Sábado, 8 de Fevereiro de 2020


00:00

Minha Vida na Alemanha de Hitler - Episódio Minha Vida na Alemanha de Hitler - Episódio 1

Documentário201852minFrança16 anos


De Jérôme Frieur

Nas eleições legislativas de 1928, na Alemanha, os nazistas não conseguiram amealhar mais do que 2,8% dos votos. Então, como Adolf Hitler conseguiu chegar ao poder em 30 de janeiro de 1933? Depois do crash do mercado de 1929, a crise econômica chegou à Alemanha e os confrontos entre os membros do Partido Comunista e os nazistas do Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães aumentaram. Este episódio enfoca o incêndio do Reichstag (o prédio do Parlamento), as prisões de opositores políticos, a suspensão das liberdades civis fundamentais e a abertura dos primeiros campos de concentração.


01:00

Panair do Brasil

Documentário200871minBrasilLivreRJ


De Marco Altberg

A história da Panair do Brasil, a empresa pioneira na aviação comercial brasileira, contada através dos antigos funcionários da empresa e de seus descendentes, explorando a influência exercida pela Panair na aviação comercial nacional. Tendo seu auge durante o governo Juscelino Kubitschek, a empresa passou a ser perseguida durante a ditadura militar até ter suas suas linhas aéreas cassadas, em 1965.


02:20

A Última Abolição

Documentário201781minBrasilLivreRJ


De Alice Gomez Com Giovana Xavier, Luciene Lacerda, Alexandre do Nascimento, Álvaro Nascimento, Amilcar Pereira

O Brasil tem o vergonhoso título de “último país ocidental a abolir a escravidão”, fato que se deu apenas em 1888. O documentário A Última Abolição aborda a escravidão no Brasil com especial enfoque no período da abolição, destacando os movimentos abolicionistas, a resistência escrava, o papel das mulheres negras na resistência, as discussões da elite do país no período, culminando com a assinatura da Lei Áurea e suas consequências para a população negra do Brasil pós-abolição aos dias de hoje.


04:00

Bike Amor - Episódio Família

Documentário201715minBrasilLivreRJ


De Michelle Chevrand

Goura Nataraj, cicloativista, foi multado por crime ambiental após pintar uma ciclofaixa em Curitiba, em setembro de 2007. A ciclofaixa foi uma das ações de intervenção urbana realizadas pelo coletivo Interlux, da qual fazia parte. Após o episódio, Goura se tornou cada vez mais engajado no ativismo da bicicleta na cidade. Hoje ele trabalha na prefeitura, realizando ações de acalmamento de tráfego, infraestrutura e campanhas educativas. Goura também já plantou várias árvores na cidade e chegou a criar um bosque que tem o nome da sua filha: o Bosque de Sofia.


04:20

Declínio dos Otomanos - Episódio Oriente Médio Partido

Documentário201652minFrançaLivre


De Mathilde Damoisel

Depois de perder os Balcãs, o Império retirou-se para Anatólia - Ásia Menor - e para as províncias árabes da Síria, Palestina, Mesopotâmia e Hedjaz. Essa retirada no núcleo anatólio e muçulmano do Império, como o historiador Hamit Bozarlan descreve, é uma característica essencial do tempo. O extermínio da população armênia, cristã, da Anatólia, o primeiro genocídio do século XX, teve lugar neste contexto específico.


05:25

Imortais da Academia - Episódio Cadeira 3: Um anarquista inofensivo

Documentário201726minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca Com Carlos Heitor Cony

O terceiro episódio de Imortais da Academia reúne curiosidades e características marcantes daqueles que emprestaram seus nomes à cadeira 3 da Academia Brasileira de Letras. Há o humor ranzinza e inteligente do cronista que se diz


06:00

A Linguagem do Cinema - 2ª Temporada - Episódio Vida de Cinema - Carlos Diegues

Documentário201653minBrasilLivreRJ


De Geraldo Sarno

É considerado um dos fundadores do Cinema Novo. A maioria dos filmes de Diegues foi selecionada por grandes festivais internacionais, como Cannes, Veneza, Berlim, Nova York e Toronto, e exibida comercialmente na Europa, Estados Unidos e América Latina. Seus longas já arremataram diversos prêmios nacionais e internacionais, e em 1981, ele integrou o júri no Festival de Cannes. Um dos destaques da sua obra é a abordagem da questão negra, o que aparece em longas como Ganga Zumba (1964) , Quilombo (1984) e Orfeu (1999). O cineasta também se preocupa com as transformações da sociedade brasileira, que ele investiga em filmes como Os Herdeiros (1970), Bye Bye Brasil (1979) e no novo longa O Grande Circo Místico.

Próximas Exibições:
Qua, 16 set às 19:00h


07:00

Juntos - Episódio Sintropia na Floresta

Documentário201926minBrasilLivreSC


De Leticia Marques

Algumas técnicas e ferramentas possíveis da agricultura sintrópica e a agrofloresta a partir de um mergulho no Sítio Epicentro Dalva.


07:35

Expresso - Episódio João Câmara

Documentário201726minBrasilLivreSP


De Hilton Lacerda, Roberto Viana

O olhar, a reflexão e as representações do pintor paraibano João Câmara sobre as cidades de Recife e Olinda, onde vive e trabalha. Em alguns momentos, observa do alto, captando uma visão sentimental e afetiva, rememorando o cheiro das frutas que lhe causava  alumbramento no passado. Em outros, caminha pelas ruas, apontando características, temores e contradições. Porque, para ele, a relação com uma cidade não é apenas amorosa, mas complexamente amorosa.


08:10

Aquarela Musical - Episódio Dona Onete

Documentário201926minBrasilLivrePI


De Márcio Bigly

Luedji Luna (BA), Bia e os Becks (PI) e banda Validuaté (PI) fazem releituras das músicas de Dona Onete, grande revelação da música paraense, considerada a “diva do carimbó chamegado”.


08:45

Fronteiras do Pensamento (2017) - Episódio Caixa Preta

Documentário201852minBrasilLivreRS


De Frederico Pinto, Tatiana Nequete

Qual mensagem você deixaria em uma caixa-preta para as futuras gerações? Amós Oz, Carlo Rovelli, Eduardo Giannetti, Gilles Lipovetsky, Jan Gehl, Leonardo Padura, Deidre McCloskey, Niall Ferguson, Susan Pinker e Thomas Piketty (participantes do ciclo de palestras Fronteiras do Pensamento) são convidados a entrar na caixa-preta de um estúdio e deixar suas reflexões sobre a sociedade contemporânea.

Próximas Exibições:
Qui, 6 ago às 20:30h


09:45

Simonal - Ninguém sabe o duro que dei

Documentário200884minBrasilLivreRJ


De Cláudio Manoel; Mical Langer; Calvito Leal

“Simonal – Ninguém sabe o duro que dei” traça a trajetória impressionante do ex-cabo de exército, que reinou soberano e acabou condenado ao ostracismo por um delito do qual jurava ser inocente. Por meio de depoimentos de amigos, inimigos e, principalmente, de imagens das exuberantes performances do grande artista, o filme mostra respostas que nunca apareceram. Simonal era informante da ditadura? Era favorável aos militantes? Ou seu maior crime foi ser negro, milionário e símbolo sexual num país e numa época racistas?


11:25

Ofusca

Ficção200212minBrasilLivreSP


De Flávio Frederico Com Fernando Alves Pinto, Petrônio Gontijo, Júlia Feldens

Quatro pontos de vista, um triângulo amoroso e um carro.


11:39

Quando Parei de me Preocupar com Canalhas

Ficção201415minBrasil12 anosGO


De Tiago Vieira Com Nilton Bicudo, Matheus Nachtergaele, Paulo Miklos, Otto Ferreira, Sergio Pardal

João Carlos se acha politizado, mas começa se dar conta de que vem se tornando tão chato quanto os taxistas da cidade. Enquanto é perseguido por esse fantasma e vive uma crise de relacionamento, tem um surto de lucidez.

Próximas Exibições:
Qua, 5 ago às 23:10h


11:54

A Dama do Estácio

Ficção201222minBrasilLivreRJ


De Eduardo Ades Com Fernanda Montenegro, Joel Barcellos, Nelson Xavier, Rafael Souza Ribeiro

Zulmira é uma velha prostituta que um dia acorda obcecada com a ideia de que vai morrer, e precisa adquirir um caixão.


12:15

Especial 23ª Mostra de Cinema de Tiradentes

Jornalismo202011minLivre


Peça de jornalismo cultural produzida pelo Canal Curta!


12:30

Cacaso na corda bamba

Documentário201688minBrasilLivreRJ


De José Joaquim Salles, Ph Souza

Filho de uma família rural e destinado a trabalhar com criação de gado, Antonio Carlos de Brito encontrou na poesia um sentido para a vida transformando-se em Cacaso. O artista multifacetado, que incendiou a juventude carioca em aulas e discussões sobre a arte, mudou a poesia brasileira, sendo um dos precursores do movimento marginal. Irônico e perspicaz, Cacaso foi responsável por reunir um grande número de artistas e intelectuais em projetos e parcerias, deixando um indiscutível legado literário e musical.


14:10

Livro de Cabeceira - 2ª Temporada - Episódio Márcia Tiburi indica o livro “Crítica da razão negra”, de Achille Mbembe

Documentário20175minBrasilLivre


De Eduardo Barros

A escritora, filósofa e professor Márcia Tiburi apresenta neste episódio um livro pouco conhecido no Brasil, o “Crítica da razão negra”, do autor nigeriano Achille Mbembe.


14:20

A Última Abolição

Documentário201781minBrasilLivreRJ


De Alice Gomez Com Giovana Xavier, Luciene Lacerda, Alexandre do Nascimento, Álvaro Nascimento, Amilcar Pereira

O Brasil tem o vergonhoso título de “último país ocidental a abolir a escravidão”, fato que se deu apenas em 1888. O documentário A Última Abolição aborda a escravidão no Brasil com especial enfoque no período da abolição, destacando os movimentos abolicionistas, a resistência escrava, o papel das mulheres negras na resistência, as discussões da elite do país no período, culminando com a assinatura da Lei Áurea e suas consequências para a população negra do Brasil pós-abolição aos dias de hoje.


16:00

As Aventuras da Arte Moderna - Episódio Paris, Capital do Mundo

Documentário201552minFrançaLivre


De Pauline Gaillard, Amélie Harrault

Ao sair do hospital, Apollinaire descobre como é a vida em Paris durante a guerra. Em Montparnasse, artistas estrangeiros estão morrendo de fome. Soutine, o mais pobre entre os artistas russos, torna-se amigo de Modigliani. Em 1917, Apollinaire encena a sua peça "Les Mamelles de Tirésias" usando o subtítulo "drama surrealista". Nasce assim a palavra “surrealista”, moeda comum nos círculos de arte de todo o mundo. Um ano mais tarde, Apollinaire sucumbe à gripe espanhola e Modigliani morre em 24 de janeiro de 1920. O seu funeral, com a participação de todos os artistas de Montparnasse, dita o fim da era boêmia.

Próximas Exibições:
Ter, 18 ago às 20:00h


17:00

Minha Vida na Alemanha de Hitler - Episódio Minha Vida na Alemanha de Hitler - Episódio 1

Documentário201852minFrança16 anos


De Jérôme Frieur

Nas eleições legislativas de 1928, na Alemanha, os nazistas não conseguiram amealhar mais do que 2,8% dos votos. Então, como Adolf Hitler conseguiu chegar ao poder em 30 de janeiro de 1933? Depois do crash do mercado de 1929, a crise econômica chegou à Alemanha e os confrontos entre os membros do Partido Comunista e os nazistas do Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães aumentaram. Este episódio enfoca o incêndio do Reichstag (o prédio do Parlamento), as prisões de opositores políticos, a suspensão das liberdades civis fundamentais e a abertura dos primeiros campos de concentração.


18:00

O Milagre de Santa Luzia – Cultura Popular - Temporada 1 - Episódio Família Jeneci

Documentário201125minBrasilLivreSP


De Sergio Roizenblit

Seu Manoel Jeneci gosta de fazer, inventar e mexer em tudo por conta própria. Entre as “engenhocas” que a equipe do Milagre de Santa Luzia pôde ver visitando sua casa, destacam-se as caixas de som de fita que ele mesmo fabricou, um excelente projetor de cinema (sua grande paixão), que ele montou para poder ver filmes em altíssima qualidade sem ter que sair de casa, e seu carro, pintado e todo mexido por ele mesmo. Mas sua maior invenção, que garante seu ganha pão há décadas, é um sistema próprio de amplificação de sanfonas, considerado por muitos o melhor do Brasil. Os maiores instrumentistas do país, como Dominguinhos, o falecido Sivuca, Toninho Ferragutti, entre muitos outros, frequentam há anos sua casa em Guaianazes, zona leste de São Paulo, em busca de seus serviços. Foi nesse contexto que cresceu seu filho, Marcelo Jeneci, que desde pequeno conviveu com os músicos e suas sanfonas, sempre mostrando interesse e talento com o instrumento. Não demorou para que aparecesse uma chance para Marcelo mostrar-se para o Brasil e para o mundo. Aos 17 anos, saiu em turnê com Chico César, e a partir daí sua carreira deslanchou. Já tocou com nomes importantíssimos da música brasileira, e recentemente lançou um disco de canções próprias muito aclamado por público e crítica. No bate-papo com Dominguinhos e seu pai, em gravação para a série O Milagre de Santa Luzia, Marcelo fez questão de deixar claro serem eles seus grandes mestres, e que está seguindo um caminho começado por Seu Manoel, que sempre gostou de música mas não pôde ser músico, e inspirado pela simplicidade e genialidade de Dominguinhos.

Próximas Exibições:
Seg, 3 ago às 18:00h


18:35

Pra Onde Corre o Rio - Episódio Rios do Rio de Janeiro - A água que chega nas nossas torneiras

Documentário201632minBrasilLivreRJ


De Paula Fiuza

Os rios do Rio de Janeiro, nossas fontes de água potável, na verdade não têm mais água potável. Nossa cultura de descaso com os rios e o saneamento básico por séculos a fio transformou as fontes de abastecimento da cidade. É necessária uma alquimia complexa para tratar a água poluída dos rios e transformá-la em própria para consumo. A Cedae afirma que a água que chega às nossas torneiras é excelente. Já a pesquisadora da UFRJ que treinou os técnicos da Cedae para analisar a qualidade das águas diz que não convém arriscar beber o que vem do Guandú - estação que abastece 85% da região metropolitana do Rio de Janeiro.


19:10

Instantes Cruzados - Episódio Helenbar - A fotografia e a realidade

Documentário201826minBrasilLivreRJ


De Sérgio Bloch Com Milton Guran

No final do século XIX, surgiu a fotomontagem, um método artístico que abriu caminho para uma nova forma de pensar juntando imagens, ideias, misturando contrastes e criando significados. Valério Vieira foi um dos primeiros a trabalhar com esta técnica no Brasil. Helena de Barros é a convidada que debaterá com Milton Guran sobre a evolução no processo de manipulação de imagens.


19:45

Alegorias do Brasil - Episódio Alegria é a Prova dos Nove

Documentário201826minBrasilLivre


De Murilo Salles

Livre das amarras coercitivas das leis rígidas da moral europeia, o povo do Brasil costuma se pensar mais aberto à alegria. Liga-se a ela o prazer experimentado no corpo que samba e outros elementos culturais que favoreceriam uma existência solar nos trópicos. Ouça-se, porém, as suas letras, e repare-se quanta tristeza. Entre a alegria pulsional e a melancolia, o Brasil oscila afetivamente na sua formação.


20:15

Arquitetos - Episódio Vigliecca

Documentário201526minBrasilLivreSP


De Herbert Henning

Héctor Vigliecca é um arquiteto uruguaio radicado no Brasil, em São Paulo. Desde que chegou, teve um papel muito importante na renovação do nosso panorama arquitetônico. Possui um olhar contextualista na inserção dos edifícios, nas culturas locais em que elas se colocam e apresenta a experiência das cooperativas de habitação popular uruguaias, tão vanguardistas na América do Sul e no mundo.


20:45

Especial 23ª Mostra de Cinema de Tiradentes

Jornalismo202011minLivre


Peça de jornalismo cultural produzida pelo Canal Curta!


21:00

Ensaios Contemporâneos - Episódio Festival Panorama

Documentário201852minBrasil16 anos


De Eduardo Hunter Moura

O episódio remonta parte da história do festival de dança contemporânea mais importante do país hoje, o Festival Panorama. Desde o seu nascimento, graças à mobilização de um pequeno grupo de artistas do Rio de Janeiro, até as mais recentes edições, quando ganhou proporções internacionais, já são mais de duas décadas de existência, com inúmeras apresentações marcantes, diversos trabalhos nacionais e estrangeiros lançados. O Festival Panorama tem papel fundamental na construção da cena e da memória da dança não só no Rio de Janeiro, mas no Brasil. Por isso, narrar a história do festival é também uma forma de contar a história da dança contemporânea no país.

Próximas Exibições:
Ter, 28 jul às 20:00h


22:00

Música pelos poros

Documentário201752minBrasilLivreSP


De Marcelo Machado

Um incrível elenco de músicos com trânsito na música brasileira, no jazz e na música instrumental se encontra para uma residência musical em uma fazenda. Vindos de diferentes regiões do Brasil e do mundo, eles se encontraram, em julho, no Festival Artes Serrinha 2015. Juntos, passaram uma semana num clima de informalidade e muita improvisação, com o compromisso de apenas fazer música. Para que essa experiência não se perdesse, o cineasta Marcelo Machado (“Tropicália”) fez o registro de todo o processo, propondo ao grupo uma reflexão: de onde vem e para onde vai a música? Uma oportunidade única de ouvir música original, no momento da inspiração, transpirando pelos poros.


23:00

Musicalmente na América Latina - Episódio Mercedes Sosa

Documentário197855minBélgicaLivre


De Sandro Pedrazzetti

Entrevista e performance de 1980 da lenda da música argentina Mercedes Sosa.

Próximas Exibições:
Seg, 27 jul às 21:00h