Sexta-feira, 6 de Março de 2020


00:00

Incertezas Críticas - 1ª Temporada - Episódio Robert Darnton

Documentário201526minBrasilLivre


De Daniel Augusto

O historiador norte-americano de Harvard, Robert Darnton, fala sobre a internet, o conhecimento na era digital, além de traçar paralelos entre os blogs e a imprensa sensacionalista dos séculos passados.

Próximas Exibições:
Sex, 6 mar às 14:00h
Sáb, 7 mar às 18:35h
Seg, 9 mar às 08:00h


00:30

Alegorias do Brasil - Episódio Saudade do Futuro

Documentário201827minBrasilLivre


De Murilo Salles

O século XX no Brasil viu prosperar o espírito modernista que jogava suas esperanças no futuro. O progresso e o desenvolvimento eram as formas de efetivar a potência desse “país do futuro”. Nada simbolizou melhor tal projeto do que a capital Brasília. Hoje, contudo, vivemos a frustração desse projeto e nossa saudade, assim, é daquele passado no qual se sonhava com o futuro.

Próximas Exibições:
Sex, 6 mar às 14:30h
Sáb, 7 mar às 19:45h
Seg, 9 mar às 08:30h


01:00

Jack Kerouac: O Rei dos Beats

Documentário200652minEstados UnidosLivre


De John Antonelli

Essa é a biografia premiada do rei da Geração Beat. A escrita de Jack Kerouac, incluindo seu extraordinário romance "Na Estrada", levaram a literatura americana a novos níveis de criatividade, e no processo inspiraram mudanças culturais e sociais sem precedentes. Desde sua infância católica, atravessando seu desenvolvimento como um dos mais importantes autores americanos, até seu falecimento autodestrutivo aos 49 anos, Jack Kerouac - King of the Beats é ao mesmo tempo uma detalhada biografia e um comovente drama.

Próximas Exibições:
Sex, 6 mar às 15:00h
Sáb, 7 mar às 23:00h
Seg, 9 mar às 09:00h


02:00

Fronteiras do Pensamento (2019) - Episódio Alejandro Zambra

Documentário201926minBrasil12 anosSP


De André Brandão, Ricardo Carioba

Aclamado pela crítica e pelo público, Alejandro Zambra é um dos mais relevantes autores da literatura latino-americana contemporânea. Licenciado em Literatura Hispânica na Universidade do Chile e com doutorado em Literatura pela Universidade Católica do Chile, foi crítico literário antes de imergir no universo da ficção como poeta, romancista e ensaísta. Eleito pela revista britânica Granta como um dos 22 melhores jovens escritores hispano-americanos, Zambra é autor de diversas obras premiadas, tais como “A vida privada das árvores”, “Formas de voltar para casa” e “Bonsai”. Além de “Múltipla escolha”, seu livro mais recente, que reflete sobre memória, educação, relacionamentos, política e desigualdade. Neste episódio, FRONTEIRAS DO PENSAMENTO traz as reflexões do escritor, que pondera tanto sobre os lugares ocupados pela literatura e o que significa ler e escrever hoje em dia, como sobre a vida contemporânea e o panorama futuro.

Próximas Exibições:
Sex, 6 mar às 16:00h
Seg, 9 mar às 10:00h


02:30

A Paixão de JL

Documentário201482minBrasil14 anosSP


De Carlos Nader

Em janeiro de 1990, aos 33 anos, o artista José Leonilson começa a gravar, em fitas cassete, um diário íntimo. Comentários sobre os acontecimentos que sacudiam o país, em plena era Collor, e o exterior, como a queda do Muro de Berlim, percorrem suas confissões, bem como impressões sobre os diversos filmes a que assistia. Esses registros de um artista sensível e antenado à contemporaneidade, que a princípio não visavam mais do que testemunhar a sintonia entre sua vida e uma obra muito peculiar e intimista, sofrem o impacto da descoberta de que Leonilson é portador de HIV. A incerteza e a urgência passam a impregnar os seus relatos.

Próximas Exibições:
Sex, 6 mar às 16:30h
Sáb, 7 mar às 21:30h
Seg, 9 mar às 10:30h


04:00

Ofício da Palavra - 2ª Temporada - Episódio Silviano Santiago

Documentário201826minBrasilLivre


De Rodolfo Magalhães

O ensaísta, romancista, crítico, contista e poeta Silviano Santiago fala sobre misturar atividades profissionais simultâneas à literatura, a relação com o cinema e o processo de buscar temas nas ruas tornando sua escrita bastante urbana.

Próximas Exibições:
Sex, 6 mar às 12:00h
Seg, 9 mar às 06:00h


04:30

Bike Amor - Episódio Empoderamento

Documentário201715minBrasilLivreRJ


De Michelle Chevrand

Michel Linke, diretor da Ben Namíbia, resolveu fazer um tour pela Europa e nunca mais voltou a morar em seu país natal, a Austrália. Baseado em Londres, ele trabalhou por um tempo como condutor de riquixá, e depois se voluntariou numa ONG que enviava bicicletas para a África. Viajou para a África do Sul para conhecer alguns parceiros e, quando chegou lá, percebeu que muitas bicicletas nem saíam dos containers por falta de quem pudesse liberá-las e distribuí-las. Decidiu então fundar na Namíbia uma filial da Ben África do Sul, com o foco em distribuir bicicletas para voluntários cuidadores de portadores do HIV.

Próximas Exibições:
Sex, 6 mar às 12:30h
Seg, 9 mar às 06:30h


04:50

Livro de Cabeceira - 2ª Temporada - Episódio Michel Laub indica o livro “A menina sem estrela”, de Nelson Rodrigues

Documentário20174minBrasilLivre


De Eduardo Barros

Michel Laub é autor de “Diário da queda”, “O tribunal da quinta-feira”, entre outras obras. Um de seus livros de cabeceira é uma coletânea de crônicas de Nelson Rodrigues chamada “A menina sem estrela”. Neste episódio, ele conta como nunca cansa de reler este livro.

Próximas Exibições:
Sex, 6 mar às 12:50h
Sáb, 7 mar às 17:15h
Seg, 9 mar às 06:50h


05:00

Design Gráfico Brasileiro - Episódio Pôster - Estado da Arte do Design Gráfico

Documentário201552minBrasilLivre


De André Saad Jafet, Jorge Saad Jafet

O pôster é sinônimo da nobreza artística na atividade de design gráfico e, ao mesmo tempo, realizá-lo é uma espécie tour de force no Brasil, onde é necessário ser um herói-marginal, no melhor estilo Hélio Oiticica, para fazê-lo.

Próximas Exibições:
Sex, 6 mar às 13:00h
Seg, 9 mar às 07:00h


06:00

Fé na Batida - Episódio House

Documentário201726minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca, Bianca Lenti, Jocelyn Edelstein

Hugo, Danilo e Josh têm a vida marcada pela presença do House. Os três se encontraram dançando esse estilo de dança urbana e têm nele a expressão maior de sua arte. Hugo Oliveira é um dos líderes do Bonde do Jack, coletivo que reúne amantes de House e promove eventos para movimentar a cena no Rio de Janeiro. Josh Antonio é professor de House em diferentes lugares. Danilo D’Alma, além de bailarino, é coreógrafo de danças urbanas. Neste episódio de Fé na Batida, eles nos contam um pouco da história do surgimento do House e como a dança evoluiu até conquistar pistas no mundo inteiro.

Próximas Exibições:
Seg, 9 mar às 04:45h


06:30

Expresso - Episódio GOG

Documentário201726minBrasilLivreSP


De Hilton Lacerda, Kiko Goifman

Uma visita a Guará, à margem do centro do poder, longe da Brasília das utopias. A cidade satélite é revelada pelo rapper Gog, que acompanha suas transformações urbanas, sociais e culturais. Pelas ruas do lugar, no contato com as comunidades, ele fala do desenvolvimento que machuca e da cultura que liberta.

Próximas Exibições:
Dom, 8 mar às 06:00h


07:00

Guerras do Brasil.doc - Episódio As Guerras da Conquista

Documentário201826minBrasil12 anos


De Luiz Bolognesi

A guerra da conquista ainda não acabou. Ela já tem mais de 500 anos e continua viva. O 1º episódio da série conta a invasão e colonização do Brasil. A chegada dos Portugueses nas praias Brasileiras em 1500 e sua relação com os índios que ocupavam este território há milhares de anos. Como os Portugueses e depois os europeus chegaram, ocuparam e colonizaram o País do Pau Brasil. A evangelização, a dominação, a exploração e a resistência indígena. Veja como, ao longo da história, a população indígena foi dizimada e segue sua luta, até os dias de hoje, pela demarcação de terras. O Brasil que segue em guerra.


07:30

Retornados - Episódio O Sabor da Saudade

Documentário201730minBrasilLivreRJ


De Simplício Neto, Maria Pereira

Entre o preparo de um acarajé baiano e um cozido beninês, conheceremos as trocas culinárias que atravessaram o Atlântico e moldaram os paladares dos afro-brasileiros.

Próximas Exibições:
Sáb, 7 mar às 07:40h
Seg, 9 mar às 05:25h


08:00

Cineastas - Episódio Beto Brant

Documentário201645minBrasilLivreRJ


De Hermes Leal

O cineasta Beto Brant conta como o cinema, para ele, é um “pretexto” para conhecer pessoas e lugares, ao lado de companheiros de longa data, como Marçal Aquino, Renato Ciasca e Bianca Vilar. O sucesso de seus filmes, como “O Invasor” é relatado em depoimentos de atores, como Paulo Miklos e Marco Ricca.


09:00

Infância Clandestina

Ficção2012112minArgentina14 anos


De Benjamin Ávila Com Teo Gutierrez, Natalia Oreiro, Ernesto Alterio, Cesar Trancoso, Douglas Simon

Juan e sua família retornam à Argentina. Assim como sua mãe, seu pai e seu adorado tio Beto, fora de sua casa ele usa outro nome. Juan, na escola, se chama Ernesto, conhece Maria e descobre o amor. Baseada em fatos reais, esta é uma história sobre o primeiro amor e o final de uma infância clandestina.

Próximas Exibições:
Dom, 8 mar às 02:00h


11:00

Hitchcock - o Homem por trás do ídolo

Documentário201952minFrança12 anos


De Laurent Herbiet

O que realmente sabemos sobre o homem por trás do diretor? Através dos olhos íntimos, gentis e críticos de sua esposa e colaboradora, Alma, este filme nos permitirá descobrir Hitchcock de novo, entre escuridão e luz.

Próximas Exibições:
Sáb, 7 mar às 13:30h
Dom, 3 mai às 16:00h


12:00

Ofício da Palavra - 2ª Temporada - Episódio Silviano Santiago

Documentário201826minBrasilLivre


De Rodolfo Magalhães

O ensaísta, romancista, crítico, contista e poeta Silviano Santiago fala sobre misturar atividades profissionais simultâneas à literatura, a relação com o cinema e o processo de buscar temas nas ruas tornando sua escrita bastante urbana.

Próximas Exibições:
Dom, 8 mar às 05:30h
Seg, 9 mar às 06:00h


12:30

Bike Amor - Episódio Empoderamento

Documentário201715minBrasilLivreRJ


De Michelle Chevrand

Michel Linke, diretor da Ben Namíbia, resolveu fazer um tour pela Europa e nunca mais voltou a morar em seu país natal, a Austrália. Baseado em Londres, ele trabalhou por um tempo como condutor de riquixá, e depois se voluntariou numa ONG que enviava bicicletas para a África. Viajou para a África do Sul para conhecer alguns parceiros e, quando chegou lá, percebeu que muitas bicicletas nem saíam dos containers por falta de quem pudesse liberá-las e distribuí-las. Decidiu então fundar na Namíbia uma filial da Ben África do Sul, com o foco em distribuir bicicletas para voluntários cuidadores de portadores do HIV.

Próximas Exibições:
Sáb, 7 mar às 04:10h
Dom, 8 mar às 06:35h
Seg, 9 mar às 06:30h


12:50

Livro de Cabeceira - 2ª Temporada - Episódio Michel Laub indica o livro “A menina sem estrela”, de Nelson Rodrigues

Documentário20174minBrasilLivre


De Eduardo Barros

Michel Laub é autor de “Diário da queda”, “O tribunal da quinta-feira”, entre outras obras. Um de seus livros de cabeceira é uma coletânea de crônicas de Nelson Rodrigues chamada “A menina sem estrela”. Neste episódio, ele conta como nunca cansa de reler este livro.

Próximas Exibições:
Sáb, 7 mar às 17:15h
Seg, 9 mar às 06:50h


13:00

Design Gráfico Brasileiro - Episódio Pôster - Estado da Arte do Design Gráfico

Documentário201552minBrasilLivre


De André Saad Jafet, Jorge Saad Jafet

O pôster é sinônimo da nobreza artística na atividade de design gráfico e, ao mesmo tempo, realizá-lo é uma espécie tour de force no Brasil, onde é necessário ser um herói-marginal, no melhor estilo Hélio Oiticica, para fazê-lo.

Próximas Exibições:
Sáb, 7 mar às 04:30h
Seg, 9 mar às 07:00h


14:00

Incertezas Críticas - 1ª Temporada - Episódio Robert Darnton

Documentário201526minBrasilLivre


De Daniel Augusto

O historiador norte-americano de Harvard, Robert Darnton, fala sobre a internet, o conhecimento na era digital, além de traçar paralelos entre os blogs e a imprensa sensacionalista dos séculos passados.

Próximas Exibições:
Sáb, 7 mar às 18:35h
Seg, 9 mar às 08:00h


14:30

Alegorias do Brasil - Episódio Saudade do Futuro

Documentário201827minBrasilLivre


De Murilo Salles

O século XX no Brasil viu prosperar o espírito modernista que jogava suas esperanças no futuro. O progresso e o desenvolvimento eram as formas de efetivar a potência desse “país do futuro”. Nada simbolizou melhor tal projeto do que a capital Brasília. Hoje, contudo, vivemos a frustração desse projeto e nossa saudade, assim, é daquele passado no qual se sonhava com o futuro.

Próximas Exibições:
Sáb, 7 mar às 19:45h
Seg, 9 mar às 08:30h


15:00

Jack Kerouac: O Rei dos Beats

Documentário200652minEstados UnidosLivre


De John Antonelli

Essa é a biografia premiada do rei da Geração Beat. A escrita de Jack Kerouac, incluindo seu extraordinário romance "Na Estrada", levaram a literatura americana a novos níveis de criatividade, e no processo inspiraram mudanças culturais e sociais sem precedentes. Desde sua infância católica, atravessando seu desenvolvimento como um dos mais importantes autores americanos, até seu falecimento autodestrutivo aos 49 anos, Jack Kerouac - King of the Beats é ao mesmo tempo uma detalhada biografia e um comovente drama.

Próximas Exibições:
Sáb, 7 mar às 23:00h
Seg, 9 mar às 09:00h


16:00

Fronteiras do Pensamento (2019) - Episódio Alejandro Zambra

Documentário201926minBrasil12 anosSP


De André Brandão, Ricardo Carioba

Aclamado pela crítica e pelo público, Alejandro Zambra é um dos mais relevantes autores da literatura latino-americana contemporânea. Licenciado em Literatura Hispânica na Universidade do Chile e com doutorado em Literatura pela Universidade Católica do Chile, foi crítico literário antes de imergir no universo da ficção como poeta, romancista e ensaísta. Eleito pela revista britânica Granta como um dos 22 melhores jovens escritores hispano-americanos, Zambra é autor de diversas obras premiadas, tais como “A vida privada das árvores”, “Formas de voltar para casa” e “Bonsai”. Além de “Múltipla escolha”, seu livro mais recente, que reflete sobre memória, educação, relacionamentos, política e desigualdade. Neste episódio, FRONTEIRAS DO PENSAMENTO traz as reflexões do escritor, que pondera tanto sobre os lugares ocupados pela literatura e o que significa ler e escrever hoje em dia, como sobre a vida contemporânea e o panorama futuro.

Próximas Exibições:
Dom, 8 mar às 16:10h
Seg, 9 mar às 10:00h


16:30

A Paixão de JL

Documentário201482minBrasil14 anosSP


De Carlos Nader

Em janeiro de 1990, aos 33 anos, o artista José Leonilson começa a gravar, em fitas cassete, um diário íntimo. Comentários sobre os acontecimentos que sacudiam o país, em plena era Collor, e o exterior, como a queda do Muro de Berlim, percorrem suas confissões, bem como impressões sobre os diversos filmes a que assistia. Esses registros de um artista sensível e antenado à contemporaneidade, que a princípio não visavam mais do que testemunhar a sintonia entre sua vida e uma obra muito peculiar e intimista, sofrem o impacto da descoberta de que Leonilson é portador de HIV. A incerteza e a urgência passam a impregnar os seus relatos.

Próximas Exibições:
Sáb, 7 mar às 21:30h
Seg, 9 mar às 10:30h


18:00

Filmes que Marcaram Época - Episódio Meu Tio

Documentário201352minFrança10 anos


De Camille Clavel

Jacques Tati filmou "Meu Tio" em 1958. Senhor Hulot, um verdadeiro resquício da França que passou, viaja entre o velho e o novo mundo, onde sua irmã e o marido vivem. Ele ensina ao seu jovem sobrinho o gosto da liberdade. A obra foi premiada em Cannes e Hollywood. Um filme feito na fronteira entre a Quarta e a Quinta República Francesa, no limite entre uma sociedade rural pós-guerra e a nova sociedade industrial em plana expansão. Esse é o filme mais autobiográfico do diretor, onde ele evoca sua infância e vida em família. É quase um filme mudo: Jacques Tati prefere gestos e barulhos a palavras.

Próximas Exibições:
Seg, 9 mar às 12:00h


19:00

1968 - O Despertar - Episódio Verão de Amor, Verão de Conflito

Documentário201852minBrasilLivre


De Don Kent

Enquanto os jovens europeus continuam a protestar contra o autoritarismo de seus governos, os Estados Unidos vivem um verão de amor na costa oeste, com música e a expansão da cultura hippie, e um verão de conflitos no resto do país, com protestos raciais e confrontos violentos nas ruas. Martin Luther King e Bobby Kennedy são assassinados em 1968. Na França, durante algumas semanas de maio estudantes e operários param o país e acreditam que podem mudar a sociedade - mas logo o presidente De Gaulle retoma as rédeas com mais firmeza. No México, os Jogos Olímpicos foram precedidos pelo massacre de manifestantes em Tlatelolco.

Próximas Exibições:
Dom, 8 mar às 01:00h
Seg, 9 mar às 13:00h


19:55

Pedro Luis - Vale Quanto Pesa - Episódio Feto, Poeta do Morro

Documentário20194minBrasilLivreRJ


Pedro Luis interpreta canções de Luiz Melodia.

Próximas Exibições:
Sáb, 7 mar às 17:25h
Dom, 8 mar às 10:25h
Seg, 9 mar às 13:55h


20:00

Fronteiras Fluidas - Episódio A Invenção da Fronteira

Documentário201726minBrasil14 anosMG


De Mariana Fagundes

Onde tem branco tem cerca. É o que diz Davi Kopenawa, um dos personagens da série Fronteiras Fluidas. O homem branco inventou as fronteiras e, desde então, os índios se capacitam para defender suas terras. Papéis centrais nessa luta, as lideranças indígenas representam suas aldeias, tentando ultrapassar barreiras em diversos pontos do país, e são essas as figuras que guiam a série. No primeiro capítulo, passando por todos os estados, conhecemos os personagens dentro e fora dos seus espaços de resistência.

Próximas Exibições:
Sáb, 7 mar às 00:00h
Dom, 8 mar às 08:00h
Seg, 9 mar às 14:00h


20:30

Palmares: Coração Brasileiro, Alma Africana - Episódio Terra de liberdade

Documentário201852minBrasilLivre


De José Carlos Asbeg, Luiz Arnaldo Campos, Carlos Nobre

No início do século XVII, escravos fugidos da Capitania de Pernambuco se refugiam na Serra da Barriga, numa região de muitas palmeiras. Serão conhecidos como os Negros do Palmar. Fogem de um mundo onde a escravidão é natural e abençoada pela Igreja. Escapam dos castigos que violentam sua condição humana. Irão construir o maior baluarte de liberdade da nossa história.

Próximas Exibições:
Sáb, 7 mar às 00:35h
Dom, 8 mar às 07:00h
Seg, 9 mar às 14:30h


21:30

Ibiúna

Documentário201980minBrasil14 anosRJ


De Silvio Tendler

“Ibiúna, primavera brasileira” relembra o congresso clandestino da União Nacional dos Estudantes (UNE) realizado em outubro de 1968 onde cerca de 800 estudantes foram presos. Vindos de universidades de todo o país, os jovens estavam reunidos para eleger o novo presidente da entidade, mas dois dias depois do início dos trabalhos as forças públicas de segurança cercaram o local, prenderam todos os alunos e as principais lideranças do movimento. Desde o início do ano, os estudantes tomavam as ruas em protestos contra a ditadura militar que se instalara em 1964. Pouco depois da realização do congresso, foi instituído o AI-5, que endureceu ainda mais o regime

Próximas Exibições:
Sáb, 7 mar às 01:35h
Dom, 8 mar às 18:35h
Seg, 9 mar às 15:30h


23:00

Erva, Ganância e Legalização - Episódio Erva, Ganância e Legalização - Parte 1

Documentário201945minFrança16 anos


Durante décadas, a maconha foi parte essencial do movimento de contracultura, apelidada de "provavelmente a droga mais perigosa" pelo presidente americano Reagan e detestada pelo establishment. Mas, à medida que o movimento para "normalizar" cresce e cada vez mais países optam por regulamentação em vez de proibição, o que acontece quando a maconha se torna um negócio? Que impacto isso tem sobre a violência, a saúde pública ou a economia? Filmado nos Estados Unidos, Canadá, Uruguai, México e Europa, este documentário mostra a experiência de países pioneiros.

Próximas Exibições:
Sáb, 7 mar às 03:10h
Dom, 8 mar às 23:00h
Seg, 9 mar às 17:00h