Segunda-feira, 2 de Março de 2020


00:00

Meu Corpo, Minha Vida

Documentário201775minBrasil14 anosRJ


De Helena Solberg

Meu Corpo, Minha Vida é um debate sobre a questão do aborto no Brasil. Vozes de ambos os lados expressam sua opinião: os que acham que o aborto deve ser descriminalizado e os que defendem a lei como está. O filme personaliza esse debate através do caso de Jandyra Magdalena dos Santos, que recebeu cobertura nacional e internacional e que nos conduzirá dentro desse labirinto de conflitos e opiniões.

Próximas Exibições:
Seg, 2 mar às 16:40h
Ter, 3 mar às 10:40h


01:30

Linhas Abertas - Episódio Cidades em Cidades: Uma História do Presente

Documentário201826minBrasilLivre


De Rodrigo Campos

Uma jovem estudante do futuro analisa, em seu trabalho escolar, o fenômeno das favelas em grandes centros urbanos durante os séculos XX e XXI e reflete sobre como, apesar de políticas públicas de urbanização, a lógica da especulação imobiliária contribuía na criação de cidades informais dentro de cidades formais, empurrando seus moradores mais necessitados a situações precárias de moradia, saneamento e lazer.


02:05

Alma Imoral - Episódio Ruptura e Gênero

Documentário201752minBrasilLivre


De Silvio Tendler

Abrimos o episódio com a história de Abraão, que não cumpre as ordens recebidas de Deus e se torna um modelo na arte de se reinventar e evoluir. Acompanhamos depoimentos carregados de transgressão no campo da sexualidade e das questões de gênero.


03:10

Grandes Mitos: A Ilíada - Episódio O Sangue da Deusa

Documentário201926minFrançaLivre


De Sebastien Rancourt

Agamenon viu isso em um sonho: Tróia seria tomada naquele dia. Todo o exército grego está reunido em torno das muralhas da cidade antiga e a batalha continua, mas de repente, o marido de Helena, Menelau, reconhece Páris, o homem que levou sua esposa. Os dois homens decidem se enfrentar em um duelo.


03:45

Paletas - Episódio Monet

Documentário200330minFrançaLivre


De Alain Jaubert

Nesse episódio, a obra de Oscar-Claude Monet.


04:25

Imortais da Academia - Episódio Cadeira 6: A palavra move a terra

Documentário201726minBrasil10 anosRJ


De Belisario Franca

Com a força da palavra ele [o poeta] reforma a realidade e transforma o concreto


05:00

Estado de Proibição

Documentário201920minBrasil14 anosSP


De Panama Filmes

O filme Estado de Proibição traz a história de mulheres que desafiam a lei brasileira para cultivar maconha para o tratamento de seus filhos e, na outra ponta, mulheres que perderam seus filhos pela violência (sobretudo a de Estado) associada à proibição das drogas.


05:25

Retornados - Episódio Mitos em Trânsito

Documentário201730minBrasilLivreRJ


De Simplício Neto, Maria Pereira Com Lazare D'Almeida

Mitos em trânsito debate as novas religiosidades surgidas no Brasil a partir do encontro entre africanos, indígenas e europeus e como elas são vividas e percebidas, hoje, pelos afro-brasileiros retornados.


06:00

Ofício da Palavra - 2ª Temporada - Episódio Ronaldo Correia de Brito

Documentário201826minBrasilLivre


De Rodolfo Magalhães

O médico, teatrólogo, cronista e romancista Ronaldo Correia de Brito fala do mistério como tema e estilo literário de sua obra, de suas referências e de sua relação com um sertão que não existe mais.


06:30

Bike Amor - Episódio Unidos pela bicicleta

Documentário201715minBrasilLivreRJ


De Michelle Chevrand

Icaro de Abreu, publicitário, se apaixonou por Yuri Mussoly, também publicitária, depois de ouvir histórias sobre suas postagens no Facebook. Decidiu convidá-la para sair, mas Yuri recusou sem dizer que havia acabado de cair de bicicleta e perdido alguns dentes. Quando Icaro descobriu o verdadeiro motivo, convidou-a para comer "algo que pudesse mastigar com os molares". Saíram para tomar uma sopa e estão juntos desde então. Ícaro é empreendedor e inventivo - Yuri, criativa e empolgada - e a bicicleta, que quase impediu o encontro dos dois, os deixa cada vez mais unidos.


06:50

Escola do Amanhã - Episódio A Escola do Amanhã - Parte 2

Documentário201852minFrançaLivre


De Frederic Castaignede

A neurociência e as novas tecnologias estão revolucionando a educação. Reunindo cientistas e inovadores, professores, crianças e pais em todo o mundo, esta minissérie responde a uma pergunta urgente: como a ciência pode nos ajudar a moldar a escola de amanhã?


08:00

Incertezas Críticas - 1ª Temporada - Episódio Vandana Shiva

Documentário201526minBrasilLivre


De Daniel Augusto

A indiana Vandana Shiva é uma das mais importantes ativistas ambientais do mundo. Neste programa, ela fala dos efeitos da globalização, de sua batalha contra os transgênicos, dos movimentos antiglobalização, do lugar da mulher no mundo e de como a escassez de água no planeta é causadora de conflitos e guerras.


08:30

Alegorias do Brasil - Episódio Qual o País do Futebol?

Documentário201833minBrasilLivre


De Murilo Salles

O futebol não é só um esporte no Brasil, mas uma atividade cultural eleita várias vezes como espelho do país. Por isso, não exigimos apenas a vitória da seleção, e sim o futebol arte. Nele, estariam nossas virtudes e defeitos: criação e corrupção, invenção e malícia. Nossas vitórias espelham o que teríamos de melhor: Copa de 1970. Mas nossas derrotas expõem o que temos de pior: Copa de 2014.


09:05

O Guia Pervertido da Ideologia - Episódio Parte 3

Documentário201245minIrlandaLivre


De Sophie Fiennes

Os realizadores de O Guia Pervertido do Cinema retornam com essa busca por significados escondidos no cinema. O filósofo Slavoj Zizek usa sua interpretação das imagens em movimento para apresentar uma jornada cinematográfica ao coração da ideologia: os sonhos que formam nossas convicções e costumes coletivos.


10:00

Fronteiras do Pensamento (2019) - Episódio Mark Lilla

Documentário201926minBrasil12 anosSP


De André Brandão, Ricardo Carioba

Mark Lilla é um cientista político e historiador estadunidense, cuja trajetória acadêmica o tornou conhecido como um “historiador de ideias”. Lecionou nas universidades de Nova York, de Chicago e atualmente é professor de Humanidades na Universidade de Columbia. O intelectual gerou polêmica ao criticar, em 2016, a política identitária abraçada pelo Partido Democrata. Para ele, o discurso que enfatiza identidades e isola os eleitores de grupos minoritários é responsável pelas seguidas derrotas da esquerda nos Estados Unidos. “The End of Identity Liberalism” foi o artigo político mais lido do ano de 2016 no New York Times, o que estimulou a escrita do livro “The once and future liberal”, obra que aborda a transformação da sociedade norte-americana nas últimas décadas. Em FRONTEIRAS DO PENSAMENTO, Lilla aprofunda sua perspectiva sobre a intrincada questão da política identitária e reflete sobre os rumos da humanidade.


10:30

Livre Pensar

Documentário201975minBrasilLivreRJ


De José Mariani

Conceição Tavares é uma das vozes mais contundentes, críticas e originais do pensamento econômico brasileiro. O novo documentário de José Mariani faz um relato de sua vida e obra, ao mesmo tempo em que faz um balanço de mais de meio século de um país a procura de um futuro.


12:00

Filmes que Marcaram Época - Episódio Roma, Cidade Aberta

Documentário201352minFrança10 anos


De Marie Genin

Roberto Rossellini escreveu e filmou "Roma, Cidade Aberta" em 1944. Enquanto parte da Itália ainda estava ocupada pelo exército alemão, ele fala sobre o sofrimento de Roma, desde a queda do ditador Mussolini. Ao transformar a narração cinematográfica em sua cabeça, ele transformaria este filme no manifesto do Neorealismo. Com arquivos e entrevistas recém descobertos dos amigos e família do diretor, este documentário é o retrato de um filme feito em um momento essencial da história do cinema. Um retrato de um diretor e de uma época excepcionais.

Próximas Exibições:
Ter, 3 mar às 06:00h


13:00

1968 - O Despertar - Episódio A Onda

Documentário201852minBrasilLivre


De Don Kent

As lutas pelos direitos civis dos negros e os primeiros movimentos estudantis contra a guerra do Vietnã nos anos 60 deram impulso às revoltas globais que se espalhariam pelo planeta em 1968. No Brasil, o regime militar instaurado em 1964 é contestado pela juventude em protestos na rua ou em organizações clandestinas. A Revolução Cubana é uma inspiração para os movimentos que se espalham pela América Latina e pela África, onde Che Guerava tenta exportar a revolução. Manifestações em toda a Europa são reprimidas duramente. 

Próximas Exibições:
Ter, 3 mar às 07:00h


14:00

Em Busca de Iara

Documentário201390minBrasil12 anosSP


De Flavio Frederico

Por meio de uma investigação pessoal de sua sobrinha, Mariana Pamplona, o filme resgata a vida da guerrilheira Iara Iavelberg. Uma mulher culta e bela que deixou para trás uma confortável vida familiar, optando por engajar-se na luta armada contra a ditadura militar. Vivendo na clandestinidade, na esteira de uma rotina de sequestros e ações armadas, tornou-se a companheira do ex-capitão do exército Carlos Lamarca, compartilhando com ele o posto de um dos alvos mais cobiçados da repressão. O filme desmonta a versão oficial do regime, que atribui sua morte, em 1971, a um suicídio.

Próximas Exibições:
Ter, 3 mar às 08:00h


15:40

Vietnã, Negociações de Paz

Documentário201452minFrançaLivre


De Daniel Roussel

Enquanto a guerra se alastrava, Henry Kissinger, conselheiro de segurança nacional do presidente Nixon, e Le Duc Tho, membro do Politburo Vietnamita, realizavam reuniões secretas na França. Entrevistas exclusivas e gravações inéditas revelam o que realmente aconteceu entre esses dois homens que permaneceram em mundos separados.

Próximas Exibições:
Ter, 3 mar às 09:40h


16:40

Meu Corpo, Minha Vida

Documentário201775minBrasil14 anosRJ


De Helena Solberg

Meu Corpo, Minha Vida é um debate sobre a questão do aborto no Brasil. Vozes de ambos os lados expressam sua opinião: os que acham que o aborto deve ser descriminalizado e os que defendem a lei como está. O filme personaliza esse debate através do caso de Jandyra Magdalena dos Santos, que recebeu cobertura nacional e internacional e que nos conduzirá dentro desse labirinto de conflitos e opiniões.

Próximas Exibições:
Ter, 3 mar às 10:40h


18:00

Paletas - Episódio Gauguin

Documentário200330minFrançaLivre


De Alain Jaubert

Nesse episódio, a obra de Eugène-Henri-Paul Gauguin.

Próximas Exibições:
Ter, 3 mar às 03:50h
Qua, 4 mar às 06:00h
Seg, 9 mar às 03:30h


18:30

Expresso - Episódio Karina Bhur

Documentário201726minBrasilLivreSP


De Hilton Lacerda, Rodrigo Campos

“A cidade fala através da voz do artista”, diz Roger de Renor, produtor cultural. E é pela voz singular da cantora e percussionista Karina Buhr que Recife e Olinda se revelam neste episódio. As transformações na carreira da artista acompanham as mudanças na vicejante cena musical de Pernambuco. De certa forma, ocorrem também em paralelo às alterações na ocupação do Recife, cidade que luta para preservar sua paisagem. 

Próximas Exibições:
Ter, 3 mar às 04:30h
Qua, 4 mar às 06:35h
Sáb, 7 mar às 08:15h


19:00

O Legado da Coruja - Episódio Olimpíadas

Documentário198726minFrançaLivre


De Chris Marker

A herança mítica grega do esporte foi reconstruída na mitologia contemporânea. Isso serviu, também, para terríveis apropriações em benefício de ideologias totalitárias.

Próximas Exibições:
Ter, 3 mar às 05:00h
Qua, 4 mar às 07:05h
Sáb, 7 mar às 08:45h


19:30

Imortais da Academia - Episódio Cadeira 7: Letras e imagens em movimento

Documentário201726minBrasil10 anosRJ


De Belisario Franca

O sétimo episódio da série Imortais da Academia transita pela interseção entre o cinema e a literatura. Dedicado à cadeira de número 7 da Academia Brasileira de Letras, o episódio apresenta o atual ocupante, Nelson Pereira dos Santos - um dos mais importantes nomes do cinema nacional, célebre diretor de "Rio 40 Graus" e "Vidas Secas", e primeiro cineasta a ser eleito para a ABL. O episódio aborda também a presença na Academia de nomes como Castro Alves, o famoso poeta dos escravos, Euclides da Cunha e seu emblemático Os Sertões e Dinah Silveira de Queiroz, grande escritora que muito batalhou pela entrada de mulheres na ABL.

Próximas Exibições:
Ter, 3 mar às 05:30h
Qua, 4 mar às 07:35h
Sáb, 7 mar às 05:30h


20:00

O Milagre de Santa Luzia – Cultura Popular - Temporada 1 - Episódio Dominguinhos - Parte 2

Documentário201125minBrasilLivreSP


De Sergio Roizenblit

Maior sanfoneiro do Brasil, Dominguinhos é também o apresentador da série O Milagre de Santa Luzia. Nascido em Garanhuns, em Pernambuco, José Domingos de Morais começou sua carreira tocando pandeiro no trio de irmãos Os Três Pinguins, ao lado de Moraes (sanfona) e Valdomiro (malê, uma espécie de zabumba). Nenê (seu apelido na época) tocava com o grupo nas feiras de Garanhuns, e um dia foi ouvido por Luiz Gonzaga, que se encantou com ele e resolveu apadrinhá-lo. Em 1954, Dominguinhos mudou-se para o Rio de Janeiro e radicou-se em Nilópolis; na época, ainda era conhecido por ser o filho do Mestre Chicão, afinador e tocador do instrumento de oito baixos. Ganhou uma sanfona do padrinho Gonzaga e, junto com Miudinho e Borborema, montou o Trio Nordestino. Em 1967 foi levado a São Paulo por Pedro Sertanejo, onde tocou nas casas de forró e lançou muitos discos pela gravadora Cantagalo. No ano seguinte, formou dupla com Anastácia, com quem fez parcerias de muito sucesso, como ‘Eu só quero um xodó’ e ‘Tenho sede’. Na fase pós-tropicalista, nos anos 70, Dominguinhos tocou com Gal Costa, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Elba Ramalho e Maria Bethânia, além de outros importantes nomes da música brasileira. Tem parcerias com Gilberto Gil, Chico Buarque, Nando Cordel e Manduka, só para citar alguns artistas, que são clássicos do nosso cancioneiro. Dominguinhos segue compondo, gravando e fazendo shows com maestria, sempre seguindo os passos do padrinho Luiz Gonzaga, e sendo referência para músicos do Brasil e do mundo. Em sua simplicidade e generosidade, é sem dúvida um dos artistas mais populares do país. Um gênio indiscutível.

Próximas Exibições:
Ter, 3 mar às 00:00h
Qua, 4 mar às 08:05h
Sáb, 7 mar às 18:00h


20:30

Os Ímpares - Episódio Ronnie Von - Opala e Dônica

Documentário201727minBrasilLivre


De Henrique Alqualo, Isis Mello

Neste episódio, o álbum escolhido foi "A misteriosa luta do reino de para sempre contra o império de nunca mais", um dos álbuns da fase psicodélica do artista Ronnie Von. As releituras ficaram a cargo das bandas Opala, que regravou Rose Ann, e da banda Dônica, que fez uma versão de "Pare de sonhar com estrelas distantes". Ronnie Von conta suas lembranças da época e o compositor Luiz Vagner visita o estúdio durante a gravação do Dônica.

Próximas Exibições:
Ter, 3 mar às 00:30h
Qua, 4 mar às 08:35h
Dom, 8 mar às 15:35h


21:00

Clássicos do Rock - Episódio Genesis

Show197330minBélgicaLivre


De John Dauriac

Gravação de músicas da banda britânica de rock progressivo Genesis.

Próximas Exibições:
Ter, 3 mar às 01:00h
Qua, 4 mar às 09:10h
Sáb, 7 mar às 19:10h


21:35

Jards

Documentário201393minBrasilLivreSP


De Eryk Rocha

"Jards" é um documentário de Eryk Rocha que trata da vida e da obra do cantor Jards Macalé, autor de famosas canções, como “Vapor Barato”, “Gothan City” e “Movimento dos Barcos”. O filme também mostra um pouco do processo criativo do último álbum do cantor, lançado em 2011.

Próximas Exibições:
Ter, 3 mar às 01:35h
Qua, 4 mar às 09:45h
Sáb, 7 mar às 11:45h


23:20

E Era Copacabana - Videoclipe Carlos Lyra

20196minBrasilLivreRJ


De Bento Marzo, Lincoln Fonseca Com Carlos Lyra

O videoclipe da música "E era Copacabana…" de Carlos Lyra e Joyce Moreno, tem o roteiro baseado em um passeio nas paisagens de Copacabana e seus locais clássicos que marcaram época, assim como contrapontos com imagens de época. A letra da canção é inspirada nos tempos felizes de Copacabana, vividos por Jorge Guinle.

Próximas Exibições:
Dom, 8 mar às 12:10h


23:30

101 Canções que Tocaram o Brasil - Episódio O abecedário do samba-canção

Documentário201926minBrasilLivreRJ


De Roberto de Oliveira

O abecedário do samba-canção: em ordem alfabética e cronológica, Ary Barroso, Assis Valente, Bororó e Dorival Caymmi.

Próximas Exibições:
Ter, 3 mar às 03:20h
Qua, 4 mar às 11:30h
Dom, 8 mar às 18:00h