Domingo, 9 de Fevereiro de 2020


00:00

No Estúdio de Mondrian

Documentário201052minFrançaLivre


De François Lévy-Kuentz

Este documentário reconstitui o processo intelectual e humano que levou Mondrian à abstração geométrica, estilo muito característico que fez dele uma das figuras mais importantes da arte vanguardista internacional.


01:00

Ofusca

Ficção200212minBrasilLivreSP


De Flávio Frederico Com Fernando Alves Pinto, Petrônio Gontijo, Júlia Feldens

Quatro pontos de vista, um triângulo amoroso e um carro.


01:15

Quando Parei de me Preocupar com Canalhas

Ficção201415minBrasil12 anosGO


De Tiago Vieira Com Nilton Bicudo, Matheus Nachtergaele, Paulo Miklos, Otto Ferreira, Sergio Pardal

João Carlos se acha politizado, mas começa se dar conta de que vem se tornando tão chato quanto os taxistas da cidade. Enquanto é perseguido por esse fantasma e vive uma crise de relacionamento, tem um surto de lucidez.


01:35

A Dama do Estácio

Ficção201222minBrasilLivreRJ


De Eduardo Ades Com Fernanda Montenegro, Joel Barcellos, Nelson Xavier, Rafael Souza Ribeiro

Zulmira é uma velha prostituta que um dia acorda obcecada com a ideia de que vai morrer, e precisa adquirir um caixão.


02:00

Filmes que Marcaram Época - Episódio Wall Street

Documentário201852minFrançaLivre


De Remi Lainé

Lançado em 1987, "Wall Street" é o quinto longa-metragem de Oliver Stone. Este é o primeiro filme de ficção a retratar de maneira tão documental o mundo americano das altas finanças durante a presidência de Ronald Reagan. Oliver Stone conta a ascensão e queda de Bud Fox, um dos "garotos de ouro" que prosperaram em Wall Street e em outros lugares durante esse período. Ambicioso, cínico, disposto a fazer qualquer coisa para ganhar mais dinheiro, Bud Fox consegue um emprego com Gordon Gekko, um dos especuladores mais implacáveis ??de Wall Street. Mas o mecanismo em que ele caiu será fatal.

Próximas Exibições:
Qua, 20 mai às 20:00h


03:00

Imagens do Estado Novo 1937-45 - Versão seriada - Episódio Imagens do Estado Novo 1937-45 - Episódio 3

Documentário201552minBrasilLivre


De Eduardo Escorel

Às vésperas da II Guerra Mundial, Getúlio decreta a neutralidade do país, mas não esconde a simpatia pelo nazismo. Os EUA oferecem crédito e cooperação militar em troca de uma base aérea no Nordeste. Amplia-se a propaganda política, o controle da imprensa e a perseguição a imigrantes, especialmente judeus. Com o ataque japonês a Pearl Harbor, o país rompe com o Eixo, e nazistas atacam um navio brasileiro.

Próximas Exibições:
Sex, 29 mai às 20:30h


04:00

A Linguagem do Cinema - 2ª Temporada - Episódio Vida de Cinema - Carlos Diegues

Documentário201653minBrasilLivreRJ


De Geraldo Sarno

É considerado um dos fundadores do Cinema Novo. A maioria dos filmes de Diegues foi selecionada por grandes festivais internacionais, como Cannes, Veneza, Berlim, Nova York e Toronto, e exibida comercialmente na Europa, Estados Unidos e América Latina. Seus longas já arremataram diversos prêmios nacionais e internacionais, e em 1981, ele integrou o júri no Festival de Cannes. Um dos destaques da sua obra é a abordagem da questão negra, o que aparece em longas como Ganga Zumba (1964) , Quilombo (1984) e Orfeu (1999). O cineasta também se preocupa com as transformações da sociedade brasileira, que ele investiga em filmes como Os Herdeiros (1970), Bye Bye Brasil (1979) e no novo longa O Grande Circo Místico.


05:00

Onde a beleza está - Episódio Loucura Suburbana

Documentário201926minBrasil12 anosRJ


De Susane Worcman, Aí­da Marques

No Instituto Municipal Nise da Silveira, samba-enredo, fantasias e alegorias substituem o isolamento e a violência que antes faziam parte do cotidiano dos doentes mentais. É véspera do desfile do bloco Loucura Suburbana, produzido por pacientes da ala psiquiátrica do Instituto, que dividem entre si os afazeres e os tradicionais papéis do carnaval carioca. Há 16 anos Elisama é porta-bandeira do bloco. Assim como ela, a passista Elizângela chegou ao Instituto com surtos de agressividade, incapaz de se comunicar com os demais, e hoje foi transformada pelo carnaval. Entre pacientes, familiares e voluntários que trabalham ali diariamente, Dra. Ariadne compartilha histórias reais de pessoas que encontraram no carnaval uma forma de terapia e também de uma comunidade que aprendeu a lidar com a doença mental por outro prisma. Quando o bloco sai às ruas, evadindo as paredes do instituto, uma grande comunidade se forma. Todos pulam, dançam, brincam com o Loucura Suburbana, implodindo as barreiras entre a “loucura” e a “sanidade”, numa grande festa popular.

Próximas Exibições:
Ter, 19 mai às 18:00h


05:40

Expresso - Episódio Zé Celso

Documentário201726minBrasilLivreSP


De Hilton Lacerda, Joaquim Castro Com Zé Celso, Renato Borghi, Roderick Himeros, Marcelo Drummond, Carila Matzenbacher

Sinônimo de inovação e amor à arte, templo da liberdade, o Teatro Oficina é a menina dos olhos de Zé Celso Martinez Corrêa, diretor artístico do lugar. Dentro e fora de cena, acompanhamos o dramaturgo, que fala sobre a “mentalidade zumbi” dominante no mundo e defende esse espaço de contestação e resistência à valorização do dinheiro e à especulação imobiliária.


06:20

Entrenós - 2ª Temporada - Episódio Onisajé

Documentário201826minBrasilLivre


De Pablo Polo

Encenadora que vive e se inspira no Candomblé para desenvolver suas pesquisas e seu trabalho teatral. Neste episódio de "Entrenós", a equipe acompanha a artista por uma semana e relata seu cotidiano de deslocamento entre Salvador e Alagoinhas, sua cidade natal no interior da Bahia.


07:00

Bike Amor - Episódio Família

Documentário201715minBrasilLivreRJ


De Michelle Chevrand

Goura Nataraj, cicloativista, foi multado por crime ambiental após pintar uma ciclofaixa em Curitiba, em setembro de 2007. A ciclofaixa foi uma das ações de intervenção urbana realizadas pelo coletivo Interlux, da qual fazia parte. Após o episódio, Goura se tornou cada vez mais engajado no ativismo da bicicleta na cidade. Hoje ele trabalha na prefeitura, realizando ações de acalmamento de tráfego, infraestrutura e campanhas educativas. Goura também já plantou várias árvores na cidade e chegou a criar um bosque que tem o nome da sua filha: o Bosque de Sofia.


07:20

Declínio dos Otomanos - Episódio Oriente Médio Partido

Documentário201652minFrançaLivre


De Mathilde Damoisel

Depois de perder os Balcãs, o Império retirou-se para Anatólia - Ásia Menor - e para as províncias árabes da Síria, Palestina, Mesopotâmia e Hedjaz. Essa retirada no núcleo anatólio e muçulmano do Império, como o historiador Hamit Bozarlan descreve, é uma característica essencial do tempo. O extermínio da população armênia, cristã, da Anatólia, o primeiro genocídio do século XX, teve lugar neste contexto específico.


08:25

Paletas - Episódio Van Gogh

Documentário200330minFrançaLivre


De Alain Jaubert

Nesse episódio, a obra de Vincent van Gogh.


09:00

O Milagre de Santa Luzia – Cultura Popular - Temporada 1 - Episódio Família Jeneci

Documentário201125minBrasilLivreSP


De Sergio Roizenblit

Seu Manoel Jeneci gosta de fazer, inventar e mexer em tudo por conta própria. Entre as “engenhocas” que a equipe do Milagre de Santa Luzia pôde ver visitando sua casa, destacam-se as caixas de som de fita que ele mesmo fabricou, um excelente projetor de cinema (sua grande paixão), que ele montou para poder ver filmes em altíssima qualidade sem ter que sair de casa, e seu carro, pintado e todo mexido por ele mesmo. Mas sua maior invenção, que garante seu ganha pão há décadas, é um sistema próprio de amplificação de sanfonas, considerado por muitos o melhor do Brasil. Os maiores instrumentistas do país, como Dominguinhos, o falecido Sivuca, Toninho Ferragutti, entre muitos outros, frequentam há anos sua casa em Guaianazes, zona leste de São Paulo, em busca de seus serviços. Foi nesse contexto que cresceu seu filho, Marcelo Jeneci, que desde pequeno conviveu com os músicos e suas sanfonas, sempre mostrando interesse e talento com o instrumento. Não demorou para que aparecesse uma chance para Marcelo mostrar-se para o Brasil e para o mundo. Aos 17 anos, saiu em turnê com Chico César, e a partir daí sua carreira deslanchou. Já tocou com nomes importantíssimos da música brasileira, e recentemente lançou um disco de canções próprias muito aclamado por público e crítica. No bate-papo com Dominguinhos e seu pai, em gravação para a série O Milagre de Santa Luzia, Marcelo fez questão de deixar claro serem eles seus grandes mestres, e que está seguindo um caminho começado por Seu Manoel, que sempre gostou de música mas não pôde ser músico, e inspirado pela simplicidade e genialidade de Dominguinhos.


09:30

Nome de Batismo - Alice

Documentário201725minBrasilLivrePE


De Tila Chitunda Com Tila Chitunda, Amélia Sicato Chitunda, André Sachali, Angelina Jamba Sicato, Anselmo (Vlá) Sicato

Em 1975, Angola declarou-se independente e uma longa Guerra Civil começou. Quarenta anos depois, Alice, única filha brasileira de uma família angolana no Brasil, decide ir a Angola, atrás das histórias que motivaram seus pais a lhe dar esse nome.


10:05

Instantes Cruzados - Episódio Helenbar - A fotografia e a realidade

Documentário201826minBrasilLivreRJ


De Sérgio Bloch Com Milton Guran

No final do século XIX, surgiu a fotomontagem, um método artístico que abriu caminho para uma nova forma de pensar juntando imagens, ideias, misturando contrastes e criando significados. Valério Vieira foi um dos primeiros a trabalhar com esta técnica no Brasil. Helena de Barros é a convidada que debaterá com Milton Guran sobre a evolução no processo de manipulação de imagens.


10:40

Alegorias do Brasil - Episódio Alegria é a Prova dos Nove

Documentário201826minBrasilLivre


De Murilo Salles

Livre das amarras coercitivas das leis rígidas da moral europeia, o povo do Brasil costuma se pensar mais aberto à alegria. Liga-se a ela o prazer experimentado no corpo que samba e outros elementos culturais que favoreceriam uma existência solar nos trópicos. Ouça-se, porém, as suas letras, e repare-se quanta tristeza. Entre a alegria pulsional e a melancolia, o Brasil oscila afetivamente na sua formação.


11:15

Pra Onde Corre o Rio - Episódio Rios do Rio de Janeiro - A água que chega nas nossas torneiras

Documentário201632minBrasilLivreRJ


De Paula Fiuza

Os rios do Rio de Janeiro, nossas fontes de água potável, na verdade não têm mais água potável. Nossa cultura de descaso com os rios e o saneamento básico por séculos a fio transformou as fontes de abastecimento da cidade. É necessária uma alquimia complexa para tratar a água poluída dos rios e transformá-la em própria para consumo. A Cedae afirma que a água que chega às nossas torneiras é excelente. Já a pesquisadora da UFRJ que treinou os técnicos da Cedae para analisar a qualidade das águas diz que não convém arriscar beber o que vem do Guandú - estação que abastece 85% da região metropolitana do Rio de Janeiro.


11:50

Livro de Cabeceira - 2ª Temporada - Episódio Márcia Tiburi indica o livro “Crítica da razão negra”, de Achille Mbembe

Documentário20175minBrasilLivre


De Eduardo Barros

A escritora, filósofa e professor Márcia Tiburi apresenta neste episódio um livro pouco conhecido no Brasil, o “Crítica da razão negra”, do autor nigeriano Achille Mbembe.

Próximas Exibições:
Sex, 1 mai às 22:50h


12:00

Ensaios Contemporâneos - Episódio Festival Panorama

Documentário201852minBrasil16 anos


De Eduardo Hunter Moura

O episódio remonta parte da história do festival de dança contemporânea mais importante do país hoje, o Festival Panorama. Desde o seu nascimento, graças à mobilização de um pequeno grupo de artistas do Rio de Janeiro, até as mais recentes edições, quando ganhou proporções internacionais, já são mais de duas décadas de existência, com inúmeras apresentações marcantes, diversos trabalhos nacionais e estrangeiros lançados. O Festival Panorama tem papel fundamental na construção da cena e da memória da dança não só no Rio de Janeiro, mas no Brasil. Por isso, narrar a história do festival é também uma forma de contar a história da dança contemporânea no país.


13:00

Música pelos poros

Documentário201752minBrasilLivreSP


De Marcelo Machado

Um incrível elenco de músicos com trânsito na música brasileira, no jazz e na música instrumental se encontra para uma residência musical em uma fazenda. Vindos de diferentes regiões do Brasil e do mundo, eles se encontraram, em julho, no Festival Artes Serrinha 2015. Juntos, passaram uma semana num clima de informalidade e muita improvisação, com o compromisso de apenas fazer música. Para que essa experiência não se perdesse, o cineasta Marcelo Machado (“Tropicália”) fez o registro de todo o processo, propondo ao grupo uma reflexão: de onde vem e para onde vai a música? Uma oportunidade única de ouvir música original, no momento da inspiração, transpirando pelos poros.


14:00

Musicalmente na América Latina - Episódio Mercedes Sosa

Documentário197855minBélgicaLivre


De Sandro Pedrazzetti

Entrevista e performance de 1980 da lenda da música argentina Mercedes Sosa.


15:05

Palavras Permanecem - Episódio Vida Lazer

Documentário201826minBrasilLivre


De Renata Druck

Gabriel Mascaro e Marcelo Gomes abordam o ofício da direção cinematográfica em seus diferentes gêneros e formatos, abrindo também um baú de memórias afetivas que os une em suas trajetórias: assistem a trechos de seus filmes, comentando-os e discutindo seus desafios criativos, esgotamento e renovação.

Próximas Exibições:
Qui, 28 mai às 20:00h


15:45

Grandes Mitos Gregos - Episódio Zeus - A Conquista do Poder

Documentário201526minFrançaLivre


De François Busnel

Sua história é a de uma incrível conquista de poder, que data de tempos imemoriais, do surgimento do mundo. Nascida do Caos, Gaia - a mãe terra - juntou-se com Urano, o céu. Essa união gerou muitos filhos, como os titãs e os ciclopes. O mais jovem dos titãs, Cronos, voltou-se contra o pai, que tinha sufocado a mãe e os filhos deles. Após derrotar o pai, resolveu engolir os próprios filhos para evitar que um deles viesse a lhe roubar o poder. Mas o filho mais jovem sobreviveu e travou uma guerra contra Cronos, os titãs e muitas outras criaturas. Este deus era ninguém menos do que Zeus.

Próximas Exibições:
Ter, 14 abr às 19:30h


16:15

Grandes Mitos Gregos - Episódio Prometeu - A Revolta do Olimpo

Documentário201526minFrançaLivre


De François Busnel

Prometeu e seu irmão Epimeteu eram filhos do titã Jápeto. Jápeto lutou contra Zeus na Titanomaquia. Prometeu - que significa premeditação - foi o co-criador, ao lado de Epimeteu, da raça humana.

Próximas Exibições:
Ter, 19 mai às 19:30h


16:45

Grandes Mitos Gregos - Episódio Édipo - Decifrador de Enigmas

Documentário201526minFrançaLivre


De François Busnel

Quando Édipo atingiu a idade adulta, conheceu um homem em uma carruagem, que o ameaçou. Édipo o matou. Ele foi, então, para Tebas, e se preparou para enfrentar a Esfinge, já que ouvira que quem conseguisse derrotar o terrível animal que ameaçava a cidade poderia se casar com a rainha Jocasta, viúva, e tornar-se rei de Tebas.


17:15

Grandes Mitos: A Ilíada - Episódio A Maçã da Discórdia

Documentário201926minFrançaLivre


De Sylvain Bergere

Uma maçã de ouro destinada "ao mais justo" é enviada para um banquete no Olimpo por Éris, a deusa grega da discórdia. Incapaz de decidir entre as deusas Afrodite, Hera e Atena, Zeus decide deixar um mortal escolher: e esse homem é Páris, o jovem filho do Rei Príamo de Troia.


17:45

Revista Curta! - Episódio 09-02-20

Jornalismo202015minBrasilLivre


De Eduardo Fradkin Com Inês Bogéa, Marcelo Müller, Mariano Marovatto, Paulo Pedrassoli

Nesta edição da Revista Curta!: o crítico de cinema Marcelo Müller cita os desafios envolvidos numa resenha cinematográfica; a bailarina Inês Bogéa, diretora da São Paulo Cia. de Dança, conta em primeira mão como será a estreia do balé Aparições, que mistura imagens de Portinari e música de Guerra-Peixe; o poeta Mariano Marovatto fala sobre seu livro Estirâncio e sobre seu conceito de poesia; o violonista Paulo Pedrassoli explica o que faz do concerto para violão e orquestra de Villa-Lobos uma das maiores obras desse gênero.


18:00

Fronteiras do Pensamento (2017) - Episódio Caixa Preta

Documentário201852minBrasilLivreRS


De Frederico Pinto, Tatiana Nequete

Qual mensagem você deixaria em uma caixa-preta para as futuras gerações? Amós Oz, Carlo Rovelli, Eduardo Giannetti, Gilles Lipovetsky, Jan Gehl, Leonardo Padura, Deidre McCloskey, Niall Ferguson, Susan Pinker e Thomas Piketty (participantes do ciclo de palestras Fronteiras do Pensamento) são convidados a entrar na caixa-preta de um estúdio e deixar suas reflexões sobre a sociedade contemporânea.


19:00

Livro de Cabeceira - 2ª Temporada - Episódio Márcia Tiburi indica o livro “Crítica da razão negra”, de Achille Mbembe

Documentário20175minBrasilLivre


De Eduardo Barros

A escritora, filósofa e professor Márcia Tiburi apresenta neste episódio um livro pouco conhecido no Brasil, o “Crítica da razão negra”, do autor nigeriano Achille Mbembe.

Próximas Exibições:
Sex, 1 mai às 22:50h


19:10

Cacaso na corda bamba

Documentário201688minBrasilLivreRJ


De José Joaquim Salles, Ph Souza

Filho de uma família rural e destinado a trabalhar com criação de gado, Antonio Carlos de Brito encontrou na poesia um sentido para a vida transformando-se em Cacaso. O artista multifacetado, que incendiou a juventude carioca em aulas e discussões sobre a arte, mudou a poesia brasileira, sendo um dos precursores do movimento marginal. Irônico e perspicaz, Cacaso foi responsável por reunir um grande número de artistas e intelectuais em projetos e parcerias, deixando um indiscutível legado literário e musical.

Próximas Exibições:
Qui, 21 mai às 22:25h


20:50

Simonal - Ninguém sabe o duro que dei

Documentário200884minBrasilLivreRJ


De Cláudio Manoel; Mical Langer; Calvito Leal

“Simonal – Ninguém sabe o duro que dei” traça a trajetória impressionante do ex-cabo de exército, que reinou soberano e acabou condenado ao ostracismo por um delito do qual jurava ser inocente. Por meio de depoimentos de amigos, inimigos e, principalmente, de imagens das exuberantes performances do grande artista, o filme mostra respostas que nunca apareceram. Simonal era informante da ditadura? Era favorável aos militantes? Ou seu maior crime foi ser negro, milionário e símbolo sexual num país e numa época racistas?

Próximas Exibições:
Seg, 4 mai às 22:00h


22:20

A Última Abolição

Documentário201781minBrasilLivreRJ


De Alice Gomez Com Giovana Xavier, Luciene Lacerda, Alexandre do Nascimento, Álvaro Nascimento, Amilcar Pereira

O Brasil tem o vergonhoso título de “último país ocidental a abolir a escravidão”, fato que se deu apenas em 1888. O documentário A Última Abolição aborda a escravidão no Brasil com especial enfoque no período da abolição, destacando os movimentos abolicionistas, a resistência escrava, o papel das mulheres negras na resistência, as discussões da elite do país no período, culminando com a assinatura da Lei Áurea e suas consequências para a população negra do Brasil pós-abolição aos dias de hoje.