Domingo, 1 de Março de 2020


00:00

Partido Alto

Documentário198222minBrasil10 anosRJ


De Leon Hirszman

Concebido em estreita colaboração com Paulinho da Viola, "Partido Alto" é um documento histórico e uma bela homenagem à “expressão mais autêntica do samba”, como Candeia define esse gênero musical, marcado por improvisações em estrutura semelhante à do repente nordestino. Esse filme precioso, de 1976, além de registrar a manifestação de certa pureza musical, a simplicidade e a comunhão da gente do samba, com depoimentos marcantes da velha guarda, firma posição contra a crescente padronização do samba imposta pelo mercado.


00:25

Rainha

Ficção201630minBrasilLivre


De Sabrina Fidalgo Com Sabrina Fidalgo, Ana Flavia Cavalcanti, Marilia Coelho, Bianca Joy Porte, Jerry Gilli

Rita finalmente realiza o sonho de se tornar a rainha de bateria da escola de samba de sua comunidade; porém, ela terá que lutar contra forças obscuras, internas e externas.


01:00

Filmes que Marcaram Época - Episódio Roma, Cidade Aberta

Documentário201352minFrança10 anos


De Marie Genin

Roberto Rossellini escreveu e filmou "Roma, Cidade Aberta" em 1944. Enquanto parte da Itália ainda estava ocupada pelo exército alemão, ele fala sobre o sofrimento de Roma, desde a queda do ditador Mussolini. Ao transformar a narração cinematográfica em sua cabeça, ele transformaria este filme no manifesto do Neorealismo. Com arquivos e entrevistas recém descobertos dos amigos e família do diretor, este documentário é o retrato de um filme feito em um momento essencial da história do cinema. Um retrato de um diretor e de uma época excepcionais.


02:00

1968 - O Despertar - Episódio A Onda

Documentário201852minBrasilLivre


De Don Kent

As lutas pelos direitos civis dos negros e os primeiros movimentos estudantis contra a guerra do Vietnã nos anos 60 deram impulso às revoltas globais que se espalhariam pelo planeta em 1968. No Brasil, o regime militar instaurado em 1964 é contestado pela juventude em protestos na rua ou em organizações clandestinas. A Revolução Cubana é uma inspiração para os movimentos que se espalham pela América Latina e pela África, onde Che Guerava tenta exportar a revolução. Manifestações em toda a Europa são reprimidas duramente. 


03:00

Guida

Animação201411minBrasilLivreSP


De Rosana Urbes

Guida, uma doce senhora que trabalha há 30 anos como arquivista no Fórum da cidade, tem sua rotina entendiante modificada ao se deparar com um anúncio para aulas de modelo vivo em um centro cultural. Através da sensibilidade criativa da personagem, o filme propõe uma reflexão sobre a retomada da inspiração artística, a arte como agente transformador e o conceito do belo.

Próximas Exibições:
Ter, 4 ago às 22:00h


03:25

Vietnã, Negociações de Paz

Documentário201452minFrançaLivre


De Daniel Roussel

Enquanto a guerra se alastrava, Henry Kissinger, conselheiro de segurança nacional do presidente Nixon, e Le Duc Tho, membro do Politburo Vietnamita, realizavam reuniões secretas na França. Entrevistas exclusivas e gravações inéditas revelam o que realmente aconteceu entre esses dois homens que permaneceram em mundos separados.


04:25

Linhas Abertas - Episódio Cidades em Cidades: Uma História do Presente

Documentário201826minBrasilLivre


De Rodrigo Campos

Uma jovem estudante do futuro analisa, em seu trabalho escolar, o fenômeno das favelas em grandes centros urbanos durante os séculos XX e XXI e reflete sobre como, apesar de políticas públicas de urbanização, a lógica da especulação imobiliária contribuía na criação de cidades informais dentro de cidades formais, empurrando seus moradores mais necessitados a situações precárias de moradia, saneamento e lazer.

Próximas Exibições:
Ter, 14 jul às 18:00h


05:00

Alma Imoral - Episódio Ruptura e Gênero

Documentário201752minBrasilLivre


De Silvio Tendler

Abrimos o episódio com a história de Abraão, que não cumpre as ordens recebidas de Deus e se torna um modelo na arte de se reinventar e evoluir. Acompanhamos depoimentos carregados de transgressão no campo da sexualidade e das questões de gênero.


06:00

Expresso - Episódio Tia Surica

Documentário201726minBrasilLivreSP


De Hilton Lacerda, Joaquim Castro

A sambista carioca Iranette Ferreira Barcellos, conhecida como Tia Surica, é uma das mais importantes integrantes da velha-guarda da Portela. Ao narrar um pouco de sua vida, ela termina por revelar a trajetória da própria escola. Fala de personalidades, tradições, encontros, feijoadas e religiosidades, que integram a história do samba.

Próximas Exibições:
Qui, 30 jul às 18:00h


06:35

Bike Amor - Episódio Unidos pela bicicleta

Documentário201715minBrasilLivreRJ


De Michelle Chevrand

Icaro de Abreu, publicitário, se apaixonou por Yuri Mussoly, também publicitária, depois de ouvir histórias sobre suas postagens no Facebook. Decidiu convidá-la para sair, mas Yuri recusou sem dizer que havia acabado de cair de bicicleta e perdido alguns dentes. Quando Icaro descobriu o verdadeiro motivo, convidou-a para comer "algo que pudesse mastigar com os molares". Saíram para tomar uma sopa e estão juntos desde então. Ícaro é empreendedor e inventivo - Yuri, criativa e empolgada - e a bicicleta, que quase impediu o encontro dos dois, os deixa cada vez mais unidos.


07:00

Escola do Amanhã - Episódio A Escola do Amanhã - Parte 2

Documentário201852minFrançaLivre


De Frederic Castaignede

A neurociência e as novas tecnologias estão revolucionando a educação. Reunindo cientistas e inovadores, professores, crianças e pais em todo o mundo, esta minissérie responde a uma pergunta urgente: como a ciência pode nos ajudar a moldar a escola de amanhã?

Próximas Exibições:
Qui, 23 jul às 18:30h


08:00

Paletas - Episódio Monet

Documentário200330minFrançaLivre


De Alain Jaubert

Nesse episódio, a obra de Oscar-Claude Monet.


08:40

O Milagre de Santa Luzia – Cultura Popular - Temporada 1 - Episódio Dominguinhos - Parte 1

Documentário201125minBrasilLivreSP


De Sergio Roizenblit

Maior sanfoneiro do Brasil, Dominguinhos é também o apresentador da série O Milagre de Santa Luzia. Nascido em Garanhuns, em Pernambuco, José Domingos de Morais começou sua carreira tocando pandeiro no trio de irmãos Os Três Pinguins, ao lado de Moraes (sanfona) e Valdomiro (malê, uma espécie de zabumba). Nenê (seu apelido na época) tocava com o grupo nas feiras de Garanhuns, e um dia foi ouvido por Luiz Gonzaga, que se encantou com ele e resolveu apadrinhá-lo. Em 1954, Dominguinhos mudou-se para o Rio de Janeiro e radicou-se em Nilópolis; na época, ainda era conhecido por ser o filho do Mestre Chicão, afinador e tocador do instrumento de oito baixos. Ganhou uma sanfona do padrinho Gonzaga e, junto com Miudinho e Borborema, montou o Trio Nordestino. Em 1967 foi levado a São Paulo por Pedro Sertanejo, onde tocou nas casas de forró e lançou muitos discos pela gravadora Cantagalo. No ano seguinte, formou dupla com Anastácia, com quem fez parcerias de muito sucesso, como ‘Eu só quero um xodó’ e ‘Tenho sede’. Na fase pós-tropicalista, nos anos 70, Dominguinhos tocou com Gal Costa, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Elba Ramalho e Maria Bethânia, além de outros importantes nomes da música brasileira. Tem parcerias com Gilberto Gil, Chico Buarque, Nando Cordel e Manduka, só para citar alguns artistas, que são clássicos do nosso cancioneiro. Dominguinhos segue compondo, gravando e fazendo shows com maestria, sempre seguindo os passos do padrinho Luiz Gonzaga, e sendo referência para músicos do Brasil e do mundo. Em sua simplicidade e generosidade, é sem dúvida um dos artistas mais populares do país. Um gênio indiscutível.

Próximas Exibições:
Seg, 24 ago às 18:00h


09:15

Incertezas Críticas - 1ª Temporada - Episódio Vandana Shiva

Documentário201526minBrasilLivre


De Daniel Augusto

A indiana Vandana Shiva é uma das mais importantes ativistas ambientais do mundo. Neste programa, ela fala dos efeitos da globalização, de sua batalha contra os transgênicos, dos movimentos antiglobalização, do lugar da mulher no mundo e de como a escassez de água no planeta é causadora de conflitos e guerras.

Próximas Exibições:
Qui, 23 jul às 23:30h


09:50

Pra Onde Corre o Rio - Episódio Sobre homens e jacarés - A luta pelas águas na Baixada de Jacarepaguá

Documentário201632minBrasilLivreRJ


De Paula Fiuza

Na maioria das lagoas e canais da Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes e Jacarepaguá, a chamada Baixada de Jacarepaguá, a taxa de oxigênio é zero. Nas águas negras sobrevivem apenas os jacarés, tanques de guerra que existem e resistem há 200 milhões de anos. Mas mesmo os jacarés estão fadados à extinção na região que leva seu nome. A temperatura determina o sexo desses animais. Na água quente de esgoto nascem somente machos, e eles já são 80% da população das lagoas. Remando contra a corrente de degradação, porém, o Movimento de Despoluição do Canal das Taxas, no Recreio, liderado por dois moradores incansáveis, tem conseguido mobilizar tanto a sociedade quanto o poder público em ações inéditas para tentar reverter o caos ambiental - e, quem sabe, salvar os jacarés.


10:30

Alegorias do Brasil - Episódio Qual o País do Futebol?

Documentário201833minBrasilLivre


De Murilo Salles

O futebol não é só um esporte no Brasil, mas uma atividade cultural eleita várias vezes como espelho do país. Por isso, não exigimos apenas a vitória da seleção, e sim o futebol arte. Nele, estariam nossas virtudes e defeitos: criação e corrupção, invenção e malícia. Nossas vitórias espelham o que teríamos de melhor: Copa de 1970. Mas nossas derrotas expõem o que temos de pior: Copa de 2014.

Próximas Exibições:
Qui, 16 jul às 20:00h


11:10

Arquitetos - Episódio Penna

Documentário201626minBrasilLivreSP


De Herbert Henning

Gustavo Penna é um arquiteto de Minas Gerais cuja produção dialoga fortemente com a paisagem e com o ambiente cultural mineiro. Minas é também o estado marcado pelas cidades históricas, pelo ouro e pela presença do passado, da colônia e de uma delicadeza que se desdobra paradoxalmente numa certa potência plástica. Gustavo Penna dialoga também com a arquitetura pós-moderna no início da carreira, o que é um traço distintivo no Brasil, país no qual o pós-modernismo foi em geral muito negado. Com isso tudo, dá-se uma combinação interessante e singular no campo da arquitetura brasileira.


11:50

Estado de Proibição

Documentário201920minBrasil14 anosSP


De Panama Filmes

O filme Estado de Proibição traz a história de mulheres que desafiam a lei brasileira para cultivar maconha para o tratamento de seus filhos e, na outra ponta, mulheres que perderam seus filhos pela violência (sobretudo a de Estado) associada à proibição das drogas.


12:15

Desarquivando Alice Gonzaga

Documentário201782minBrasilLivreRJ


De Betse de Paula

Este documentário revisita uma parte importante da história do cinema brasileiro através da vida e da obra de Alice Gonzaga, filha de Adhemar Gonzaga, cineasta sonhador que, em 1930, fundou a Cinédia, o primeiro estúdio de cinema no Brasil. No filme, abrimos o precioso arquivo da Cinédia junto com Alice e conhecemos as histórias dos Gonzaga e suas apostas cinematográficas.


14:00

Barry White: A história do álbum Let The Music Play

Documentário200660minInglaterra12 anos


De George Scott

O documentário narra a trajetória de Barry White, cantor, compositor, maestro e produtor musical norte-americano. Compositor de inúmeros sucessos em estilo soul e disco e de baladas românticas, e um intérprete com voz profunda e grave.


15:00

Grandes Mitos: A Ilíada - Episódio O Sangue da Deusa

Documentário201926minFrançaLivre


De Sebastien Rancourt

Agamenon viu isso em um sonho: Tróia seria tomada naquele dia. Todo o exército grego está reunido em torno das muralhas da cidade antiga e a batalha continua, mas de repente, o marido de Helena, Menelau, reconhece Páris, o homem que levou sua esposa. Os dois homens decidem se enfrentar em um duelo.

Próximas Exibições:
Ter, 22 set às 19:30h


15:30

Os Ímpares - Episódio Itamar - Alice Caymmi e Anelis

Documentário201727minBrasilLivre


De Henrique Alqualo, Isis Mello

A filha de Itamar Assumpção, Anelis Assumpção, foi a artista escolhida para fazer sua versão de "Fico Louco", do álbum "Beleléu Leléu Eu". Alice Caymmi também é convidada do programa e faz sua versão de Nega Música. Paulo Barnabé e Suzana Salles contam detalhes da personalidade do artista e da gravação do disco.

Próximas Exibições:
Seg, 10 ago às 20:30h


16:05

Fronteiras do Pensamento (2019) - Episódio Mark Lilla

Documentário201926minBrasil12 anosSP


De André Brandão, Ricardo Carioba

Mark Lilla é um cientista político e historiador estadunidense, cuja trajetória acadêmica o tornou conhecido como um “historiador de ideias”. Lecionou nas universidades de Nova York, de Chicago e atualmente é professor de Humanidades na Universidade de Columbia. O intelectual gerou polêmica ao criticar, em 2016, a política identitária abraçada pelo Partido Democrata. Para ele, o discurso que enfatiza identidades e isola os eleitores de grupos minoritários é responsável pelas seguidas derrotas da esquerda nos Estados Unidos. “The End of Identity Liberalism” foi o artigo político mais lido do ano de 2016 no New York Times, o que estimulou a escrita do livro “The once and future liberal”, obra que aborda a transformação da sociedade norte-americana nas últimas décadas. Em FRONTEIRAS DO PENSAMENTO, Lilla aprofunda sua perspectiva sobre a intrincada questão da política identitária e reflete sobre os rumos da humanidade.

Próximas Exibições:
Qui, 24 set às 20:30h


16:40

Orson Welles: Sombras e Luz

Documentário201552minFrançaLivre


De Elisabeth Kapnist

Uma figura lendária, o mito vivo do artista criativo, Orson Welles, aos 24 anos de idade, reinventou as linguagens do teatro e do cinema. Homem de mil faces, ele foi um moralista, um humanista, um Don Juan, um americano e um exilado sem lar, foi ator, cineasta, comediante, poeta e uma eterna criança prodígio buscando retornar ao seu estado de graça. Esse documentário é uma jornada até o coração do homem por trás da lenda.

Próximas Exibições:
Qua, 23 set às 20:00h


17:45

Revista Curta! - Episódio 01-03-20

Jornalismo202015minBrasilLivre


De Eduardo Fradkin Com Aly Muritiba, Marcos Damigo, Marcelo Moutinho, Juli Baldi

Nesta edição da Revista Curta!: o diretor Aly Muritiba conta como deu um tom realista ao filme Nóis por Nóis, que traz uma história de crime num bairro violento de Curitiba; o dramaturgo Marcos Damigo comenta a importância da imperatriz Leopoldina para a independência do Brasil, tema de uma peça de teatro sob sua direção; o escritor Marcelo Moutinho fala sobre os personagens de seu novo livro, Rua de Dentro; e a criadora do Mapa dos Festivais, Juli Baldi, explica como funciona essa plataforma, que compila informações sobre os festivais de música do Brasil.


18:00

101 Canções que Tocaram o Brasil - Episódio Ó Abre Alas

Documentário201926minBrasilLivreRJ


De Roberto de Oliveira Com Nelson Motta

As marchinhas reinavam absolutas no início do século XX. Mas depois de muitos carnavais, o samba mandou avisar que já estava pronto para entrar na festa.


18:35

O Guia Pervertido da Ideologia - Episódio Parte 3

Documentário201245minIrlandaLivre


De Sophie Fiennes

Os realizadores de O Guia Pervertido do Cinema retornam com essa busca por significados escondidos no cinema. O filósofo Slavoj Zizek usa sua interpretação das imagens em movimento para apresentar uma jornada cinematográfica ao coração da ideologia: os sonhos que formam nossas convicções e costumes coletivos.


19:35

Livre Pensar

Documentário201975minBrasilLivreRJ


De José Mariani

Conceição Tavares é uma das vozes mais contundentes, críticas e originais do pensamento econômico brasileiro. O novo documentário de José Mariani faz um relato de sua vida e obra, ao mesmo tempo em que faz um balanço de mais de meio século de um país a procura de um futuro.


21:05

Clara Estrela

Documentário201771minBrasilLivreRJ


De Susanna Lira e Rodrigo Alzuguir

"Clara Estrela" narra, por meio de entrevistas em diversos programas de TV e rádio, a trajetória de Clara Nunes, cantora que conquistou o Brasil e vários países do mundo. Ouvimos também as entrevistas de mídia impressa por meio da narração da atriz Dira Paes. Os depoimentos são entrecortados por imagens oníricas que traduzem o universo místico de Clara. Mesmo passados mais de trinta anos de sua morte, a cantora permanece em lugar de destaque na história da música popular brasileira.


22:30

Maria - Não Esqueça que Eu Venho dos Trópicos

Documentário201680minBrasil10 anosSP


De Elisa Gomes, Francisco C. Martins

Uma investigação sobre a vida e a arte de Maria Martins (1894-1973), hoje reconhecida como uma das maiores escultoras brasileiras e também celebrada por suas gravuras e textos. O filme revela a grandiosidade da obra de Maria e sua ousadia ao tratar da sexualidade a partir da perspectiva feminina, em uma poética transgressora e pioneira. Em paralelo, resgata sua vida como esposa de um importante diplomata e a ligação com Marcel Duchamp, em uma relação de colaboração mútua entre os dois artistas.

Próximas Exibições:
Ter, 21 jul às 22:30h