Segunda-feira, 27 de Janeiro de 2020


00:00

Sobral - O Homem que Não Tinha Preço

Documentário201290minBrasilLivreRJ


De Paula Fiuza

Em 1999, um jovem advogado tem acesso a arquivos secretos de áudio do Superior Tribunal Militar e encontra registros de defesas de presos políticos durante a ditadura. Nas gravações, umas das vozes que mais se ouve, indignada e desafiante, é a do jurista Sobral Pinto. A partir desses arquivos, o público conhece a figura singular de Sobral Pinto e sua luta incansável pela justiça. Com depoimentos de personagens como Luís Carlos Prestes e sua filha Anita Leocádia, Zuenir Ventura, e do próprio Sobral, o filme resgata um dos maiores advogados da história do Brasil, que colocou a justiça acima de qualquer ideologia.

Próximas Exibições:
Seg, 27 jan às 15:00h
Ter, 28 jan às 09:00h


01:30

A História Oculta das Obras de Arte - Episódio Rembrandt

Documentário201152minFrançaLivre


De Stan Neumann e Juliette Garcias

Os maiores especialistas da obra de Rembrandt se reúnem no Museu do Louvre para analisar, minuciosamente, a arte do pintor. Todos os quadros estão como quando foram pintados: sem molduras e expostos em cavaletes.


02:30

A Linguagem do Cinema - 2ª Temporada - Episódio Filmando o Som - Walter Goulart

Documentário201750minBrasilLivreRJ


De Geraldo Sarno

Decano dos técnicos de som do cinema brasileiro, ele iniciou sua carreira no estúdio de som Rivatoncomo foley, passando em seguida a dominar as diferentes funções da pós-produção sonora, indo da captação à mixagem. Tornou-se o braço direito de Carlos De La Riva na Tecnisom e posteriormente na Delarte, passando aos sets ao fazer o som direto de O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro (1968), o que o transformou de imediato no maior nome da função ao longo da história. Foi responsável pelo som de mais de 200 títulos entre curtas e longas, com destaque para títulos como O Anjo Nasceu (1968), Macunaíma (1970), São Bernardo (1971), Guerra Conjugal (1975), Dona Flor e seus Dois Maridos (1976), Cabaré Mineiro (1984), Egungun (1985), Deus é um fogo (1987) e Castelar e Nelson Dantas no País dos Generais (2007) entre outros. Foi importante ativista sindical e professor de Técnica de Som em inúmeras oficinas e escolas.


03:30

Paletas - Episódio Kandinsky

Documentário200330minFrançaLivre


De Alain Jaubert

Nesse episódio, a obra de Wassily Kandinsky.


04:10

Imortais da Academia - Episódio Cadeira 1: Abaixo o tatibitati

Documentário201726minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca

O episódio sobre a cadeira número 1 da Academia Brasileira de Letras fala sobre a vida e a obra de alguns dos acadêmicos que já tiveram a honra de sentar nela. Destaque para a atual ocupante, Ana Maria Machado, para o fundador, Luís Murat, e para o escritor goiano Bernardo Élis - que derrotou Juscelino Kubitschek nesta que foi a única disputa perdida por ele, caso que se mistura ao delicado momento político do país na época. O episódio fala ainda sobre Adelino Fontoura, único patrono da ABL que não deixou nenhum livro impresso em vida. De polêmicas a anedotas, a cadeira 1 sempre deu lugar ao intenso. Nela, assim como na obra de Ana Maria Machado, não há vez para o tatibitati.


04:45

Entrenós - 2ª Temporada - Episódio Natalia Borges Polesso

Documentário201826minBrasilLivre


De Pablo Polo, Dea Ferraz

Jovem escritora, feminista e lésbica. Natalia Borges Polesso é ganhadora de prêmios importantes, como o Açorianos 2013, com o livro “Recortes para álbum de fotografia sem gente”, e o Jabuti 2016, com o livro “Amora”. Natália faz de sua rotina fonte de inspiração e criação. Uma conversa na parada do ônibus pode virar diálogo no novo livro, uma nova personagem surge numa padaria ou em qualquer lugar da cidade. Acompanhamos Natália e seus passos pela cidade, seu cotidiano em casa, seus processos, suas inquietações, sua criação.


05:25

Juntos - Episódio Cuidar da Terra

Documentário201926minBrasilLivreSC


De Leticia Marques

Experimentar a experiência da chamada agricultura sintrópica como regeneradora de florestas e, ao mesmo tempo, produtora de alimentos, é uma opção transformadora e enriquecedora para residentes do Sítio Epicentro Dalva, no interior de São Paulo.


06:00

Grandes Mitos Gregos - Episódio Antígona - A Mulher que Disse Não

Documentário201526minFrançaLivre


De François Busnel

Antígona se apressou em argumentar, mas sem sucesso, e o combate terminou com a morte dos dois homens. Mas Creonte, irmão de Édipo e dono do poder, decidiu impor a lei. Ele impediu o enterro de Polinices, ordenando que seu corpo fosse abandonado no campo de batalha. Antígona, que considerou a decisão inaceitável, desafiou a proibição.


06:30

Bike Amor - Episódio Identidade

Documentário201715minBrasilLivreRJ


De Michelle Chevrand

Mônica Bentes, estilista, considera a bicicleta uma extensão do próprio corpo e, por isso, faz questão de customizá-la. Ela gosta tanto de bicicletas que resolveu começar a fabricar bolsas que se adaptam a elas, uma maneira de estimular outras pessoas a usarem a bike também. Para além do trabalho, Mônica tem uma relação afetiva com a bicicleta, que expressa a forte ligação com seu pai.


06:50

Mark Twain - Episódio Mark Twain - Episódio 4

Documentário200152minEstados UnidosLivre


De Ken Burns

"Mark Twain" é um documentário sobre a vida do autor americano, produzido e dirigido por Ken Burns. Burns tentou captar a figura pública e privada do escritor, de seu nascimento humilde até a sua morte, quando já era celebrado como a voz verdadeiramente americana na literatura.


08:00

Palavras Permanecem - Episódio Homens, Bestas e Feras

Documentário201826minBrasilLivre


De Renata Druck

Felipe Hirsch e Mariana Lima se adoram - e é esse o sentimento que transborda quando se encontram. Artistas intensos e inquietos, nutrem o desejo de trabalhar novamente juntos. Nesse encontro, permeado pela sinceridade e pela liberdade de poder falar sobre quase tudo, o diretor e a atriz iniciam a realização de um novo projeto que engloba teatro, cinema e literatura.


08:30

Alegorias do Brasil - Episódio Sem Fé, Sem Lei, Sem Rei

Documentário201826minBrasilLivre


De Murilo Salles

O processo de colonização do Brasil deixou aos índios que habitavam o território as alternativas de morrer fisicamente ou simbolicamente. Mas, por outro lado, permitiu o intercurso entre suas culturas e a europeia. Essa aculturação é notável nas representações que, desde Pero Vaz de Caminha até o Romantismo e o Modernismo, foram feitas dos índios e moldaram a nossa imaginação sobre eles.


09:05

Fronteiras do Pensamento 2017 - Episódio Futuro Imperfeito

Documentário201852minBrasilLivreRS


De Pedro Zimmermann

O futuro tal como imaginado pelos grandes arquitetos do passado, as metrópoles que jamais saíram do papel, os edifícios que só existiram em sonhos. Dos planos de Le Corbusier para a cidade de Paris ao inusitado arranha-céu criado por Antoni Gaudi para Nova York, “Futuro Imperfeito” revisita as concepções urbanas do passado e mostra de que maneira tais ideias influenciaram a forma das cidades que habitamos hoje.


10:10

Massao Ohno - Poesia Presente

Documentário201590minBrasilLivreSP


De Paola Prestes

Nos anos 1960, Massao Ohno abriu portas para uma nova geração de poetas paulistanos ao publicar a “Coleção dos Novíssimos”. Em sequência, lançou Hilda Hilst e introduziu o haikai em português no Brasil. Este documentário retrata como Masso redefiniu o âmbito da poesia e do conceito gráfico editorial no país.


12:00

Filmes que Marcaram Época - Episódio A Doce Vida

Documentário201352minFrança10 anos


De Antoine de Gaudemar

Federico Fellini dirigiu ´A Doce Vida´ em 1959. Na Roma dos anos 50, Marcello Mastroianni, um jornalista de celebridades, vai de festa em festa, noite após noite e, acima de tudo, de mulher em mulher. O filme é um retrato espetacular de uma Itália rica e indolente, banhada em libertinagem, filmado no período pós-guerra, quando o país é um milagre econômico e entra na modernidade. Ao mesmo tempo, a chegada em massa de diretores e atores aos estúdios ´Cinecitta´, transformam Roma na nova Hollywood. De forma premonitória, ´A Doce Vida´ prevê a chegada de uma sociedade altamente midiatizada e a libertação de morais que viria. Aos 40 anos, Felline se torna o novo mestre do cinema italiano. Partindo do realismo e da narração clássica, o filme torna-se sinônimo de um certo estilo de vida e libera a forte inclinação de Fellini para imaginários, sonhos e filmagem em estúdio.

Próximas Exibições:
Ter, 28 jan às 06:00h
Sex, 3 abr às 18:00h


13:00

Imagens do Estado Novo 1937-45 - Versão seriada - Episódio Imagens do Estado Novo 1937-45 - Episódio 1

Documentário201552minBrasilLivre


De Eduardo Escorel

Imagens oficiais e registros de família, o diário de Getúlio Vargas e músicas de época são as fontes históricas usadas na série “Imagens do Estado Novo - 1937-45”. O primeiro episódio narra a consolidação do regime autoritário até as vésperas do golpe que dá início ao Estado Novo, com a suspensão dos direitos constitucionais, censura à imprensa e intensificação do anticomunismo no Brasil e no mundo.

Próximas Exibições:
Ter, 28 jan às 07:00h


14:00

História do Anarquismo: sem deuses, sem mestres - Episódio 1907-1921: Terra e Liberdade

Documentário201652minFrançaLivre


De Ramonet (Tancrède)

Voltando aos principais acontecimentos dos últimos dois séculos da História Social, essa série de três documentários revela, pela primeira vez, as origens e o destino da ideologia política que tem lutado contra todos os deuses e mestres há mais de 150 anos. A partir de materiais de arquivo nunca antes vistos e outros esquecidos, além de vasta documentação, a série reconta a história desse movimento que, de Paris a Nova Iorque, de Tóquio a Buenos Aires, tem tentado mudar o mundo com seus ideais de liberdade e revolta.

Próximas Exibições:
Ter, 28 jan às 08:00h


15:00

Sobral - O Homem que Não Tinha Preço

Documentário201290minBrasilLivreRJ


De Paula Fiuza

Em 1999, um jovem advogado tem acesso a arquivos secretos de áudio do Superior Tribunal Militar e encontra registros de defesas de presos políticos durante a ditadura. Nas gravações, umas das vozes que mais se ouve, indignada e desafiante, é a do jurista Sobral Pinto. A partir desses arquivos, o público conhece a figura singular de Sobral Pinto e sua luta incansável pela justiça. Com depoimentos de personagens como Luís Carlos Prestes e sua filha Anita Leocádia, Zuenir Ventura, e do próprio Sobral, o filme resgata um dos maiores advogados da história do Brasil, que colocou a justiça acima de qualquer ideologia.

Próximas Exibições:
Ter, 28 jan às 09:00h


16:35

Uruguai - Na Vanguarda

Documentário201971minBrasil12 anosRJ


De Marco Antonio Pereira

História de como os movimentos sociais no Uruguai colocaram na agenda do presidente José Mujica reivindicações como a legalização da maconha, o matrimônio igualitário, o aborto e a lei de cotas para afrodescendentes, assuntos que posicionam o país na vanguarda da luta pela justiça social no século XXI.

Próximas Exibições:
Ter, 28 jan às 10:35h


18:00

Paletas - Episódio Duchamp

Documentário200330minFrançaLivre


De Alain Jaubert

Nesse episódio, a obra de Marcel Duchamp.

Próximas Exibições:
Ter, 28 jan às 04:00h
Qua, 29 jan às 06:00h
Dom, 2 fev às 08:25h


18:30

Expresso - Episódio Bráulio Tavares

Documentário201726minBrasilLivreSP


De Hilton Lacerda, Rodrigo Campos

O músico e escritor Bráulio Tavares flana pela sua Campina Grande de dias ensolarados e aventuras noturnas. Num roteiro afetivo, ele narra a redescoberta de costumes, culturas e tradições. Vai da música, ao cordel; do centro, à periferia;  dos cinemas abandonados à resistência da juventude. Porque, longe da ideia de um lugar poeirento e árido, “a Paraíba é um lugar tão grandioso como a Grécia antiga, cheio de deuses, semideuses, prodígios e fatos maravilhosos”, ele diz.

Próximas Exibições:
Ter, 28 jan às 04:30h
Qua, 29 jan às 06:30h
Sáb, 1 fev às 07:35h


19:00

Aquarela Musical - Episódio Raimundo Soldado

Documentário201926minBrasilLivrePI


De Márcio Bigly

Zéu Britto (BA), Teófilo Lima (PI) e a banda Validuaté (PI), fazem releituras dos maiores clássicos do maranhense Raimundo Soldado, que realizou uma fusão entre a música nordestina e a música pop, nos anos 80.

Próximas Exibições:
Ter, 28 jan às 05:00h
Qua, 29 jan às 07:00h
Sáb, 1 fev às 08:10h


19:30

Imortais da Academia - Episódio Cadeira 2: Filosofar é aprender a viver

Documentário201726minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca

Neste episódio, a série Imortais da Academia faz um passeio pela cadeira de número 2 da ABL e mergulha em discussões filosóficas que perpassam a vida e a obra dos acadêmicos vinculados à poltrona. A metafísica de Guimarães Rosa, um dos nomes mais ilustres não só da história da cadeira como da literatura nacional; a morte, essa tragédia metaempírica perseguida pelo patrono Álvares de Azevedo; o estudo das relações entre literatura e filosofia na obra do atual ocupante da cadeira, Tarcísio Padilha, ele próprio um filósofo metafísico - esses são alguns dos temas abordados. No episódio sobre a cadeira 2 da Academia Brasileira de Letras, a filosofia é o prisma para se chegar à literatura.

Próximas Exibições:
Ter, 28 jan às 05:30h
Qua, 29 jan às 07:30h
Sáb, 1 fev às 05:25h


20:00

O Milagre de Santa Luzia – Cultura Popular - Temporada 1 - Episódio Enok

Documentário201125minBrasilLivreSP


De Sergio Roizenblit

Ex-integrante do Trio Virgulino, Enok partiu em 2018 para a carreira solo após 38 anos junto à banda. O Trio foi um dos grandes responsáveis pela febre do ‘forró universitário’, que desde de o início da década de 90 fez muito sucesso em São Paulo. O pernambucano veio para São Paulo na juventude, e depois de conhecer Americana, acabou se firmando na cidade, fugindo do caos da capital paulista. É um dos mais respeitados sanfoneiros de forró do Brasil. Com uma discografia extensa e shows regulares nas mais importantes casas de forró, Enok e sua banda abriram espaço à família Virgulino, banda formada por seus filhos. Jonas, um dos sanfoneiros da banda, participou da gravação com o pai, para a série O Milagre de Santa Luzia. Na charmosa estação de trem de Americana, contaram histórias e tocaram músicas que fariam tremer uma sala de reboco.

Próximas Exibições:
Ter, 28 jan às 00:00h
Qua, 29 jan às 08:00h
Sáb, 1 fev às 18:00h


20:35

Hermeto Pascoal - Ato de criação

Documentário200850minBrasilLivreRJ


De Marilia Alvim

Este vídeo foi feito durante a gravação da trilha sonora que Hermeto fazia para o documentário sobre Cícero Dias dirigido pelo Mario Carneiro. Entramos no estúdio sem que Hermeto tivesse uma noção exata das imagens que iria ver e do que seria necessário para que sua música complementasse a pintura de Cícero Dias. A música do filme foi feita em 2 dias de 6 horas. Foi uma experiência fantástica.

Próximas Exibições:
Ter, 28 jan às 00:35h
Qua, 29 jan às 08:35h
Sáb, 1 fev às 22:00h


21:35

Uma garota chamada Marina

Documentário201971minBrasil12 anosRJ


De Candé Salles

Com linguagem cinematográfica mista e roteiro não linear, o documentário musical de longa-metragem Uma Garota Chamada Marina retrata a trajetória de Marina Lima cantora e compositora brasileira, expoente da música popular com mais de 40 anos de carreira. O documentário é composto por imagens de arquivos audiovisuais, imagens inéditas do acervo privado da artista, registro de ensaios, gravações e shows, entrevistas com a artista e convidados sobre temas relevantes de seu percurso artístico, musical, pessoal e poético. A narrativa é conduzida por Marina num diálogo cinematográfico íntimo e direto tendo como fio condutor o material de arquivo captado ao longo do processo de criação, composição, ensaios e gravação principalmente do disco Clímax, entre outros.

Próximas Exibições:
Ter, 28 jan às 01:35h
Qua, 29 jan às 09:35h
Sáb, 1 fev às 14:35h


23:00

Musicalmente na América Latina: Toquinho - Episódio Latin America Music: Toquinho - Parte 2

Show197855minBélgicaLivre


De Sandro Pedrazzetti

Emblemático show de Toquinho no auditório da TV suíça, em Lugano, em 8 de junho de 1983.

Próximas Exibições:
Ter, 28 jan às 03:00h
Qua, 29 jan às 11:00h
Sáb, 1 fev às 23:00h