empresa e de seus descendentes, explorando a influência exercida pela Panair na aviação comercial nacional. Tendo seu auge durante o governo Juscelino Kubitschek, a empresa passou a ser perseguida durante a ditadura militar até ter suas suas linhas aéreas cassadas, em 1965.


19:50

Karingana - Licença para contar

Documentário201873minBrasilLivreDF


De Mônica Monteiro

Maria Bethânia leva, pela primeira vez, seu ensaio poético até Moçambique. A intérprete apresenta trechos de obras conectadas com diferentes formas de expressão em língua portuguesa. Com depoimentos de Mia Couto, José Agualusa e de diversos escritores e críticos literários moçambicanos e angolanos, o documentário apresenta o desenvolvimento da literatura em Moçambique e Angola. Trata de temas como a importância da literatura na resistência à colonização, a conexão com idiomas nativos e tradições orais e a influência de escritores brasileiros em Angola e Moçambique.

Próximas Exibições:
Qui, 21 mai às 21:05h


21:15

O Barato de Iacanga

Documentário201994minBrasil10 anosSP


De Thiago Mattar

O documentário musical mostra os bastidores do Festival de Águas Claras, o mais lendário festival alternativo dedicado à música brasileira. A narrativa é construída a partir de Leivinha, idealizador do evento. Na época com 20 anos, ele organizou as quatro edições do festival (1975, 1981, 1983 e 1984) transformando a fazenda de seus pais no principal destino hippie daquele período.


23:00

Decolonizações - Episódio O Aprendizado

Documentário201952minFrançaLivre


De Karim Miské, Marc Ball, Pierre Singaravélou

Quando a violência e a injustiça colonial alimentam uma cólera surda das figuras da luta emergente. É o caso de Mary Nyanjiru em Nairobi ou Lamine Senghor, atirador senegales que se tornou militar anticolonialista na França.