Sábado, 1 de Fevereiro de 2020


00:00

História do Anarquismo: sem deuses, sem mestres - Episódio 1922-1945: Em memória do derrotado

Documentário201652minFrançaLivre


De Ramonet (Tancrède)

Voltando aos principais acontecimentos dos últimos dois séculos da História Social, essa série de três documentários revela, pela primeira vez, as origens e o destino da ideologia política que tem lutado contra todos os deuses e mestres há mais de 150 anos. A partir de materiais de arquivo nunca antes vistos e outros esquecidos, além de vasta documentação, a série reconta a história desse movimento que, de Paris a Nova Iorque, e de Tóquio a Buenos Aires, tem tentado mudar o mundo com seus ideais de liberdade e revolta.

Próximas Exibições:
Sáb, 1 fev às 17:00h
Ter, 4 fev às 08:00h


01:00

A Terceira Margem

Documentário201656minBrasilLivreMG


De Fabian Remy

Em 1953, treze anos depois do início da célebre "Marcha para o Oeste", os indigenistas irmãos Villas-Boas encontram, entre os índios Kaiapó, o jovem João Kramura, um branco roubado de seus parentes e criado na tribo. Através do índio Funi-ô Thini-á, reconstitui-se a história de João e também a do próprio Thini-á, que compartilha o mesmo trânsito atribulado entre dois mundos. Seguindo os passos de João, que encontra ressonância nos de Thini-á, colocam-se em cheque a ruptura da cultura indígena diante da invasão branca e a evolução dos conceitos de antropólogos e indigenistas ao longo de 60 anos.

Próximas Exibições:
Ter, 4 fev às 09:00h


02:00

Condor

Documentário2007106minBrasil14 anosRJ


De Roberto Mader

O documentário narra as diferentes versões sobre a “Operação Condor”, conexão entre as ditaduras do cone sul nos anos 70, e apresenta depoimentos emocionantes de algumas vítimas e personagens desse período marcante da história da América Latina. Vencedor dos prêmios de Melhor Documentário no Festival do Rio e Prêmio Especial do Júri em Gramado em 2007.

Próximas Exibições:
Sáb, 1 fev às 12:35h
Dom, 2 fev às 20:35h
Ter, 4 fev às 10:00h


04:00

Bike Amor - Episódio Cultura da bicicleta

Documentário201715minBrasilLivreRJ


De Michelle Chevrand

Daniel Guth, consultor de políticas de mobilidade, cresceu em Cotia, na grande São Paulo, e, durante um bom tempo, usava o carro em seus deslocamentos diários. Quando se mudou para um prédio sem garagem na capital, o carro passou a ser um problema. Ao mesmo tempo, resolveu usar a bicicleta em parte do trajeto para o trabalho. Quando foi convidado pela prefeitura para implantar o projeto das ciclovias de lazer, fez a migração final, e hoje só se desloca por bicicletas na cidade. Daniel se aprofundou no assunto, se tornando um dos maiores incentivadores da cultura da bicicleta no país.

Próximas Exibições:
Dom, 2 fev às 07:00h


04:20

Declínio dos Otomanos - Episódio As Nações Contra o Império

Documentário201652minFrançaLivre


De Mathilde Damoisel

A primeira parte do filme explora os anos entre a independência da Grécia, em 1830, e a guerra dos Bálcãs, entre 1912 e 1913. Neste período, o Império Otomano recuou totalmente da Europa depois de cinco séculos de dominação.

Próximas Exibições:
Dom, 2 fev às 07:20h


05:25

Imortais da Academia - Episódio Cadeira 2: Filosofar é aprender a viver

Documentário201726minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca

Neste episódio, a série Imortais da Academia faz um passeio pela cadeira de número 2 da ABL e mergulha em discussões filosóficas que perpassam a vida e a obra dos acadêmicos vinculados à poltrona. A metafísica de Guimarães Rosa, um dos nomes mais ilustres não só da história da cadeira como da literatura nacional; a morte, essa tragédia metaempírica perseguida pelo patrono Álvares de Azevedo; o estudo das relações entre literatura e filosofia na obra do atual ocupante da cadeira, Tarcísio Padilha, ele próprio um filósofo metafísico - esses são alguns dos temas abordados. No episódio sobre a cadeira 2 da Academia Brasileira de Letras, a filosofia é o prisma para se chegar à literatura.

Próximas Exibições:
Seg, 3 fev às 04:15h


06:00

A Linguagem do Cinema - 2ª Temporada - Episódio Cinema não é Negócio - Ricardo Miranda

Documentário201750minBrasilLivreRJ


De Geraldo Sarno

Montador, roteirista e realizador marcado por uma profunda relação com o cineasta Arthur Omar, de quem montou todos os filmes nos anos 70. Possuía um rigoroso compromisso com o cinema de invenção, apresentado sobretudo em seus dois últimos longas: Djalioh, premiado na Mostra do Filme Livre 2012, e Paixão e Virtude(2014). Foi diretor de propagandas para TV, curtas e inúmeros textos de reflexão sobre o cinema. Foi autor, junto com o antropólogo Carlos Alberto Messeder, do livro Televisão - As imagens e os sons: no ar, o Brasil. Atuou ainda como professor na Escola de Cinema Darcy Ribeiro e foi gerente de interprogramas na TV Brasil. Faleceu em março de 2014, vítima de infarto.

Próximas Exibições:
Dom, 2 fev às 04:00h
Seg, 3 fev às 02:40h


07:00

Juntos - Episódio Revolução dos Baldinhos

Documentário201926minBrasilLivreSC


De Leticia Marques

A compostagem de resíduos orgânicos feita na comunidade Chico Mendes - “revolução dos baldinhos”- projeto premiado internacionalmente, impactou diretamente nas questões relacionadas à melhoria da qualidade de vida da população e no aumento da auto estima dos moradores.

Próximas Exibições:
Seg, 3 fev às 05:25h


07:35

Expresso - Episódio Bráulio Tavares

Documentário201726minBrasilLivreSP


De Hilton Lacerda, Rodrigo Campos

O músico e escritor Bráulio Tavares flana pela sua Campina Grande de dias ensolarados e aventuras noturnas. Num roteiro afetivo, ele narra a redescoberta de costumes, culturas e tradições. Vai da música, ao cordel; do centro, à periferia;  dos cinemas abandonados à resistência da juventude. Porque, longe da ideia de um lugar poeirento e árido, “a Paraíba é um lugar tão grandioso como a Grécia antiga, cheio de deuses, semideuses, prodígios e fatos maravilhosos”, ele diz.


08:10

Aquarela Musical - Episódio Raimundo Soldado

Documentário201926minBrasilLivrePI


De Márcio Bigly

Zéu Britto (BA), Teófilo Lima (PI) e a banda Validuaté (PI), fazem releituras dos maiores clássicos do maranhense Raimundo Soldado, que realizou uma fusão entre a música nordestina e a música pop, nos anos 80.


08:45

Fronteiras do Pensamento 2017 - Episódio Realidade como Ficção

Documentário201752minBrasilLivreRS


De Frederico Pinto, Tatiana Nequete

Um grupo de teatro monta o espetáculo "A Gaivota", de Anton Tchekhov. Enquanto constroem seus personagens, os atores participam de um laboratório criativo no qual entrevistam renomados pensadores internacionais. Um documentário em desconstrução sobre os processos de criação.

Próximas Exibições:
Dom, 2 fev às 18:00h


09:45

Língua - Vidas em Português

Documentário200386minBrasilLivreRJ


De Victor Lopes

Um mergulho nas muitas histórias da língua portuguesa e na sua permanência entre culturas variadas do planeta. No documentário, a lusofonia é sobretudo fala, surpreendida no cotidiano de personagens ilustres e anônimos de quatro continentes. Em cada um deles, o português amalgamou deuses, melodias, climas, ritmos. Misturou-se aos alimentos e às paisagens. Foi reinventado infinitas vezes e alimentado por levas sucessivas de colonizadores, imigrantes e descendentes, vivendo em trânsito entre vários mundos e tempos.

Próximas Exibições:
Seg, 3 fev às 00:00h


11:25

Livro de Cabeceira - 2ª Temporada - Episódio Joca Reiners Terron indica o livro “Panamérica”, de José Agrippino de Paula

Documentário20175minBrasilLivre


De Eduardo Barros

Joca Reiners Teron é escritor, crítico, editor e artista gráfico. O autor de “Noite dentro da noite” fala neste episódio sobre a relação de admiração que nutre pelo romance “Panamérica”, de José Agrippino de Paula, e sobre como o livro expandiu a maneira como ele encara a literatura.

Próximas Exibições:
Seg, 3 fev às 10:05h


11:35

O céu no andar de baixo

Animação201015minBrasilLivreMG


De Leonardo Cata Preta

Desde os 12 anos de idade, Francisco faz fotografias de céu. Um dia, algo diferente aparece em uma de suas fotografias, mudando a sua rotina.

Próximas Exibições:
Dom, 2 fev às 01:00h


12:05

Dossiê Rê Bordosa

Animação200816minBrasil16 anosSP


De Cesar Cabral

Fama? Ego Inflado? Espírito de porco? Quais os reais motivos que levaram Angeli a matar Rê Bordosa, sua mais famosa criação? Este documentário em animação stopmotion investiga esse vil crime.

Próximas Exibições:
Dom, 2 fev às 01:30h


12:35

Condor

Documentário2007106minBrasil14 anosRJ


De Roberto Mader

O documentário narra as diferentes versões sobre a “Operação Condor”, conexão entre as ditaduras do cone sul nos anos 70, e apresenta depoimentos emocionantes de algumas vítimas e personagens desse período marcante da história da América Latina. Vencedor dos prêmios de Melhor Documentário no Festival do Rio e Prêmio Especial do Júri em Gramado em 2007.

Próximas Exibições:
Dom, 2 fev às 20:35h
Ter, 4 fev às 10:00h


14:35

Uma garota chamada Marina

Documentário201971minBrasil12 anosRJ


De Candé Salles

Com linguagem cinematográfica mista e roteiro não linear, o documentário musical de longa-metragem Uma Garota Chamada Marina retrata a trajetória de Marina Lima cantora e compositora brasileira, expoente da música popular com mais de 40 anos de carreira. O documentário é composto por imagens de arquivos audiovisuais, imagens inéditas do acervo privado da artista, registro de ensaios, gravações e shows, entrevistas com a artista e convidados sobre temas relevantes de seu percurso artístico, musical, pessoal e poético. A narrativa é conduzida por Marina num diálogo cinematográfico íntimo e direto tendo como fio condutor o material de arquivo captado ao longo do processo de criação, composição, ensaios e gravação principalmente do disco Clímax, entre outros.

Próximas Exibições:
Dom, 2 fev às 22:35h


16:00

As Aventuras da Arte Moderna - Episódio O Grupo de Picasso

Documentário201552minFrançaLivre


De Pauline Gaillard, Amélie Harrault

Picasso responde a Matisse com "Les Demoiselles d´ Avignon". A tela foi um enorme escândalo, e a partir daí surge uma nova corrente estética: o cubismo. Pouco tempo depois, no entanto, o elo que liga os vários artistas começa a quebrar-se. Picasso, agora rico devido às inúmeras vendas, deixa o Bateau-Lavoir. Apollinaire vai para o coração do bairro de Saint-Germain. O poeta Max Jacob, o mais pobre de todos eles, é um dos únicos boêmios que continua a viver na miséria de Montmartre. Quando a Primeira Guerra Mundial irrompe, esses amigos seguem caminhos diferentes para sempre. Braque, Derain e Vlaminck vão para a frente de batalha. Picasso fica em Paris. Apollinaire é ferido em combate em 1916.


17:00

História do Anarquismo: sem deuses, sem mestres - Episódio 1922-1945: Em memória do derrotado

Documentário201652minFrançaLivre


De Ramonet (Tancrède)

Voltando aos principais acontecimentos dos últimos dois séculos da História Social, essa série de três documentários revela, pela primeira vez, as origens e o destino da ideologia política que tem lutado contra todos os deuses e mestres há mais de 150 anos. A partir de materiais de arquivo nunca antes vistos e outros esquecidos, além de vasta documentação, a série reconta a história desse movimento que, de Paris a Nova Iorque, e de Tóquio a Buenos Aires, tem tentado mudar o mundo com seus ideais de liberdade e revolta.

Próximas Exibições:
Seg, 3 fev às 14:00h
Ter, 4 fev às 08:00h


18:00

O Milagre de Santa Luzia – Cultura Popular - Temporada 1 - Episódio Enok

Documentário201125minBrasilLivreSP


De Sergio Roizenblit

Ex-integrante do Trio Virgulino, Enok partiu em 2018 para a carreira solo após 38 anos junto à banda. O Trio foi um dos grandes responsáveis pela febre do ‘forró universitário’, que desde de o início da década de 90 fez muito sucesso em São Paulo. O pernambucano veio para São Paulo na juventude, e depois de conhecer Americana, acabou se firmando na cidade, fugindo do caos da capital paulista. É um dos mais respeitados sanfoneiros de forró do Brasil. Com uma discografia extensa e shows regulares nas mais importantes casas de forró, Enok e sua banda abriram espaço à família Virgulino, banda formada por seus filhos. Jonas, um dos sanfoneiros da banda, participou da gravação com o pai, para a série O Milagre de Santa Luzia. Na charmosa estação de trem de Americana, contaram histórias e tocaram músicas que fariam tremer uma sala de reboco.

Próximas Exibições:
Dom, 2 fev às 09:00h


18:35

A Deusa Branca

Documentário201330minBrasilLivreRJ


De Alfeu França

Em 1958, o polêmico Flávio de Carvalho integra uma expedição à Região Amazônica. Seu objetivo é realizar um filme unindo pesquisa etnográfica e drama ficcional sobre uma menina branca que teria sido raptada por índios. Valendo-se do precioso material filmado durante a expedição, “A deusa branca” resgata esse obscuro episódio da vida desse genial artista.

Próximas Exibições:
Dom, 2 fev às 09:30h
Seg, 3 fev às 06:00h


19:10

Instantes Cruzados - Episódio Baltar - O cronista Malta

Documentário201826minBrasilLivreRJ


De Sérgio Bloch Com Milton Guran

O primeiro fotógrafo oficial da Prefeitura do Rio de Janeiro foi Augusto Malta, que registrou a vida e a paisagem em transformação da cidade em mais de 20 mil fotos. Para dialogar com o trabalho de Malta, o convidado deste episódio é Luiz Baltar, fotógrafo ativista e crítico.

Próximas Exibições:
Dom, 2 fev às 10:05h


19:45

Alegorias do Brasil - Episódio Vívidos de Amor

Documentário201826minBrasilLivre


De Murilo Salles

Entre as mais famosas alegorias do Brasil, está a da miscigenação. O papel desempenhado pela sexualidade na formação desse que é reconhecido o nosso principal traço cultural. A miscigenação ocorreu, mas não como por vezes se imaginou, ao criar o paradigma de democracia racial, mas ela se deu, também, na base da violência com mulheres negras e índias.

Próximas Exibições:
Dom, 2 fev às 10:40h
Seg, 3 fev às 08:30h


20:20

Arquitetos - Episódio Tacoa

Documentário201726minBrasilLivreSP


De Herbert Henning

Tacoa é um escritório de São Paulo que pensa a arquitetura na fronteira com as artes plásticas. Eles trabalham com galerias, projetos de espaços expositivos, pavilhão em Inhotim, e pensam o projeto arquitetônico como uma interferência plástica na realidade. Eles trazem o acervo da arquitetura brutalista de São Paulo, grandes estruturas de concreto armado e aparente, e jogam essa questão no plano da subjetividade e da interferência autoral plástica.

Próximas Exibições:
Dom, 2 fev às 11:15h


21:00

Ensaios Contemporâneos - Episódio As danças urbanas na dança contemporânea

Documentário201852minBrasil12 anos


De Eduardo Hunter Moura

Há algum tempo, um fenômeno tem ganhado destaque no cenário da dança mundial: a presença em produções de dança contemporânea de elementos das chamadas danças urbanas, ou seja, danças e técnicas vindas de uma cultura urbana muito específica, a cultura Hip Hop. A aproximação entre estes dois universos e suas mútuas interferências têm se mostrado como um traço marcante na produção da dança atual, seja pela alta capacidade do Hip Hop de iniciar pessoas na dança profissional, seja pela cada vez mais comum apropriação de elementos do Hip Hop pela dança contemporânea. Este episódio da série Ensaios Contemporâneos apresenta o trabalho de duas companhias de dança que transitam pela junção desses universos: a Companhia Urbana de Dança e a Companhia Híbrida, ambas com sede no Rio de Janeiro.

Próximas Exibições:
Dom, 2 fev às 12:00h


22:00

Hermeto Pascoal - Ato de criação

Documentário200850minBrasilLivreRJ


De Marilia Alvim

Este vídeo foi feito durante a gravação da trilha sonora que Hermeto fazia para o documentário sobre Cícero Dias dirigido pelo Mario Carneiro. Entramos no estúdio sem que Hermeto tivesse uma noção exata das imagens que iria ver e do que seria necessário para que sua música complementasse a pintura de Cícero Dias. A música do filme foi feita em 2 dias de 6 horas. Foi uma experiência fantástica.

Próximas Exibições:
Dom, 2 fev às 13:00h


23:00

Musicalmente na América Latina: Toquinho - Episódio Latin America Music: Toquinho - Parte 2

Show197855minBélgicaLivre


De Sandro Pedrazzetti

Emblemático show de Toquinho no auditório da TV suíça, em Lugano, em 8 de junho de 1983.

Próximas Exibições:
Dom, 2 fev às 14:00h