Quarta-feira, 18 de Março de 2020


00:00

Arquitetos Brasileiros - Episódio Ruy Ohtake

Documentário201452minBrasilLivreSP


De Diego Romero de Godoy

O trabalho de Ruy Ohtake mescla a pesquisa tecnológica com uma plasticidade depurada e sensível às nossas condições e necessidades. Aluno de Vilanova Artigas e ligado à Escola Paulista, avançou para uma arquitetura mais lírica e leve, que expressa o prazer pelas curvas e pela inovação. De acordo com Oscar Niemeyer, é um dos mais legítimos representantes da arquitetura brasileira.


01:00

Tudo É Projeto

Documentário201774minBrasilLivreSP


De Joana Mendes da Rocha, Patricia Rubano

Documentário sobre vida e obra do arquiteto Paulo Mendes da Rocha, contada por ele em entrevistas para sua filha. Com mais de 80 anos de idade, Paulo Mendes é hoje um dos mais importantes e renomados arquitetos no mundo e é, acima de tudo, um pensador cujas ideias e opiniões polêmicas sobre urbanidade, natureza, humanidade, arte e técnica merecem ser ouvidas. Em um constante diálogo entre entrevistado/pai e entrevistadora/filha, Joana é o fio condutor do filme. Como em todas as relações pessoais, principalmente entre pais e filhos, o fio que conduz é também o que é conduzido.


02:25

Angel Vianna: voando com os pés no chão

Documentário201990minBrasilLivreRJ


De Cristina Leal Com Angel Vianna

O documentário mostra a dança através do retrato da vida e carreira da bailarina Angel Vianna. O longa apresenta toda a trajetória de um dos mais conceituados nomes da dança contemporânea brasileira por meio de entrevistas, performances e homenagens de seus próprios alunos.


04:00

Linhas Abertas - Episódio Traços e Trajetos

Documentário201826minBrasilLivre


De Ricardo Xavier

Qual a diferença entre mobilidade e trânsito? Pra quê ou para quem servem as vias? Será que estamos no caminho certo? Dados concretos e observações realistas abrem as linhas da discussão acerca do transtorno que virou nossas vidas no momento de encarar nosso direito vital de ir e vir pela cidade.


04:30

Alma Imoral - Episódio Ruptura e Tradição

Documentário201752minBrasilLivre


De Silvio Tendler

O episódio que encerra a série sublinha o caráter transgressivo de Jesus Cristo. O Jesus histórico, ainda em sua condição judaica, antecedendo o cristianismo, aparece como ligado a uma rede trançada por gerações na gestação de um ser-humano maior. Não seria o filho de pedigree castiço mas um ser-humano mutante e ilícito. Seu julgamento foi comandado pelo corpo, onde diante do povo estava um malfeitor e um benevolente, um ladrão e um santo? Ou pela alma, onde se estava diante de um ladrão que era filho legítimo de um pai e de estirpe inquestionável e de um santo bastardo? Com o passar do tempo, a Igreja tornou Jesus o símbolo maior da tradição, guardião da moral universal e excluiu a transgressão que transforma o “filho de um pai” em “filho do Pai”, de Deus. O linguista Noam Chomsky ressalta que nos antigos textos há uma tradição de interpretação onde se pode usar as palavras da Bíblia em diferentes contextos. Steven Greenberg, o primeiro rabino ortodoxo abertamente gay, comenta que há duas histórias sobre a criação em sentidos opostos: em uma delas Deus está no comando e, no Midrash, Deus não está controlando tudo. Para o escritor Etgar Keret, as tradições são uma questão subjetiva. A filósofa Rebecca Goldstein destacou que Espinoza é um racionalista convicto, mas há algo místico em sua metodologia, como rituais. Outra cientista entrevistada nesse episódio é a geneticista Eva Jablonka. Ela defende que as pessoas que contestam o status quo impulsionam o processo evolutivo. A rabina Yiscah Smith, que fez a transição de sexo, relembra que até seu aniversário de 50 anos vivera sob uma mentira. Passamos para o relato transgressivo do rabino Zalman Schater, que foi repreendido informalmente ao participar de ritos católicos e do candomblé em uma visita ao Brasil. Após fazer uma prece ao lado de Franz Krajcberg, Nilton Bonder encerra a série com uma reflexão sobre desobediência e imortalidade.


05:30

Grandes Mitos: A Ilíada - Episódio Pátroclo e os Mirmidões

Documentário201926minFrançaLivre


De Gaetan Chabanol

Milagrosamente salvo por Apolo, Hector volta ao ataque e leva os troianos até os navios dos gregos. Em breve toda a frota será incendiada. Pátroclo, um amigo de infância de Aquiles, corre para ele e implora que ele se junte novamente à batalha.


06:00

Esse Negócio de Livro - Episódio Passo a passo da produção editorial

Documentário201726minBrasilLivre


De Adriana Borges, Lúcia Tupiassú

Aprovado um original, quais as etapas que um livro percorre até chegar às livrarias? Definir a tiragem, planejar a distribuição, escolher a melhor data para o lançamento, saber o melhor momento para publicar novas edições, entre vários outros meandros da produção editorial são os temas deste episódio. As recentes tendências do mercado digital também entram em pauta. Quem nos conduz nesse passo a passo são: André Conti, Carlos Andreazza, Claudio Rothmuller, Eduardo Lacerda, Lúcia Riff, Marcos Pereira, Marta Garcia, Paulo Rocco, Pedro Herz, Roberto Feith, Rodrigo Ferrari e Wander Soares. Junto com eles, três autores trazem exemplos para ilustrar o episódio: Noemi Jaffe, Eduardo Spohr e Lya Luft.


06:30

Expresso - Episódio Osmarino

Documentário201726minBrasilLivreSP


De Hilton Lacerda, Rodrigo Campos

Numa casa de madeira sem energia elétrica, na Reserva Extrativista Chico Mendes, interior do Acre,  mora o líder seringueiro Osmarino Amâncio. Nesse “mundo arcaico da floresta”, como descreve seu habitat, ele vive da coleta da castanha. Mata e prepara sua própria comida. É ele que nos fala do passado e do presente de luta contra a destruição da Amazônia, que deixou um rastro de violência e morte na região. Nesse rincão do país, a simplicidade do viver contrasta com a complexidade dos desafios de quem resiste contra o poder de ruralistas e madeireiras.


07:00

O Legado da Coruja - Episódio Nostalgia

Documentário198726minFrançaLivre


De Chris Marker

Ítaca é a casa distante e icônica que ninguém deveria esquecer: essa seria a lição universal da Odisseia de Homero.


07:30

Imortais da Academia - Episódio Cadeira 9: A saudade imortal de um sol de estio

Documentário201726minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca

O episódio sobre a cadeira 9 da Academia Brasileira de Letras pega emprestado, como título, um verso de um poema que é presença vívida na memória de Alberto Costa e Silva, atual ocupante da poltrona. Escrito pelo pai dele, o poema intitulado.


08:00

O Milagre de Santa Luzia – Cultura Popular - Temporada 2 - Episódio Felipe e Manoel Cordeiro

Documentário201425minBrasilLivreSP


De Sergio Roizenblit

Filho e parceiro musical do guitarrista e produtor Manoel Cordeiro, um dos pioneiros da lambada no Pará, e de quem diz ter herdado o gosto radical pela diversidade, Felipe Cordeiro é um dos principais expoentes da nova geração da efervescente cena musical do Pará. Cantor, compositor e instrumentista, a sonoridade do músico é permeada por ritmos amazônicos que vão da lambada ao carimbo, da guitarrada ao atualíssimo tecnomelody.


08:30

Os Ímpares - Episódio Marku Ribas - Teresa Cristina e Bnegão

Documentário201727minBrasilLivre


De Henrique Alqualo, Isis Mello

No episódio a cantora Teresa Cristina relê Tira Teima do álbum Underground de Marku Ribas. Bnegão reinterpreta Zamba Ben. Cesare Benvenuti, diretor artístico do disco, vai ao estúdio e conta sobre Marku e todo o processo de gravação do trabalho.


09:00

Clássicos do Rock - Episódio Chuck Berry

Show197330minBélgicaLivre


De Nicolas Dor

O pioneiro do gênero rock and roll em ação: show do estadunidense Chuck Berry.


09:35

Pedro Luis - Vale Quanto Pesa - Episódio Abundantemente Morte

Documentário20194minBrasilLivreRJ


De Pedro Tré Hansen

Pedro Luis interpreta canções de Luiz Melodia.


09:45

O Barato de Iacanga

Documentário201994minBrasil10 anosSP


De Thiago Mattar

O documentário musical mostra os bastidores do Festival de Águas Claras, o mais lendário festival alternativo dedicado à música brasileira. A narrativa é construída a partir de Leivinha, idealizador do evento. Na época com 20 anos, ele organizou as quatro edições do festival (1975, 1981, 1983 e 1984) transformando a fazenda de seus pais no principal destino hippie daquele período.


11:30

101 Canções que Tocaram o Brasil - Episódio A Batida Diferente

Documentário201926minBrasilLivreRJ


De Roberto de Oliveira

A batida diferente do violão de João Gilberto abre caminho para o fenômeno da bossa nova com o maestro soberano Tom Jobim e o poeta Vinicius de Morais, que modernizaram e sofisticaram a mpb.


12:00

Linhas Abertas - Episódio Traços e Trajetos

Documentário201826minBrasilLivre


De Ricardo Xavier

Qual a diferença entre mobilidade e trânsito? Pra quê ou para quem servem as vias? Será que estamos no caminho certo? Dados concretos e observações realistas abrem as linhas da discussão acerca do transtorno que virou nossas vidas no momento de encarar nosso direito vital de ir e vir pela cidade.


12:30

Alma Imoral - Episódio Ruptura e Tradição

Documentário201752minBrasilLivre


De Silvio Tendler

O episódio que encerra a série sublinha o caráter transgressivo de Jesus Cristo. O Jesus histórico, ainda em sua condição judaica, antecedendo o cristianismo, aparece como ligado a uma rede trançada por gerações na gestação de um ser-humano maior. Não seria o filho de pedigree castiço mas um ser-humano mutante e ilícito. Seu julgamento foi comandado pelo corpo, onde diante do povo estava um malfeitor e um benevolente, um ladrão e um santo? Ou pela alma, onde se estava diante de um ladrão que era filho legítimo de um pai e de estirpe inquestionável e de um santo bastardo? Com o passar do tempo, a Igreja tornou Jesus o símbolo maior da tradição, guardião da moral universal e excluiu a transgressão que transforma o “filho de um pai” em “filho do Pai”, de Deus. O linguista Noam Chomsky ressalta que nos antigos textos há uma tradição de interpretação onde se pode usar as palavras da Bíblia em diferentes contextos. Steven Greenberg, o primeiro rabino ortodoxo abertamente gay, comenta que há duas histórias sobre a criação em sentidos opostos: em uma delas Deus está no comando e, no Midrash, Deus não está controlando tudo. Para o escritor Etgar Keret, as tradições são uma questão subjetiva. A filósofa Rebecca Goldstein destacou que Espinoza é um racionalista convicto, mas há algo místico em sua metodologia, como rituais. Outra cientista entrevistada nesse episódio é a geneticista Eva Jablonka. Ela defende que as pessoas que contestam o status quo impulsionam o processo evolutivo. A rabina Yiscah Smith, que fez a transição de sexo, relembra que até seu aniversário de 50 anos vivera sob uma mentira. Passamos para o relato transgressivo do rabino Zalman Schater, que foi repreendido informalmente ao participar de ritos católicos e do candomblé em uma visita ao Brasil. Após fazer uma prece ao lado de Franz Krajcberg, Nilton Bonder encerra a série com uma reflexão sobre desobediência e imortalidade.


13:30

Grandes Mitos: A Ilíada - Episódio Pátroclo e os Mirmidões

Documentário201926minFrançaLivre


De Gaetan Chabanol

Milagrosamente salvo por Apolo, Hector volta ao ataque e leva os troianos até os navios dos gregos. Em breve toda a frota será incendiada. Pátroclo, um amigo de infância de Aquiles, corre para ele e implora que ele se junte novamente à batalha.


14:00

Arquitetos Brasileiros - Episódio Ruy Ohtake

Documentário201452minBrasilLivreSP


De Diego Romero de Godoy

O trabalho de Ruy Ohtake mescla a pesquisa tecnológica com uma plasticidade depurada e sensível às nossas condições e necessidades. Aluno de Vilanova Artigas e ligado à Escola Paulista, avançou para uma arquitetura mais lírica e leve, que expressa o prazer pelas curvas e pela inovação. De acordo com Oscar Niemeyer, é um dos mais legítimos representantes da arquitetura brasileira.


15:00

Tudo É Projeto

Documentário201774minBrasilLivreSP


De Joana Mendes da Rocha, Patricia Rubano

Documentário sobre vida e obra do arquiteto Paulo Mendes da Rocha, contada por ele em entrevistas para sua filha. Com mais de 80 anos de idade, Paulo Mendes é hoje um dos mais importantes e renomados arquitetos no mundo e é, acima de tudo, um pensador cujas ideias e opiniões polêmicas sobre urbanidade, natureza, humanidade, arte e técnica merecem ser ouvidas. Em um constante diálogo entre entrevistado/pai e entrevistadora/filha, Joana é o fio condutor do filme. Como em todas as relações pessoais, principalmente entre pais e filhos, o fio que conduz é também o que é conduzido.


16:25

Angel Vianna: voando com os pés no chão

Documentário201990minBrasilLivreRJ


De Cristina Leal Com Angel Vianna

O documentário mostra a dança através do retrato da vida e carreira da bailarina Angel Vianna. O longa apresenta toda a trajetória de um dos mais conceituados nomes da dança contemporânea brasileira por meio de entrevistas, performances e homenagens de seus próprios alunos.


18:00

Fé na Batida - Episódio Charme

Documentário201726minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca, Bianca Lenti, Jocelyn Edelstein

Tudo começou no final dos anos 1970. O que fazia sucesso nos bailes era o balanço do R&B e da soul music americanas. Um famoso DJ carioca, despretensiosamente, anunciava que ia começar a hora do charminho sempre que tocava os hits. E assim nasceu o movimento Charme, que vai muito além de um jeito de dançar: envolve toda uma cultura, de valores a vestimentas. Grandes defensores e propagadores do Charme, os dançarinos Marcus Azevedo, Eduardo Gonçalves e Jucilene Silva são os nomes que nos conduzem neste episódio de Fé na Batida. Com eles, vamos conhecer um pouco da história, da cultura e da cena Charme no Rio de Janeiro – incluindo, é claro, o famoso baile no Viaduto de Madureira.


18:30

Expresso - Episódio Alice Ruiz

Documentário201726minBrasilLivreSP


De Hilton Lacerda, Mariana Lacerda

Um passeio com a poeta Alice Ruiz, personagem ilustre de Curitiba. A partir da janela de seu apartamento, ao redor da mesa, pelas ruas, praças e lugares de recordação,  ela lança um olhar particular – e inusitado –  sobre seu mundo. Entre antigas araucárias e novas esculturas de gosto duvidoso, revela um lugar onde vanguarda e passado coexistem e que avança provocado por gente com ela.


19:00

Guerras do Brasil.doc - Episódio A Guerra do Paraguai

Documentário201826minBrasil12 anos


De Luiz Bolognesi

Entenda o maior conflito armado da América do sul. Em 1864, o Paraguai quer ter uma saída para o mar. Suas tropas passam pela argentina, invadem o Brasil, sequestram o presidente da província de Mato Grosso e começam sua marcha para o Uruguai. Estava declarada a Guerra. No mais sangrento conflito do hemisfério sul nasce o acordo da tríplice coroa que unia Brasil, Argentina e Uruguai.


19:30

Retornados - Episódio Ritos e Ritmos das Diásporas

Documentário201730minBrasilLivreRJ


De Simplício Neto, Maria Pereira

Embalados pelas músicas e festas levadas pelos retornados, conhecemos o Agbe da comunidade Tabom, de Gana, a burrinha do Benim, a festa de egungun, na Nigéria, e os esforços para preservação da língua portuguesa através do canto.


20:00

Cineastas - Episódio Marcelo Gomes

Documentário201645minBrasilLivreRJ


De Hermes Leal

Diretor de “Cinema, Aspirinas e Urubus”, Marcelo Gomes conta como surgiu a história do filme, que ganhou destaque internacional, e como cria suas obras, com enfoque em seus personagens. Karim Aïnouz, Cao Guimarães, João Miguel, Hermila Guedes, Sara Silveira, João Vieira Jr., são os entrevistados que nos revela um pouco mais sobre o cineasta.


21:00

Luz & Sombra - Fotógrafos do Cinema Brasileiro - Episódio Edgar Brasil - O Pioneiro

Documentário201726minBrasilLivreRJ


De Betse de Paula, Jacques Cheuiche

Edgar Brasil é o pioneiro da fotografia de cinema no Brasil. Na cinemateca do MAM encontramos o professor Hernani Heffner que conta um pouco da vida e das inovações criadas por Edgar. Revemos trechos de clássicos como Braza Dormida (1928), Sangue Mineiro (1929), Limite (1931), Onde a Terra Acaba (1933), Bonequinha de Seda (1936), Aviso aos navegantes (1950), Samba da Vida (1937), O Jovem Tataravô (1936), Barnabé, tu és meu (1951).


21:40

Cabra Marcado para Morrer

Documentário1983120minBrasil16 anosRJ


De Eduardo Coutinho

Em 1962, o líder da liga camponesa de Sapé (PB), João Pedro Teixeira, é assassinado por ordem de latifundiários. Um filme sobre sua vida começa a ser rodado em 1964, com a reconstituição ficcional da ação política que levou ao assassinato. Uma produção do CPC da UNE e do movimento de cultura popular de Pernambuco, com direção de Eduardo Coutinho. As filmagens são interrompidas pelo Golpe Militar de 1964. Dezessete anos depois, em 1981, Eduardo Coutinho retoma o projeto e procura Elizabeth Teixeira e outros participantes do filme interrompido. O tema central passa a ser a história de cada um deles que, estimulados pela filmagem e revendo as imagens do passado, elaboram para a câmera os sentidos de suas experiências.