Quarta-feira, 22 de Janeiro de 2020


00:00

Arquitetos - Episódio Mapa

Documentário201526minBrasilLivreSP


De Herbert Henning

Mapa é uma associação, um escritório virtual entre dois escritórios, um, no Brasil, sediado em Porto Alegre, e, outro, no Uruguai, em Montevidéu. Os associados trabalham com a ideia de unidade latino-americana, e que faz muita falta para nós no Brasil. A marca do trabalho do Mapa é o uso do pré-fabricado, utilizando inclusive contêineres, elementos que vem de indústria e que são montados no canteiro com grande agilidade e praticidade, lançando mão de estruturas metálicas e de madeira, materiais pouco comuns em nossa linguagem no Brasil, que tende a ser mais a do concreto armado.

Próximas Exibições:
Qua, 22 jan às 14:00h
Qui, 23 jan às 08:00h
Sáb, 25 jan às 20:20h


00:30

Instantes Cruzados - Episódio Chico - A Invasão dos daguerreotipistas

Documentário201826minBrasilLivreRJ


De Sérgio Bloch Com Milton Guran

Em 1839, a França anunciou para o mundo a invenção da daguerreotipia, primeiro processo fotográfico comercializado. Louis Compte fotografou os primeiros daguerreótipos do Brasil no ano seguinte, com fotos do Rio de Janeiro. Chico da Costa, um dos principais daguerreotipistas na atualidade, é o convidado deste episódio, onde ele debaterá com Milton Guran sobre as transformações visuais da paisagem no país.

Próximas Exibições:
Qua, 22 jan às 14:30h
Qui, 23 jan às 08:30h
Sáb, 25 jan às 19:10h


01:00

Coleção Arte Presente em Inhotim - Episódio Jorge Macchi

Documentário201852minBrasilLivreRJ


De Pedro Urano

Caminhamos com Macchi pelas insólitas esquinas trabalhadas em seu "Buenos Aires Tour", invulgar guia turístico e objeto de arte realizado cerca de 15 anos atrás. Em seu estúdio na capital portenha, o artista fala de seu interesse pelo paradoxo, das colaborações com outros artistas e da instalação "Díptico", inaugurada na véspera na Galeria Ruth Benzacar.

Próximas Exibições:
Qua, 22 jan às 15:00h
Qui, 23 jan às 09:00h
Dom, 26 jan às 00:00h


02:00

Ensaios Contemporâneos - Episódio Grupo Primeiro Ato

Documentário201852minBrasil12 anos


De Eduardo Hunter Moura

A busca por uma dança coletiva, onde todos os envolvidos pudessem colaborar em diferentes etapas da preparação do espetáculo, em uma verdadeira criação colaborativa. Isso foi o que levou Suely Machado e mais quatro amigas a fundarem o Grupo Primeiro Ato em 1982. De lá para cá, muita coisa mudou, e hoje apenas Suely permanece à frente da companhia. Mas a ideia de desenvolver criações colaborativas se manteve. Além das trocas frequentes com os bailarinos do grupo, por vezes Suely convida artistas de fora para trabalharem juntos. O Grupo Primeiro Ato, além da companhia de dança, mantém ainda uma escola de dança para todas as idades, desde crianças até adultos. Neste episódio, espetáculos marcantes, parcerias criativas e algumas das motivações que mantêm de pé há mais de 35 anos o trabalho da companhia são relembrados.

Próximas Exibições:
Qua, 22 jan às 16:00h
Qui, 23 jan às 10:00h
Sáb, 25 jan às 21:00h


03:00

As Aventuras da Arte Moderna - Episódio Boemia

Documentário201552minFrançaLivre


De Amelie Harrault, Pauline Gaillard

No alegre início do século XX, em Montmartre, um grupo de artistas pobres que compreende Max Jacob, Picasso, Apollinaire, Derain e Vlaminck, entre outros, passa a residir numa antiga fábrica de pianos: Le Bateau-Lavoir. O estilo de vida boêmio que cultivam gira em torno de fazer o trabalho, encontrando musas e alegrar-se. Enquanto isso, do outro lado do Sena, Matisse, conhecido por levar uma vida de austeridade, está ocupado em virar a ordem estabelecida de cabeça para baixo no Salon d´Automne de 1905, exibindo obras que explodem em cores extravagantes. O Fauvismo nasce. Dentro das salas escuras do Bateau -Lavoir, Picasso prepara sua resposta. Prestando homenagem às suas respectivas visões da modernidade, os dois pintores erguem os seus pincéis para uma competição de telas.

Próximas Exibições:
Qua, 22 jan às 17:00h
Qui, 23 jan às 11:00h


04:00

A Linguagem do Cinema - 2ª Temporada - Episódio Filmando o Som - Walter Goulart

Documentário201750minBrasilLivreRJ


De Geraldo Sarno

Decano dos técnicos de som do cinema brasileiro, ele iniciou sua carreira no estúdio de som Rivatoncomo foley, passando em seguida a dominar as diferentes funções da pós-produção sonora, indo da captação à mixagem. Tornou-se o braço direito de Carlos De La Riva na Tecnisom e posteriormente na Delarte, passando aos sets ao fazer o som direto de O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro (1968), o que o transformou de imediato no maior nome da função ao longo da história. Foi responsável pelo som de mais de 200 títulos entre curtas e longas, com destaque para títulos como O Anjo Nasceu (1968), Macunaíma (1970), São Bernardo (1971), Guerra Conjugal (1975), Dona Flor e seus Dois Maridos (1976), Cabaré Mineiro (1984), Egungun (1985), Deus é um fogo (1987) e Castelar e Nelson Dantas no País dos Generais (2007) entre outros. Foi importante ativista sindical e professor de Técnica de Som em inúmeras oficinas e escolas.

Próximas Exibições:
Qua, 22 jan às 12:00h
Qui, 23 jan às 06:00h
Sáb, 25 jan às 06:00h


05:00

A História Oculta das Obras de Arte - Episódio Rembrandt

Documentário201152minFrançaLivre


De Stan Neumann e Juliette Garcias

Os maiores especialistas da obra de Rembrandt se reúnem no Museu do Louvre para analisar, minuciosamente, a arte do pintor. Todos os quadros estão como quando foram pintados: sem molduras e expostos em cavaletes.

Próximas Exibições:
Qua, 22 jan às 13:00h
Qui, 23 jan às 07:00h
Seg, 27 jan às 01:30h


06:00

Paletas - Episódio Kandinsky

Documentário200330minFrançaLivre


De Alain Jaubert

Nesse episódio, a obra de Wassily Kandinsky.

Próximas Exibições:
Dom, 26 jan às 08:25h


06:30

Dente por dente

Ficção199422minBrasilLivreSP


De Alice de Andrade Com Ney Latorraca, Pedro Cardoso, Sérgio Mamberti, Marcélia Cartaxo, Evandro Mesquita

Uma tumultuada história de amor entre um dentista-poeta e uma jovem traumatizada por consultórios dentários.

Próximas Exibições:
Sáb, 25 jan às 07:35h


07:00

Aquarela Musical - Episódio Maria da Inglaterra

Documentário201926minBrasilLivrePI


De Márcio Bigly

Érika Martins (SP), Bia e os Becks (PI) e Sandro Moura (PI) fazem releituras dos sucessos da piauiense Maria da Inglaterra, que apesar de analfabeta, passou a compôr após um misterioso contato com extraterrestres.

Próximas Exibições:
Sáb, 25 jan às 08:10h


07:30

Imortais da Academia - Episódio Cadeira 1: Abaixo o tatibitati

Documentário201726minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca

O episódio sobre a cadeira número 1 da Academia Brasileira de Letras fala sobre a vida e a obra de alguns dos acadêmicos que já tiveram a honra de sentar nela. Destaque para a atual ocupante, Ana Maria Machado, para o fundador, Luís Murat, e para o escritor goiano Bernardo Élis - que derrotou Juscelino Kubitschek nesta que foi a única disputa perdida por ele, caso que se mistura ao delicado momento político do país na época. O episódio fala ainda sobre Adelino Fontoura, único patrono da ABL que não deixou nenhum livro impresso em vida. De polêmicas a anedotas, a cadeira 1 sempre deu lugar ao intenso. Nela, assim como na obra de Ana Maria Machado, não há vez para o tatibitati.

Próximas Exibições:
Sáb, 25 jan às 05:25h


08:00

O Milagre de Santa Luzia – Cultura Popular - Temporada 1 - Episódio Bebê Kramer

Documentário201125minBrasilLivreSP


De Sergio Roizenblit

Gaúcho natural de Vacaria, Alessandro Kramer, mais conhecido como Bebê, é um dos nomes mais significativos da nova geração de acordeonistas. Atualmente morando no Rio, mas sem esquecer as origens gaúchas (ele diz que sempre toca pilchado, em homenagem a seu estado de origem), Bebê divide o palco com grandes nomes da música brasileira, como o conterrâneo Yamandu Costa e o paulista Toninho Ferragutti, com quem forma um interessante e criativo duo de acordeons. Fã inveterado de Dominguinhos, Bebê é também admirado pelo ídolo, que o aponta como um dos grandes atualmente no país.

Próximas Exibições:
Sáb, 25 jan às 18:00h


08:30

Cale-se - Episódio Um Grito Pela Liberdade

Documentário201526minBrasilLivre


De Marcus Fernando

No período entre o fim do regime militar, em 1985, e a promulgação da Constituição, em 1988, a expressão artística ainda não gozava de plena liberdade. O último episódio da série segue revelando os impactos da censura na produção musical logo após o fim do regime militar. O jornalista e escritor Ricardo Alexandre explica que os primeiros anos da década de 1980 contribuíram para a criação de inúmeras bandas de rock. É chegada a vez dos jovens que cresceram em plena ditadura ganharem voz. Philippe Seabra, Eduardo Dussek e Leo Jaime contam o que pensavam e o que queriam estes moços que agora vivenciavam um processo de democratização do país. Ricardo Alexandre ressalta que, mesmo depois da declarada abertura política, o rock não esteve imune ao olhar atento dos censores, mas que as proibições acabavam por aguçar a curiosidade dos jovens e aumentavam as vendas.

Próximas Exibições:
Dom, 26 jan às 15:35h


09:00

Sotaque Elétrico

Documentário201793minBrasilLivreRJ


De Caio Jobim, Pablo Francischelli

Uma investigação musical sobre a natureza da guitarra brasileira que parte da chegada da viola de machete no Recôncavo baiano, em meados do século XIX, até os dias de hoje, passando pela revolução do pau elétrico de Dodô e Osmar no carnaval da Bahia, a energia do carimbó do Pará, as experimentações tropicalistas de Lanny Gordin, o baque dos tambores do maracatu pernambucano, o peso do Megadeth e a reconexão com as matrizes em linha direta com a música africana atual. Intrusa e estranha, a guitarra teve que se adaptar à cultura do ritmo, própria aos gêneros nativos, forjando uma identidade original muito além da tradição do rock´n´roll.

Próximas Exibições:
Sáb, 25 jan às 12:45h


11:00

Musicalmente na América Latina: Toquinho - Episódio Latin America Music: Toquinho - Parte 1

Show197844minBélgicaLivre


De Sandro Pedrazzetti

Emblemático show de Toquinho no auditório da TV suíça, em Lugano, em 8 de junho de 1983.

Próximas Exibições:
Sáb, 25 jan às 23:00h


12:00

A Linguagem do Cinema - 2ª Temporada - Episódio Filmando o Som - Walter Goulart

Documentário201750minBrasilLivreRJ


De Geraldo Sarno

Decano dos técnicos de som do cinema brasileiro, ele iniciou sua carreira no estúdio de som Rivatoncomo foley, passando em seguida a dominar as diferentes funções da pós-produção sonora, indo da captação à mixagem. Tornou-se o braço direito de Carlos De La Riva na Tecnisom e posteriormente na Delarte, passando aos sets ao fazer o som direto de O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro (1968), o que o transformou de imediato no maior nome da função ao longo da história. Foi responsável pelo som de mais de 200 títulos entre curtas e longas, com destaque para títulos como O Anjo Nasceu (1968), Macunaíma (1970), São Bernardo (1971), Guerra Conjugal (1975), Dona Flor e seus Dois Maridos (1976), Cabaré Mineiro (1984), Egungun (1985), Deus é um fogo (1987) e Castelar e Nelson Dantas no País dos Generais (2007) entre outros. Foi importante ativista sindical e professor de Técnica de Som em inúmeras oficinas e escolas.

Próximas Exibições:
Qui, 23 jan às 06:00h
Sáb, 25 jan às 06:00h


13:00

A História Oculta das Obras de Arte - Episódio Rembrandt

Documentário201152minFrançaLivre


De Stan Neumann e Juliette Garcias

Os maiores especialistas da obra de Rembrandt se reúnem no Museu do Louvre para analisar, minuciosamente, a arte do pintor. Todos os quadros estão como quando foram pintados: sem molduras e expostos em cavaletes.

Próximas Exibições:
Qui, 23 jan às 07:00h
Seg, 27 jan às 01:30h


14:00

Arquitetos - Episódio Mapa

Documentário201526minBrasilLivreSP


De Herbert Henning

Mapa é uma associação, um escritório virtual entre dois escritórios, um, no Brasil, sediado em Porto Alegre, e, outro, no Uruguai, em Montevidéu. Os associados trabalham com a ideia de unidade latino-americana, e que faz muita falta para nós no Brasil. A marca do trabalho do Mapa é o uso do pré-fabricado, utilizando inclusive contêineres, elementos que vem de indústria e que são montados no canteiro com grande agilidade e praticidade, lançando mão de estruturas metálicas e de madeira, materiais pouco comuns em nossa linguagem no Brasil, que tende a ser mais a do concreto armado.

Próximas Exibições:
Qui, 23 jan às 08:00h
Sáb, 25 jan às 20:20h


14:30

Instantes Cruzados - Episódio Chico - A Invasão dos daguerreotipistas

Documentário201826minBrasilLivreRJ


De Sérgio Bloch Com Milton Guran

Em 1839, a França anunciou para o mundo a invenção da daguerreotipia, primeiro processo fotográfico comercializado. Louis Compte fotografou os primeiros daguerreótipos do Brasil no ano seguinte, com fotos do Rio de Janeiro. Chico da Costa, um dos principais daguerreotipistas na atualidade, é o convidado deste episódio, onde ele debaterá com Milton Guran sobre as transformações visuais da paisagem no país.

Próximas Exibições:
Qui, 23 jan às 08:30h
Sáb, 25 jan às 19:10h


15:00

Coleção Arte Presente em Inhotim - Episódio Jorge Macchi

Documentário201852minBrasilLivreRJ


De Pedro Urano

Caminhamos com Macchi pelas insólitas esquinas trabalhadas em seu "Buenos Aires Tour", invulgar guia turístico e objeto de arte realizado cerca de 15 anos atrás. Em seu estúdio na capital portenha, o artista fala de seu interesse pelo paradoxo, das colaborações com outros artistas e da instalação "Díptico", inaugurada na véspera na Galeria Ruth Benzacar.

Próximas Exibições:
Qui, 23 jan às 09:00h
Dom, 26 jan às 00:00h


16:00

Ensaios Contemporâneos - Episódio Grupo Primeiro Ato

Documentário201852minBrasil12 anos


De Eduardo Hunter Moura

A busca por uma dança coletiva, onde todos os envolvidos pudessem colaborar em diferentes etapas da preparação do espetáculo, em uma verdadeira criação colaborativa. Isso foi o que levou Suely Machado e mais quatro amigas a fundarem o Grupo Primeiro Ato em 1982. De lá para cá, muita coisa mudou, e hoje apenas Suely permanece à frente da companhia. Mas a ideia de desenvolver criações colaborativas se manteve. Além das trocas frequentes com os bailarinos do grupo, por vezes Suely convida artistas de fora para trabalharem juntos. O Grupo Primeiro Ato, além da companhia de dança, mantém ainda uma escola de dança para todas as idades, desde crianças até adultos. Neste episódio, espetáculos marcantes, parcerias criativas e algumas das motivações que mantêm de pé há mais de 35 anos o trabalho da companhia são relembrados.

Próximas Exibições:
Qui, 23 jan às 10:00h
Sáb, 25 jan às 21:00h


17:00

As Aventuras da Arte Moderna - Episódio Boemia

Documentário201552minFrançaLivre


De Amelie Harrault, Pauline Gaillard

No alegre início do século XX, em Montmartre, um grupo de artistas pobres que compreende Max Jacob, Picasso, Apollinaire, Derain e Vlaminck, entre outros, passa a residir numa antiga fábrica de pianos: Le Bateau-Lavoir. O estilo de vida boêmio que cultivam gira em torno de fazer o trabalho, encontrando musas e alegrar-se. Enquanto isso, do outro lado do Sena, Matisse, conhecido por levar uma vida de austeridade, está ocupado em virar a ordem estabelecida de cabeça para baixo no Salon d´Automne de 1905, exibindo obras que explodem em cores extravagantes. O Fauvismo nasce. Dentro das salas escuras do Bateau -Lavoir, Picasso prepara sua resposta. Prestando homenagem às suas respectivas visões da modernidade, os dois pintores erguem os seus pincéis para uma competição de telas.

Próximas Exibições:
Qui, 23 jan às 11:00h


18:00

Visceral Brasil - Temporada 2 - Episódio Amor é verso prosa é poesia

Documentário201826minBrasilLivreSC


De Marcia Paraí­so

Uma tradição que veio dos tempos em que o fumo era a principal atividade econômica de Arapiraca , Alagoas – o destalar as folhas nos salões de trabalho, momento esse cantado pelas mulheres ali reunidas. O tempo se foi mas as Destaladeiras de Fumo de Arapiraca permanecem representadas pelas 5 mulheres que cantam o trabalho, os encontros, a vida rural, os amores e a partilha do ofício.

Próximas Exibições:
Qui, 23 jan às 04:00h
Sex, 24 jan às 06:00h
Dom, 26 jan às 05:00h


18:30

Expresso - Episódio Graça Braga

Documentário201726minBrasilLivreSP


De Hilton Lacerda, Joaquim Castro

“São Paulo tem bamba, tem samba e muita gente boa. Não é só garoa”. É o que prova Graça Braga, dama do samba paulistano. Para além da Avenida Paulista, nas periferias da cidade, ela mostra ritmos, crenças e lirismos. Uma cultura que persiste e fervilha, herdeira das tradições afrobrasileiras.

Próximas Exibições:
Qui, 23 jan às 04:30h
Sex, 24 jan às 06:30h
Dom, 26 jan às 05:40h


19:00

Entrenós - 2ª Temporada - Episódio Natalia Borges Polesso

Documentário201826minBrasilLivre


De Pablo Polo, Dea Ferraz

Jovem escritora, feminista e lésbica. Natalia Borges Polesso é ganhadora de prêmios importantes, como o Açorianos 2013, com o livro “Recortes para álbum de fotografia sem gente”, e o Jabuti 2016, com o livro “Amora”. Natália faz de sua rotina fonte de inspiração e criação. Uma conversa na parada do ônibus pode virar diálogo no novo livro, uma nova personagem surge numa padaria ou em qualquer lugar da cidade. Acompanhamos Natália e seus passos pela cidade, seu cotidiano em casa, seus processos, suas inquietações, sua criação.

Próximas Exibições:
Qui, 23 jan às 05:00h
Sex, 24 jan às 07:00h
Dom, 26 jan às 06:20h


19:30

Juntos - Episódio Cuidar da Terra

Documentário201926minBrasilLivreSC


De Leticia Marques

Experimentar a experiência da chamada agricultura sintrópica como regeneradora de florestas e, ao mesmo tempo, produtora de alimentos, é uma opção transformadora e enriquecedora para residentes do Sítio Epicentro Dalva, no interior de São Paulo.

Próximas Exibições:
Qui, 23 jan às 05:30h
Sex, 24 jan às 07:30h
Sáb, 25 jan às 07:00h


20:00

O Duplo

Ficção201225minBrasil16 anosSP


De Juliana Rojas Com Gilda Nomacce, Majeca Angelucci, Sabrina Greve

Silvia é uma jovem professora. Certo dia, sua aula é interrompida quando os alunos veem seu duplo pela janela. Ela tenta ignorar a aparição, mas o evento perturbador passa a impregnar seu cotidiano e alterar sua personalidade.

Próximas Exibições:
Qui, 23 jan às 00:00h
Sex, 24 jan às 08:00h
Sáb, 25 jan às 11:45h


20:28

A Mão que Afaga

Ficção201119minBrasilLivreSP


De Gabriela Amaral Almeida Com Luciana Paes, Antonio Camargo

No aniversário de 9 anos de seu único filho, uma operadora de telemarketing planeja uma festa que tem poucas chances de dar certo.

Próximas Exibições:
Qui, 23 jan às 00:28h
Sex, 24 jan às 08:28h
Sáb, 25 jan às 12:15h


20:50

A História do Cinema: Uma Odisseia - Episódio A Década de 1980

Documentário201160minInglaterraLivre


De Mark Cousins

O cinema e protestos em todo o mundo.

Próximas Exibições:
Qui, 23 jan às 00:50h
Sex, 24 jan às 08:50h
Dom, 26 jan às 16:40h


22:00

Nós, Documentaristas - Episódio Emílio Domingos

Documentário201826minBrasilLivre


De Susanna Lira Com Emí­lio Domingos

No episódio, Emílio Domingos, diretor de filmes como "L.A.P.A.", "A Batalha do Passinho" e "Deixa na Régua", aborda o processo envolvido na realização de seus documentários.

Próximas Exibições:
Qui, 23 jan às 02:00h
Sex, 24 jan às 10:00h
Dom, 26 jan às 15:00h


22:30

Luz & Sombra - Fotógrafos do Cinema Brasileiro - Episódio Truques e Magias de Cezar Moraes

Documentário201732minBrasilLivreRJ


De Betse de Paula, Jacques Cheuiche

Sobrinho de Fernando Duarte, Cezar Moraes foi assistente de câmera por 12 anos até se consolidar como diretor de fotografia. Fez diversos filmes dos Trapalhões nos anos 80 e estabeleceu uma relação estreita com o cinema infantil. Fotografou também "Era Uma Vez..." de Arturo Uranga (1993) com técnicas de vidro pintado, o chamado Matte Painting. Cezar foi o pioneiro da captação digital no Brasil, trazendo dos EUA os equipamentos e a técnica para filmar em HD. Produziu assim "Xuxa e os Duendes" (2001), o primeiro filme em digital feito no país.

Próximas Exibições:
Qui, 23 jan às 02:30h
Sex, 24 jan às 10:30h
Sáb, 25 jan às 18:35h


23:10

Cineastas - Episódio Lúcia Murat

Documentário201645minBrasilLivreRJ


De Hermes Leal

O cinema-guerrilha de Lúcia Murat, que realizou seus filmes inspirada em sua própria vida como militante, é narrado por sua filha Julia Murat, pelo crítico Pedro Bucher e pelos atores Irene Ravache, Caio Blat, Caco Ciocler e Marisa Orth.

Próximas Exibições:
Qui, 23 jan às 03:10h
Sex, 24 jan às 11:10h
Sáb, 25 jan às 22:00h