Sexta-feira, 21 de Fevereiro de 2020


00:00

Incertezas Críticas - 1ª Temporada - Episódio Tariq Ali

Documentário201526minBrasilLivre


De Daniel Augusto

Um dos ativistas e escritores paquistaneses mais conhecidos atualmente, Tariq Ali vive em Londres e já escreveu romances históricos e diversos livros de crítica ao mundo contemporâneo. Neste programa, ele fala sobre a crise financeira e a nova ordem mundial.


00:30

Alegorias do Brasil - Episódio Jeitinho

Documentário201826minBrasilLivre


De Murilo Salles

O Brasil não é o único país onde as pessoas dão seu jeitinho, mas provavelmente é o único que se reconhece e se identifica por esse procedimento. O jeitinho é um elemento ambivalente da cultura: de um lado, é desprezo às regras e às leis; mas, de outro lado, é a alternativa criativa para superar o desamparo institucional. No Brasil, o jeitinho parece ser ao mesmo tempo nossa danação e nossa salvação.


01:05

O Guia Pervertido da Ideologia - Episódio Parte 2

Documentário201245minIrlandaLivre


De Sophie Fiennes

Os realizadores de O Guia Pervertido do Cinema retornam com essa busca por significados escondidos no cinema. O filósofo Slavoj Zizek usa sua interpretação das imagens em movimento para apresentar uma jornada cinematográfica ao coração da ideologia: os sonhos que formam nossas convicções e costumes coletivos.


02:00

Fronteiras do Pensamento (2019) - Episódio José Agualusa

Documentário201926minBrasil12 anosSP


De André Brandão, Ricardo Carioba

Autor de romances, contos, novelas e peças de teatro, José Eduardo Agualusa é considerado um dos mais importantes escritores em língua portuguesa da atualidade. Nascido em Angola, ele estudou agronomia e silvicultura, mas logo migrou para o jornalismo, carreira marcada por sua contribuição em diversos jornais. Hoje, com dezenas de prêmios acumulados e livros publicados, Agualusa tem suas obras traduzidas para mais de 25 idiomas. Em Fronteiras do Pensamento, o escritor reflete sobre a capacidade da literatura questionar e transformar a realidade. Afinal, para ele a ficção é um exercício permanente de empatia, de se colocar no lugar de outro, de forma que os livros atuam como pontes num mundo marcado pela construção de muros.


02:30

Bruta Aventura em Versos

Documentário201174minBrasilLivreRJ


De Letí­cia Simões

Ícone da poesia marginal dos anos 1970 no Rio, Ana Cristina Cesar se matou em 1983, aos 31 anos, deixando inúmeros leitores e adeptos. Ela criou versos, traduziu poemas e contos, pesquisou sobre cinema e literatura, escreveu artigos, deu aulas, redigiu cartas. Seu estilo direto porém delicado, visceral e comunicativo influenciou a literatura e a poesia de diversos artistas. A partir da apropriação de sua obra por outros artistas, o documentário procura captar a beleza e a originalidade de sua escrita, seja através da dança de Marcia Rubin, do espetáculo de Paulo José e Ana Kutner ou da poesia de Alice Sant´Anna. Todos, de maneiras diversas e particulares, conviveram com as vírgulas, as pausas, a voz e os olhos da poeta.


04:00

Ofício da Palavra - 2ª Temporada - Episódio Nuno Ramos

Documentário201826minBrasilLivre


De Rodolfo Magalhães

O pintor, desenhista, escultor, escritor, cineasta, cenógrafo e compositor Nuno Ramos fala sobre o ofício da palavra, seu método de trabalho e as dificuldades e peculiaridades de transitar entre as linguagens escrita e visual.


04:30

Bike Amor - Episódio Mulher e bicicleta

Documentário201715minBrasilLivreRJ


De Michelle Chevrand

Clarisse Linke, diretora executiva do ITDP Brasil, se especializou em desenvolvimento de projetos sociais em Londres. Após a especialização, resolveu se voluntariar numa ONG em Moçambique cujo elemento principal era a bicicleta. Depois, se juntou à Ben Namíbia, que entrega bicicletas a cuidadores domiciliares de portadores do HIV. Quando pensava em voltar para o Brasil, se candidatou a uma vaga no ITDP e foi escolhida. Clarisse hoje dá palestras sobre mobilidade urbana pelo mundo e inspira pessoas, principalmente mulheres, a pensarem a cidade e a mobilidade urbana.


04:50

Escola do Amanhã - Episódio A Escola do Amanhã - Parte 1

Documentário201852minFrançaLivre


De Frederic Castaignede

A neurociência e as novas tecnologias estão revolucionando a educação. Reunindo cientistas e inovadores, professores, crianças e pais em todo o mundo, esta minissérie responde a uma pergunta urgente: como a ciência pode nos ajudar a moldar a escola de amanhã?


05:50

Onde a beleza está - Episódio Um Som no Caminho

Documentário201926minBrasil12 anosRJ


De Susane Worcman, Aí­da Marques

O que faz um grupo de adolescentes preferirem a música clássica ao futebol? Nem mesmo Márcio Selles, que dedica sua vida a ensinar música para jovens entre 6 e 20 anos na Grota do Surucucu, em Niterói, sabe explicar por que tantos meninos desviam do campinho vazio para assistir às suas aulas nos domingos de sol. Em 1998, Márcio herdou da mãe, a Profa. Octávia Selles, uma pequena casa, onde eram ministradas aulas de reforço escolar para a comunidade, e decidiu usar aquele espaço para ensinar o que sabia: música. Ao lado da esposa Lenora Mendes, Márcio ensinou gerações de meninos da Grota a ler partituras, conhecer composições clássicas só de ouvido e tocar uma variedade de instrumentos: viola, violão, violino, violoncelo, cavaquinho. Esta foi a gênese da Orquestra de Cordas da Grota. Lá se vão 20 anos. Hoje o projeto se expandiu e ganhou fama dentro e fora do país. A sede foi transformada em um espaço cultural, onde atualmente funcionam 5 níveis de orquestra, envolvendo mais de 60 jovens pobres, em sua maioria negros, daquela comunidade. A orquestra se tornou não apenas uma das mais requisitadas do Brasil, levando jovens negros e de baixa renda para tocar diante de plateias lotadas em diversos países, como abriu portas para que seus egressos pudessem ganhar a vida fazendo música.


06:20

Expresso - Episódio Vladimir Carvalho

Documentário201726minBrasilLivreSP


De Hilton Lacerda, Kiko Goifman

O cineasta paraibano Vladimir Carvalho percorre a Brasília que escolheu para viver e é matéria-prima do seu trabalho. Resgata as origens da construção da jovem capital federal de horizonte longínquo, de utopias, símbolo do poder. Arquitetura, urbanismo, cinema e música de um lugar de resistência, palco de contrastes, confluência de gentes e culturas. Uma cidade “em processo”, diz Carvalho.


06:50

Entrenós - 2ª Temporada - Episódio Flavia Pinheiro

Documentário201826minBrasilLivre


De Pablo Polo, Tuca Siqueira

No último episódio da série, encontramos a performer Flávia Pinheiro em temporada no Recife. Estrangeira de si mesma, a paulista se considera de lugar algum depois de diversas experiências pelo mundo. Na rotina de ensaios da artista que decidiu não ter morada para permanecer em frequente deslocamento, cabe a eterna busca pela pesquisa do movimento.


07:25

Retornados - Episódio A Saga dos Chachás

Documentário201730minBrasilLivreRJ


De Simplício Neto, Maria Pereira Com Lazare D'Almeida

Neste episódio conheceremos a trajetória do retornado Francisco Felix de Souza, considerado o maior traficante de escravos da História, e a influência política e econômica da família De Souza do Benim.


08:00

Repense

Documentário201920minBrasil14 anosSP


De Raphael Erichsen, Tarso Araujo Com Katiele Fischer, Norberto Fischer, Anny fischer, Juliana Paolineli, Camila Guedes

De um lado, uma menina de 5 anos com uma forma rara, grave e sem cura de epilepsia. Do outro, uma substância proibida que acaba com as convulsões da criança. Entre as duas, a luta de uma mãe para garantir à sua filha o direito à saúde. O drama de Katiele Fischer, mãe da pequena Anny, é o fio condutor deste filme sobre a cannabis medicinal. Ele mostra como vivem e o que fazem as pessoas que, como esta mãe, estão dispostas a lutar contra o preconceito, o moralismo, a burocracia, o medo e principalmente o tempo para melhorar a qualidade de vida deles mesmos ou das pessoas que amam. Com relatos de médicos, pacientes, políticos e cientistas, o filme traça os pequenos avanços que foram feitos no decorrer de alguns meses, porém também a triste realidade de grande parte dessas famílias: os pacientes tem pressa e o sistema é - dolorosamente - lento.


08:25

Os Olhos de Cecília

Ficção201519minBrasilLivreRS


De Victor Hugo Fiuza Com Maria Victórya Manzi, Soraia Arnoni, Luciano Costa, Nicollas Paixão

Há alguns dias longe da escola, Cecília, uma menina de 8 anos que enxerga apenas com um dos olhos, decide voltar.


08:50

O Som do Silêncio

Ficção201618minBrasilLivreSP


De David Aynan

Separados pela vida, pai e filho são desconhecidos. Quando não há comunicação o silêncio é um grito. O som do silêncio narra a tentativa de aproximação entre Binho, um menino de 10 anos e Osvaldo, seu pai, um homem surdo com quem ele nunca conviveu.


09:10

Ingmar Bergman - Por trás da máscara

Documentário201752minFrançaLivre


De Manuelle Blanc

O documentário celebra o centenário do nascimento do grande mestre do cinema autoral, revisitando um ano peculiar da vida de Bergman: o ano de produção de "Persona". O único diretor premiado com a Palma das Palmas no Festival de Cannes, Bergman é visto como o mestre maior por cineastas como Tarantino, Woody Allen e Michael Haneke.


10:10

Getúlio

Ficção201394minBrasil14 anosRJ


De João Jardim

Agosto de 1954. O jornalista de oposição e dono de jornal Carlos Lacerda, sofre um atentado a bala na porta da sua casa em Copacabana. O pistoleiro erra o tiro e mata o Major da Aeronáutica Rubens Vaz que fazia a segurança de Lacerda. O presidente da República, Getúlio Vargas, é acusado de mandar matar o maior inimigo político do seu governo. Getúlio ¬passa a ser pressionado por lideranças militares e pela oposição para renunciar ao mandato. As investigações mostram que a ordem para o atentado saiu de dentro do Palácio do Catete. O tenente Gregório Fortunado, chefe da guarda pessoal do presidente e seu homem de confiança há anos, é acusado. Ao lado da filha, Alzira Vargas, seu braço direito na presidência, e colaboradores fiéis como Tancredo Neves e o general Zenóbio da Costa, Getúlio tenta se manter no poder e provar sua inocência. Diante das ameaças que pedem a deposição imediata do presidente, Getúlio comete um ato extremo.


12:00

Ofício da Palavra - 2ª Temporada - Episódio Nuno Ramos

Documentário201826minBrasilLivre


De Rodolfo Magalhães

O pintor, desenhista, escultor, escritor, cineasta, cenógrafo e compositor Nuno Ramos fala sobre o ofício da palavra, seu método de trabalho e as dificuldades e peculiaridades de transitar entre as linguagens escrita e visual.


12:30

Bike Amor - Episódio Mulher e bicicleta

Documentário201715minBrasilLivreRJ


De Michelle Chevrand

Clarisse Linke, diretora executiva do ITDP Brasil, se especializou em desenvolvimento de projetos sociais em Londres. Após a especialização, resolveu se voluntariar numa ONG em Moçambique cujo elemento principal era a bicicleta. Depois, se juntou à Ben Namíbia, que entrega bicicletas a cuidadores domiciliares de portadores do HIV. Quando pensava em voltar para o Brasil, se candidatou a uma vaga no ITDP e foi escolhida. Clarisse hoje dá palestras sobre mobilidade urbana pelo mundo e inspira pessoas, principalmente mulheres, a pensarem a cidade e a mobilidade urbana.


12:50

Escola do Amanhã - Episódio A Escola do Amanhã - Parte 1

Documentário201852minFrançaLivre


De Frederic Castaignede

A neurociência e as novas tecnologias estão revolucionando a educação. Reunindo cientistas e inovadores, professores, crianças e pais em todo o mundo, esta minissérie responde a uma pergunta urgente: como a ciência pode nos ajudar a moldar a escola de amanhã?


14:00

Incertezas Críticas - 1ª Temporada - Episódio Tariq Ali

Documentário201526minBrasilLivre


De Daniel Augusto

Um dos ativistas e escritores paquistaneses mais conhecidos atualmente, Tariq Ali vive em Londres e já escreveu romances históricos e diversos livros de crítica ao mundo contemporâneo. Neste programa, ele fala sobre a crise financeira e a nova ordem mundial.


14:30

Alegorias do Brasil - Episódio Jeitinho

Documentário201826minBrasilLivre


De Murilo Salles

O Brasil não é o único país onde as pessoas dão seu jeitinho, mas provavelmente é o único que se reconhece e se identifica por esse procedimento. O jeitinho é um elemento ambivalente da cultura: de um lado, é desprezo às regras e às leis; mas, de outro lado, é a alternativa criativa para superar o desamparo institucional. No Brasil, o jeitinho parece ser ao mesmo tempo nossa danação e nossa salvação.


15:05

O Guia Pervertido da Ideologia - Episódio Parte 2

Documentário201245minIrlandaLivre


De Sophie Fiennes

Os realizadores de O Guia Pervertido do Cinema retornam com essa busca por significados escondidos no cinema. O filósofo Slavoj Zizek usa sua interpretação das imagens em movimento para apresentar uma jornada cinematográfica ao coração da ideologia: os sonhos que formam nossas convicções e costumes coletivos.


16:00

Fronteiras do Pensamento (2019) - Episódio José Agualusa

Documentário201926minBrasil12 anosSP


De André Brandão, Ricardo Carioba

Autor de romances, contos, novelas e peças de teatro, José Eduardo Agualusa é considerado um dos mais importantes escritores em língua portuguesa da atualidade. Nascido em Angola, ele estudou agronomia e silvicultura, mas logo migrou para o jornalismo, carreira marcada por sua contribuição em diversos jornais. Hoje, com dezenas de prêmios acumulados e livros publicados, Agualusa tem suas obras traduzidas para mais de 25 idiomas. Em Fronteiras do Pensamento, o escritor reflete sobre a capacidade da literatura questionar e transformar a realidade. Afinal, para ele a ficção é um exercício permanente de empatia, de se colocar no lugar de outro, de forma que os livros atuam como pontes num mundo marcado pela construção de muros.


16:30

Bruta Aventura em Versos

Documentário201174minBrasilLivreRJ


De Letí­cia Simões

Ícone da poesia marginal dos anos 1970 no Rio, Ana Cristina Cesar se matou em 1983, aos 31 anos, deixando inúmeros leitores e adeptos. Ela criou versos, traduziu poemas e contos, pesquisou sobre cinema e literatura, escreveu artigos, deu aulas, redigiu cartas. Seu estilo direto porém delicado, visceral e comunicativo influenciou a literatura e a poesia de diversos artistas. A partir da apropriação de sua obra por outros artistas, o documentário procura captar a beleza e a originalidade de sua escrita, seja através da dança de Marcia Rubin, do espetáculo de Paulo José e Ana Kutner ou da poesia de Alice Sant´Anna. Todos, de maneiras diversas e particulares, conviveram com as vírgulas, as pausas, a voz e os olhos da poeta.


18:00

Filmes que Marcaram Época - Episódio O Último Tango em Paris

Documentário201352minFrança10 anos


De Serge July, Bruno Nuytten

Bernardo Bertolucci, depois de ´O Conformista´, filmou em Paris, em 1972, um homem e uma mulher sozinhos em um apartamento vazio, uma fábula da libertação sexual e a queda de um homem que não deixa de ter semelhanças com Marlon Brando. Ninguém escapa ileso dos excessos da filmagem : nem o diretor, nem o ator principal americano, nem Maria Schneider, que sofreria com o sucesso internacional e os escândalos que o acompanhariam. Retrato da era dos anos incandescentes anos de libertação de todas as sexualidades, ao ritmo da Guerra do Vietnã, do terrorismo palestino e do declínio das políticas esquerdisdas na França.


19:00

Imagens do Estado Novo 1937-45 - Versão seriada - Episódio Imagens do Estado Novo 1937-45 - Episódio 5

Documentário201552minBrasilLivre


De Eduardo Escorel

Em 1945 a luta por eleições diretas ganha força e Vargas influencia o processo de redemocratização com a criação do PSD e do PTB. A oposição liberal se une na UDN. As massas urbanas são mobilizadas no “movimento queremista”. A nomeação do irmão de Vargas como chefe de polícia é estopim para o golpe e Getúlio renuncia, voltando ao poder pelo voto em 1950. O atentado a Carlos Lacerda, em 1954, resulta no seu suicídio. Deposto Vargas, o poder das Forças Armadas consolida-se e chega ao auge com o golpe de 1964.


20:00

O Pessoal é Político

Documentário201753minBrasilLivreRJ


De Vanessa de Araújo Souza

Elas nasceram para cuidar do lar e dos filhos. Tornaram-se mulheres guerreiras e politizadas, capazes de se apoderar de todas as armas na luta pelo retorno à democracia e contra as estruturas sexistas de poder. O documentário “O pessoal é político” retrata a Segunda Onda Feminista no Brasil, com destaque para os anos de 1975 a 1985, período instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) como a Década Internacional da Mulher. Na obra, são evocados fatos e acontecimentos, como: a participação das mulheres nas organizações políticas de esquerda e na luta armada contra o regime militar; a participação brasileira na Primeira Conferência Mundial sobre as Mulheres, na Cidade do México, e os eventos nacionais que a sucederam; a fundação do Centro da Mulher Brasileira, nossa primeira ONG feminista; a publicação dos primeiros periódicos feministas em contraponto ao machismo do jornal Pasquim; a militância de mães e esposas no Movimento Feminino pela Anistia; as contradições ideológicas entre o catolicismo e o feminismo, que provocaram o atraso na entrada de assuntos como violência doméstica e controle da sexualidade e reprodução na pauta feminista; e, por fim, o legado que essas mulheres corajosas e precursoras deixaram para os dias atuais, como a Lei do Divórcio, o novo Código Civil e a reforma da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).


21:00

Livro de Cabeceira - 2ª Temporada - Episódio Fabrício Corsaletti indica o livro “Estrela da vida inteira”, de Fernando Pessoa

Documentário20174minBrasilLivre


De Eduardo Barros

O poeta e cronista paulista Fabrício Corsaletti relembra neste episódio o primeiro contato que teve com a obra de Fernando Pessoa, ainda na adolescência, e como os versos do poeta pernambucano se tornaram centrais em sua vida e em sua própria obra poética.


21:10

Excelentíssimos

Documentário2018152minBrasil14 anosRJ


De Douglas Duarte

Chegamos em Brasília em março de 2016 para filmar um documentário sobre nosso Congresso Nacional, para observar como é feita a política no Brasil. Mas então Lula foi levado por duzentos homens armados para depor. Preocupada se seu padrinho estava sendo colocado de fora das próximas eleições, Dilma Rousseff escolheu nomeá-lo como ministro da Casa Civil. Em poucas horas mais de 30 mil pessoas estavam na entrada do Palácio do Planalto gritando por sua renúncia. Dentro de um dia, foram postos procedimentos para um impeachment, em pé de guerra. E nós estávamos lá, com as credenciais certas, câmera e microfone. Então, viramos a engrenagem para retratar a história em tempo real. Legisladores corruptos se tornaram delatores. Uma presidente defendendo seu mandato com um pedaço de papel. Falcões traçando sua subida ao poder enquanto multidões cantavam.Excelentíssimos é um retrato franco da democracia brasileira em um de seus momentos mais feios, contada por uma equipe que a presenciou dia a dia.