Segunda-feira, 3 de Fevereiro de 2020


00:00

Língua - Vidas em Português

Documentário200386minBrasilLivreRJ


De Victor Lopes

Um mergulho nas muitas histórias da língua portuguesa e na sua permanência entre culturas variadas do planeta. No documentário, a lusofonia é sobretudo fala, surpreendida no cotidiano de personagens ilustres e anônimos de quatro continentes. Em cada um deles, o português amalgamou deuses, melodias, climas, ritmos. Misturou-se aos alimentos e às paisagens. Foi reinventado infinitas vezes e alimentado por levas sucessivas de colonizadores, imigrantes e descendentes, vivendo em trânsito entre vários mundos e tempos.

Próximas Exibições:
Seg, 3 fev às 10:15h


01:40

A História Oculta das Obras de Arte - Episódio Watteau

Documentário201052minFrançaLivre


De Juliette Garcias e Stan Neumann

Os maiores especialistas da obra de Watteau se reúnem no Museu do Louvre para analisar, minuciosamente, a arte do pintor. Todos os quadros estão como quando foram pintados: sem molduras e expostos em cavaletes.


02:40

A Linguagem do Cinema - 2ª Temporada - Episódio Cinema não é Negócio - Ricardo Miranda

Documentário201750minBrasilLivreRJ


De Geraldo Sarno

Montador, roteirista e realizador marcado por uma profunda relação com o cineasta Arthur Omar, de quem montou todos os filmes nos anos 70. Possuía um rigoroso compromisso com o cinema de invenção, apresentado sobretudo em seus dois últimos longas: Djalioh, premiado na Mostra do Filme Livre 2012, e Paixão e Virtude(2014). Foi diretor de propagandas para TV, curtas e inúmeros textos de reflexão sobre o cinema. Foi autor, junto com o antropólogo Carlos Alberto Messeder, do livro Televisão - As imagens e os sons: no ar, o Brasil. Atuou ainda como professor na Escola de Cinema Darcy Ribeiro e foi gerente de interprogramas na TV Brasil. Faleceu em março de 2014, vítima de infarto.


03:40

Paletas - Episódio Duchamp

Documentário200330minFrançaLivre


De Alain Jaubert

Nesse episódio, a obra de Marcel Duchamp.


04:15

Imortais da Academia - Episódio Cadeira 2: Filosofar é aprender a viver

Documentário201726minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca

Neste episódio, a série Imortais da Academia faz um passeio pela cadeira de número 2 da ABL e mergulha em discussões filosóficas que perpassam a vida e a obra dos acadêmicos vinculados à poltrona. A metafísica de Guimarães Rosa, um dos nomes mais ilustres não só da história da cadeira como da literatura nacional; a morte, essa tragédia metaempírica perseguida pelo patrono Álvares de Azevedo; o estudo das relações entre literatura e filosofia na obra do atual ocupante da cadeira, Tarcísio Padilha, ele próprio um filósofo metafísico - esses são alguns dos temas abordados. No episódio sobre a cadeira 2 da Academia Brasileira de Letras, a filosofia é o prisma para se chegar à literatura.


04:45

Entrenós - 2ª Temporada - Episódio Leandro Gabriel

Documentário201826minBrasilLivre


De Pablo Polo, Dea Ferraz

O quinto episódio da série acompanha a confecção das esculturas em grandes formatos de Leandro Gabriel. São peças feitas com a reciclagem de material recolhido em sucatas. Em geral, Leandro cria suas obras a partir dos espaços. Neste programa, acompanhamos o processo criativo de uma exposição encomendada pelo Palácio das Artes de Belo Horizonte.


05:25

Juntos - Episódio Revolução dos Baldinhos

Documentário201926minBrasilLivreSC


De Leticia Marques

A compostagem de resíduos orgânicos feita na comunidade Chico Mendes - “revolução dos baldinhos”- projeto premiado internacionalmente, impactou diretamente nas questões relacionadas à melhoria da qualidade de vida da população e no aumento da auto estima dos moradores.


06:00

A Deusa Branca

Documentário201330minBrasilLivreRJ


De Alfeu França

Em 1958, o polêmico Flávio de Carvalho integra uma expedição à Região Amazônica. Seu objetivo é realizar um filme unindo pesquisa etnográfica e drama ficcional sobre uma menina branca que teria sido raptada por índios. Valendo-se do precioso material filmado durante a expedição, “A deusa branca” resgata esse obscuro episódio da vida desse genial artista.


06:30

Bike Amor - Episódio Cultura da bicicleta

Documentário201715minBrasilLivreRJ


De Michelle Chevrand

Daniel Guth, consultor de políticas de mobilidade, cresceu em Cotia, na grande São Paulo, e, durante um bom tempo, usava o carro em seus deslocamentos diários. Quando se mudou para um prédio sem garagem na capital, o carro passou a ser um problema. Ao mesmo tempo, resolveu usar a bicicleta em parte do trajeto para o trabalho. Quando foi convidado pela prefeitura para implantar o projeto das ciclovias de lazer, fez a migração final, e hoje só se desloca por bicicletas na cidade. Daniel se aprofundou no assunto, se tornando um dos maiores incentivadores da cultura da bicicleta no país.


06:50

Declínio dos Otomanos - Episódio As Nações Contra o Império

Documentário201652minFrançaLivre


De Mathilde Damoisel

A primeira parte do filme explora os anos entre a independência da Grécia, em 1830, e a guerra dos Bálcãs, entre 1912 e 1913. Neste período, o Império Otomano recuou totalmente da Europa depois de cinco séculos de dominação.


08:00

Palavras Permanecem - Episódio Atrás Dessa Amizade

Documentário201826minBrasilLivre


De Renata Druck

Partindo da experiência da realização do DVD e do show “Pedaço duma Asa” (2017), o artista plástico e compositor Nuno Ramos e a cantora e compositora Mariana Aydar refletem sobre seus processos de criação e composição e sobre a paixão pelos sambas tristes. Não poderiam deixar de improvisar e cantar canções desse belo repertório de artistas tão plurais.


08:30

Alegorias do Brasil - Episódio Vívidos de Amor

Documentário201826minBrasilLivre


De Murilo Salles

Entre as mais famosas alegorias do Brasil, está a da miscigenação. O papel desempenhado pela sexualidade na formação desse que é reconhecido o nosso principal traço cultural. A miscigenação ocorreu, mas não como por vezes se imaginou, ao criar o paradigma de democracia racial, mas ela se deu, também, na base da violência com mulheres negras e índias.


09:05

Fronteiras do Pensamento 2017 - Episódio Realidade como Ficção

Documentário201752minBrasilLivreRS


De Frederico Pinto, Tatiana Nequete

Um grupo de teatro monta o espetáculo "A Gaivota", de Anton Tchekhov. Enquanto constroem seus personagens, os atores participam de um laboratório criativo no qual entrevistam renomados pensadores internacionais. Um documentário em desconstrução sobre os processos de criação.


10:05

Livro de Cabeceira - 2ª Temporada - Episódio Joca Reiners Terron indica o livro “Panamérica”, de José Agrippino de Paula

Documentário20175minBrasilLivre


De Eduardo Barros

Joca Reiners Teron é escritor, crítico, editor e artista gráfico. O autor de “Noite dentro da noite” fala neste episódio sobre a relação de admiração que nutre pelo romance “Panamérica”, de José Agrippino de Paula, e sobre como o livro expandiu a maneira como ele encara a literatura.


10:15

Língua - Vidas em Português

Documentário200386minBrasilLivreRJ


De Victor Lopes

Um mergulho nas muitas histórias da língua portuguesa e na sua permanência entre culturas variadas do planeta. No documentário, a lusofonia é sobretudo fala, surpreendida no cotidiano de personagens ilustres e anônimos de quatro continentes. Em cada um deles, o português amalgamou deuses, melodias, climas, ritmos. Misturou-se aos alimentos e às paisagens. Foi reinventado infinitas vezes e alimentado por levas sucessivas de colonizadores, imigrantes e descendentes, vivendo em trânsito entre vários mundos e tempos.


12:00

Filmes que Marcaram Época - Episódio A Rainha

Documentário201852minFrançaLivre


De David Thompson

Lançado em 2006, o décimo nono longa-metragem do cineasta Stephen Frears, “A Rainha”, não é um filme biográfico representando o reinado de Elizabeth II, mas um retrato do conflito entre o jovem primeiro ministro Tony Blair e a rainha após a morte acidental da Princesa Diana no final do verão de 1997.

Próximas Exibições:
Ter, 4 fev às 06:00h


13:00

Imagens do Estado Novo 1937-45 - Versão seriada - Episódio Imagens do Estado Novo 1937-45 - Episódio 2

Documentário201552minBrasilLivre


De Eduardo Escorel

O segundo episódio narra os bastidores do golpe que dá início ao Estado Novo, em 10 de novembro de 1937, desencadeado pelo chamado Plano Cohen. O golpe leva ao fechamento dos legislativos federal e estaduais, à extinção dos partidos políticos e a uma nova Constituição, além da censura e perseguição aos imigrantes. O início do regime promove a diversificação da economia e a consolidação de direitos trabalhistas.

Próximas Exibições:
Ter, 4 fev às 07:00h


14:00

História do Anarquismo: sem deuses, sem mestres - Episódio 1922-1945: Em memória do derrotado

Documentário201652minFrançaLivre


De Ramonet (Tancrède)

Voltando aos principais acontecimentos dos últimos dois séculos da História Social, essa série de três documentários revela, pela primeira vez, as origens e o destino da ideologia política que tem lutado contra todos os deuses e mestres há mais de 150 anos. A partir de materiais de arquivo nunca antes vistos e outros esquecidos, além de vasta documentação, a série reconta a história desse movimento que, de Paris a Nova Iorque, e de Tóquio a Buenos Aires, tem tentado mudar o mundo com seus ideais de liberdade e revolta.

Próximas Exibições:
Ter, 4 fev às 08:00h


15:00

A Terceira Margem

Documentário201656minBrasilLivreMG


De Fabian Remy

Em 1953, treze anos depois do início da célebre "Marcha para o Oeste", os indigenistas irmãos Villas-Boas encontram, entre os índios Kaiapó, o jovem João Kramura, um branco roubado de seus parentes e criado na tribo. Através do índio Funi-ô Thini-á, reconstitui-se a história de João e também a do próprio Thini-á, que compartilha o mesmo trânsito atribulado entre dois mundos. Seguindo os passos de João, que encontra ressonância nos de Thini-á, colocam-se em cheque a ruptura da cultura indígena diante da invasão branca e a evolução dos conceitos de antropólogos e indigenistas ao longo de 60 anos.

Próximas Exibições:
Ter, 4 fev às 09:00h


16:00

Condor

Documentário2007106minBrasil14 anosRJ


De Roberto Mader

O documentário narra as diferentes versões sobre a “Operação Condor”, conexão entre as ditaduras do cone sul nos anos 70, e apresenta depoimentos emocionantes de algumas vítimas e personagens desse período marcante da história da América Latina. Vencedor dos prêmios de Melhor Documentário no Festival do Rio e Prêmio Especial do Júri em Gramado em 2007.

Próximas Exibições:
Ter, 4 fev às 10:00h


18:00

Paletas - Episódio Van Gogh

Documentário200330minFrançaLivre


De Alain Jaubert

Nesse episódio, a obra de Vincent van Gogh.

Próximas Exibições:
Ter, 4 fev às 04:00h
Qua, 5 fev às 06:00h
Dom, 9 fev às 08:25h


18:30

Expresso - Episódio João Câmara

Documentário201726minBrasilLivreSP


De Hilton Lacerda, Roberto Viana

O olhar, a reflexão e as representações do pintor paraibano João Câmara sobre as cidades de Recife e Olinda, onde vive e trabalha. Em alguns momentos, observa do alto, captando uma visão sentimental e afetiva, rememorando o cheiro das frutas que lhe causava  alumbramento no passado. Em outros, caminha pelas ruas, apontando características, temores e contradições. Porque, para ele, a relação com uma cidade não é apenas amorosa, mas complexamente amorosa.

Próximas Exibições:
Ter, 4 fev às 04:30h
Qua, 5 fev às 06:30h
Sáb, 8 fev às 07:35h


19:00

Aquarela Musical - Episódio Dona Onete

Documentário201926minBrasilLivrePI


De Márcio Bigly

Luedji Luna (BA), Bia e os Becks (PI) e banda Validuaté (PI) fazem releituras das músicas de Dona Onete, grande revelação da música paraense, considerada a “diva do carimbó chamegado”.

Próximas Exibições:
Ter, 4 fev às 05:00h
Qua, 5 fev às 07:00h
Sáb, 8 fev às 08:10h


19:30

Imortais da Academia - Episódio Cadeira 3: Um anarquista inofensivo

Documentário201726minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca Com Carlos Heitor Cony

O terceiro episódio de Imortais da Academia reúne curiosidades e características marcantes daqueles que emprestaram seus nomes à cadeira 3 da Academia Brasileira de Letras. Há o humor ranzinza e inteligente do cronista que se diz

Próximas Exibições:
Ter, 4 fev às 05:30h
Qua, 5 fev às 07:30h
Sáb, 8 fev às 05:25h


20:00

O Milagre de Santa Luzia – Cultura Popular - Temporada 1 - Episódio Família Jeneci

Documentário201125minBrasilLivreSP


De Sergio Roizenblit

Seu Manoel Jeneci gosta de fazer, inventar e mexer em tudo por conta própria. Entre as “engenhocas” que a equipe do Milagre de Santa Luzia pôde ver visitando sua casa, destacam-se as caixas de som de fita que ele mesmo fabricou, um excelente projetor de cinema (sua grande paixão), que ele montou para poder ver filmes em altíssima qualidade sem ter que sair de casa, e seu carro, pintado e todo mexido por ele mesmo. Mas sua maior invenção, que garante seu ganha pão há décadas, é um sistema próprio de amplificação de sanfonas, considerado por muitos o melhor do Brasil. Os maiores instrumentistas do país, como Dominguinhos, o falecido Sivuca, Toninho Ferragutti, entre muitos outros, frequentam há anos sua casa em Guaianazes, zona leste de São Paulo, em busca de seus serviços. Foi nesse contexto que cresceu seu filho, Marcelo Jeneci, que desde pequeno conviveu com os músicos e suas sanfonas, sempre mostrando interesse e talento com o instrumento. Não demorou para que aparecesse uma chance para Marcelo mostrar-se para o Brasil e para o mundo. Aos 17 anos, saiu em turnê com Chico César, e a partir daí sua carreira deslanchou. Já tocou com nomes importantíssimos da música brasileira, e recentemente lançou um disco de canções próprias muito aclamado por público e crítica. No bate-papo com Dominguinhos e seu pai, em gravação para a série O Milagre de Santa Luzia, Marcelo fez questão de deixar claro serem eles seus grandes mestres, e que está seguindo um caminho começado por Seu Manoel, que sempre gostou de música mas não pôde ser músico, e inspirado pela simplicidade e genialidade de Dominguinhos.

Próximas Exibições:
Ter, 4 fev às 00:00h
Qua, 5 fev às 08:00h
Sáb, 8 fev às 18:00h


20:30

Música pelos poros

Documentário201752minBrasilLivreSP


De Marcelo Machado

Um incrível elenco de músicos com trânsito na música brasileira, no jazz e na música instrumental se encontra para uma residência musical em uma fazenda. Vindos de diferentes regiões do Brasil e do mundo, eles se encontraram, em julho, no Festival Artes Serrinha 2015. Juntos, passaram uma semana num clima de informalidade e muita improvisação, com o compromisso de apenas fazer música. Para que essa experiência não se perdesse, o cineasta Marcelo Machado (“Tropicália”) fez o registro de todo o processo, propondo ao grupo uma reflexão: de onde vem e para onde vai a música? Uma oportunidade única de ouvir música original, no momento da inspiração, transpirando pelos poros.

Próximas Exibições:
Ter, 4 fev às 00:30h
Qua, 5 fev às 08:30h
Sáb, 8 fev às 22:00h


21:30

Simonal - Ninguém sabe o duro que dei

Documentário200884minBrasilLivreRJ


De Cláudio Manoel; Mical Langer; Calvito Leal

“Simonal – Ninguém sabe o duro que dei” traça a trajetória impressionante do ex-cabo de exército, que reinou soberano e acabou condenado ao ostracismo por um delito do qual jurava ser inocente. Por meio de depoimentos de amigos, inimigos e, principalmente, de imagens das exuberantes performances do grande artista, o filme mostra respostas que nunca apareceram. Simonal era informante da ditadura? Era favorável aos militantes? Ou seu maior crime foi ser negro, milionário e símbolo sexual num país e numa época racistas?

Próximas Exibições:
Ter, 4 fev às 01:30h
Qua, 5 fev às 09:30h
Sáb, 8 fev às 09:45h


23:00

Musicalmente na América Latina - Episódio Mercedes Sosa

Documentário197855minBélgicaLivre


De Sandro Pedrazzetti

Entrevista e performance de 1980 da lenda da música argentina Mercedes Sosa.

Próximas Exibições:
Ter, 4 fev às 03:00h
Qua, 5 fev às 11:00h
Sáb, 8 fev às 23:00h